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Quinhentismo - 30 Exercícios com gabarito

01. (UFSM) O Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época em que:
I – não se pode falar, ainda, na existência de uma literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia as formas de pensamento e expressão para os escritores na colônia;
II – se pode falar na existência de uma literatura brasileira porque, ao descreverem o Brasil, os textos mostram um forte instinto de nacionalidade, na medida em que todos os escritores eram nativos da
terra;
III – a produção escrita se prende à descrição da terra e do índio ou a textos escritos pelos jesuítas, ou seja, uma produção informativa e doutrinária.
Está(ão) correta(s):
a) Apenas I.     
b) Apenas II.   
c) Apenas I e III.   
d) Apenas II e III.   
e) Apenas III.

02. (UFSE) Nas manifestações literárias dos dois primeiros séculos de nossa história podem estar presentes as seguintes características:
I – intenção catequética e informação sobre a terra;
II – relato de viagem e pregação religiosa;
III – sentimento nacionalista e participação em campanha republicana.
Estão corretas somente as características indicadas em:
a) I.  
b) II.  
c) III.  
d) I e II.  
e) II e III.

03. (Cefet/RJ) “A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estima nenhuma coisa cobrir nem mostrar suas vergonhas; e estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto. (...) Porém a terra em si é de muito bons ares, (...). E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.”
O texto acima apresenta fragmentos:
a) do “Diálogo sobre a conversão dos gentios”, do Pe. Manuel da Nóbrega.
b) das “Cartas” dos missionários jesuítas, escritas nos dois primeiros séculos.
c) da “Carta” de Pero Vaz de Caminha a El-Rey D. Manuel, referindo-se ao descobrimento de uma nova terra e às primeiras impressões do aborígene.
d) da “Narrativa Epistolar e os Tratados da Terra e da Gente do Brasil”, do jesuíta Fernão Cardim.
e) do “Diário de Navegações”, de Pero Lopes de Souza, escrivão do primeiro colonizador, o de Martim Afonso de Souza.

04. (Unifor/CE) A obra catequética de José de Anchieta, os sermões do Padre Antônio Vieira e a lírica de Tomás Antônio Gonzaga:
a) representam gêneros e estilos diversos da literatura do período colonial;
b) constituem o que se costuma caracterizar como literatura de informação;
c) constituem obras do mesmo gênero, distribuídas em períodos diversos;
d) representam os momentos mais altos do estilo barroco;
e) constituem obras de gêneros diferentes, produzidas no século XVII.

05. (Unifor/CE) No período colonial, verificam-se os seguintes fenômenos de nossa vida literária:
a) Constituição de um exigente público leitor e surgimento das primeiras editoras nacionais.
b) Manifestação de sentimentos nacionalistas e consolidação do romance de temática urbana.
c) Surgimento dos nossos primeiros grandes críticos literários e consolidação de um público de leitores.
d) reflexos de princípios estéticos do Barroco e do Arcadismo europeus e manifestação de sentimentos nativistas.
e) surgimento dos primeiros manifestos românticos e exploração de temas indianistas.

06. (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira
b) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
c) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no  Novo Mundo 
d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica
e) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese

07. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)

Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.

08.  (FUVEST) Entende-se por literatura informativa no Brasil: 
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus, sobre a natureza e o homem brasileiros. 
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI. 
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena. 
d) os poemas do Padre José de Anchieta. 
e) os sonetos de Gregório de Matos

09.  (UFPA) Quanto ao sentimento nativista das primeiras manifestações literárias feitas no Brasil: 
a) é um sentimento de apego aos valores culturais portugueses, conforme se vê nos poemas de Anchieta. 
b) consiste na propagação da mentalidade colonial portuguesa, sobre o que giram os poemas de Gregório de Matos. 
c) a obra dos cronistas viajantes representa o apogeu deste sentimento. 
d) é um sentimento tênue de apego à terra brasileira que, mais tarde, irá desaguar no nacionalismo do Romantismo.
e) só se observa nos poetas árcades devido ao seu envolvimento na inconfidência Mineira.

10. (UFPE) “Se suas cartas não apresentam valor literário reconhecível, os demais aspectos da obra do missionário – um representado por criações literárias com objetivo pedagógico em relação à catequese, outro por criações desinteressadas – devem ser literariamente valorizados, sobretudo o teatro em verso”. 

O texto refere-se aos textos produzidos no século XVI por: 
a) José de Anchieta. 
b) Pero Vaz de Caminha. 
c) Antônio Vieira. 
d) Bento Teixeira. 
e) Manuel da Nóbrega.

11. (UFPA) Quanto às manifestações literárias brasileiras aparecidas durante o período colonial: 
a) refletiam a grandeza da Literatura Portuguesa da época. 
b) não havia obras escritas, existia, pois, como manifestação oral. 
c) eram ainda incipientes, apesar de escritas, pois a metrópole não incentivava este tipo de produção. 
d) o expressivo número de escritores que apareceram obreiam-se com os maiores vultos da literatura universal. 
e) representa o esplendor das tendências literárias do medievalismo português.

12.  (UFRN) Sabe-se que a literatura brasileira do século XVI não primava pelo valor estético, mas se destacava pelo caráter informativo. 

Dentre os autores daquele período, podemos citar, com respectiva obra: 
a) Bento Teixeira, com História do Brasil. 
b) Frei Vicente Salvador, com Prosopopéia. 
c) Pero Magalhães Gândavo, com Tratado da Terra do Brasil. 
d) Nuno Marques Pereira, com Compêndio narrativo do peregrino da América. 
e) Manoel Botelho de Oliveira, com Música do Parnaso.

13. (IFSP)  Leia, abaixo, o fragmento da História da Província de Santa Cruz, de Pero de Magalhães Gândavo, para responder à questão.

Finalmente que como Deus tenha de muito longe esta terra dedicada à cristandade, e o interesse seja o que mais leva os homens trás si que nenhuma outra coisa haja na vida, parece manifesto querer entretê-los na terra com esta riqueza do mar até chegarem a descobrir aquelas grandes minas que a mesma terra promete, para que assim desta maneira tragam ainda toda aquela bárbara gente que habita nestas partes ao lume e ao conhecimento da nossa santa fé católica, que será descobrir-lhe outras minas maiores no céu, o qual nosso Senhor permita que assim seja, para glória sua, e salvação de tantas almas. 
GÂNDAVO, Pero de Magalhães. História da Província de Santa Cruz. Org. Ricardo Martins Valle. Introd. e notas Ricardo Martins Valle e Clara Carolina Souza Santos. São Paulo: Hedra, 2008. p. 115.
  
A leitura atenta do texto permite afirmar que
a) nos textos de informação estavam consorciados o projeto de exploração das novas terras descobertas e o de difusão da fé cristã.   
b) o autor julga desinteressante a perspectiva de exploração mercantil do Brasil, preferindo a ela o projeto de difusão da fé cristã.   
c) o autor condena os homens ambiciosos e interesseiros, que preferem a exploração mercantil ao projeto abnegado de difusão da fé cristã.   
d) o autor condena a hipocrisia dos que afirmam empreender em nome da fé cristã, mas que apenas se interessam pelas “grandes minas” a descobrir.   
e) havia discrepância e dissenso entre o projeto de exploração das novas terras descobertas e o de difusão da fé cristã.  

14. (UFSM)  A Carta de Pero Vaz de Caminha é o primeiro relato sobre a terra que viria a ser chamada de Brasil. Ali, percebe-se não apenas a curiosidade do europeu pelo nativo, mas também seu pasmo diante da exuberância da natureza da nova terra, que, hoje em dia, já se encontra degradada em muitos dos locais avistados por Caminha.

Tendo isso em vista, leia o fragmento a seguir.
            Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima é toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa.
            Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque a estender d’olhos não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa.
            Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem o vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo de agora os achávamos como os de lá.
            As águas são muitas e infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitá-la, tudo dará nela, por causa das águas que tem. 
CASTRO, Sílvio (org.). A Carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 115-6.

Esse fragmento apresenta-se como um texto 
a) descritivo, uma vez que Caminha ocupa-se em dar um retrato objetivo da terra descoberta, abordando suas características físicas e potencialidades de exploração.    
b) narrativo, pois a “Carta” é, basicamente, uma narração da viagem de Pedro Álvares Cabral e sua frota até o Brasil, relatando, numa sucessão de eventos, tudo o que ocorreu desde a chegada dos portugueses até sua partida.    
c) argumentativo, pois Caminha está preocupado em apresentar elementos que justifiquem a exploração da terra descoberta, os quais se pautam pela confiabilidade e abrangência de suas observações.     
d) lírico, uma vez que a apresentação hiperbólica da terra por Caminha mostra a subjetividade de seu relato, carregado de emotividade, o que confere à “Carta” seu caráter especificamente literário.     
e) narrativo-argumentativo, pois a apresentação sequencial dos elementos físicos da terra descoberta serve para dar suporte à ideia defendida por Caminha de exploração do novo território.

15. (IFSP)  Leia um trecho do poema Ilha da Maré, do escritor brasileiro Manuel Botelho de Oliveira.

E, tratando das próprias, os coqueiros,
galhardos e frondosos
criam cocos gostosos;
e andou tão liberal a natureza
que lhes deu por grandeza,
não só para bebida, mas sustento,
o néctar doce, o cândido alimento.
De várias cores são os cajus belos,
uns são vermelhos, outros amarelos,
e como vários são nas várias cores,
também se mostram vários nos sabores;
e criam a castanha,
que é melhor que a de França, Itália, Espanha. 
(COHN, Sergio. Poesia.br Rio de Janeiro: Azougue, 2012.)

Podemos relacionar os versos desse poema ao Quinhentismo Nacional, pois
a) o eu lírico repudia a presença de colonizadores portugueses em nossa terra.   
b) a fauna e a flora tropicais são descritas de maneira minuciosa e idealizada.   
c) o poeta enriqueceu devido à exportação de produtos brasileiros para a metrópole.   
d) a exuberância e a diversidade da natureza tropical são exaltadas pelo poeta.   
e) a natureza farta e bela é o cenário onde ocorrem os encontros amorosos do eu lírico.     

16. (IFSP)  A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. 
(Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)

O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura
a) de informação.   
b) de cordel.   
c) naturalista.   
d) ambientalista.   
e) árcade.   

17. (Udesc)  O movimento literário que retrata as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, e durante o século XVI, é conhecido como Quinhentismo ou Literatura de Informação.

Analise as proposições em relação a este período.
I. A produção literária no Brasil, no século XVI, era restrita às literaturas de viagens e jesuíticas de caráter religioso.
II. A obra literária jesuítica, relacionada às atividades catequéticas e pedagógicas, raramente assume um caráter apenas artístico. O nome mais destacado é o do padre José de Anchieta.
III. O nome Quinhentismo está ligado a um referencial cronológico — as manifestações literárias no Brasil tiveram início em 1500, época da colonização portuguesa — e não a um referencial estético.
IV. As produções literárias neste período prendem-se à literatura portuguesa, integrando o conjunto das chamadas literaturas de viagens ultramarinas, e aos valores da cultura greco-latina.
V. As produções literárias deste período constituem um painel da vida dos anos iniciais do Brasil colônia, retratando os primeiros contatos entre os europeus e a realidade da nova terra.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.   
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.   
c) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.   
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.   
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.   

18. (F. LAVRAS) Todas as alternativas são corretas sobre o Padre José de Anchieta, exceto:
a) Foi o mais importante jesuíta em atividade no Brasil do século XVI.
b) Foi o grande orador sacro da língua portuguesa, com seus sermões barrocos.
c) Estudou o tupi-guarani, escrevendo uma cartilha sobre a gramática da língua dos nativos.
d) Escreveu tanto uma literatura de caráter informativo como de caráter pedagógico.
e) Suas peças apresentam sempre o duelo entre anjos e diabos.

19. (URCA) “Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”

Este é um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o “achamento” das terras do Brasil. Das alternativas abaixo sobre a Carta só é CORRETO afirmar:
a) Cronologicamente a Carta de Pero Vaz de Caminha insere-se no Barroco brasileiro.
b) O estilo ufanista e emotivo prenuncia características do Romantismo brasileiro.
c) Entre outros textos do século XVI em forma de diários, tratados e crônicas, a Carta de Pero Vaz de Caminha é tida como literatura de informação.
d) Escrita em versos, a Carta de Pero Vaz de Caminha é considerada o primeiro poema épico da literatura brasileira.
e) Não se pode dizer que foi por cumprimento do dever do cargo de escrivão que Pero Vaz de Caminha escreveu a Carta.

20. (EsPCEx) Assinale a alternativa correta em relação ao Quinhentismo brasileiro.
a) É um período bastante produtivo da literatura brasileira, com importantes poetas exaltando as qualidades da nova terra.
b) É o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, tendo como destaque o poeta Basílio da Gama. É uma escola de exaltação do sentimento de brasilidade.
c) É um período em que não se pode falar numa literatura brasileira, e sim em literatura ligada ao Brasil mas que reflete as ambições e intenções do homem europeu.
d) É composta de crônicas de viagem e de uma vasta produção jesuítica, com objetivos de descrever o interior do Brasil e converter índios e negros à fé católica.
e) É uma fase inicial da nossa literatura, mas essencial para a formação cultural brasileira pela qualidade dos poemas e romances nela produzidos.

21. (PUCCAMP) Em 1499 retornavam a Lisboa, em momentos diferentes, as duas naus restantes da armada que, dois anos antes, partira rumo ao Índico em viagem de descoberta do caminho que levasse à Índia, local desejado por Portugal há quase meio século. (...) Definitivamente, as coisas nunca mais foram as mesmas, tanto para aquele pequeno reino português, na franja atlântica da Europa, quanto, em outras medidas, para o resto do continente europeu. Desta viagem, mas sobretudo do que se esperou dela e do que efetivamente se encontrou, restaram-nos alguns documentos epistolares, mas restou-nos também o Roteiro de uma viagem que levou os sonhos portugueses por “mares nunca dantes navegados”, e complementando o poeta Camões, “por terras nunca dantes palmilhadas”.

(VILARDAGA, José Carlos. Lastros de viagem. Expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498-1554). 
São Paulo: Annablume, 2010. p. 27)

Os documentos epistolares são os primeiros sinais, entre nós, de uma literatura ainda incipiente, voltados, muitos deles, para
a) As confissões íntimas da condição de penúria dos primeiros colonos portugueses.
b) O relato da conversão do gentio, que deveria adotar a religião de seus conquistadores.
c) O estabelecimento de contato dos viajantes com outros colonizadores europeus.
d) A descrição das riquezas de que poderá tirar proveito o colonizador lusitano.
e) A expansão das ideias da Contrarreforma, na radical reação da Igreja a Lutero.

22. (UPF) Considere as afirmações a seguir em relação ao período de formação da literatura brasileira.
I. Ao longo do século XVI, a literatura brasileira é formada, predominantemente, por textos informativos sobre a natureza e o homem brasileiro, escritos por viajantes e missionários europeus.
II. Nos séculos XVII e XVIII, verificam-se influências do Barroco europeu na incipiente literatura brasileira e, também, nas artes plásticas e na música nacionais, sendo que as produções relativamente originais dessas últimas artes permitem que se fale de um “Barroco brasileiro”.
III. De meados do século XVIII até a eclosão do Romantismo, na primeira metade do século XIX, o estilo literário dominante nas letras nacionais é o Arcadismo, caracterizado por uma oposição sistemática ao avanço do racionalismo iluminista, cuja influência busca neutralizar através da celebração da natureza e da vida no campo.

Está correto apenas o que se afirma em:
a) I e III.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

23. (EsPCEx) Em relação ao momento histórico do Quinhentismo brasileiro, podemos afirmar que
a) A Europa do século XVI vive o auge do Renascimento, com a cultura humanística recrudescendo os quadros rígidos da cultura medieval.
b) O século XVI marca também uma crise na Igreja: de um lado, as novas forças burguesas e, de outro, as forças tradicionais da cultura medieval.
c) Os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.
d) O homem europeu estabelece duas tendências literárias no Quinhentismo: a literatura conformativa e a literatura dominicana.
e) A política das grandes navegações coíbe a busca pela conquista espiritual levada a efeito pela Igreja Católica.

24. (UPE) Escrita por Pero Vaz de Caminha, a Carta do Achamento do Brasil
a) Descreve a terra descoberta, supostamente as Índias, cuja cultura dos habitantes era completamente conhecida por parte dos portugueses que atracaram nas praias.
b) Denuncia as mazelas da terra, a pobreza e a inviabilidade de colonizá‐la por ser um território inóspito, pobre e muito quente.
c) Atrai a curiosidade e a ambição dos habitantes do velho mundo, para que eles, movidos pelo desejo de conhecer a nova terra, enfrentassem os perigos da viagem e viessem a habitá‐la e colonizá‐la.
d) É um texto literário, tendo em vista que a imaginação fértil de seu autor não lhe confere a menor credibilidade histórica.
e) É o primeiro documento histórico produzido em terras brasileiras, construído por uma linguagem técnica, científica, cujo significado só pode ser captado por intelectuais.

25. (UFN) Assinale a alternativa que apresenta as vertentes da literatura no Brasil do século XVI:
a) Poesia religiosa e sermões, cujos principais representantes são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, respectivamente.
b) Poesia satírica e amorosa, representadas pela produção lírica de Cláudio Manuel da Costa e de Pero de Magalhães Gândavo.
c) Literatura informativa e literatura jesuítica, destacando-se, respectivamente, Pero Vaz de Caminha e José de Anchieta.
d) Textos de informação e poesia bucólica, com os nomes de Pero Lopes e Souza e de Botelho de Oliveira.
e) Textos nativistas e poesia épica, tendo em Padre Manuel da Nóbrega e em Basílio da Gama seus principais representantes.

26. (UFN) “Nela até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem nenhuma cousa de metal, nem ferro; [...] A terra, porém, em si, é de muito bons ares. [...]. Mas o melhor fruto que nela se pode fazer me parece será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar”.

Com base no fragmento, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
O trecho, retirado __________________, que pertence ao período literário denominado ________________, é considerado uma das principais fontes de informação sobre o Brasil do século XVI.

a) Da literatura informativa; Barroco
b) Da literatura jesuítica; Arcadismo
c) Do “Poema à Virgem”; Quinhentismo
d) Da Carta a El-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil; Quinhentismo
e) Do poema Caramuru; Arcadismo

27. (ESA) “A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.” Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava.

A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que
a) Os textos dessa época têm grande valor literário.
b) Registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados.
c) Toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens.
d) Os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia PauBrasil.
e) A literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

28. (IFSP) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.
(Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)
O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura 
a) de informação. 
b) de cordel. 
c) naturalista. 
d) ambientalista. 
e) árcade.

29. (QUESTÃO) A literatura brasileira teve como marco inicial os relatos de viajantes portugueses sobre a terra recém-descoberta. Esse período revela a produção de textos com explicações sobre os aspectos naturais do Brasil e, também, descrições sobre os povos que aqui viviam. A Carta de Pero Vaz de Caminha escrita para Manuel I de Portugal foi o primeiro documento. 
Este período foi chamado de:
a) Arcadismo.
b) Quinhentismo.
c) Barroco.
d) Seiscentismo.
e) Trovadorismo.

30. (ETEC-SP) Leia o texto a seguir.
A Carta de Pero Vaz de Caminha
Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma.
Disponível em: http://gg.gg/ul00j Acesso em: 17 out. 1990.

Sobre o período histórico do movimento literário representado pela Carta de Caminha, é possível afirmar que
a) surgiu na Europa, na segunda metade do século XVIII, com uma forte influência clássica. 
b) começou na Itália, no século XIV, e tem como maior representante o dramaturgo Gil Vicente. 
c) começou em Portugal e chegou ao Brasil no século XVII, e tem como destaque Padre Antônio Vieira com seus sermões. 
d) data da Idade Média, no século XI, na região da Provença, sul da França, com gêneros, como cantigas e novelas de cavalaria. 
e) data do início do século XVI, no período do Descobrimento do Brasil e das Grandes navegações, ações que influenciaram as estruturas e conteúdo das produções.





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22 comentários:

  1. Respostas
    1. e qual é a alternativa certa

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    2. Item correto: A
      Pero Vaz de Caminha é considerado o principal nome da literatura informativa no Brasil e, no ofício de escrivão oficial da corte portuguesa, ocupou-se em documentar a realidade encontrada, principalmente por meio da carta enviada ao rei de Portugal, que pode ser inserida no gênero literatura de viagens. Já o padre José de Anchieta foi um dos principais representantes da literatura jesuítica, escrevendo textos de devoção e de caráter religioso e pedagógico, voltados para a catequese dos nativos. Anchieta destacou-se na escrita de autos, poemas, sermões etc.

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  2. adorei as questoes,e me ajudou muitooo

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  3. Questão 4 o gabarito está incorreto. Pessoal que está estudando por aqui, fique atento. A opção é a A. Pde Antonio Vieira pertence ao Barroco!!!!!

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    1. não sabe ler sua bagaceira

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    2. E Barroco não é do período colonial?

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    3. Realmente pessoal a questão 4 está errada, pois a literatura de informação refere-se a informações do Brasil para o rei Manoel e literatura de formação refere-se a formação dos índios a religião católica.

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  4. Na questão 7 opção A está assim: "(..)final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus"
    Em vez de "Jesus" não seria "dos jesuítas"? Fiquei confuso nessa questão e até achei que não fosse a correta por conta desse detalhe

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    1. A ordem religiosa é Companhia de Jesus e seus membros são chamados de jesuítas.

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  5. não sabe ler sua bagaceira

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  6. Pessoal - em contrapartida ao que alguns falaram - no gabarito da Questão 4 não ha nem um erro.A resposta é mesmo a letra A(-representam gêneros e estilos diversos da literatura do período colonial;) As obras Pedagogicas de Jose de Anchieta são do "Quinhentismo [BRASIL]"(sec 16); A dualidade corpo-alma dos sermões de António vieira são próprias do "Barroco"(sec.17) e a a lírica de To máz António Gonzaga é do "Arcadismo"(sec.18).São obras de GÊNEROS LITERÁRIOS COM ESTILOS DIFERENTES, Mas todas Fazem parte da "" ERA COLONIAL""-Os 3 séculos em que o brasil foi colonia de portugal: QUINHENTISMO(sec.16) > BARROCO(sec.17) > ARCADISMO(sec18). ^^

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  7. A resposta da um esta errada... a orreta é letra D

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