Aleitamento Materno – 20 Exercícios Gabaritados

01. (FUNDATEC) - Durante o período da gestação, ocorrem muitas alterações hormonais e o corpo da mulher se modifica bastante. Assinale a alternativa que corresponde ao hormônio secretado pela hipófise anterior e responsável pelas contrações uterinas e por promover a ejeção do leite materno.
a) Ocitocina.
b) Progesterona.
c) Gonodotrofina coriônica.
d) Glucagon.
e) Prolactina.

02. (IBFC) - Considerando as definições adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aleitamento materno predominante é denominado quando a criança _____.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a) recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos
b) recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo
c) recebe leite materno e outros tipos de leite
d) recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais
e) recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos

03. (COTEC FADENOR) - Ainda sobre aleitamento materno/amamentação, assinale a alternativa que contém práticas que podem facilitar a amamentação exclusiva:
a) Cuidar da saúde física e mental da mulher, e ter uma rede de apoio.
b) Dar outros leites ou fórmulas infantis para “complementar” o leite materno.
c) Começar com alimentos sólidos ou pastosos, antes dos 6 meses de idade.
d) Oferecer mamadeira e chupeta, e usar medicamentos por conta própria.
e) Fumar e ingerir qualquer bebida alcoólica durante a amamentação.

04. (URCA) - Para o Ministério da Saúde, O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Define-se aleitamento materno exclusivo:
a) Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
b) Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
c) Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
d) Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
e) Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.


05. (VUNESP) - Entre as ações relacionadas à promoção da amamentação, está a mediação de grupos de orientação às famílias. Você está compondo o grupo que auxilia pessoas com dúvidas e é abordado por uma senhora, que pergunta sobre a possibilidade de o leite materno de sua nora estar fraco, por apresentar aspecto ralo e de coloração amarelada. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
a) No período pós-parto, hormônios estimulam a secreção do colostro, de aspecto tal como o descrito pela senhora e de grande importância para a imunidade.
b) O leite materno com o aspecto descrito é denominado maduro, por conter já menor quantidade de lactoferrina e imunoglobulina A.
c) A secreção desse tipo de leite ocorre quando há deficit nutricional no organismo materno, devendo a mãe buscar atendimento, e o bebê, receber complemento lácteo.
d) Trata-se de um fenômeno chamado galactopoiese, sugestivo de problemas imunológicos no bebê.
e) Denomina-se colostro, o leite que varia em sua composição, tem propriedades constipantes e é secretado até os seis meses de vida do bebê.

06. (FEPESE) - Acerca do aleitamento materno, é correto afirmar:
a) Não existe o risco da mulher que tem HIV passar o vírus para seu bebê durante a amamentação, devendo esta técnica ser estimulada pelos profissionais da saúde.
b) Água e outras bebidas podem ser ofertadas em paralelo à amamentação, pois isso faz com que reduza o risco de diarreia ou outra doença.
c) Além de dificultar a retirada do leite, a má pega machuca os mamilos. Quando o bebê tem uma boa pega, o mamilo fica em uma posição dentro da boca da criança que o protege da fricção e compressão, prevenindo, assim, lesões mamilares.
d) A partir dos quatro meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança.
e) A concentração de gordura no leite diminui no decorrer de uma mamada. Assim, o leite do final da mamada (chamado leite posterior) é menos rico em energia.

07. (FEPESE) - Assinale a alternativa correta em relação ao aleitamento materno.
a) A criança deve mamar em horários pré-estabelecidos, sendo desencorajado amamentar sem horários, sempre que a criança solicitar o peito (livre demanda).
b) Para cada ano que a mulher amamenta, a chance de desenvolver câncer de mama aumenta.
c) Indica-se que a criança troque o seio em cada mamada, sugando em torno de 15 minutos de cada lado, mesmo que a mama não tenho sido esvaziada completamente.
d) O leite materno deve ser exclusivo até os 12 meses de idade, quando então deve-se complementar com outros alimentos.
e) Ao posicionar ao bebê em seio materno deve-se atentar para que o queixo do bebê encoste na mama, o nariz fique livre e os lábios virados para fora, sendo estes os sinais de pega adequada da aréola.

08. (UNIOESTE) - De acordo com as vantagens da amamentação, assinale a alternativa INCORRETA:
a) É de fácil digestão e não sobrecarrega os intestinos e os rins do bebê.
b) Ajuda no desenvolvimento dos ossos e musculatura da face, previne problemas dentários e de fala, diminui a incidência de cáries.
c) A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e ovário.
d) Amamentar sempre que o bebê quiser.
e) Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços afetivos entre mãe e filho(a).

09. (VUNESP) - Em um grupo de puericultura em que se acompanham as famílias que passam por consultas mensais e visitas às salas de vacinação, surge uma dúvida sobre o aleitamento materno, a qual é corretamente esclarecida a seguir:
a) o leite materno deve ser substituído por fórmulas infantis devidamente prescritas quando em situações como a de mãe tabagista, desde a primeira consulta.
b) amamentar exige mamas túrgidas, com tecido suficiente, e mamilos planos não permitem a continuidade da amamentação.
c) o aleitamento materno previne doenças, mas não deve ser ofertado no dia de vacina, para evitar confundidores de possíveis reações adversas.
d) a alimentação complementar pode ter início aos 6 meses de vida, que deve ter preferencialmente o leite materno como principal alimento até 1 ano de idade.
e) deve-se respeitar o rodízio das mamas a cada 15 minutos, para que não ocorra empedramento (ingurgitamento) ou aumente o risco de mastite.

