01. (FGV) - Leia o texto a seguir.
“De origem ainda incerta, o pão, base da alimentação da quase totalidade dos seres humanos, é conhecido desde o período Neolítico. Inicialmente, era feito de grãos de cereais triturados com pedras, amassado com água e colocado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas para assar, o que resultava em um pão achatado, duro e seco”.
A função de linguagem predominante no texto é:
a) metalinguística, pois explica a origem do vocábulo “pão”;
b) emotiva, pois mostra opiniões pessoais de quem escreve;
c) poética, pois constrói o texto com preocupações estéticas;
d) referencial, pois fornece dados reais sobre a história do pão;
e) conativa, pois tenta convencer o leitor das informações dadas.
02. (FGV) - Abaixo aparecem textos publicitários que se utilizam de estratégias para a venda de seus produtos; assinale o slogan publicitário que apela para a estratégia de sedução.
a) Coma doces da Vovó: tradição de mais de 50 anos!
b) Faça como seu vizinho: compre um novo carro para a sua mulher. Ela merece!
c) Não deixe de vacinar-se: proteção para você e para todos aqueles que você ama!
d) Use giletes GII, que fazem a sua pele ficar lisa como a de um bebê!
e) Abasteça com mais de 20 litros de gasolina e ganhe um lanche em nossa loja de conveniências.
03. (FGV) - Todas as frases abaixo mostram uma função da linguagem predominante; a frase em que predomina a função referencial, é:
a) A pobreza resulta do aumento dos desejos do homem, não da diminuição de sua propriedade;
b) Me dá pena ver que aquilo que os homens carecem é o que eles mais desejam;
c) Por que não deveríamos começar a colher os frutos espirituais de nossas conquistas materiais?
d) Felicidade é algo por que se luta sem saber claramente o que seja;
e) Faça como todos os homens sábios: mantenha-se solteiro.
04. (CETREDE) - Em qual das afirmações a seguir, pode-se observar o predomínio da função fática da linguagem?
a) As avaliações de segunda chamada devem ser requisitadas com 72 horas de antecedência da data prevista.
b) Escrever tanto uma redação dissertativa quanto um poema demanda concentração e treino.
c) Compre, agora mesmo, nossos produtos de higiene e beleza e concorra a prêmios maravilhosos!
d) Vejo meus filhos, hoje, e penso que, apesar dos percalços, fui uma boa mãe para eles.
e) Alô? Alguém me ouve? Preciso de informações sobre os ingressos. Alguém? EI?!
05. (CETREDE) - Leia o excerto a seguir.
“Há três coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O ‘amar os outros’ é tão vasto que inclui até perdão para mim mesma, com o que sobra. As três coisas são tão importantes que minha vida é curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. Não posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca.
E nasci para escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo. Eu tive desde a infância várias vocações que me chamavam ardentemente. Uma das vocações era escrever. E não sei por quê, foi esta que eu segui. Talvez porque para as outras vocações eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado é a própria vida se vivendo em nós e ao redor de nós. É que não sei estudar. E, para escrever, o único estudo é mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a língua em meu poder. E no entanto cada vez que vou escrever, é como se fosse a primeira vez. Cada livro meu é uma estréia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda à medida que o tempo passa é o que eu chamo de viver e escrever.”
LISPECTOR, Clarice. As três experiências. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No excerto, observa-se o predomínio da seguinte função da linguagem
a) metalinguística.
b) apelativa.
c) poética.
d) emotiva.
e) referencial.
06. (NOSSO RUMO) - Função da linguagem em que o emissor se preocupa de que maneira a mensagem será transmitida, por meio da escolha das palavras, das expressões e das figuras de linguagem. Por isso, o principal elemento comunicativo é a mensagem. Sua linguagem apresenta aspecto simbólico e subjetivo. O intuito principal dessa função é transmitir uma mensagem e utilizar o trabalho com a língua como ferramenta estilística e estética, para garantir maior impacto e força no conteúdo. Trata-se da seguinte função da linguagem:
a) poética.
b) referencial.
c) fática.
d) apelativa.
e) metalinguística.
07. (NOSSO RUMO) - A função fática da linguagem tem como principal objetivo:
a) informar ou referenciar algo.
b) explicar o conteúdo da mensagem.
c) convencer o leitor a fazer algo.
d) transmitir sentimentos e emoções.
e) estabelecer ou manter a comunicação.
08. (FUCAPSUL) -
QUANDO VOCÊ PASSAEsse turu, turu, turu aqui dentroQue faz turu, turu, quando você passaMeu olhar decora cada movimentoAté seu sorriso me deixa sem graçaSe eu pudesse te prenderDominar seus sentimentosControlar seus passosLer sua agenda e pensamentoMas meu frágil coraçãoAcelera o batimentoE faz turu, turu, turu, turu, turu, turu, tuSe esse turu tatuado no meu peitoGruda e o turu, turu, turu, não tem jeitoDeixa sua marca no meu dia a diaNesse misto de prazer e agoniaNem estou dormindo maisJá não saio com os amigosSinto falta dessa pazQue encontrei no seu sorrisoQualquer coisa entre nósVem crescendo pouco a poucoE já não nos deixa sósIsso vai nos deixar loucos(...)
Disponível em: https://www.letras.mus.br/sandy-e-junior-musicas/107516/
Considerando que se trata de uma letra de música, com métrica e rimas, assinale a alternativa que apresenta a função de linguagem predominante no texto:
a) Função referencial
b) Função fática.
c) Função metalinguística.
d) Função poética.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
09. (FUNTEF-PR) -
Cantiga pra não morrerQuando você for se emboraMoça branca como a neveMe leveMe leveSe acaso você não possaMe carregar pela mãoMenina branca de neveMe leve no coraçãoSe no coração não possaPor acaso me levarMoça de sonho e de neveMe leve no seu lembrar[...]
(Fonte: https://www.letras.mus.br/ferreira-gullar/1247381/)
A comunicação está associada à linguagem e interação, de forma que representa a transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. Além das funções poética e emotiva, próprias do texto poético, no excerto do poema de Ferreira Gullar, destaca-se ainda a função:
a) Referencial – centrada no contexto da mensagem, tem por objetivo principal informar o leitor.
b) Conativa – com a presença de verbos no imperativo e o uso de vocativos, tem por objetivo persuadir o receptor.
c) Fática – centrada na relação entre emissor e receptor, tem por objetivo estabelecer ou interromper a comunicação.
d) Metalinguística – o emissor explica um código, explicando com o próprio código.
e) Denotativa – Esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.
10. (FGV) - Assinale a frase abaixo em que predomina a função fática, a função de linguagem que centraliza seu interesse no contato social.
a) Cocota é o nome que dão, em Minas, às maritacas
b) Três pessoas ficaram feridas com a colisão.
c) Estou com uma terrível dor de dentes.
d) Bom dia, amigos, como vão?
e) Vocês conseguem ouvir? Então, continuemos...
11. (ADVISE) - Com base nas funções de linguagem, analise:
“Também chamada de apelativa, a função __________ é caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem.”
Assinale a alternativa que completa a coluna CORRETAMENTE.
a) conativa
b) metalinguística
c) poética
d) emotiva
e) referencial
12. (FGV) - A frase abaixo cuja função de linguagem é metalinguística, é:
a) Esperteza é quando você acredita só em metade do que você ouve. Genialidade é quando você sabe em qual metade acreditar;
b) Um homem sábio criará mais oportunidades do que ele acha;
c) Nunca confunda movimento com ação;
d) Deus ajuda a quem se ajuda;
e) Originalidade não consiste em dizer o que ninguém disse antes, mas em dizer exatamente o que você pensa por si próprio.
13. (TUPY) - No texto abaixo, a função da linguagem predominante é:
“A fotografia foi desenvolvida antes das câmeras de vídeo e dos computadores e vem contribuindo para a construção do conhecimento científico em Psicologia há mais de cem anos. O objetivo deste trabalho é realizar, com base na literatura científica, um levantamento histórico-metodológico do uso da fotografia na pesquisa psicológica. Procurou-se identificar as funções gerais ocupadas pela fotografia nos diferentes métodos adotados, ressaltando as vantagens e desvantagens em cada um deles. Paralelamente, buscou-se levantar os diferentes temas abordados nas diversas áreas da ciência psicológica, através do recurso fotográfico.”
Lucas Neiva-Silva e Sílvia Helena Koller (trecho do artigo científico “O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia”)
a) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
b) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
14. (FGV) - A frase abaixo que documenta a função de linguagem denominada conativa, ou seja, a que pretende influenciar o receptor, é:
a) Eu sempre quis ser igualzinha à Barbie. É por isso que clareio o cabelo até ficar branco;
b) Gosto de meus braços musculosos, aspecto atlético e cintura fina. Detesto é a camada de gordura que cobre tudo isso;
c) O mundo abre passagem ao homem que sabe para onde está indo;
d) A rosa vive uma hora e o espinheiro, cem anos;
e) Quando ouvir falar bem de um amigo, conte isso a ele.
15. (UFAL) -
A história não é sucessão de fatos no tempo, não é progresso de ideias, mas o modo como homens determinados em condições determinadas criam os meios e as formas de sua existência social, reproduzem ou transformam essa existência social que é econômica, política e cultural.
A história é práxis (como vimos, práxis significa um modo de agir no qual o agente, sua ação e o produto de sua ação são termos intrinsecamente ligados e dependentes uns dos outros, não sendo possível separá-los).
Nessa perspectiva, a história é o real, e o real é o movimento incessante pelo qual os homens, em condições que nem sempre foram escolhidas por eles, instauram um modo de sociabilidade e procuram fixá-lo em instituições determinadas (família, condições de trabalho, relações políticas, instituições religiosas, tipos de educação, formas de arte, transmissão dos costumes, língua etc.). [...]
CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia? 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Brasiliense, 2001. p. 23.
A afirmação feita pela autora: “A história é práxis (como vimos, práxis significa um modo de agir no qual o agente, sua ação e o produto de sua ação são termos intrinsecamente ligados e dependentes uns dos outros, não sendo possível separá-los)" faz referência à função da linguagem cuja meta é explicar a própria linguagem centrada no próprio código. A alternativa que corresponde a essa definição é a função
a) metalinguística.
b) emotiva.
c) conativa.
d) poética.
e) fática.
16. (FGV) - A frase abaixo que exemplifica a função metalinguística da linguagem, é:
a) Os homens ilustres têm a terra inteira como sepultura;
b) Se a obra não é útil, a glória é uma estupidez;
c) Facilite uma boa ação, pois é o mesmo que praticá-la;
d) Ele é um pensador: isto é, ele sabe como tornar as coisas mais simples do que elas são;
e) As coisas são exatamente o que aparentam ser e atrás delas... não há nada.
17. (IAUPE) - Sobre as Funções da Linguagem, analise o texto abaixo:
“Os médicos recomendam uma alimentação saudável e a realização de exercício físico diário.”
Trata-se de um texto cuja linguagem tem a função
a) expressiva ou emotiva.
b) conativa ou apelativa.
c) poética.
d) referencial ou denotativa.
e) fática.
18. (CEFET-MG) - Sobre a teoria da comunicação e seus elementos, associe corretamente a função de linguagem ao seu respectivo fator.
FUNÇÕES
1 - Fática
2 - Poética
3 - Emotiva
4 - Conativa
5 - Referencial
6 - Metalinguística
FATORES
(__) Contexto.
(__) Emissor.
(__) Canal.
(__) Mensagem.
(__) Código.
(__) Receptor.
A sequência correta dessa associação é
a) 5, 3, 1, 2, 6, 4.
b) 6, 2, 3, 5, 4, 1.
c) 5, 4, 1, 2, 6, 3.
d) 4, 1, 6, 5, 2, 3.
e) 4, 5, 2, 3, 1, 6.
19. (AOCP) - Assinale a alternativa correta.
a) Conativa: função centrada no destinatário, cuja linguagem serve para influenciar seu comportamento.
b) Fática: função centrada no contexto, cuja linguagem serve para transmitir informações ao destinatário.
c) Poética: função centrada no remetente, cuja linguagem é utilizada para transmitir emoção em relação ao que se fala.
d) Referencial: função centrada no código, cuja linguagem é utilizada para se referir à própria linguagem.
e) Emotiva: função centrada na mensagem, cuja linguagem serve para enfatizar a forma por meio da qual a mensagem é estruturada.
20. (FAFIPA) - Dentro dos estudos da comunicação, temos as Funções da Linguagem. Sabendo que cada função se relaciona com um elemento da comunicação, analise as afirmativas, atribuindo (V) para verdadeira e (F) para falsa:
(___) A função metalinguística está centrada no emissor da mensagem.
(___) Na função poética, o enunciado tem o foco na mensagem.
(___) A função emotiva busca manter o canal de comunicação ativo.
(___) Na função fática, o código é o centro do enunciado.
A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:
a) V - F - V - F.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) F - F - V - V.
e) F - V - F - F.
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
D | D | A | E | D | A | E | D | B | D |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
A | A | B | E | A | D | D | A | A | E |
Nenhum comentário:
Postar um comentário