01. (FUVEST) - Leia o trecho abaixo.
(…) e tudo ficou sob a guarda de Dona
Plácida, suposta, e, a certos respeitos, verdadeira
dona da casa.
Custou-lhe muito a aceitar a casa; farejara a
intenção, e doía-lhe o ofício; mas afinal cedeu.
Creio que chorava, a princípio: tinha nojo de si
mesma. Ao menos, é certo que não levantou os
olhos para mim durante os primeiros dois meses;
falava-me com eles baixos, séria, carrancuda, às
vezes triste.
(Machado de Assis,
Memórias póstumas de Brás Cubas)
Em relação a “Custou-lhe muito a aceitar a casa”, as
formas verbais farejara e doía expressam, respectivamente,
a) posterioridade e simultaneidade.
b) simultaneidade e anterioridade.
c) posterioridade e anterioridade.
d) anterioridade e simultaneidade.
e) simultaneidade e posterioridade.
Um papagaio, surpreso
de ver o grande desprezo,
do Azulão, que os desprezava,
um dia em que ele cantava
e um bando de tico-ticos
numa algazarra o vaiava,
lhe perguntou: “Azulão,
olha, dize-me a razão
por que, quando estás cantando
e recebes uma vaia
20 desses garotos joviais,
tu continuas gorgeando
e cada vez canta mais?!”
(Poemas escolhidos, s/d.)
Na fala do papagaio, uma
das formas verbais não apresenta, como deveria, flexão
correspondente à mesma pessoa gramatical das demais. Trata-se de:
a) continuas.
b) dize.
c) canta.
d) recebes.
e) estás.
03. (PASUSP) - Lei o texto a seguir.
(...) CORINTHIANS (2) vs. PALESTRA (1)
(...) Delírio futebolístico no Parque Antártica.
Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não parava.
— Neco! Neco!
Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou.
Correu.
Parou. Chutou.
— Gooool! Gooool!
Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
Arquejando.
Achando aquilo um desaforo, um absurdo.
Aleguá-guá-guá! Aleguá-guá-guá! Hurra! Hurra!
Corinthians!
Palhetas subiram no ar. Com os gritos. Entusiasmos rugiam. Pulavam. Dançavam. E as mãos batendo nas bocas:
— Go-o-o-o-o-o-ol!
O emprego dos verbos no pretérito imperfeito no trecho Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se..., e no pretérito perfeito no trecho Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou., expressam ações, respectivamente,
a) simultâneas e inacabadas.
b) concluídas e habituais.
c) inacabadas e futuras.
d) possíveis e concluídas.
e) simultâneas e concluídas.
04. (MACKENZIE) - Transpondo a frase uma espécie de soluço que produz no animal comportamentos estranhos e sofrimento para a voz passiva, a forma verbal destacada acima corresponde a
a) “são produzidos”.
b) “é produzido”.
c) “foram produzidos”.
d) “estão produzidos”.
e) “havia sido produzido”.
05. (MACKENZIE) - Leia
Euclides da Cunha morreu, aos 43 anos de idade, em 15 de agosto de 1909, por volta das dez e meia
de uma manhã chuvosa de domingo, em tiroteio com os cadetes Dinorá e Dilermando Cândido de Assis, amante de sua mulher. Saía no mesmo dia a entrevista que dera para Viriato Corrêa, da Ilustração Brasileira, em sua casa na Rua Nossa Senhora de Copacabana. A entrevista foi dada em um domingo, Viriato e Euclides conversaram, almoçaram e passearam descalços na praia. Era sol e era azul.
Sobre as formas verbais morreu, saía e dera, é correto afirmar:
a) as ações a que se referem ocorreram na ordem em que as formas aparecem no texto.
b) as duas primeiras expressam ações anteriores à descrita pela última.
c) saía, ao contrário de morreu, expressa, no texto, uma ação habitual no passado.
d) saía reforça a noção de simultaneidade e dera expressa anterioridade em relação a morreu.
e) morreu e dera expressam eventos posteriores ao descrito em saía.
06. (NCE-UFRJ) – “Se ele trabalhar, eu também trabalharei!”; a alternativa que tem uma frase com essa mesma estrutura, mas com forma verbal equivocada é:
a) Se ele for, eu também irei.
b) Se ele ver, eu também verei.
c) Se ele quiser, eu também quererei.
d) Se ele requerer, eu também requererei.
e) Se ele couber, eu também caberei.
(...) CORINTHIANS (2) vs. PALESTRA (1)
(...) Delírio futebolístico no Parque Antártica.
Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se, caíam, contorcionavam-se, esfalfavam-se, brigavam. Por causa da bola de couro amarelo que não parava, que não parava um minuto, um segundo. Não parava.
— Neco! Neco!
Parecia um louco. Driblou. Escorregou. Driblou.
Correu.
Parou. Chutou.
— Gooool! Gooool!
Miquelina ficou abobada com o olhar parado.
Arquejando.
Achando aquilo um desaforo, um absurdo.
Aleguá-guá-guá! Aleguá-guá-guá! Hurra! Hurra!
Corinthians!
Palhetas subiram no ar. Com os gritos. Entusiasmos rugiam. Pulavam. Dançavam. E as mãos batendo nas bocas:
— Go-o-o-o-o-o-ol!
Antônio de Alcântara Machado. Brás, Bexiga e Barra Funda e outros contos, 1997.
O emprego dos verbos no pretérito imperfeito no trecho Camisas verdes e calções negros corriam, pulavam, chocavam-se, embaralhavam-se..., e no pretérito perfeito no trecho Driblou. Escorregou. Driblou. Correu. Parou. Chutou., expressam ações, respectivamente,
a) simultâneas e inacabadas.
b) concluídas e habituais.
c) inacabadas e futuras.
d) possíveis e concluídas.
e) simultâneas e concluídas.
04. (MACKENZIE) - Transpondo a frase uma espécie de soluço que produz no animal comportamentos estranhos e sofrimento para a voz passiva, a forma verbal destacada acima corresponde a
a) “são produzidos”.
b) “é produzido”.
c) “foram produzidos”.
d) “estão produzidos”.
e) “havia sido produzido”.
05. (MACKENZIE) - Leia
Euclides da Cunha morreu, aos 43 anos de idade, em 15 de agosto de 1909, por volta das dez e meia
de uma manhã chuvosa de domingo, em tiroteio com os cadetes Dinorá e Dilermando Cândido de Assis, amante de sua mulher. Saía no mesmo dia a entrevista que dera para Viriato Corrêa, da Ilustração Brasileira, em sua casa na Rua Nossa Senhora de Copacabana. A entrevista foi dada em um domingo, Viriato e Euclides conversaram, almoçaram e passearam descalços na praia. Era sol e era azul.
Roberto Ventura
Sobre as formas verbais morreu, saía e dera, é correto afirmar:
a) as ações a que se referem ocorreram na ordem em que as formas aparecem no texto.
b) as duas primeiras expressam ações anteriores à descrita pela última.
c) saía, ao contrário de morreu, expressa, no texto, uma ação habitual no passado.
d) saía reforça a noção de simultaneidade e dera expressa anterioridade em relação a morreu.
e) morreu e dera expressam eventos posteriores ao descrito em saía.
06. (NCE-UFRJ) – “Se ele trabalhar, eu também trabalharei!”; a alternativa que tem uma frase com essa mesma estrutura, mas com forma verbal equivocada é:
a) Se ele for, eu também irei.
b) Se ele ver, eu também verei.
c) Se ele quiser, eu também quererei.
d) Se ele requerer, eu também requererei.
e) Se ele couber, eu também caberei.
07. (MACKENZIE) - Observe a tira da personagem Mafalda, publicada por
Quino em 1965 e responda as questões 07, 08 e 09.
No primeiro quadrinho, a forma verbal Sabe
a) tem a oração A semana que vem vou viajar de férias como complemento do tipo objeto direto.
b) é ocorrência típica do português culto e formal, verificado, por exemplo, no início de documentos oficiais escritos.
c) é empregada para estabelecer o contato inicial com o interlocutor, como “alô” em uma conversa telefônica.
d) destaca que o interlocutor possui conhecimento prévio do assunto.
e) introduz conselho dirigido ao interlocutor
08. (MACKENZIE) - Assinale a alternativa correta.
a) No último quadrinho, a expressão dias infames poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “dias dignificantes”.
b) A expressão não sei quantos, no 3º quadrinho, reforça o desconhecimento sobre a duração das férias, já que estabelece uma indefinição do número de dias.
c) As formas verbais do 3º quadrinho estão no modo subjuntivo, acentuando o caráter de indecisão das falas das personagens.
d) Em Para onde? e Para a praia!, no 1º e no 2º quadrinhos, a preposição expressa finalidade.
e) Na expressão ouvi meu pai dizer que tinha, do 3º quadrinho, que se refere ao termo anterior (dizer) e por isso é chamado de pronome relativo.
09. (MACKENZIE) - Assinale a alternativa correta sobre o último quadrinho.
a) Contém termos que estabelecem relações de causa: por isso e porque.
b) A forma verbal conheço apresenta marca de indeterminação do sujeito.
c) Em estou meio confusa, a forma verbal estou exprime ideia de processo.
d) A expressão meio confusa constitui outra possibilidade de uso da língua, já que a norma culta determina como correta a forma meia confusa.
e) O sinal de exclamação intensifica o sentido de hesitação presente na fala de Mafalda.
10. (CESGRANRIO) - Considere as frases:
I – Ficarei muito satisfeito se, ao envelhecer, me ____espiritualmente jovem.
II – Os economistas ____ soluções para os problemas financeiros.
As formas verbais que preenchem corretamente as frases acima são:
a) manter – proporam;
b) mantiver – propuseram;
c) mantiver – propuserem;
d) mantesse – propusessem;
e) mantivesse – proporam.
11. (VUNESP) - Assinale a alternativa em que a flexão verbal está corretamente empregada, de acordo com a norma culta:
a) Os empresários ficarão contentes quando transporem o obstáculo das altas taxas de juros.
b) A economia dos países sul-americanos se modernizou sem que a estrutura de renda acompanhou as transformações.
c) Quando se fazer previsões acerca da situação econômica, deve-se ter em mente as indicações do Banco Mundial.
d) A polícia interviu na greve dos bancários com hostilidade.
e) Quando o deputado vir o resultado das eleições, ficará exultante.
No primeiro quadrinho, a forma verbal Sabe
a) tem a oração A semana que vem vou viajar de férias como complemento do tipo objeto direto.
b) é ocorrência típica do português culto e formal, verificado, por exemplo, no início de documentos oficiais escritos.
c) é empregada para estabelecer o contato inicial com o interlocutor, como “alô” em uma conversa telefônica.
d) destaca que o interlocutor possui conhecimento prévio do assunto.
e) introduz conselho dirigido ao interlocutor
08. (MACKENZIE) - Assinale a alternativa correta.
a) No último quadrinho, a expressão dias infames poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por “dias dignificantes”.
b) A expressão não sei quantos, no 3º quadrinho, reforça o desconhecimento sobre a duração das férias, já que estabelece uma indefinição do número de dias.
c) As formas verbais do 3º quadrinho estão no modo subjuntivo, acentuando o caráter de indecisão das falas das personagens.
d) Em Para onde? e Para a praia!, no 1º e no 2º quadrinhos, a preposição expressa finalidade.
e) Na expressão ouvi meu pai dizer que tinha, do 3º quadrinho, que se refere ao termo anterior (dizer) e por isso é chamado de pronome relativo.
09. (MACKENZIE) - Assinale a alternativa correta sobre o último quadrinho.
a) Contém termos que estabelecem relações de causa: por isso e porque.
b) A forma verbal conheço apresenta marca de indeterminação do sujeito.
c) Em estou meio confusa, a forma verbal estou exprime ideia de processo.
d) A expressão meio confusa constitui outra possibilidade de uso da língua, já que a norma culta determina como correta a forma meia confusa.
e) O sinal de exclamação intensifica o sentido de hesitação presente na fala de Mafalda.
10. (CESGRANRIO) - Considere as frases:
I – Ficarei muito satisfeito se, ao envelhecer, me ____espiritualmente jovem.
II – Os economistas ____ soluções para os problemas financeiros.
As formas verbais que preenchem corretamente as frases acima são:
a) manter – proporam;
b) mantiver – propuseram;
c) mantiver – propuserem;
d) mantesse – propusessem;
e) mantivesse – proporam.
11. (VUNESP) - Assinale a alternativa em que a flexão verbal está corretamente empregada, de acordo com a norma culta:
a) Os empresários ficarão contentes quando transporem o obstáculo das altas taxas de juros.
b) A economia dos países sul-americanos se modernizou sem que a estrutura de renda acompanhou as transformações.
c) Quando se fazer previsões acerca da situação econômica, deve-se ter em mente as indicações do Banco Mundial.
d) A polícia interviu na greve dos bancários com hostilidade.
e) Quando o deputado vir o resultado das eleições, ficará exultante.
12. (ENEM) - Se o trecho “Suas palavras não eram levadas pelas ondas
do rádio, e aquela mensagem não fora enviada por um
ouvinte” for escrito na voz ativa, as formas verbais
sublinhadas serão substituídas, respectivamente, por
a) levaram e enviou.
b) levassem e enviava.
c) levariam e enviará.
d) levavam e enviara.
e) levarão e enviasse.
13. (FGV) - Assinale a alternativa em que não haja erro de conjugação
de verbo.
a) Em pouco mais de três meses, a lesão do jogador poderá
estar curada, se ele manter adequadamente o
tratamento.
b) O moderador interviu assim que ficou a par dos
problemas técnicos.
c) Se a Patrícia previr tempo seco para o litoral, haveremos
de descer a serra antes de o sol nascer.
d) Leocádia estava terrivelmente irritada. Tinha ganas de
dizer a Alberto tudo o que ele merecia; mas se deteu,
esperando oportunidade melhor.
e) Quando o negociador propor uma saída honrosa, será
o momento de todos o aplaudirmos.
14. (FJPF) - Há erro de conjugação verbal em:
a) Nas intervenções, sempre se apunham comentários maliciosos ao meu depoimento.
b) Trata-se de uma lei que vigiu na Primeira República e hoje revela-se anacrônica.
c) Encontrou-se ontem com a pessoa que delatara à polícia há dois meses.
d) Não se pode admitir que o Direito sobresteja o curso dos fatos sociais.
e) Disse-me ele que eu às vezes pretiro os limites do bom senso.
15. (FEC) - “...de ter feito e visto o que fiz e vi.” A alternativa que apresenta erro na forma verbal de uma estrutura semelhante a esse segmento do texto é:
a) “...de ter reavido e tido o que reavi e tive.”
b) “...de ter dado e aceito o que dei e aceitei.”
c) “...de ter mantido e previsto o que mantive e previ.”
d) “...de ter composto e detido o que compus e detive.”
e) “...de ter produzido e trazido o que produzi e trouxe.”
16. (VUNESP) - Assinale a alternativa em que o tempo verbal está corretamente indicado entre parênteses:
a) No mundo tudo poderia ser apresentado em generosa amplitude. (futuro do pretérito)
b) Nada lhe parece mais estúpido e mesquinho que o ideal do trabalhador. (imperativo afirmativo)
c) Se existisse uma ética do trabalho, a da aventura pode desaparecer. (pretérito mais-que-perfeito)
d) Dois princípios encarnam-se nos tipos do aventureiro e do trabalhador. (imperfeito do subjuntivo)
e) Só uma ética de trabalho dará valor moral positivo ao trabalho. (pretérito perfeito)
17. (NUCEPE) - Qual das formas verbais não está no indicativo?
a) Permaneça.
b) Consegue.
c) Será Estendida.
d) Assegurarão.
e) Começaram.
18. (VUNESP) - Assinale a alternativa em que há correta equivalência entre as formas verbais simples e compostas no período:
a) eu faria o mesmo / tinha feito o mesmo;
b) meu cunhado viajara / haveria viajado;
c) eu ainda não gostava de cachorro / tinha gostado;
d) todos darão palpite / haveriam dado;
e) tivera alguma nobreza / tinha tido.
19. (CEPERJ) - “...vêm carregadas de advertências confusas...” O verbo “vir” está incorretamente flexionado na frase:
a) Vimos aqui agora consultar um dicionário médico.
b) É importante virmos sempre aqui consultar um dicionário médico.
c) Pensavam que viéramos aqui para consultar um dicionário médico.
d) Viemos hoje, nesse momento, consultar um dicionário médico.
e) Se viermos à biblioteca amanhã, consultaremos um dicionário médico.
20. (UECE) - A forma “traz” é de um verbo irregular, cujo presente do indicativo se escreve trago, trazes, traz, trazemos, trazeis, trazem. Também está correta a flexão do verbo:
a) aguar → agôo, agoas, agoa, aguamos, aguais, agoam;
b) deter → deti, deteste, deteu, detemos, detestes, deteram;
c) remediar → remedeio, remedeias, remedeia, remediamos, remediais, remedeiam;
d) perder → perdo, perdes, perde, perdemos, perdeis, perdem.
01
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D | C | E | A | D | B | C | B | A | B |
11
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12
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13
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14
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15
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16
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17
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18
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19
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20
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E
| D | C | B | A | A | A | E | D | C |
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