Classificação dos seres vivos - 20 Exercícios com gabarito

01. (FATEC) - Leia o texto. 
Estamos presenciando uma inédita crise de biodiversidade, explicada tanto pela destruição ambiental quanto pela falta de conhecimento sobre as espécies (por exemplo, estima-se que menos de 10% das espécies brasileiras de animais sejam conhecidas). Esse desconhecimento, chamado de impedimento taxonômico, é gerado pela escassez de taxonomistas qualificados e limita severamente as estratégias de conservação da biodiversidade.  
Assinale a alternativa correta considerando o que foi apresentado no texto. 
a) A Taxonomia é dispensável para os planos de conservação da biodiversidade, embora fundamente o conhecimento científico sobre o tema. 
b) Os taxonomistas são profissionais importantes, porque eles limitam severamente as estratégias de conservação da biodiversidade. 
c) Impedimento taxonômico é uma linha de pensamento que deveria ser combatida, a fim de aumentar o desenvolvimento econômico. 
d) A conservação requer o conhecimento sobre a biodiversidade; uma estratégia para isso é investir na formação de taxonomistas. 
e) A crise de biodiversidade que a humanidade presenciou no passado é a causa principal do impedimento taxonômico atual. 

02. (UFAC) - A taxonomia é uma importante ferramenta na identificação e classificação dos seres vivos e permite estabelecer o grau de parentesco entre duas espécies distintas. A abelha doméstica (Apis mellifera) e o carrapato do cachorro (Rhipicephalus sanguineus) apresentam a mesma classificação taxonômica até o grau de:
a) Filo.
b) Classe.
c) Ordem.
d) Família.
e) Espécie.

03. (FGV) - O sistema de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies. Para Lineu, a invariabilidade das espécies é a condição da ordem na natureza. Para Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de classificação, no qual se perderiam as categorias taxionômicas mais amplas do sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos. A partir do texto, pode-se dizer que: 
a) o sistema lineano de classificação não permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres vivos. 
b) mesmo após a publicação do livro de Darwin, o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas entre as espécies. 
c) para Darwin, a classificação taxionômica deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica entre as espécies. 
d) para o pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm importância quando da construção de um sistema de classificação taxionômica. 
e) Lineu antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz.  

04. (FAMERP) - Na filogenia estão representadas, de acordo com as propostas mais aceitas atualmente para a evolução dos Vertebrados, as relações evolutivas entre alguns grupos de animais.

De acordo com as informações contidas na filogenia, é correto afirmar que
a) os répteis possuem um ancestral exclusivo não compartilhado com nenhum outro grupo de animal.
b) os lagartos são tão próximos evolutivamente dos crocodilos quanto são das tartarugas.
c) as tartarugas são mais próximas evolutivamente dos mamíferos do que das aves.
d) os peixes e os anfíbios compartilham um ancestral único e exclusivo.
e) as aves são o grupo mais próximo evolutivamente dos crocodilos. 

05. (PUCRIO) - Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e heterotróficos, respectivamente, é:
a) usar carbono orgânico e carbono inorgânico.
b) usar carbono inorgânico e carbono orgânico.
c ) usar carbono da água e do ar.
d) usar metano e gás carbônico.
e) realizar respiração aeróbia e fermentação.

06. (FUVEST) - Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos:
I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células.
II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal.
III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo.
Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:
a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III.
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I.
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I. 
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II. 
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

07. (FUVEST) - Considere as seguintes características atribuídas aos seres vivos: I. Os seres vivos são constituídos por uma ou mais células. II. Os seres vivos têm material genético interpretado por um código universal. III. Quando considerados como populações, os seres vivos se modificam ao longo do tempo. Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que 
a) os vírus e as bactérias são seres vivos, porque ambos preenchem os requisitos I, II e III. 
b) os vírus e as bactérias não são seres vivos, porque ambos não preenchem o requisito I. 
c) os vírus não são seres vivos, porque preenchem os requisitos II e III, mas não o requisito I. 
d) os vírus não são seres vivos, porque preenchem o requisito III, mas não os requisitos I e II. 
e) os vírus não são seres vivos, porque não preenchem os requisitos I, II e III.

08. (FATEC) - A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos.

Pensando nas características de alguns seres representados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino 
a) Animalia agrupa os seres vivos unicelulares e pluricelulares, organizados em vertebrados e invertebrados. 
b) Fungi é formado por seres vivos autótrofos, como os cogumelos e os bolores. 
c) Protoctista reúne as algas e os protozoários exclusivamente pluricelulares. 
d) Monera inclui as bactérias que não têm núcleo e nem material genético. 
e) Plantae agrupa seres vivos pluricelulares, clorofilados e eucariontes.
  
09. (ENEM) - Acredita-se que os olhos evoluíram de órgãos sensores de luz para versões que formam imagens. O olho humano atua como uma câmera, coletando, focando e convertendo a luz em sinal elétrico, que é traduzido em imagens pelo cérebro. Mas em vez de um filme fotográfico, é uma retina que detecta e processa os sinais, utilizando células especializadas. Moluscos cefalópodes (como as lulas) possuem olhos semelhantes aos dos humanos, apesar da distância filogenética.
LAMB, T. D. A fascinante evolução do olho: cientistas já têm uma visão clara de como surgiram nossos olhos tão complexos. Scientific American Brasil, ed. 111, ago. 2011 (adaptado).
A comparação dos olhos mencionada representa que tipo de evolução? 
a) Aleatória. 
b) Homóloga. 
c) Divergente. 
d) Progressiva. 
e) Convergente.

10. (FGV-SP) - Assim como algumas espécies formam um gênero, gêneros relacionados formam uma família, e assim por diante. Portanto, na hierarquia taxonômica é correto afirmar que 
a) as classes são agrupadas em filos. 
b) os domínios são agrupados em reinos. 
c) os reinos são agrupados em domínios. 
d) as espécies são agrupadas em subespécies. 
e) os gêneros são agrupados em classes.

11. (UFCE) - Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Indique a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia: 
a) multicelulares, procarióticos e heterótrofos. 
b) unicelulares, eucarióticos e heterótrofos. 
c) multicelulares, eucarióticos e autótrofos. 
d) multicelulares, eucarióticos e heterótrofos. 
e) unicelulares, procarióticos e autótrofos.

12. (UNIFESO) - Analise o fragmento a seguir.
“Um dos maiores seres conhecidos pertence ao gênero Armillaria.
Na região de Michigan foi encontrado um indivíduo que ocupa uma área de 15 hectares e, em Washington, foi encontrado outro, do mesmo gênero, que ocupa uma área correspondente a três distritos.” 
(Adaptado. http://en.wikipedia.org/wiki/Armillaria_gallica)

Esses indivíduos produzem enzimas e as segregam sobre grandes moléculas orgânicas, transformando-as em moléculas menores para depois absorvê-las.
As informações acima referem-se a
a) uma planta heterotrófica.
b) um líquen.
c) um protozoário colonial.
d) um fungo.
e) um animal colonial primitivo.

13. (ETEC) - Os cientistas entendem que a Ciência é universal e deve ser difundida sem imposições de fronteiras, por isso os resultados das pesquisas científicas são divulgados em congressos e publicados em revistas especializadas.
Como consequência dessa livre troca de informações, o botânico sueco Carl von Linné (Lineu), em 1735, por meio de seu livro Systema Naturae, apresentou um detalhado sistema de classificação dos seres vivos, que serviu de base para a organização dos atuais sistemas nos quais existem sete grupos principais de classificação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência hierárquica correta dos grupos de classificação:
a) Espécie, gênero, família, ordem, filo, classe, reino
b) Espécie, gênero, família, ordem, classe, filo, reino.
c) Espécie, gênero, ordem, família, classe, filo, reino.
d) Espécie, ordem, família, gênero, filo, classe, reino.
e) Espécie, ordem, gênero, família, classe, filo, reino.

14. (CEFET-PR) - Rhinoxenus bulbovaginatus e Cacatuocotyle paranaensis são parasitos platelmintos de peixes primariamente encontrados em rios do Estado do Paraná. Estes dois parasitas pertencem: 
a) à mesma raça. 
b) ao mesmo subgênero. 
c) à mesma espécie. 
d) ao mesmo reino. 
e) ao mesmo gênero.

15. (UFMA) - A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de todo o mundo. Identifique abaixo o nome científico escrito corretamente: 
a) charadrius Collaris - Maçarico-de-coleira 
b) Eudocimus Ruber- Guará 
c) Arenaria interpres - Maçarico vira-pedras 
d) falco Peregrinas - Gavião-peregrino 
e) Himantopus Himantopus - Maçarico-pernilongo

16. (USF) - Certos fungos são empregados na produção de queijos, sendo responsáveis por sabores característicos. Os fungos Penicillium roquefortii e Penicillium camembertii, por exemplo, são utilizados na fabricação de queijos tipos roquefort e camembert, respectivamente. 
Pela análise dos nomes científicos acima citados, podemos concluir que esses seres NÃO pertencem ao (à) mesmo(a):
a) gênero.
b) classe.
c) família.
d) espécie.
e) ordem.

17. (FGV-SP) - A taxonomia fornece meios para esclarecer a evolução dos organismos, assim como suas inter-relações. Novos organismos são descobertos com frequência e a função dos taxonomistas é classificá-los de forma que reflitam as relações filogenéticas. A principal missão do taxonomista é conhecer a variabilidade e separá-la em intra e interpopulacional. 
Sabendo-se que as características morfológicas têm auxiliado os taxonomistas na classificação dos seres vivos, pode-se afirmar que 
a) a morfologia de uma célula é suficiente para esclarecer suas relações filogenéticas. 
b) as características morfológicas são úteis na identificação de organismos como bactérias, por exemplo, diferenciando estruturas como endósporos ou flagelos. 
c) os organismos macro ou microscópicos são morfologicamente diversificados, portanto, os critérios morfológicos não criam dúvidas na separação dos mesmos. 
d) desde os tempos de Aristóteles, a classificação dos organismos vivos é baseada apenas em características morfológicas evidentes. 
e) a morfologia é, ainda, a melhor ferramenta disponível visando a classificação, uma vez que a biologia molecular e a genética têm se mostrado inconclusivas, devido à grande variabilidade genética das espécies.

18. (PUCRJ) - O lobo-guará e a onça são dois exemplares da nossa fauna ameaçados de extinção. O diagrama a seguir mostra as principais categorias taxonômicas a que pertencem estes animais:
Lobo-guará: Cordado > mamífero > carnívoro > canídeo > Chrysocyon > C. brachyurus
Onça parda: Cordado > mamífero > carnívoro > felídeo > Felis > F. concolor
A análise do diagrama permite dizer que os dois animais estão próximos na mesma categoria até:
a) classe.
b) filo.
c) família.
d) gênero.
e) ordem.

19. (ENEM) - Alterações no genoma podem ser ocasionadas por falhas nos mecanismos de cópia e manutenção do DNA, que ocorrem aleatoriamente. Assim, a cada ciclo de replicação do DNA, existe uma taxa de erro mais ou menos constante de troca de nucleotídeos, independente da espécie. Partindo-se desses pressupostos, foi construída uma árvore filogenética de alguns mamíferos, conforme a figura, na qual o comprimento da linha horizontal é proporcional ao tempo de surgimento da espécie a partir de seu ancestral mais próximo.
Qual espécie é geneticamente mais semelhante ao seu ancestral mais próximo?
a)  Cavalo
b)  Ovelha
c) Veado
d) Porco
e) Vaca

20. (CESMAC)  - Considerando os conhecimentos de taxonomia, é correto afirmar que as regras de nomenclatura binomial de Lineu estabelecem que
a) o gênero pode ser indicado sem se referir a uma espécie em particular.
b) para se referir a várias espécies de um gênero, pode se usar “sp.”, após a denominação da família.
c) pode-se escrever o nome da espécie sozinho quando o gênero não for conhecido.
d) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em grego.
e) ambos os nomes relativos ao gênero e à espécie devem ser escritos em itálico e sublinhados.



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