10. (FUNDTEC) - Icterícia é a cor amarelada da pele e dos olhos, causada por hiperbilirrubinemia. A maior parte da bilirrubina é produzida da quebra da molécula da hemoglobina. São fatores de risco para a hiperbilirrubinemia grave, EXCETO:
a) Céfalo-hematoma.
b) Idade gestacional baixa.
c) Irmão com icterícia.
d) Aleitamento materno satisfatório.
e) Icterícia observada nas primeiras 24 horas de vida.

11. (IBFC) - Sobre as vantagens da amamentação para a criança, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(__) É um alimento quase completo; apenas necessitando acrescentar água até os seis meses de idade.
(__) Dificulta a eliminação de mecônio mas diminui a incidência de icterícia.
(__) Protege contra infecções.
(__) Aumenta o vínculo afetivo.
(__) Diminui as chances de desenvolvimento de alergias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) F - F - V - V - V
b) V - V - V - V - V
c) V - F - V - V - F
d) F - F - V - V - F
e) V - V - F - F – V

12. (FURB) - Na amamentação, a pega do bebê está adequada na seguinte situação:
a) Lábios virados para dentro.
b) Bochecha encovada.
c) O bebê abocanha a maior parte da aréola.
d) A mama parece repuxada.
e) Queixo não toca o peito da mãe.

13. (AMAUC) - O aleitamento materno é comumente tratado apresentando um grande benefício às crianças. No entanto, apesar de todas as evidências científicas provando a superioridade da amamentação sobre outras formas de alimentar a criança pequena, as prevalências de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentação exclusiva, estão abaixo das recomendadas.
As alternativas abaixo expressam os benefícios do aleitamento materno, EXCETO:
a) O aleitamento materno protege os bebês contra infecções constituindo-se no alimento completo para crianças nos seis primeiros meses de vida.
b) O aleitamento materno além da proteção para o bebê, também protege a mãe contra câncer de estômago.
c) O exercício que a criança faz para retirar o leite da mama é muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, o que é fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa oclusão dentária.
d) O aleitamento materno contribui na redução da mortalidade infantil.
e) O aleitamento materno é capaz de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e a criança.

14. (VUNESP) - Assinale a alternativa que apresenta a definição de aleitamento materno complementado adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
a) Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
b) Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
c) Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo e não de substituí-lo.
d) Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
e) Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

15. (IBADE) - O aconselhamento em amamentação é um trabalho essencial que os profissionais de saúde devem realizar, a fim de garantir uma alimentação eficaz para a criança e conforto para a mãe. Nesse sentido, assinale a alternativa que representa um sinal de que a técnica de amamentação está adequada.
a) A boca do bebê está bem fechada
b) A mãe não escuta o bebê deglutindo
c) A mama da mãe adquire um aspecto repuxado
d) O lábio inferior do bebê está virado para fora
e) A cabeça e o corpo do bebê estão desalinhados

16. (IBADE) - Assinale a alternativa que indica até que idade, em geral, o aleitamento materno, isoladamente, é capaz de nutrir adequadamente uma criança.
a) 3 meses
b) 6 meses
c) 8 meses
d) 10 meses
e) 12 meses

17. (FGV) - Ao orientar uma puérpera sobre a importância da amamentação, o profissional de enfermagem ressaltou corretamente que essa prática:
a) previne o diabetes puerperal;
b) promove a recuperação total da icterícia;
c) é um método contraceptivo 100% seguro;
d) diminui o intervalo entre as gestações;
e) favorece a involução uterina.

18. (FEPESE) - Os sinais de que o bebê está sugando de maneira eficaz o leite materno são:
Sucções ........................... , é possível escutar o bebê ........................, sendo que ao término da mamada, ele larga o peito sozinho e parece satisfeito.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
a) lentas e suaves - sugando
b) lentas e profundas - sugando
c) lentas e profundas - engolindo
d) rápidas mas suaves - sugando
e) rápidas mas suaves - engolindo

19. (COTEC) - A OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Para aumentar a produção de leite, o técnico de enfermagem deve orientar as mães a
a) ingerir líquidos em grandes quantidades.
b) diminuir a frequência das mamadas, para que o leite possa se acumular e o bebê mamar satisfatoriamente.
c) oferecer uma mama por vez em cada mamada, para que a outra possa descansar e produzir mais leite.
d) após a mamada, não ordenhar o leite residual, para não machucar o mamilo e evitar fissuras.
e) trocar de mama várias vezes numa mamada, se a criança estiver sonolenta ou se não sugar vigorosamente.

20. (SSPM) - Em relação ao aleitamento materno exclusivo, assinale a opção correta.
a) A criança recebe leite materno direto da mama ou ordenhado, independentemente de receber ou não outros alimentos.
b) A criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
c) A criança recebe, além do leite materno! qualquer alimento sólido ou semi sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
d) A criança recebe leite materno e outros tipos de leite.
e) A criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.




01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
DABACEDDD
11
12
13
14
15
16
17181920
A
CBCDBECEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário