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Arte (Educação Artística) - 30 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) - Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico, sentimental, é outro ponto comum da música das colônias portuguesas em todo o mundo. O kronjong, a música típica de Jacarta, é uma espécie de lundu mais lento, tocado comumente com flauta, cavaquinho e violão. Em Goa não é muito diferente.
De acordo com o texto de Henrique Cazes, grande parte da música popular desenvolvida nos países colonizados por Portugal compartilham um instrumental, destacando-se o cavaquinho e o violão. No Brasil, são exemplos de música popular que empregam esses mesmos instrumentos:
a) Maracatu e ciranda.
b) Carimbó e baião.
c) Choro e samba.
d) Chula e siriri.
e) Xote e frevo.

02. (ENEM) -

Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por lotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar
a) uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
b) uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
c) um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
d) uma referência temporal, “sempre”, referindo-se à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
e) uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

03. (ENEM) - O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.
BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007.

As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira
a) o Bumba-meu-boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma história envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
b) a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.
c) o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageia santos através de música, cantos e dança.
d) o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma história em forma de espetáculo.
e) o Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano é utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma história nos desfiles.

04. (ENEM) - 

A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica (ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1 500 letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto Inhotim, em Minas Gerais, num processo que durou vários meses e contou com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno. Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.
Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado)

A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque
a) o projeto artístico acontece ao ar livre.
b) o observador da obra atua como seu criador.
c) a obra integra-se ao espaço artístico e botânico.
d) as letras-vaso são utilizadas para o plantio de mudas.
e) as mulheres da comunidade participam na confecção das peças.

05. (ENEM) - A música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.
Figura 1 – http://images.quebarato.com.br/photos/big/2/D/15A12D_2.jpg
Figura 2 – http://ourinhos.prefeituramunicipal.net/dados/fotos/2009/07/07/normal.
Figura 3 – http://www.edmontonculturalcapital.com/gallery/edjazzfestival/JazzQuartet.jpg.
Figura 4 – http://www.filmica.com/jacintaescudos/archivos/ Led-Zeppelin.jpg.
Das figuras que apresentam grupos musicais em ação, pode-se concluir que o(os) grupo(s) mostrado(s) na(s) figura(s)

a) 1 executa um gênero característico da música brasileira, conhecido como chorinho.
b) 2 executa um gênero característico da música clássica, cujo compositor mais conhecido é Tom Jobim.
c) 3 executa um gênero característico da música europeia, que tem como representantes Beethoven e Mozart.
d) 4 executa um tipo de música caracterizada pelos instrumentos acústicos, cuja intensidade e nível de ruído permanecem na faixa dos 30 aos 40 decibéis.
e) 1 a 4 apresentam um produto final bastante semelhante, uma vez que as possibilidades de combinações sonoras ao longo do tempo são limitadas.

06. (ENEM) - 
PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna,
Nova Iorque, 1907. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 13 set. 2012.

A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
a) produção de máscaras ritualísticas africanas.
b) rituais de fertilidade das comunidades celtas.
c) festas profanas dos povos mediterrâneos.
d) culto à nudez de populações aborígenes.
e) danças ciganas do sul da Espanha.

07. (ENEM) -

TEXTO II

      A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989.

A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
a) Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
b) Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
c) Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
d) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
e) Neoplasticismo, que buscava o equilíbrio plástico, com utilização da direção horizontal e vertical.

08. (ENEM) - 
CLARK, L. Bicho de bolso. Placas de metal, 1966.

O objeto escultórico produzido por Lygia Clark, representante do Neoconcretismo, exemplifica o início de uma vertente importante na arte contemporânea, que amplia as funções da arte. Tendo como referência a obra Bicho de bolso, identifica-se essa vertente pelo(a)
a) participação efetiva do espectador na obra, o que determina a proximidade entre arte e vida.
b) percepção do uso de objetos cotidianos para a confecção da obra de arte, aproximando arte e realidade.
c) reconhecimento do uso de técnicas artesanais na arte, o que determina a consolidação de valores culturais.
d) reflexão sobre a captação artística de imagens com meios óticos, revelando o desenvolvimento de uma linguagem própria.
e) entendimento sobre o uso de métodos de produção em série para a confecção da obra de arte, o que atualiza as linguagens artísticas.

09. (ENEM) - 

A escultura do artista construtivista Amílcar de Castro é representativa da arte contemporânea brasileira e tem o traço estrutural marcado por elementos como
a) o corte e a dobra.
b) a força e a visualidade.
c) o adereço e a expressão.
d) o rompimento e a inércia.
e) a decomposição e a articulação.

10. (ENEM) - 

A técnica da décollage, utilizada pelo artista Mimmo Rotella em sua obra Marilyn, é um procedimento artístico representativo da década de 1960 por
a) visar a conservação das representações e dos registros visuais.
b) basear-se na reciclagem de material gráfico, contribuindo para a sustentabilidade.
c) encobrir o passado, abrindo caminho para novas formas plásticas, pela releitura.
d) fazer conviver campos de expressão diferentes e integrar novos significados.
e) abolir o trabalho manual do artista na confecção das imagens recontextualizadas.

11. (ENEM) - 

A principal razão pela qual se infere que o espetáculo retratado na fotografia é uma manifestação do teatro de rua é o fato de
a) dispensar o edifício teatral para a sua realização.
b) utilizar figurinos com adereços cômicos.
c) empregar elementos circenses na atuação.
d) excluir o uso de cenário na ambientação.
e) negar o uso de iluminação artificial.

12. (ENEM) - 

Colcha de retalhos representa a essência do mural e convida o público a
a) apreciar a estética do cotidiano.
b) interagir com os elementos da composição.
c) refletir sobre elementos do inconsciente do artista.
d) reconhecer a estética clássica das formas.
e) contemplar a obra por meio da movimentação física.

13. (ENEM) - O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.

As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas
a) nos traços e formas que representam personagens de olhos desproporcionalmente maiores e expressivos, conhecidos como mangá.
b) nas formas de se vestir e de cortar os cabelos com objetivos contestadores à ordem social, próprios do movimento punk.
c) nas frases e dizeres de qualquer espécie, rabiscados sobre fachadas de edifícios, que marcam a pichação.
d) nos movimentos leves e sincronizados com os pés que deslocam o dançarino, denominado moonwalk.
e) nas declamações rápidas e ritmadas de um texto, com alturas aproximadas, características do rap.

14. (IBFC) - Paulo Freire, em seu livro intitulado “A importância do ato de ler”, fez menção acerca da ‘experiência vivida no momento em que ainda não se lia a palavra’. Em artes, a leitura da imagem precede a leitura da palavra. Ler uma obra envolveria perceber, compreender e interpretar as cores, volumes, formas, texturas, linhas e demais características que constituem uma imagem. O objetivo é perceber elementos presentes na imagem, sua temática e sua estrutura. Sobre a produção de leitura no ensino da Arte, analise as afirmativas a seguir.
I. A leitura de uma obra de arte é de natureza diferente, pois possui um ponto de vista de leitura do mundo e da imagem que antecedem a da palavra.
II. A compreensão estética da leitura da arte vai se modificando, ou seja, progredindo à medida que o leitor vai tendo mais contato com a arte.
III. No processo de análise na arte, considera-se necessária a didática na leitura da linguagem visual, também compreendido como um processo específico de alfabetização artística.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
d) Apenas a afirmativa I está correta
e) As afirmativas I, II e III estão corretas

15. (IBFC) - O cinema é uma arte que transformou a sociedade desde o final do século XIX. Na ocasião, para a projeção imagem, usava-se uma técnica que consistia em uma fita de material fotográfico com uma sucessão de imagens que, a cada mudança, oferecia a sensação de movimento. Para esse processo, foi necessário o uso do:
a) Gramofone
b) Curta metragem
c) Fonógrafo
d) Fotograma
e) Aerógrafo

16. (FUVEST) - 
Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma
a) Denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
b) Idealização romântica num contexto de construção da nacionalidade brasileira.
c) Crítica republicana à versão da história do Brasil difundida pela monarquia.
d) Defesa da evangelização dos índios realizada pelas ordens religiosas no Brasil.
e) Concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação aos indígenas da América Espanhola.

17. (UNICENTRO) - A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia, os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio. Nessa parte, observa-se a influência indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos com o corpo curvado para a frente, sempre puxando-o com um pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante. 
(A DANÇA, 2019).
A dança que o texto descreve é conhecido como
a) forró.
b) samba.
c) marujada.
d) carimbó.
e) frevo.

18. (UEA) - A tela, pintada por Cândido Portinari (1903-1962), representa o lavrador como
a) proprietário das terras cobertas pelo cafezal e orgulhoso de suas propriedades. 
b) indivíduo fisicamente frágil e inadaptado ao trabalho contínuo no campo. 
c) figura de destaque frente à paisagem e com mãos e pés fortalecidos pelo trabalho. 
d) trabalhador incapaz de modificar o mundo natural e alheio à tecnologia moderna. 
e) camponês vitimado pela infertilidade da terra e prestes a migrar para a cidade.

19. (UEL) - Observe a figura e leia o texto a seguir.
Emiliano Di Cavalcanti foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Nos períodos de 1923 a 1925, morou na capital francesa e teve contato com alguns artistas da Escola de Paris, entre eles, Pablo Picasso, que se evadia das linhas severas do cubismo para as curvas sensuais das madonas clássicas. O crítico Frederico Morais (2005) afirmou: “Di Cavalcanti deu à mulata brasileira a dignidade da madona renascentista, madonizou a nossa mulata.”
(Adaptado de: Mestres do Modernismo: exposição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fundação José e Paulina Nemirovsky e Pinacoteca do Estado, 2005. e In. MORAIS, F. . Acesso em: 12 abr. 2016.)
A partir dessa figura, da afirmação do crítico Frederico Morais e dos conhecimentos sobre o modernismo brasileiro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
(  ) As mulatas de Di Cavalcanti são o resultado de uma interpretação pessoal das mulheres clássicas de Picasso.
(  ) As mulheres de Di Cavalcanti não são sofridas e solitárias, expressam, plasticamente, o que há de ondulante, de macio, de materno e de sensual no corpo feminino.
(  ) Di Cavalcanti reproduz, acriticamente, as lições que aprendeu com artistas da Escola de Paris.
(  ) Em Paris, Di Cavalcanti, em contato com obras do passado e do seu presente, intensificou sua visão de um Brasil multicultural, nem exótico, nem folclórico.
(  ) A representação da mulher nas obras de Di Cavalcanti revela que o belo na arte e a beleza feminina são universais e imutáveis.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, V, F.
b) V, F, V, F, V.
c) V, F, F, F, V.
d) F, V, V, F, F.
e) F, F, V, V, F.

20. (UNESP) - A peça Fontefoi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.
A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,
a) A alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) A crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) O esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) A vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) O fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

21. (FUVEST) - Sobre este quadro, A Negra, pintado por Tarsila do Amaral em 1923, é possível afirmar que
a) se constituiu numa manifestação isolada, não podendo ser associada a outras mudanças da cultura brasileira do período.
b) representou a subordinação, sem criatividade, dos padrões da pintura brasileira às imposições das correntes internacionais.
c) estava relacionado a uma visão mais ampla de nacionalização das formas de expressão cultural, inclusive da pintura.
d) foi vaiado, na sua primeira exposição, porque a artista pintou uma mulher negra nua, em desacordo com os padrões morais da época.
e) demonstrou o isolamento do Brasil em relação à produção artística da América Latina, que não passara por inovações.

22. (UEL) - Observe a Figura e responda a questão

Com base na Figura e nos conhecimentos sobre a obra de Portinari, considere as afirmativas.
I. Em Os Retirantes, observa-se uma perspectiva ideológica que traduz a formação artística/estética de Portinari, principalmente nas obras de cunho social.
II. A série Retirantes de Portinari, da qual a obra Os Retirantes faz parte, apresenta dramaticidade, ao expressar a tragédia e o sofrimento humano, revelando, assim, um caráter de denúncia.
III. A maneira como são trabalhados os elementos formais, principalmente no tratamento da figura humana, remete à estética neoclássica, presente no Brasil desde a Missão Francesa.
IV. A obra Os Retirantes está inserida em um período do Modernismo, em que este vive um momento de nova síntese, cujos elementos considerados são, entre outros, o nacionalismo e a arte social.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

23. (UNICENTRO) - A dança de rua, também conhecida como street dance, é um estilo de dança que se desenvolveu possivelmente nos Estados Unidos, a partir do dance studio. Consiste em uma força de dança que pode ser em rua, blocos, parques, locais abertos, raves e clubes. O termo é usado para descrever danças em um contexto urbano.
Surgida por volta de 1870 e reconhecida como a primeira grande contribuição das camadas populares do Rio de Janeiro à música do Brasil, que misturou elementos do lundu, da polca e da habanera e influenciou outros gêneros populares brasileiros identificada em alguns casos como tango brasileiro, denomina-se
a) samba.
b) frevo.
c) maracatu.
d) maxixe.
e) forró.

24. (QUESTÃO) - 

Sem formação acadêmica específica em artes visuais, Heitor dos Prazeres, que também é compositor e instrumentista, é reconhecido artista popular do Rio de Janeiro. Suas pinturas de perspectivas imprecisas e com traços bem demarcados são figurativas e sugerem movimento. Essa obra retrata
a) a confraternização de uma população socialmente marginalizada.
b) o inconformismo da população de baixa renda da capital.
c) o cotidiano da burguesia contemporânea da capital.
d) a instabilidade de uma realidade rural do Brasil.
e) a solidariedade da população nordestina.

25. (UNICENTRO) - Uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa, sendo sua principal caraterística o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico. Com características do Corpo Humano como suporte e experimentação artística, Materialidade e resistência do corpo e Relações entre arte e a vida cotidiana, conforme retrata a figura.
Essa manifestação das artes visuais, em que até o corpo do próprio artista pode ser utilizado como suporte ou meio de expressão, corresponde ao
a) Dadaísmo.
b) Op Art.
c) Body Art.
d) Land Art.

26. (UNESP) - Observe a gravura.

Produzida no início da década de 1910, a gravura representa a Revolução Mexicana como marcada
a) Pela participação feminina e pela recuperação de elementos da tradição pré-colombiana.
b) Pela vitória dos projetos revolucionários populares e pela construção de uma nova ordem social.
c) Pela negociação político-diplomática e pelos altos índices de assassinatos de mulheres.
d) Pela interferência de países estrangeiros e pela perda da autonomia do país.
e) Pela repressão governamental e pela imposição de castigos físicos aos revolucionários.

27. (ENEM) - 

Nas últimas décadas, a ruptura, o efêmero, o descartável incorporam-se cada vez mais ao fazer artístico, em consonância com a pós-modernidade. No detalhe da obra Bastidores, percebe-se a
a) utilização de objetos do cotidiano como tecido, bastidores, agulha, linha e fotocópia, que tornam a obra de abrangência regional.
b) ruptura com meios e suportes tradicionais por utilizar objetos do cotidiano, dando-lhes novo sentido condizente.
c) apropriação de materiais e objetos do cotidiano, que conferem à obra um resultado inacabado.
d) apropriação de objetos de uso cotidiano das mulheres, o que confere à obra um caráter feminista.
e) aplicação de materiais populares, o que a caracteriza como obra de arte utilitária.

28. (ENEM) - Os registros fotográficos de Yard e Deep Walls apresentam uma característica comum a muitas obras de arte contemporânea, que se traduz no convite à
a) fruição coletiva.
b) estimulação do olhar.
c) projeção de imagens.
d) contemplação crítica.
e) interação com a obra.

29. (UNICAMP) - Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.

a) Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.
b) O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique.
c) O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.
d) No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.

30. (ENEM) - 
TEXTO I
ERNESTO NETO. Dancing on the Cutting Edge. Instalação interativa, 2004
Disponível em: http://dailyserving.com. Acesso em: 29 nov. 2013

TEXTO II
Os artistas, liberados do peso da história, ficavam livres para fazer arte da maneira que desejassem ou mesmo sem nenhuma finalidade. Essa é a marca da arte contemporânea, e não é para menos que, em contraste com o Modernismo, não existe essa coisa de estilo contemporâneo.
DANTO, A. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006.

A obra de Ernesto Neto revela a liberdade de criação abordada no texto ao
a) destacar o papel da arte na valorização da sustentabilidade. 
b) romper com a estrutura dos referenciais estéticos contemporâneos.
c) envolver o espectador ao promover sua interação com a obra. 
d) reproduzir no espaço da galeria um fragmento da realidade.
e) utilizar a linearidade de estilos artísticos anteriores.



01
02
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05
06
07
08
09
10
C
EDBAADAAD
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16
17181920
A
AEECEDCAA
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26
27282930
C
DDACABECC
 

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