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Versificação - 20 Exercícios com gabarito

01. (ACESSE) - Leia atentamente o texto a seguir e responda à questão.
O recado que trazem é de amigos,
Mas debaixo o veneno vem coberto,
Que os pensamentos eram de inimigos,
Segundo foi o engano descoberto.
Ó grandes e gravíssimos perigos,
Ó caminho de vida nunca certo,
Que aonde a gente põe sua esperança
Tenha a vida tão pouca segurança!

No mar tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida!
Na terra tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade aborrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
contra um bicho da terra tão pequeno?
(Camões. Os Lusíadas)

O estudo da Estilística envolve conhecimentos de versificação. Nesse aspecto, em relação à primeira estrofe, é correto afirmar que a rima “c” se classifica como
a) emparelhada.
b) alternada.
c) interpolada.
d) encadeada.
e) mista.

02. (IOBV) - 
“Canto do Piaga” – Gonçalves Dias.
Não sabeis o que o monstro procura?
Não sabeis a que vem, o que quer?
Vem matar vossos bravos guerreiros,
Vem roubar-vos a filha, a mulher!

Fragmento extraído de Norma Goldstein, “Versos, sons, ritmos”. 13ª edição. São Paulo, 2001, pág. 28-29.

Neste fragmento de “Canto do Piaga” todos os versos obedecem ao mesmo esquema rítmico. Neste caso temos versos de: 
a) dez sílabas.
b) nove sílabas.
c) oito sílabas.
d) sete sílabas.
e) cicno sílabas.

03. (IOBV) - Quanto aos versos, o soneto é um poema de forma fixa, somando 14 ao todo. De que forma era feita a distribuição das estrofes no soneto clássico, predominante no Brasil?
a) Dois quartetos e dois tercetos.
b) Dois tercetos e dois quartetos.
c) Um sexteto e dois quartetos.
d) Um octeto e dois tercetos.
e) Um quarteto e três tercetos.

04. (ESA/CFS) - Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de 
a) redondilha. 
b) dístico. 
c) escansão. 
d) métrica. 
e) quintilha. 

05. (URCA) -
O QUE MAIS DÓI

O que mais dói não é sofrer saudade
Do amor querido que se encontra ausente
Nem a lembrança que o coração sente
Dos belos sonhos da primeira idade.

Não é também a dura crueldade
Do falso amigo, quando engana a gente,
Nem os martírios de uma dor latente,
Quando a moléstia o nosso corpo invade.

O que mais dói e o peito nos oprime,
E nos revolta mais que o próprio crime,
Não é perder da posição um grau.

É ver os votos de um país inteiro,
Desde o praciano ao camponês roceiro,
Pra eleger um presidente mau.
(PATATIVA DO ASSARÉ)

A forma poética usada por Patativa no poema "O que mais dói" é chamada de:
a) quadra popular.
b) cantoria de repente.
c) soneto italiano.
d) soneto inglês.
e) martelo agalopado

06. (MSC) - Em se tratando de versificação, assinale a alternativa incorreta.
a) Uma linha poética, com número determinado de sílabas, apuradas sob condições especiais e com pausas também obrigatoriamente fixas, chama-se verso.
b) Quando a última sílaba de uma palavra terminar em vogal e a primeira da palavra seguinte começar por vogal, (desde que ambas não sejam tônicas), dá-se a junção delas numa sílaba só.
c) Versos graves são aqueles terminados com palavras proparoxítonas.
d) Denomina-se diérese a transformação de um ditongo em hiato na versificação.
e) Nenhuma das alternativas acima.

07. (ESA/CFS) - A forma fixa caracterizada por versos heroicos ou alexandrinos dispostos em duas quadras e dois tercetos é chamada:
a) haicai. 
b) oitava. 
c) soneto. 
d) décima. 
e) espinela.

08. (MSC) - Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
(___) Ritmo é a cadência de sons produzida pela sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas). 
(___) Estrofe é cada conjunto de versos. 
(___) Rimas ricas: ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical. 
(___) Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras oxítonas, ou monossílabos tônicos. 
(___) Rimas esdrúxulas: rimam-se as palavras proparoxítonas.
a) V – V – F – F – V.
b) V – V – V – V – F.
c) V – V – V – F – V.
d) V – V – F – V – V. 
e) V – V – F – V – F.

09. (MS CONCURSOS) - Quanto à versificação, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta: 
(___) Em poemas, as palavras podem ser utilizadas em sentido figurado, também chamado sentido conotativo. 
(___) Metro é a extensão da linha poética, o número sílabas do verso. ( ) Versificação é a arte de fazer versos. 
(___) Verso é o nome da linha do poema. Assim, cada linha constitui um verso. ( ) Ritmo é a música do verso. Para que um verso tenha ritmo, usam-se sílabas fracas, com intervalos regulares. A sequência rigorosa dessas sílabas é que dá ao verso música, harmonia e beleza. 
(___) Rima é a identidade ou semelhança de sons, a partir da vogal tônica, entre duas ou mais palavras.
a) F – V – V – V – F – F.
b) V – F – V – F – V – V.
c) V – V – V – V – F – F.
d) V – V – V – V – V – V.
e) V – V – F – V – F – V.

10. (FMU)
“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encanto mais meu pensamento”.
                     (Soneto da Felicidade – Vinícius de Morais)

Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima:
a) é obrigatoriamente de quatro versos.
b) pode ser de três ou quatro versos.
c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos.
d) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia.
e) necessita de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.

11. (ESA/CFS) - Os textos dramáticos podem ser definidos como aqueles em que:
a) a “voz narrativa” está entregue a um narrador onisciente. 
b) uma “voz particular” manifesta a expressão do mundo interior
c) uma “voz particular” pertence a um personagem que conta a história. 
d) a “voz narrativa” está entregue às personagens. 
e) a “voz narrativa” exalta os feitos de um povo e de um herói.

12. (EsPCEx) - Faça a correspondência da segunda coluna com base na primeira e assinale a alternativa que preenche corretamente as colunas, no que diz respeito às formas líricas.

Coluna 1
(1) elegia 
(2) écloga 
(3) ode 
(4) soneto

Coluna 2
(___) o(a) mais conhecido(a) das formas líricas. Poema em 14 versos, organizados em dois quartetos e dois tercetos. 
(___) poema originado na Grécia Antiga que exalta os valores nobres, caracterizando-se pelo tom de louvação. 
(___) poema pastoril que retrata a vida bucólica dos pastores, em um ambiente campestre. 
(___) trata de acontecimentos tristes, muitas vezes enfocando a morte de um ente querido.
a) 4, 3, 2, 1 
b) 3, 2, 1, 4
c) 2, 1, 3, 4 
d) 1, 2, 4, 3 
e) 4, 3, 1, 2

13. (MSC) - Sobre versificação, assinale a alternativa incorreta.
a) Rima interna é a que se faz com a última palavra de um verso e uma palavra no interior do verso seguinte.
b) Rimas consoantes e toantes: a rima se diz consoante quando ela é imperfeita, em que há apenas identidade nas vogais tônicas. A rima é toante quando é perfeita, isto é, tem os mesmos fonemas a partir da última vogal tônica do verso.
c) A rima pode ser perfeita (ou com homofonia), ou imperfeita (ou com semi-homofonia). Diz-se perfeita quando é completa a identidade dos fonemas finais, a partir da última vogal tônica. Diz-se rima imperfeita aquela em que a identidade de fonemas finais não é completa, insistindo-se apenas naqueles fonemas que se diferenciam fundamentalmente dos demais.
d) Quanto à maneira por que se dispõem nos versos, as rimas podem ser emparelhadas, alternadas (ou cruzadas), opostas (entrelaçadas, ou enlaçadas), interpoladas e misturadas.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

14. (IBADE)
ELOGIOS E BAJULAÇÕES

Elogios sinceros resistem a vendavais
Bajulações não resistem a uma brisa.
Quem tem paz sobrevive aos chacais.
O amor alimenta o poeta, a poetisa.

Elogio sincero é como sal em alimento,
Bajulação é como sujeira em ferida aberta
Ou não ter bálsamo após ferimento,
Ou como enfrentar o frio sem coberta.

Bajulações não resistem a uma brisa
Mesmo que se ouça a mais linda poetisa
Ou que se apoie em forte viga.

Elogios sinceros resistem aos vendavais
Por todos os lados a verdade impera
A falsidade não se pendura em varais.

DUARTE, Valdeci. Disponível em: <https://pagina20.net/ elogios- e-bajulacoes/>. Acesso em: 13 dez. 2018 (adaptado).

Do ponto de vista formal, pode-se dizer que o poema acima é:
a) um estribilho
b) uma balada
c) um soneto
d) uma quadra
e) uma sextilha

15. (QUADRIX)
A rua dos cataventos

Da vez primeira em que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.

Hoje, dos meu cadáveres eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada.
Arde um toco de Vela amarelada,
Como único bem que me ficou.

Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada!
Pois dessa mão avaramente adunca
Não haverão de arracar a luz sagrada!

Aves da noite! Asas do horror! Voejai!
Que a luz trêmula e triste como um ai,
A luz de um morto não se apaga nunca!

                                                Mário Quintana

Mário Quintana foi um jornalista, tradutor e importante poeta brasileiro. A respeito do poema acima, assinale a alternativa correta.
a) Possui 4 estrofes e 14 versos.
b) Possui apenas 14 estrofes.
c) Possui 4 versos e 14 estrofes.
d) Possui 2 versos e 6 estrofes.
e) Possui apenas 4 versos.

16. (CONSULPAM) - Leia o texto e responda a questão.

Até nas flores se vê
O destino e a sorte
Umas enfeitam a vida
Outras enfeitam a morte

Marque a opção verdadeira:
a) O texto é um poema de quatro versos.
b) O texto é uma estrofe onde os quatro versos rimam.
c) O texto é um verso onde as quatro estrofes rimam.
d) O texto é uma estrofe onde nenhum dos quatro versos rima.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta.

17. (QUADRIX)
Célula
A alma é um absoluto fora-da-lei
assaltante contumaz do corpo
com pé-de-caba-fantasmático
que entra-e-sai, a alma é ah!
instantâneo em qualquer disfarce:
aparência de água, ar
insinuação de mercúrio
cara enluvada por meia de náilon
capuz sem furos, avessa e celofane
sombra que a luz seca, vice-versa.
Armando Freitas Filho

A respeito do poema acima, é correto afirmar que:
a) Possui apenas 2 estrofes.
b) Possui 1 estrofe e 10 versos.
c) Há 11 versos e 2 estrofes.
d) Possui apenas versos decassílabos.
e) Possui 10 estrofes e 1 verso.

18. (MSC)
Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
(___) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.
(___) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.
(___) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.
(___) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.
(___) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
(___) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.
a) V – F – V – V – V – V.
b) V – V – F – V – V – V.
c) V – V – V – V – V – F.
d) V – V – V – V – F – F.
e) V – V – V – V – F – V.

19. (ASSEGE) -
PRONOMINAIS

Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
Oswald de Andrade

O poema acima faz parte da primeira geração modernista do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta características da primeira geração modernista presentes no poema.
a) Versos alexandrinos – ausência de ritmos – passadismo acadêmico
b) Versos livres – ruptura dos padrões da escrita – ausência do passadismo acadêmico português.
c) Versos livres – idealização feminina - ausência do passadismo acadêmico português.
d) Versos livres – conservação dos padrões da escrita –ausência do passadismo acadêmico português.
e) Versos alexandrinos – ruptura dos padrões da escrita –ausência do passadismo acadêmico português.

20. (AOCP)
Já vem a primavera, desfraldando
Pelos ares as roupas perfumadas,
E os rios vão, nas águas jaspeadas,
Os frondíferos troncos retratando;

Vão-se as neves dos montes debruçando
Em tortuosas serpes argentadas;
Pelas veigas, o gado, alcatifadas,
A esmeraldina felpa vai tostando.

Riem-se os céus, revestem-se as campinas;
E a natureza as melindrosas cores
Esmera na pintura das boninas.

Ah! Se assim como brotam novas flores,
Se remoça todo o orbe...das ruínas
Dos zelos renascessem meus amores!

Fonte: ELÍSIO, Filinto. Poesias. Lisboa: Sá da costa, 1941.

Assinale a alternativa que classifica corretamente as rimas das duas primeiras estrofes do Texto acima.
a) As rimas são interpoladas e pobres.
b) As rimas são encadeadas e ricas.
c) As rimas são alternadas, pobres e ricas.
d) As rimas são emparelhadas, pobres e ricas.
e) Nenhuma das alternativas acima está correta. 






01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
BACCCCADA
11
12
13
14
15
16
17181920
D
ABCAABDBA

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