Páginas

Massas de ar - 20 Exercícios com gabarito

01. (MACKENZIE) - Além dos fatores climáticos estáticos (latitude e altitude), deve-se destacar também a atuação dos fatores dinâmicos sobre os climas encontrados no território brasileiro: as massas de ar. Elas são grandes extensões de ar que apresentam características de temperatura, pressão e umidade das regiões onde se formam. Por exemplo, as massas que começam a se movimentar da linha equatorial são quentes, uma vez que essa é a região que recebe a mais forte insolação no planeta. As massas que adquirem movimento vindas dos polos são frias, em função do pouco aquecimento daquela parcela do planeta. Cinco grandes massas de ar agem frequentemente no Brasil.
TAMDJIAN, James e MENDES, Ivan. Geografia – Estudos para a compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2011, p. 64.

A respeito das massas de ar que atuam no território brasileiro, analise as afirmativas a seguir. 
I. A Massa Equatorial Continental (mEc) origina-se na Amazônia Oriental. Ela atua apenas nos meses de verão, ou seja, de dezembro a março. 
II. A Massa Tropical Atlântica (mTa) é mais sentida ao longo do litoral das regiões Norte e Nordeste, pois é formada pelos ventos alísios que sopram das zonas de altas pressões subtropicais do Hemisfério Norte. 
III. A Massa Tropical Continental (mTc), quente e seca, atua principalmente no Centro-Sul do Brasil, influenciando a temperatura e umidade relativa do ar dessa região. 
É correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) II e III, apenas. 

02. (AOCP) - Segundo medições oficiais aferidas pelo Inmet, a capital paulista recebeu mais de 450 mm de chuva em fevereiro de 2020, superando o recorde anterior de 1995. Fundamental no ciclo hidrológico, a chuva associada à intervenção humana pode estimular desastres ambientais em áreas urbanas. O tipo de chuva que é originada do encontro de massas de ar com diferentes características de temperatura e umidade, resultando da ascensão do ar quente sobre o ar frio na zona de contato entre duas massas de ar de características diferentes, pode ser classificada como 
a) frontal. 
b) convectiva.  
c) dendrítica. 
d) meandrante. 
e) orográfica. 

03. (FGV) - Dentre os sistemas gerais de circulação atmosférica de destaque para Rondônia, assim como para a Amazônia como um todo, responsáveis pelos padrões hidrológicos e climáticos, vale ressaltar o sistema meteorológico que atua nos trópicos, onde se encontram os ventos nordeste e leste, conhecidos como anticiclone dos Açores e anticiclone do Atlântico Sul, respectivamente.
O trecho se refere ao sistema meteorológico denominado:
a) Zona de Convergência Tropical;
b) Zona de Convergência Intertropical;
c) Zona de Convergência do Atlântico;
d) Zona de Convergência do Pacífico;
e) Zona de Convergência Equatorial. 

04. (UFMA) - Leia com atenção os itens abaixo sobre massas de ar:
I – A mEc atua o ano inteiro no Brasil provocando elevados índices de chuva.
II – A mEc é a principal responsável pela escassez de chuva no interior do Nordeste.
III – A mTa exerce grande influência sobre a área litorânea do Brasil.
IV – A mEa atua principalmente no Sul do Brasil.
V – A mPa, fria e úmida, penetra no Brasil em forma de frente, atingindo principalmente o interior do Nordeste.
De acordo com a leitura, identifique a resposta certa:
a) I e II.
b) II e IV.
c) I e III.
d) II e V.
e) IV e V.

05. (QUESTÃO) - Analise o climograma da cidade de Manaus a seguir.

Sobre o climograma acima, assinale a afirmativa correta.
a) A ação da massa polar atlântica (mPa) nos meses de “verão” interfere na pequena amplitude térmica e no aumento sazonal das chuvas.
b) O período seco, que caracteriza um clima equatorial subúmido, é o resultado do aquecimento das aguas superficiais do Oceano Atlântico - eventos do El Niño.
c) A média do mês mais frio acima de 18°C é explicada pela incidência dos raios solares muito inclinados em relação à superfície, devido à posição em latitude.
d) As temperaturas mais elevadas coincidem com o período chuvoso devido à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e à ação dos alísios de nordeste.
e) As chuvas elevadas no período outubro / maio são devidas à presença da massa equatorial continental (mEc), quente e úmida, e que apresenta grande instabilidade convectiva.

06. (FGV) - Embora a Região Amazônica situe-se geograficamente próxima ao Equador, sua parte meridional sofre, eventualmente, o fenômeno localmente denominado de friagem.
Assinale a opção que apresenta corretamente a origem da friagem.
a) A influência da corrente El Niño.
b) O movimento dos ventos alísios.
c) A inversão térmica intertropical.
d) A chegada de ar polar (frio e seco).
e) O resfriamento das águas do Atlântico.

07. (UFRGS) - Observe o trecho abaixo.
Chovia meses inteiros, anos inteiros. A chuva caía em fios como compridas agulhas de vidro que se partiam nos tetos, ou chegavam em ondas transparentes contra as janelas, e cada casa era uma nave que dificilmente chegava ao porto naquele oceano de inverno. (…) Esta chuva fria do sul da América não tem as rajadas impulsivas da chuva quente que cai como um látego e passa deixando o céu azul. Pelo contrário, a chuva austral tem paciência e continua sem fim, caindo do céu cinzento.
Pablo Neruda. Confesso que vivi: memórias. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 7-8.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a massa de ar responsável pelo regime de precipitação descrito acima e o país onde ele ocorre.
a) massa de ar polar pacífica; Chile.
b) massa de ar polar atlântica; Paraguai.
c) massa de ar polar pacífica; Colômbia.
d) massa de ar tropical continental; Uruguai.
e) massa de ar tropical atlântica; Argentina.

08. (AMAUC) - Esse nome é dado àquelas chuvas que têm sua origem a partir do contato de uma massa de ar úmida com uma área de relevo mais elevado. Desse modo, quando a massa de ar se depara com um obstáculo imposto pelo relevo, ela se eleva e ganha altitude. Com isso, a temperatura do ar tende a cair, promovendo a condensação de água (estado gasoso), daí formam-se as nuvens que logo promovem a chuva.
Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/tipos-chuva.htm
a) Chuvas Orográficas.
b) Chuvas Frontais.
c) Chuvas Convectivas.
d) Neve.
e) Cerração.

09. (FEPESEAs massas de ar ajudam a compreender a dinâmica do clima no território brasileiro. As massas ) - As massas de ar ajudam a compreender a dinâmica do clima no território brasileiro. As massas marítimas de maior influência em nosso país são originárias do Oceano Atlântico.
A massa de ar que exerce influência em todas as regiões brasileiras e é a responsável pela queda acentuada de temperatura, podendo inclusive ocasionar geadas no Sudeste, neve na Região Sul e o fenômeno da friagem na Região Norte e Planície do Pantanal, é a:
a) Massa polar atlântica (Pa).
b) Massa tropical atlântica (Ta).
c) Massa equatorial atlântica (Ea).
d) Massa tropical continental (Tc).
e) Massa equatorial continental (Ec).

10. (MACK) - Os deslocamentos das massas de ar:
a) são sempre das áreas de alta pressão para as áreas de baixas pressões.
b) independem das condições de pressão atmosférica.
c) dependem das condições de umidade atmosférica.
d) são sempre de uma área seca para uma área úmida.
e) são sempre entre áreas de mesma temperatura.

11. (GUALIMP) - Esta massa de ar se origina na Amazônia, tendo papel fundamental no transporte de umidade para outras regiões do país, devido ao forte processo de evapotranspiração da floresta. Considerada quente devido a sua origem, atua nas regiões norte, centro-oeste e em parte da região sudeste durante o verão. Estas características descrevem:
a) Massa tropical continental (mTc).
b) Massa equatorial continental (mEc).
c) Massa equatorial atlântica (mEa).
d) Massa polar atlântica (mPa).

12. (UNIFESP) - Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da
a) Massa Tropical Atlântica, que diminui as chuvas no Rio Grande do Sul.
b) Massa Equatorial Atlântica, que abaixa as temperaturas em São Paulo.
c) Massa Equatorial Continental, que aumenta a temperatura no Ceará.
d) Massa Tropical Continental, que incrementa as chuvas em Brasília.
e) Massa Polar Atlântica, que reduz a temperatura no Amazonas.

13. (CETRO) - No Brasil, podemos estabelecer algumas informações corretas sobre as massas de ar que atuam em seu território, EXCETO:
a) Massa Equatorial continental (mEc) tem seu centro de origem no Nordeste da Amazônia e possui características quentes e úmidas, dominando a porção ocidental da Amazônia praticamente todo o ano.
b) Massa Polar atlântica (mPa), fria e úmida tem seu centro de origem no sul da Argentina (Patagônia) e atua mais no inverno, perdendo as suas propriedades iniciais quando atinge o interior do Brasil, depois de algum tempo de atuação.
c) Massa Tropical atlântica (mTa), quente e úmida, é originária do oceano Atlântico, no anticiclone de Santa Helena, nas proximidades do trópico de Capricórnio, exercendo enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.
d) Massa Equatorial atlântica (mEa), quente e úmida, origina-se no anticiclone dos Açores e domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste brasileiro, durante alguns momentos do ano e no inverno do hemisfério Sul, seu centro de origem desloca-se mais ao norte.
e) Massa Tropical continental (mTc) que tem seu centro de origem na depressão do Chaco, sendo quente e seca. Sua área de atuação abrange todo o Brasil central (na estiagem), chegando próxima ao Sertão nordestino.

14. (UPE) - Sobre as massas de ar, faça a associação correta.
I. Massa Equatorial Atlântica
A. É fria e úmida, originária do Atlântico, durante o inverno encontra-se fortalecida, seu ramo abrange grande parte do território brasileiro.
II. Massa Polar Atlântica
B. É a massa de ar de maior atuação no território brasileiro, com influência em todas as regiões.
III. Massa Tropical Continental
C. É quente e úmida e vem do Atlântico Norte. Forma os ventos alísios do Nordeste. Sua atuação é o litoral do Norte e Nordeste, principalmente na primavera e no verão.
IV. Massa Equatorial Continental
D. É quente e seca, surge na Depressão do Chaco. No Brasil, influencia o sul da região Centro-Oeste e oeste da região Sul e Sudeste, provocando longos períodos de estiagem.
A ordem correta é
a) IA, IIIB, IIC e IVD.
b) IIIA, IVB, IIC e ID.
c) IVA, IIB, IC e IIID.
d) IA, IIB, IIIC e IVD.
e) IIA, IVB, IC e IIID.

15. (PUC-MG) - Dentre as massas de ar que atuam sobre o território brasileiro sobressai a Tropical Atlântica, que se caracteriza por:
a) ser dotada de calmarias, resultando instabilidades e produzindo chuvas.
b) apresentar calor e umidade, mas, pelo fato de possuir inversão e subsidência, não produz chuvas em condições normais.
c) expandir sua área de atuação durante o verão austral, atingindo quase todo o território brasileiro.
d) ocasionar tempo quente e seco, em função de possuir baixa umidade.
e) dominar o nordeste brasileiro durante todo o ano, sendo o principal fator responsável pelo problema da seca.

16. (UPE) - As mudanças nas condições meteorológicas, observadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, estão geralmente associadas à passagem, formação ou intensificação de frentes frias. É correto afirmar que esse tipo de sistema atmosférico resulta do/a
a) contato de ciclones extratropicais com o ar seco tropical.
b) penetração de massas de ar equatoriais sob massas de ar tropicais e tépidas.
c) confronto entre massas de ar polar com massas de ar tropical.
d) recuo do ar polar em face do avanço do ar tépido tropical.
e) avanço de vórtices ciclônicos de baixos níveis sob o ar polar de elevados níveis altimétricos.

17. (PUC-RS) - Quanto aos deslocamentos das massas de ar, é correto afirmar que
a) direcionam-se sempre de áreas de baixas altitudes para áreas de altas altitudes.
b) direcionam-se sempre de áreas de alta pressão atmosférica para áreas de baixa pressão atmosférica.
c) direcionam-se sempre de áreas oceânicas para as áreas continentais.
d) independem das condições de umidade atmosférica.
e) só ocorrem em áreas tropicais.

18. (UEA) - O mapa apresenta as principais massas de ar que atuam no Brasil em uma determinada estação do ano.
(www.not1.xpg.com.br/clima. Adaptado.)

Conhecendo as características das massas de ar ao longo das estações do ano, é correto afirmar que o mapa corresponde à estação de
a) Sul, Sudeste e Nordeste.
b) inverno, quando a Massa Tropical Atlântica, fria e seca, causa intensas chuvas nas regiões Sul e Sudeste.
c) inverno,quando a Massa Polar Atlântica atinge o Brasil na forma de frente fria, ocasionando chuvas e quedas de temperatura, inclusive na região Norte.
d) verão, quando a Massa Equatorial Continental, origina- da no Oceano Pacífico, exerce grande influência na região Sudeste, através do El Niño.
e) verão, quando a Massa Equatorial Atlântica exerce grande influência nas regiões Norte e Sudeste.

19. (URCA) - Marque a única assertiva que traz somente fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo.
a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e amplitude térmica.
b) Latitude, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
d) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e pressão.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e média térmica.
 
20. (QCO) - Na figura abaixo estão representados esquematicamente os sistemas que influenciam o clima no Brasil. Analise as afirmativas abaixo e coloque entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

(   ) A massa Equatorial continental (3) é responsável pela formação de frentes frias que atingem o sul do país. 
(   ) A massa Polar Atlântica (2) atua na porção meridional do país, sendo responsável pela formação das geadas e neve. 
(  ) Durante o verão a massa representada pelo número (4), avança sobre as áreas do Brasil central, formando as precipitações mais volumosas para o Cerrado. 
(  ) As Florestas Ombrófilas da fachada atlântica são diretamente influenciadas pelas precipitações formadas a partir da ação da massa equatorial atlântica (5). 
(   ) O litoral setentrional brasileiro não sofre influência dos sistemas representados pelos números (2) e (3) na figura. 
a) V – V – V – F – F 
b) F – V – F – V – V 
c) V – F – F – F – V 
d) F – V – V – F – V 
e) F – F – F – F – V 



01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
ABCEDAAAA
11
12
13
14
15
16
17181920
B
EEEBCBCCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário