Realismo/Naturalismo - 20 Exercícios com gabarito

01. (FAAP) "Queria dizer aqui o fim do Quincas Borba, que adoeceu também, ganiu infinitamente, fugiu desvairado em busca do dono, e amanheceu morto na rua, três dias depois. Mas, vendo a morte do cão narrada em capítulo especial, é provável que me perguntes se ele, se o seu defunto homônimo é que dá o título ao livro, e por que antes um que outro, - questão prenhe de questões, que nos levariam longe... Eia! chora os dous recentes mortos, se tens lágrimas. Se só tens riso, ri-te! É a mesma cousa. O Cruzeiro, que a linda Sofia não quis fitar, como lhe pedia Rubião, está assaz alto para não discernir os risos e as lágrimas dos homens." 

Machado de Assis Machado de Assis filia-se (e o trecho é exemplo disso) ao estilo de época do: 

a) arcadismo 
b) romantismo 
c) realismo 
d) simbolismo 
e) modernismo. 

02. (UCPEL) A ficção machadiana tem como particularidade a presença de diálogo constante com o leitor, o que pode ser verificado no fragmento que segue:
[...] Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem [...]

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial. p. 172 (fragmento)

Essa forma de escrita de Machado de Assis sinaliza uma característica importante que está presente na
a) poética simbolista.
b) prosa modernista.
c) prosa romântica.
d) prosa realista.
e) poética naturalista.

03. (UFRGS-RS) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história.

a) personagem sobrepõe-se ao ambiente.
b) coletivo sobrepõe-se ao individual.
c) psicológico sobrepõe-se ao social.
d) trabalho sobrepõe-se ao capital
e) A força sobrepõe-se à razão.

04. (UFPA) Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:

a) pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.
b) pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.
c) por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.
d) por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.
e) por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.

05. (FMTM) Assinale a alternativa em que se encontram características da prosa do Realismo. 

a) Objetivismo; subordinação dos sentimentos a interesses sociais; críticas às instituições decadentes da sociedade burguesa. 
b) Idealização do herói; amor visto como redenção; oposição aos valores sociais. 
c) Casamento visto como arranjo de conveniência; descrição objetiva; idealização da mulher. 
d) Linguagem metafórica; protagonista tratado como anti-herói; sentimentalismo. 
e) Espírito de aventura; narrativa lenta; impasse amoroso solucionado pelo final feliz.

06. (UCBA) Os romances Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato, do último quartel do século XIX, inauguram concepções estéticas e filosóficas que se opõem ao:

a) Romantismo.
b) Realismo.
c) Arcadismo.
d) Naturalismo.
e) Simbolismo.

07. (FGV-SP) Machado de Assis, a rigor, não foi seguidor fiel de nenhuma escola literária. No entanto, temos de convir que o autor não deixou de aceitar concepções próprias do:

a) Neoclassicismo.
b) Ultra-romantismo.
c) Realismo.
d) Futurismo.
e) Modernismo.

08. (E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:

a) é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
b) Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a seqüência do tempo cronológico.
c) memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
d) constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
e) revela crítica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.

09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Realismo:

a) Preocupação em justificar, à luz da razão, as reações das personagens, seus procedimentos e os problemas sentimentais e metafísicos apresentados.
b) A apresentação do homem como um ser dominado pelos instintos, taras, pela carga hereditária, em detrimento da razão.
c) A preocupação em retratar a realidade como ela é, sem transformá-la. O autor, ao relatar, deverá estar baseado na documentação e observação da realidade.
d) amor é visto unicamente sob o aspecto da sexualidade e apresentado como uma mera satisfação de instintos animais.
e) Aspectos descritivos e minuciosos, sempre que possível, baseados na observação da realidade e do subjetivismo e sentimentalismo do autor.

10. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que não diz respeito ao Realismo:

a) Finalidade subjetiva da emoção na prosa.
b) Causa e efeito é preocupação do autor.
c) As causas e circunstâncias são importantes.
d) Atitude mais contida que a do Romantismo.
e) empenho na defesa de opiniões.

11. (PUC-RJ) Estão relacionadas abaixo uma série de características de movimentos literários. Delas apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual é?

a) Busca da objetividade científica.
b) Idealização da natureza.
c) Determinismo biológico.
d) Tematização do patológico.
e) Aplicação do método experimental.

12.  (EU-BA) A respeito da ficção de Machado de Assis, pode-se afirmar que

a) se desenvolveu do Romantismo para o Naturalismo, consagrando-se sobretudo nas crônicas políticas e nos contos satíricos.
b) amadureceu sob a influência de José de Alencar, de quem tomou os temas e o estilo, tal como se vê em Quincas Borba.
c) é exemplo típico da literatura naturalista, sendo apenas superada pela obra-prima O Cortiço, de seu mestre Aluísio Azevedo.
d) representa a conquista da maturidade da literatura nacional a partir de Memórias Póstumas de Brás Cubas.
e) atingiu com Ressurreição e A mão e a luva o plano mais alto de nossa literatura de expressão realista.

13. (FCC-BA) Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana porque, a partir dele, o autor

a) assume de vez a visão romântica da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
b) se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos patológicos e os aspectos mais repugnantes da sociedade.
c) procede a uma retificação da própria obra, através da voz de personagens por meio das quais renega os valores da primeira fase.
d) antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
e) desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.

14. (FEI-SP) Leia atentamente:

I. "Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte, o evolucionismo formam o contexto sociopolítico-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista."
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos."
III. "Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia."
IV. "Poderíamos citar como característica da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade."

Verificamos que em relação ao Realismo/naturalismo está (estão) correta (corretas):

a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e IV.
d) apenas II e III.
e) apenas III e IV.

15. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:

a) se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
b) pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
c) defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.
d) analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.
e) estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.

16. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre a prosa naturalista:

a) As personagens expressam a dependência do homem às leis naturais.
b) estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de refletir a visualização pictórica dos ambientes.
c) Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
d) Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
e) comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa.

17. (FEI-SP) "Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento." (Alfredo Bosi)

O texto refere-se ao:

a) Romantismo
b) Realismo.
c) Simbolismo.
d) Parnasianismo.
e) Modernismo.

18. (F. Objetivo-SP) Analise o seguinte fragmento e responda:

"A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos..." (Aluísio Azevedo)

 Descrição de personagens pela acentuação de caracteres biológicos e raciais é característica do:

a) Romantismo.
b) Realismo.
c) Modernismo.
d) Impressionismo.
e) Naturalismo.

19. (MACK-SP) Várias características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:

a) nacionalista e positivista.
b) positivista e evolucionista.
c) evolucionista e sentimentalista.
d) neoclassicista e socialista.
e) bucólica e antropocêntrica.

20. (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas..."

a) Realismo, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
b) Naturalismo, Aluísio Azevedo, O mulato.
c) Naturalismo, Júlio Ribeiro, A carne.
d) Pré-Modernismo, Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma.
e) Romantismo, Álvares de Azevedo, Lembrança de morrer.


 GABARITO 

01 - C
02 - D
03 - B
04 - B
05 - A
06 - A
07 - C
08 - D
09 - C
10 - A
11 - B
12 - D
13 - E
14 - B
15 - E
16 - D
17 - B
18 - E
19 - B
20 - A

7 comentários:

  1. A questão 15 não bate com o gabarito, pois a afirmação IV refere-se ao Romantismo. Creio que a 15 confere B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esther, quando eu estava a responder a questão 15, também vi esse detalhe...

      Excluir
    2. A questão 15 está correta sim, pois retrata algumas correntes científicas desse período. A Geração Materialista, por exemplo, usa a ciência como suporte de crescimento e consegue descobertas centralizadas no avanço das ciências biológicas e físico-química, que passam a constituir o principal parâmetro utilizado para explicar a realidade e o comportamento humano.

      Excluir
  2. A questão 6 Não seria Realismo, mas no Gabarito esta letra A) Romantismo.
    Se refere a Memorias Postunas de Bras Cubas e o Mulato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pergunta o que se opõem,ou seja, o contrário. Então, o romantismo é o contrario do realismo

      Excluir