01. (UFMT) Assinale o
trecho em que há exemplo de conotação.
a) uma equipe que analisou centena de milhares de textos literários ocidentais
b) reassuma sua estatuesca e inimitável majestade de Vênus tropical
c) Ninguém gosta de saber desses acontecimentos tristes
d) a maioria concordaria em que mulher
tem que ter cintura
e) elas procuram sempre posar curvando os
quadris para um lado
02. (UFMT) Assinale a
alternativa em que mesmo possui sentido semelhante ao que revela no trecho:
mesmo as descinturadas por uma malhação perversa.
a) Sinto o mesmo que você.
b) Mesmo que seja convidado, não irei.
c) Qualquer um pode se candidatar, mesmo
eu ou você.
d) E que padrão de beleza é esse, será mesmo “natural”?
e) Seria bom que todas as escolas tivessem
o mesmo nível de qualidade.
03. (FCC) A frase em que
a palavra destacada está empregada de
modo equivocado é:
a) Inerme diante da ofensiva tão violenta, não
lhe restou nada a fazer senão render-se.
b) Há quem proscreva construções linguísticas de cunho popular.
c) Fui informado do diferimento da reunião
em que o fato seria analisado.
d) A descriminalização de algumas drogas é
questão polêmica.
e) A flagrância do perfume inebriava a todos os convidados.
04. (CPCON) A clareza é um princípio básico de todo texto oficial, por isso, ao redigi-lo deve-se atentar para as construções que possam gerar duplo sentido. Nos itens abaixo, marque a alternativa em que se encontra ambiguidade.
a) Roubaram a mesa na qual eu costumava trabalhar.
b) O Ministro comunicou a própria exoneração a seu secretariado.
c) Durante o jogo, Lúcio deu várias caneladas em Guilherme. Depois entrou o Marcelo no jogo e ele levou vários empurrões e pontapés.
d) Meu pai foi embora da loja que vende sapato.
e) Eu visitei uma igreja naquele país longínquo.
05. (CPCON) O texto oficial, pelas suas características de imparcialidade, clareza e precisão, deve ser de fácil compreensão. Assim, na redação oficial é inadmissível um texto ambíguo. Nos enunciados a seguir, indique o item que NÃO contém ambiguidade.
a) Andrea pediu a Fabiano que pegasse sua mochila.
b) O deputado cumprimentou o Presidente em seu discurso.
c) Meu terapeuta disse: “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime.”
d) O povo cumprimentou o Presidente e solicitou providências quanto à violência no país.
e) Nesse momento João está na sala com sua namorada.
06. (MACKEMZIE) No trecho “Não compro a onça. Não faltam onças
neste país, como não faltam amigos desse bicho”,
a) o nome do animal, nas duas ocorrências, faz referência indireta aos políticos brasileiros de índole perversa.
b) “comprar” é usado em sentido conotativo, como na
expressão popular “Quem não te conhece que te
compre”.
c) amigos desse bicho é expressão que desloca o sentido da frase da denotação para a conotação.
d) como introduz uma comprovação do que foi afirmado anteriormente, equivalendo a “por exemplo”.
e) neste poderia ser substituído por “nesse”, sem
comprometer a referência dessa forma pronominal.
07. (Avança-SP) Assinale a alternativa em que o trecho apresentado NÃO se encontra em sentido figurado:
a) “Recostou-se então no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfação”.
b) “Ana dava a tudo, tranquilamente, sua mão pequena e forte, sua corrente de vida”.
c) “Certa hora da tarde era mais perigosa. Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela”.
d) “Crescia sua rápida conversa com o cobrador de luz (...)”
e) “(...) a vida podia ser feita pela mão do homem”.
08. (AOCP) Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “No futuro, podemos usar nosso conhecimento sobre o que acontece em nossos cérebros para criar alimentos atraentes com poucas calorias e saudáveis.” Qual das seguintes alternativas apresenta um termo antônimo ao destacado?
a) Cativantes.
b) Aprazíveis.
c) Sedutores.
d) Etéreos.
e) Abomináveis.
09. (Avança-SP) Em: “(...) o canto importuno das empregadas do edifício”, a palavra em destaque apresente relação de sinonímia com qual das palavras abaixo?
a) Agradável.
b) Aliciante.
c) Atiçador.
d) Atraente.
e) Impertinente.
10. (FGV) Um jornal de Paulínia é chamado de vespertino; isso significa que esse jornal
a) era distribuído somente em alguns bairros.
b) só era distribuído à tarde.
c) era publicado somente nos dias úteis.
d) tratava exclusivamente de eventos festivos.
e) era marcado por fazer críticas violentas.
11. (MetroCapital Soluções) Considere a alternativa que faz uso de oração conotativa:
a) Olho fotos antigas, de tempos em tempos.
b) Às vezes eu tentava beliscar seu pescoço.
c) Meu pai me ensinou que aprender não tem fim.
d) Seu humor, já seco, foi ficando, deliciosamente, mais cortante à medida que ele envelhecia.
e) Eu estava, no ensino médio, quando ele começou a ficar careca.
12. (FAU) Assinale a alternativa correta quanto ao uso da palavra sequestradores no trecho “ Depois da cirurgia, cerca de um em dez pacientes sofre diarreia ocasional enquanto o sistema digestivo se adapta à liberação contínua da bile. Isso pode durar de semanas a anos, mas medicamentos chamados sequestradores de ácidos biliares ajudam a controlar o problema.”:
a) Foi empregada no sentido denotativo
b) Foi empregada no sentido conotativo por eufemismo
c) Foi empregada no sentido conotativo por metáfora
d) Foi empregada no sentido conotativo por hipérbole
e) Foi empregada no sentido conotativo por antonomásia
13. (FGV) A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:
a) Os dentes do pente mordem o couro cabeludo;
b) Na vida tudo é passageiro, menos o motorista;
c) Os surdos da bateria não escutam o próprio barulho.
d) CBN: a rádio que toca a notícia;
e) Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje;
14. (UFAL) Nos pares de palavras: vultoso/vultuoso, entender/intender e descriminar/discriminar, tem-se
a) palavras homônimas, pois apesar de serem pronunciadas de forma semelhante, têm significados diferentes.
b) palavras parônimas, pois podem apresentar semelhanças na grafia ou na pronúncia, mas têm significados diferentes.
c) palavras sinônimas, pois podem ser empregadas com o mesmo valor referencial em um determinado contexto.
d) palavras homófonas, pois são pronunciadas da mesma forma e têm o mesmo significado.
e) palavras homônimas, pois podem apresentar semelhanças na grafia ou na pronúncia, mas têm significados diferentes.
15. (UFAL) Marque a opção que preenche corretamente as lacunas das seguintes frases.
I. Após comprovar embriaguez ao volante, o delegado decretou prisão em _________.
II. Logo em seguida, o advogado apresentou _________ de segurança.
III. Sem a menor _________, o acusado _________ todas as normas de respeito à autoridade judicial e comprometeu a _________ de conciliação.
a) flagrante – mandado – discrição – infrigiu – sessão
b) flagrante – mandato – descrição – infligiu – seção
c) fragrante – mandado – discrição – infligiu – cessão
d) flagrante – mandado – descrição – infligiu – sessão
e) fragrante – mandato – descrição – infrigiu – seção
16. (FUNRIO) Os vocábulos Emergir e Imergir são parônimos: empregar um pelo outro acarreta grave confusão no que se quer expressar. Nas alternativas abaixo, só uma apresenta uma frase em que se respeita o devido sentido dos vocábulos, selecionando convenientemente o parônimo adequado à frase elaborada. Assinale-a.
a) A descoberta do plano de conquista era eminente.
b) O infrator foi preso em flagrante.
c) O candidato recebeu despensa das duas últimas provas.
d) O metal delatou ao ser submetido à alta temperatura.
e) Os culpados espiam suas culpas na prisão.
17. (FUNRIO) Fotografia divulgada na internet mostra a placa com o nome de um bar. Nela se lê: “BAR ÁLCOOL ÍRIS”. Pode-se criticar a suposta originalidade, mas não há dúvida de que a escolha do nome baseou-se na relação que há entre as palavras “álcool” e “arco”, o que caracteriza um caso de
a) ambiguidade.
b) homonímia.
c) paráfrase.
d) paronímia.
e) polissemia.
18. (VUNESP) Assinale a alternativa cujas palavras preenchem, correta e respectivamente, o trecho apresentado.
Após o __________ de suas atividades da tarde, o fisioterapeuta pediu _________ de sua jornada, porque tinha um importante compromisso. Os pacientes o admiram, pois ele trabalha com muita ________ e sem causar __________ .
a) comprimento … despensa … descrição … acidentes.
b) comprimento … dispensa … discrição … incidentes.
c) cumprimento … despensa … descrição … incidentes.
d) cumprimento … dispensa … discrição … acidentes.
e) cumprimento … despensa … descrição … acidentes.
19. A questão refere-se ao trecho abaixo.
– Qual o bicho que anda com as patas?
– O pato.
http://educamais.com/adivinhas-sobre-animais/
A confusão na hora de responder a pergunta é gerada pela palavra “patas” e se justifica
I. por ter gerado ambiguidade;
II. pela polissemia da palavra;
III. pela sinonímia da palavra;
IV. pela homonímia da palavra.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
a) III, apenas.
b) IV, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
20. (FCM) Leia a passagem transcrita do texto e preencha corretamente as lacunas.
“Os munduruku já foram caçadores de cabeça; agora, preferimos fazer cabeças. Queremos convencer todo o mundo – inclusive os cabeças-duras – da importância de preservar a floresta e os seus rios.” Nesse fragmento, a palavra _______________, no contexto em que foi empregada, exemplifica um caso de _______________, ou seja, de um termo que apresenta diferentes _______________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
a) cabeça / polissemia / sentidos.
b) cabeça / sinonímia /significados.
c) preservar / conotação / acepções.
d) cabeça / denotação / designações.
e) preservar / homonímia / conceitos.
21. (OBJETIVA) Em relação ao significado das palavras parônimas abaixo, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Ratificar = confirmar.
( ) Retificar = corrigir.
( ) Imigrar = deixar o país.
( ) Emigrar = entrar no país.
a) C - E - C - E.
b) C - C - E - E.
c) E - C - E - C.
d) E - E - C - C.
e) C - C - E - C.
22. (AOCP) Assinale a alternativa em que o termo ou a expressão destacado(a) tenha sido usado(a) em sentido denotativo.
a) “Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém ‘pisou na bola’.”.
b) “E, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre.”.
c) “Além da montanha-russa emocional e da dificuldade em controlar os impulsos, o borderline tende a enxergar a si mesmo e aos outros na base do ‘tudo ou nada’, [...]”.
d) “Transtornos de personalidade são diferentes de transtornos mentais [...]”.
e) “[...] o adulto com o transtorno parece alguém cujo lado afetivo não amadurece nunca.”.
23. (IBADE) No trecho “a fim de entender a raiz desse problema,...”, emprega-se a linguagem:
a) real.
b) denotativa.
c) factual.
d) conotativa.
e) verídica.
24. (FAU) As frases abaixo estão no sentido conotativo, EXCETO:
a) Meu irmão está passando bem desde ontem.
b) Esse menino é fogo!
c) Amanha choverá canivetes.
d) Eu me machuquei ao rasgar minha perna em um prego ao pé da mesa.
e) Aquela modelo é um colírio.
25. (FGV) Parônimos são palavras semelhantes, mas de sentido diferente; a frase abaixo em que a forma sublinhada mostra uma forma de um parônimo/homônimo mal-empregada é
a) O aumento era tão pequeno que passou despercebido.
b) Ela trabalhava na seção de perfumes da loja.
c) Falou acerca da situação política.
d) Não estou feliz aqui; vou imigrar.
e) Pensou em auferir grandes lucros.
26. (Ápice Consultoria) Leia as frases abaixo, atentando ao vocábulo que se repete em todas elas.
1) Desculpe-me pelo bolo que te dei ontem.
2) O bolo do seu aniversário estava delicioso.
3) Tenho um bolo de papéis velhos para reciclagem na minha casa.
Após leitura das frases, conclui-se que a palavra bolo indica um caso de:
a) Homonímia;
b) Hiperonímia;
c) Sinonímia;
d) Hiponímia;
e) Polissemia.
27. (FGV) Parônimos são vocábulos de forma semelhante, mas com distintos significados; assim, são parônimos os verbos aspirar, expirar, conspirar, inspirar e respirar.
A frase abaixo em que um desses verbos foi empregado em seu significado adequado é:
a) Felicidade é alguém para amar, algo para fazer e algo a que conspirar;
b) Um sobrinho do coronel indicou-lhe a mulher do Batista; era uma moça de 20 anos, loura, assaz bonita e digna de inspirar amores;
c) Em todo caso, era impossível negá-lo; limitou-se a aplaudi-lo, e, quando a moça entrou em convalescença, aconselhou os pais que a mandassem para algum arrabalde da cidade, a fim de expirar ares melhores;
d) Não me recorda um só dos argumentos que empreguei, nem talvez interesse conhecê-los, agora que o século está a respirar; mas a ideia que me ficou deles é que eram irrespondíveis;
e) Creio que os próprios espíritos de São Pedro e São Paulo houvessem escolhido aquela senhora para aspirar os nomes que estão no Credo.
28. (IBADE) Dentre as alternativas abaixo, a que apresenta um par de parônimos é:
a) ratificou/retificou.
b) apreçar/apressar.
c) extático/estático.
d) conserto/concerto.
e) incerto/inserto.
29. (CETREDE) Observe as afirmações a seguir.
I. A Semântica é a parte da gramática que trata da significação das palavras que podem estar isoladas ou contextualizadas.
II. A Paronímia é a área da Semântica que estuda as palavras que possuem significado parecido ou sentido semelhante.
III. A Sinonímia é a área da Semântica que estuda as palavras que se assemelham na escrita e na pronúncia, mas que possuem significados distintos.
IV. A Antonímia é a área da Semântica responsável por estudar as palavras que são antônimas. Essas palavras possuem significados exatamente contrários uma da outra.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
a) I – II – III.
b) II – III – IV.
c) I – IV.
d) I – III – IV.
e) I – II – IV.
30. (Avança SP) Todas as palavras da frase estão grafadas corretamente, exceto em:
a) Foi falta de bom senso o corte no orçamento da ciência.
b) Não esperávamos que ele ascendesse ao cargo tão rapidamente.
c) O iminente cientista liderou o combate à pandemia no mundo.
d) Pediram a rescisão do contrato antes que o prazo expirasse.
e) Ela tem dificuldades para enxergar oportunidades.
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
B | C | E | C | D | C | A | E | E | B |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
D | C | E | B | A | B | D | D | D | A |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
B | D | D | A | D | E | B | A | C | C |
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