Domínios morfoclimáticos - 28 Exercícios com Gabarito

01. (CESPE/CEBRASPEOs domínios morfoclimáticos são compreendidos como o conjunto de elementos naturais (clima, relevo, vegetação) que se inter-relacionam e formam uma paisagem geográfica. O Brasil apresenta uma diversidade de paisagens naturais.
Assinale a opção correta, a respeito dos domínios morfoclimáticos do Brasil.
a) A Amazônia é um domínio morfoclimático restrito ao território brasileiro.
b) O domínio morfoclimático da caatinga apresenta variações de clima semiárido e árido.
c) O cerrado é um domínio morfoclimático que ocorre na porção central do país, em áreas onde se observam duas estações climáticas bem definidas, uma chuvosa e outra seca.
d) As pradarias que ocorrem na região Sul do Brasil apresentam como característica vegetacional a ocorrência de araucárias, pinheiros e eucaliptos, árvores típicas de clima temperado e subtropical com baixas temperaturas.
e) O domínio dos mares de morros ocorre nas regiões Sul e Sudeste do Brasil tendo como vegetação típica a ocorrência de gramíneas e matas de araucárias.

02. (UFRGS) O sistema de alerta baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) detectou 498 Km2 de desmatamentos na Amazônia Legal por corte raso ou degradação progressiva, em agosto de 2009. Desse total, 301 Kmforam registrados no Pará.
A cada quinzena, os dados são enviados ao IBAMA, responsável pela fiscalização das áreas. O sistema indica tanto áreas de corte raso – quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa – quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.
Adaptado de: www.inpe.br.

Considere as seguintes afirmações sobre o processo de exploração econômica da Amazônia e a questão ambiental.
I – A derrubada da floresta contribui para o aumento da precipitação na região amazônica.
II – A derrubada da floresta contribui para o avanço e a consolidação da caantiga.
III – A exploração econômica atual compromete a sustentabilidade da Floresta Amazônica.
Quais estão corretas?                                                               
a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 

03. (UFT)Os Cerrados arbóreos têm a fisionomia característica marcada pelas árvores e arbustos, lembrando regiões semi áridas, não há escassez de água nos cerrados, mesmo nas estações mais secas. Os cerrados brasileiros, em contraste com as savanas africanas, são úmidos, apesar da sazonalidade da umidade. (Ross, 1995)
Ainda sobre as características do Cerrado analise as assertativas abaixo
I. As estações chuvosas e secas são bem marcadas, e as precipitações anuais estão acima de 1000 mm.
II. As espécies de plantas arbóreas estão adaptadas para retirar água de grandes profundidades do solo, com raízes que atingem mais de 15 m.
III. A água não é limitante para o desenvolvimento arbóreo.
IV. A sazonalidade climática expressa-se claramente na estrutura e no funcionamento dos cerrados, que apresentam diferentes fenofases dos grupos de espécies que neles se desenvolvem.
V. De acordo com as diferentes condições geológicas, geomorfológicas e climáticas, os solos dos cerrados variam em textura, estrutura, perfil e profundidade.
São verdadeiras as assertativas
a) II, III e IV
b) II, III e V
c) I, II, III e V
d) I, II, III e IV
e) I, II, III, IV e V

04. (UNESP) - Analise as afirmações sobre os recursos naturais brasileiros e os biomas que os agregam.
I. Na Amazônia, a expansão agrícola e a presença de assentamentos, a partir das margens de novas rodovias, não colaboram com a degradação da floresta.
II. O estudo da biodiversidade dos biomas brasileiros pode gerar riqueza e crescimento econômico na forma de novos medicamentos e novas fontes de biocombustível.
III. O cerrado, desde que corretamente manejado, é ideal para o cultivo da soja e para a criação de gado e por apresentar espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, frequentemente devastadas por queimadas, é considerado como um bioma pouco expressivo em biodiversidade.
IV. Os desmatamentos e as queimadas da Floresta Amazônica transformam os solos férteis, ricos em húmus, em solos frágeis e pobres em nutrientes, tornando-os inadequados à agricultura.
V. A conservação de áreas com vegetação nativa ajuda a purificar e manter os cursos d’água, restaurando o solo e diminuindo o impacto das mudanças climáticas.
(Edward O. Wilson. Veja, Edição Especial 40 anos, Setembro/2008. Adaptado.)

Estão corretas apenas as afirmações
a) I, II e III.
b) III, IV e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e IV.
e) II, III e V.

05. (ACAFE) - Milton Santos, geógrafo renomado, arguido sobre qual geografia ensinar, apontou como ponto de partida uma geografia do presente, o que significa “saber o que o mundo é e como ele se define e funciona, de modo a reconhecer o lugar de cada país no conjunto de cada planeta e o de cada pessoa no conjunto da sociedade humana”.

Nesse sentido, analise o texto a seguir.
“Mata Atlântica: é o bioma que foi mais intensamente alterado pela ação humana desde o descobrimento. Sobre ele está concentrada a maior parte da população brasileira e de suas atividades produtivas, agrícolas e industriais. O bioma se estende desde o litoral do Rio Grande do Norte até o litoral do Rio Grande do Sul, sendo importante principalmente na região Sudeste. Com 1.110.182 km2, é o terceiro maior bioma em extensão e ocupa 13,04% do território nacional. Dele restam 27% da vegetação original (21,8% de floresta e 3,8% de não-floresta) e as áreas antropizadas correspondem a 71%”.
Fonte: Atlas da Questão Agrária Brasileira, acessado em 01/09/2009.

A atualidade do bioma citado fica mais bem entendida quando se conhece o processo de sua ocupação. O papel do cidadão é entender a forma como o espaço geográfico está organizado e nele atuar de forma crítica.
Assim, sobre esta cobertura vegetal é correto afirmar, exceto:
a) A exploração do pau-brasil, o plantio da cana-de-açúcar, do café, a industrialização e a expansão urbana foram, ao longo da história do Brasil, ações que contribuíram significativamente para a destruição da Mata Atlântica.
b) A devastação da cobertura vegetal, as formas de extrativismo, a expansão urbana e a agricultura têm contribuído consideravelmente para a dizimação da mata Atlântica, com perda significativa da sua biodiversidade.
c) A Mata Atlântica presta importante serviço ambiental de proteção aos solos e encostas, regulação climática, além da proteção dos mananciais de água potável que se destina a um grande número de brasileiros.
d) A continuidade dos processos hidrológicos responsáveis pela quantidade e qualidade da água potável para grande parte da população brasileira independe da preservação da Mata Atlântica.

06. (UFSJ)

Geopoiítica da Amazônia

"A floresta só deixará de ser destruída se tiver valor econômico para competir com a madeira, com a pecuária e com a soja. Mesmo com os grandes avanços na sua proteção, a questão de manter a capacidade sustentável da floresta ainda não foi solucionada. Florestas e terras são bens públicos e, por isso, são trunfos que estão sob o poder do Estado, que tem autoridade para dispor deles, segundo o interesse da nação." (Bertha K. Becker)
(Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php acessado em 15 de julho de 2008)

Assinale a alternativa que apresenta a proposta CORRETA para o desenvolvimento da região amazônica em bases mais sustentáveis.
a) Desenvolvimento de políticas para a integração do índio à população local, diminuindo assim o tamanho das reservas e garantindo a soberania do nosso território.
b) Incentivos à pesquisa e à utilização da biodiversidade e do conhecimento - fruto da diversidade cultural dos povos da floresta para o desenvolvimento da biotecnologia.
c) Erradicação da pecuária e da agricultura da região evitando, assim, o desmatamento de novas áreas para a formação de pastagens e cultivos.
d) Criação de uma nova legislação ambiental, visto que as leis em vigor no Brasil são pouco rígidas, o que incentiva o desmatamento.

07. (UFSCAR) Dois problemas ambientais similares, porém distintos, têm afetado o solo de regiões brasileiras situadas a cerca de quatro mil quilômetros de distância uma da outra: a desertificação e a arenização.
(L. Almeida & T. Rigolin, 2005.)

A respeito destes problemas e de suas áreas de abrangência, é correto afirmar que:
a) a desertificação ocorre em regiões de clima árido e a arenização em áreas de clima tropical alternadamente úmido e seco.
b) a desertificação é típica de regiões de solos profundos, com formação intensa de lateritas, e a arenização é típica de solos pobres de elevada acidez.
c) a desertificação vem ocorrendo nos planaltos centrais do Brasil e a arenização é característica do norte da Amazônia, onde há desmatamento.
d) a desertificação ocorre em áreas de relevo de planícies aluviais e a arenização em relevos cristalinos levemente ondulados.
e) no Brasil, há risco de desertificação no bioma da caatinga e verificam-se pontos de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul.

08. (UFF) - Tendo em vista que aterro sanitário é uma forma de disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas atividades humanas, e é objeto de investimentos governamentais, analise o gráfico abaixo.
Sobre o destino do lixo no Brasil, analise as seguintes afirmativas:
I) Mais de 60% dos municípios dispõem o lixo adequadamente em aterros sanitários em todas as grandes regiões brasileiras.
II) Na região Sudeste existe um número maior de municípios dispondo o lixo em aterros sanitários do que nas regiões Sul e Nordeste reunidas.
III) Os dados do gráfico permitem deduzir que os investimentos públicos em relação à correta destinação do lixo são insuficientes.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I e II, apenas
b) I, II e III
c) I e III, apenas
dII e III, apenas
e) I, apenas

09. (UNICS) -
“... na época do descobrimento do Brasil, uma cobertura florestal praticamente contínua, ainda que muito diversificada em sua constituição fitofisionômica e florística, estendia-se ao longo da costa, do Rio
Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, com amplas extensões para o interior, cobrindo a quase totalidade dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, além de partes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, bem como de extensões na Argentina e no Paraguai. Essa imensa floresta heterogênea, que ocupava uma superfície superior a 1.000.000 de quilômetros quadrados, somente no Brasil (cerca de 12 % da superfície do País), embora hoje muito reduzida e fragmentada, justifica uma denominação comum que a considere na sua totalidade.”
(CÂMARA, I. G., 1996:18)

Identifique, a partir da leitura desse fragmento de texto, a que tipo de cobertura florestal o autor se refere, assinalando a alternativa correta:
a) Floresta Equatorial Amazônica
b) Floresta Subtropical
cFloresta Atlântica
d) Floresta de Araucárias
e) Floresta de Cocais

10. (UFC) - Estudos realizados por biólogos e arqueólogos têm mostrado a extraordinária capacidade dos índios da Amazônia de explorar os recursos da natureza sem destruí-los, mas a história do Brasil, desde o início de sua exploração pelos europeus, é a história da destruição da natureza. Sobre os processos de uso e ocupação do território e de degradação do meio ambiente, é verdadeiro afirmar que:
a) a devastação da cobertura vegetal primitiva foi iniciada ainda no período colonial, pela região Norte, fato que a torna a mais degradada das regiões brasileiras.
b) a grande dimensão territorial, a intensa importação de alimentos e a alta fertilidade natural são fatores que asseguram a preservação dos solos brasileiros.
c) a derrubada de florestas, a caça predatória e o uso do fogo para conquista de novas áreas agropecuárias conduzem à dilapidação da fauna no Brasil.
d) à medida que a política ambiental evoluiu, estabeleceu-se, a partir de Lei Federal, que o território brasileiro seria um santuário natural.
e) os esgotos produzidos pela população são, na maioria dos municípios brasileiros, despejados em unidades de tratamento apropriadas.

11. (UFASCAR) - O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:
I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.
II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.
III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação.
IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.
São corretas as seguintes afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) I e IV.

12. (FGV) A lei de Gestão de Florestas Públicas, que foi sancionada pelo governo federal no início de 2006, consiste em
a) demarcar as florestas nacionais em Áreas de Proteção Ambiental.
b) conceder, durante um determinado período, as florestas públicas nacionais para a exploração madeireira ou para outras atividades econômicas.
c) utilizar os espaços florestais para reservas indígenas e parques ecológicos.
d) autorizar a pesquisa e extração de petróleo nas florestas nacionais públicas situadas na Amazônia.
e) permitir pesquisas sobre a diversidade biológica, nas florestas nacionais, em parceria com empresas privadas.

13. (FGV)A lei de Gestão de Florestas Públicas, que foi sancionada pelo governo federal no início de 2006, consiste em
a) demarcar as florestas nacionais em Áreas de Proteção Ambiental.
b) conceder, durante um determinado período, as florestas públicas nacionais para a exploração madeireira ou para outras atividades econômicas.
c) utilizar os espaços florestais para reservas indígenas e parques ecológicos.
d) autorizar a pesquisa e extração de petróleo nas florestas nacionais públicas situadas na Amazônia.
e) permitir pesquisas sobre a diversidade biológica, nas florestas nacionais, em parceria com empresas privadas.

14. (PUCPR) - Em relação aos domínios morfoclimáticos situados na Região Sul do Brasil e suas principais características, avalie cada afirmação abaixo:
I – Dois domínios morfoclimáticos de nosso país situam-se inteiramente na Região Sul: as pradarias, no sul e sudoeste gaúcho e o domínio das araucárias que se estende desde o centro do Paraná ao norte do Rio Grande do Sul.
II – As mais baixas temperaturas registradas no país ocorrem na Região Sul, na região de Chuí e dos banhados e restingas do Parque Nacional do Taim, bem próximo da divisa do Rio Grande do Sul com o
Uruguai, devido à elevada latitude do local.
III - O clima subtropical úmido predomina na Região Sul, embora nas porções menos elevadas do relevo, como no litoral e nos vales do Rio Paraná e Uruguai, sejam registradas temperaturas bastante elevadas, sobretudo nos meses de verão.
IV – O domínio dos Mares de Morros Florestados, que se caracteriza, entre outras coisas, por abranger os últimos remanescentes da Floresta Atlântica não é encontrado na Região Sul, uma vez que o limite meridional desse domínio se situa na Baixada Santista, no litoral paulista.
V – A maior parte dos cursos fluviais da Região Sul pertence à Bacia Platina, seguindo para os rios
Uruguai e Paraná, que fazem o limite ocidental dessa região brasileira com o Paraguai e a Argentina.
As afirmativas corretas são:
a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) II, IV e V.
d) I, II, III e IV.
e) I, II, IV e V.

15. (ADVISE) Situada na transição do domínio das caatingas amazônico, a Mata dos Cocais ocupa terras nordestinas, nos estados de Maranhão e Piauí. Uma das vegetações típicas deste tipo de floresta é:
a) Araucária.
b) Carnaúba.
c) Pinheiros.
c) Cactáceas.
d) Pau Brasil.

16. (CETREDE) A caatinga é uma vegetação típica do
a) Norte.
b) Nordeste.
c) Noroeste.
d) Sudoeste.
e) Sudeste.

17. (FGV) A cobertura florestal do Estados do Amazonas está dividida em dois subtipos: matas de planície de inundação (terminologia regional - mata de várzea e mata de igapó) e matas de terra firme.
Sobre os subtipos da cobertura florestal amazonense, analise as afirmativas a seguir.
I. A mata de várzea ocorre ao longo dos rios e das planícies inundáveis e apresenta menor diversidade florística porque poucas espécies dispõem de mecanismos que tolerem o ritmo sazonal das inundações.
II. A mata de terra firme é o ecossistema que apresenta grande complexidade na composição, distribuição e densidade de espécies, caracterizando-se pela heterogeneidade florística.
III. A mata de igapó apresenta grande diversidade fisionômica porque os indivíduos da mesma espécie sofreram diferentes processos de adaptação às variações do nível dos rios.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
e) I, II e III.

18. (VUNESP) Com mais da metade de sua área degradada, o bioma ainda aguarda o título de Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, como já obtido por outros ecossistemas do Brasil. É o segundo maior bioma da América do Sul. Especialistas alertam para os danos irreversíveis que o intenso processo de degradação pode trazer não só para o bioma, mas também para a sociedade, ao pôr em risco a disponibilidade de água e a regulação do clima.
O bioma se estende por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados (km2) do território brasileiro, o que equivale a quase 24% do país. Contudo, a área com vegetação íntegra do bioma já foi reduzida a cerca de 20% de sua cobertura original.
(AgênciaBrasil. EBC. https://bit.ly/3rUJJkH. Acesso em 10.dez.2021. Adaptado)
O texto mostra a redução do bioma
a) de campos.
b) do cerrado.
c) do pantanal.
d) da mata das araucárias.
e) da mata atlântica.

19. (VUNESP) Entende-se por Domínio Morfoclimático e Fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial, de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área, onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solo, formas de vegetação e condições climato-hidrológicas. Tais domínios espaciais, de feições paisagísticas e ecológicas integradas, ocorrem em uma espécie de área principal, de certa dimensão e arranjo, em que condições fisiográficas e biogeográficas formam um complexo relativamente homogêneo e extensivo.
(AB’SABER, Aziz. Nacib. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003)

A essa área mais típica e contínua, denomina-se
a) área core.
b) ecossistema.
c) geossistema.
d) enclaves.
e) relicto.

20. (FEPESE) Grande parte do território da Região Norte é ocupada por paisagens naturais ainda preservadas. A floresta Amazônica apresenta um aspecto aparentemente uniforme: parece uma gigantesca massa verde, com árvores altas e de copas largas. No entanto, sua vegetação é bem mais complexa do que parece e diferencia-se conforme as variações do relevo, da umidade e dos tipos de solo encontrados na região.
Analise as afirmativas abaixo sobre essas vegetações.
1. A mata de várzea ocupa as partes mais baixas do relevo, próximas aos grandes rios, em áreas quase constantemente alagadas.
2. A mata de igapó é encontrada em áreas mais elevadas que as da mata de várzea e é inundada somente durante as maiores cheias.
3. A mata de terra firme encontra-se situada em áreas que não são atingidas pelas cheias dos rios, suas árvores atingem de 30 a 60 metros de altura e crescem umas próximas às outras, com copas que impedem a penetração da luz solar.
4. A floresta semiúmida é a mata de transição entre a floresta Amazônica e outros domínios naturais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

21. (FGV) O Bioma Amazônia corresponde a cerca de 49% do território brasileiro. É caracterizado pelo clima dominante quente e úmido, a predominância da fisionomia florestal e pelo próprio contexto da Bacia do rio Amazonas, que possui a maior rede hidrográfica do planeta.
Sobre a importância da conservação deste bioma, analise as afirmativas a seguir.
I. O Bioma Amazônia contribui para o desenvolvimento da biotecnologia por seu estoque de material genético.
II. O Bioma Amazônia contribui para acelerar o aquecimento global por seu estoque e sua capacidade de fixação de carbono.
III. O Bioma Amazônia contribui para a manutenção das características do clima regional pela transferência de grandes quantidades de vapor d’água para a atmosfera.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

22. (VUNESP) Considere o mapa e os textos para responder à questão.

Brasil: domínios morfoclimáticos
(Ab’Sáber, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.)

I. Este domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil em relação às ações antrópicas. É uma área sujeita aos mais fortes processos de erosão e de movimentos coletivos de solos em todo o território brasileiro. Área de mamelonização extensiva, afetando todos os níveis da topografia (de 10-20 m a 1100-1300 m) de altitude.
II. Este domínio com aproximadamente 400 mil quilômetros quadrados é sujeito a climas subtropicais úmidos de planaltos com invernos relativamente brandos. O domínio comporta as paisagens menos “tropicais” do país. Ainda que a pedração dos solos não tenha sido muito grande na maior parte dos planaltos, é digno de nota que restem apenas 15% a 20% da biomassa original do domínio.
Os textos I e II referem-se, respectivamente, aos domínios indicados no mapa pelos números
a) 1 e 5.
b) 4 e 5.
c) 4 e 2.
d) 1 e 3
e) 1 e 5.

23. (FUNDATEC) Sobre o Bioma Pampa, analise as assertivas abaixo:
I. O solo, em grande parte do território, tem textura arenosa devido a sua origem de rochas sedimentares, sendo também bastante sensível à ação da água e do vento.
II. Ocupando uma área de pouco mais de 176 km2, o que representa 2,07% do território nacional, é o menor Bioma brasileiro.
III. O uso antrópico da terra no Bioma Pampa modificou a estrutura natural das comunidades florísticas e faunísticas pela introdução de gramíneas exóticas e a conversão das áreas de vegetação natural em áreas agrícolas, pastagens e, mais recentemente, silvicultura.
Quais estão corretas?
a) Apenas III.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

24. (ADVISE) Leia o texto a seguir:
“É um dos menores biomas existentes no Brasil. Sua localização está na região Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso (no sul do estado) e do Mato Grosso do Sul (no noroeste do estado), além de poder ser encontrado no Paraguai e na Bolívia. A fauna presente é riquíssima, concentrando quase todos os animais que vivem no Brasil. De acordo com a Agência de Notícias do IBGE, entre os animais de sua fauna estão: 132 espécies de mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego; 85 espécies de répteis, sendo os jacarés com a maior variedade; 463 espécies de aves: tucano, arara, tuiuiú, carão; 35 espécies de anfíbios, como a rã verde; e 263 espécies de peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região).”
(Fonte adaptada: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/).

A partir da leitura do texto, é possível perceber que trata-se de uma descrição do seguinte bioma brasileiro:
a) Pantanal.
b) Caatinga.
c) Cerrado.
d) Amazônia.
e) Mata Atlântica.

25. (FURB) Os domínios morfoestruturais são definidos pelo conjunto de fatores geomorfológicos ligados a aspectos de caráter amplo. Ocupam extensas áreas que evidenciam, por vezes, grandes diferenciações geomorfológicas controladas por condições naturais generalizadas ou por grandes extensões de litologia homogênea. No Brasil, é um exemplo de Domínio morfoestrutural dos depósitos inconsolidados:
a) As coberturas do Espinhaço-Diamantina.
b) As faixas de desdobramento do sul-sudeste.
c) A bacia do Tocantins-Araguaia.
d) O Pantanal Mato-grossense.
e) A bacia do São Francisco.

26. (FURB) Caracteriza-se pelo clima subtropical úmido, com inverno relativamente brando, sujeito a geadas e eventuais nevadas. São planaltos com elevações médias em torno de 700 a 1000 metros, sendo que tais planaltos se mostram como extensos interflúvios tabuliformes e com vertentes suavemente convexas.
Disponivel:http://bibliotecadigital.sedis.ufrn.br/pdf/geografia/Geo_Fis_I_Z_WEB.pdf
A afirmação anterior, refere-se a qual domínio morfoclimático do Brasil?
a) Dos planaltos de Araucária.
b) Das terras baixas equatoriais extensivamente florestadas da Amazônia.
c) Das regiões serranas tropicais úmidas.
d) Dos chapadões tropicais recobertos por cerrados e penetrados por florestas de galerias.
e) Dos campos das coxilhas subtropicais do Rio Grande do Sul.

27. (FEPESE) Essa paisagem e a irregularidade das chuvas são responsáveis por uma vegetação ímpar existente no Brasil. Compõe-se de uma associação de cactáceas e gramíneas. A erosão típica local é a pediplanação com intemperismo físico e o vento aplainando o topo dos morros mais resistentes à erosão, formando, por exemplo, as chapadas.
Estamos falando do:
a) Domínio da Caatinga.
b) Domínio das Pradarias.
c) Domínio dos Mares de Morros.
d) Domínio das Araucárias.
e) Domínio Amazônico.

28. (UFPA) - Na região Amazônia travam-se conflitos pela apropriação e uso dos recursos naturais. Eles se tornam intensos a partir da década de 1970 e 1980, quando os grandes projetos de exploração e beneficiamento mineral, metalúrgico, energético e agropecuário se estabelecem nesta parte do território nacional. Desde então, o capital nacional e internacional, o Estado, grupos e movimentos sociais organizados disputam a apropriação e o uso do subsolo, do solo, da água, dos bens da floresta, entre outros recursos. Sobre a atuação das organizações e dos movimentos sociais nessa região é correto afirmar:
a) Desde a década de 1970, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) representa os interesses de trabalhadores rurais, posseiros e peões, visto que, naquele período, as lideranças populares no campo e na cidade eram alvo da repressão política. A regularização fundiária é a sua principal reivindicação e foi somente conquistada a partir do programa Amazônia Terra Legal do Governo Federal.
b) O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é um dos movimentos sociais críticos à matriz energética implantada na Amazônia, que constrói complexos hidrelétricos para atender as demandas dos grandes projetos de exploração e beneficiamento mineral, tais como Albrás/Alunorte. Sua principal reivindicação é a utilização de recursos renováveis como a biomassa da floresta.
c) O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra( MST) desde 1990 atua no Sudeste do Para, quando dirige as primeiras ocupações. Dentre suas reivindicações está a reforma agrária de mercado, pela qual o Movimento pressiona o Estado para que haja desapropriação e indenização das terras improdutivas e para que sejam vendidas a preços de mercado para os trabalhadores rurais.
d) A Aliança dos Povos da Floresta é um movimento social que congrega povos indígenas, seringueiros, ribeirinhos, camponeses, em suma, todos os que têm nos recursos da floresta seu principal sustento. Esse movimento nasce como resposta à implantação de grandes projetos de exploração mineral e madereira, e de beneficiamento energético, agropecuário e rodoviário, que ameaçam a reprodução da floresta, de seus recursos e povos.
e) As organizações e os movimentos sociais que atuam na Amazônia agrupam-se em torno de duas grandes matrizes: a desenvolvimentista e a ambientalista. A primeira propõe o nacional desenvolvimentismo, impulsionado por grandes obras de infraestrutura que está representado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A segunda defende o desenvolvimento economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justo.





01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
C
ECDBEDCC
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
B
BABBBBA
B
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
D
B
CADAAD-
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário