01. (IBGP/CBM-MG) - Assinale a alternativa cuja Armadura de Clave NÃO possui 4 acidentes.
a) Mi maior.
b) Dól# menor.
c) Réb maior.
d) Láb maior.
02. (CFN/MB) - De acordo com os professores Belmira Cardoso e Mario Mascarenhas, em relação a vozes, associe a coluna da esquerda com a da direita e a seguir, assinale a opção CORRETA:
(I) Meio soprano
(II) Baixo
(III)Extensão
(IV) Contraltino
(V) Voz solista
(VI) Tenor
(__) Possui extensão na escala geral: do Fá 1 ao Ré 3.
(__) Voz desenvolvida pelo estudo de canto, atingindo maior graves e agudas do que as vozes corais.
(__) Possui extensão na escala geral: do Lá 2 ao Fá 4.
(__) É a série de notas que compõe os sons determinados para cada classificação de voz.
(__) Possui extensão na escala geral: do Lá 1 ao Fá 3.
(__) Voz infantil.
(__) Possui extensão na escala geral: do Dó 2 ao Lá 3.
a) (II) (V) (I) (III) (-) (IV) (VI)
b) (II) (IV) (I) (-) (III) (VI)(V )
c) (II) (V) (III) (I) (-) (VI) (IV)
d) (II) (V) (I) (III) (IV) (-) (VI)
e) (II) (III) (IV) (-) (VI) (I) (V)
03. (CFN/MB) - De acordo com os professores Belmira Cardoso e Mario Mascarenhas, os sons produzidos pelas subdivisões das vibrações da corda que vibram simultaneamente com o som gerador chamam-se sons:
a) Duplos.
b) Harmônicos.
c) Melódicos.
d) Agudos.
e) Geradores.
04. (CFN/MB) - Escolha a opção que indica um andamento moderado:
a) Larghetto.
b) Allegro.
c) Adágio.
d) Presto.
e) Allegretto.
05. (CFN/MB) - Acerca da Escala Geral, é correto afirmar que:
a) A região subgrave começa do Dó-2 e termina no Dó1.
b) O 5º Dó abaixo do diapasão normal é o Dó-1.
c) A Escala Geral se divide em quatro regiões.
d) O Dó2 é chamado Dó central.
e) As regiões grave e média formam, por completo, a região central.
06. (CFN/MB) - Sobre o intervalo de 9ª, nos acordes de 5 sons, é correto afirmar que:
a) É um intervalo simples.
b) A depender da inversão do acorde, não é obrigado a conservá-lo.
c) Pode figurar como baixo.
d) A 3ª inversão do acorde (com a 9ª no baixo) é impraticável.
e) É preciso colocar sempre a 9ª acima da fundamental.
07. (PM-MG) - Marque a Alternativa CORRETA.
a) A nota característica principal é aquela que caracteriza determinado tom menor.
b) No modo maior os tons vizinhos diretos têm duas notas características.
c) O tom de Si bemol maior tem como vizinho o tom de Dó maior.
d) Os vizinhos diretos do modo menor são o tom relativo maior, o tom da dominante e o tom da subdominante.
08. (PM-MG) - Quanto à estrutura da escala cromática, podemos afirmar que:
a) são formados por tons e semitons cromáticos.
b) tem relação direta com os tons vizinhos homônimos e afastados.
c) emprega-se alteração descendente no sétimo grau porque pertence ao tom da subdominante.
d) as notas alteradas representam a sensível do tom próximo.
09. (PM-MG) - Sobre tons vizinhos podemos afirmar que:
a) Si bemol menor é tom vizinho direto de Ré maior.
b) Si maior é tom vizinho de Ré maior.
c) Sol maior é tom vizinho direto de Dó menor.
d) Sol menor é tom vizinho de dó menor.
10. (PM-MG) - NÃO constitui erro de harmonia:
a) intervalos de quintas consecutivas nas mesmas vozes.
b) dobramento da nota sensível.
c) intervalo melódico de quarta ascendente.
d) distância maior de uma oitava entre o tenor e o baixo.
11. (PM-MG) - Em relação às famílias dos instrumentos musicais assinale a alternativa CORRETA.
a) Os instrumentos de sopro se classificam, de acordo com o material de que são feitos, em madeiras (exemplo: oboé e clarineta) e metais (exemplo: flauta e trompete).
b) O piano, por ter suas cordas percutidas por pequenos martelos, é classificado como percussão.
c) Os instrumentos de percussão se dividem em dois tipos: os de altura determinada (ex.: tímpano) e os de altura indeterminada (exemplo: pratos).
d) São classificados como cordas apenas os instrumentos da família do violino, sendo que instrumentos como a harpa e o violão são considerados como instrumentos à parte, sem classificação.
12. (PM-MG) - Em relação às regras gerais da harmonia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) quintas e oitavas consecutivas nas mesmas vozes devem ser evitadas.
b) o único dobramento permitido é o da nota fundamental.
c) a distância entre o soprano e o contralto, e deste para o tenor, não deve exceder uma oitava.
d) o movimento melódico deve seguir, sempre que possível, pelo caminho mais curto (graus conjuntos).
13. (PM-MG) - Em relação às famílias dos instrumentos musicais, assinale a alternativa CORRETA.
a) Em uma orquestra os violinos se dividem em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos.
b) Os metais são todos instrumentos transpositores.
c) As madeiras são os instrumentos mais agudos da orquestra.
d) A diferença entre a viola de orquestra e a viola caipira está no número de coras e em sua tessitura.
14. (PM-MG) - Em relação aos estudos de acordes, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os acordes perfeitos maiores só se encontram em escalas maiores.
b) Os acordes perfeitos menores são formados por duas terças menores
sobrepostas.
c) Os acordes de quinta aumentada são formados por duas terças maiores.
d) Os acordes de quinta diminuta só se encontram em escalas menores.
15. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA.
a) O mordente é um ornamento representado por uma colcheia tipo pequeno, atravessado por um traço oblíquo.
b) Portamento consiste na lenta antecipação de nota real.
c) Quinta aumentada é um acorde dissonante artificial.
d) A cadência melódica não interrompe o compasso durante a sua execução.
16. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA.
a) Na extensão das vozes, a do baixo vai de Fá 2 ao Ré 4.
b) O instrumento que percorre toda escala geral é o flautim.
c) A região grave média e aguda forma a região central na escala geral.
d) A região central da escala geral vai do Dó 3 ao Dó 5.
17. (PM-MG) - Sobre movimentos harmônicos podemos afirmar que:
a) movimento direto é quando uma das vozes sustenta ou repete a mesma nota, enquanto a outra sobe ou desce.
b) quando ambas as vozes sobem ou desce, o movimento é direto e oblíquo consequentemente.
c) os melhores movimentos, para realização harmônica correta são o direto e contrário.
d) movimento oblíquo é quando uma das vozes repete a mesma nota, enquanto a outra sobe ou desce.
18. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA.
a) A cifragem 8 é usada somente na harmonia a três partes.
b) A cruz (+) ao lado de qualquer algarismo, indica que a nota formada com o baixo o intervalo designado pela cifragem, é a tônica do tom.
c) Quando o baixo não tem cifragem é porque a cifragem é 8 (oito).
d) Nos acordes de três sons, a nota que pode ser suprimida é a 3ª (terceira).
19. (PM-MG) - O que é ornamento?
a) Notas brancas.
b) Notas que servem para embelezar a melodia.
c) Notas que entram para mais no compasso.
d) Notas de pouca duração.
20. (PM-MG) - O que é acorde?
a) Sons ouvidos concomitantemente, dentro das leis da natureza.
b) Sons ouvidos um após o outro.
c) Repetição do som.
d) Duração do som.
21. (PM-MG) - Quais os tipos de acordes de três sons?
a) Perfeitos e imperfeitos.
b) Diminutos e aumentados.
c) Super aumentados e super diminutos.
d) Perfeito maior, perfeito menor, 5ª diminuta e 5ª aumentada.
22. (PM-MG) - Quando o acorde encontra-se em terças superpostas o baixo recebe o nome de:
a) primeira inversão.
b) fundamental.
c) segunda inversão.
d) primitivo.
23. (PM-MG) - As Quintas são permitidas nas partes extremas, EXCETO:
a) quando o acorde, o qual recai a quinta, possui duas notas comuns com o acorde anterior.
b) quando vier sobre o tônica ou dominante.
c) quando for e atingida por semitom na parte superior.
d) quando a quinta não recai sobre a subtônica.
24. (PM-AM) - Na clave de fá, a nota ré corresponde à seguinte linha (de baixo para cima):
(A) 1ª
(B) 2ª
(C) 3ª
(D) 4ª
25. (PM-AM) - O acorde dominante corresponde ao seguinte grau da escala:
(A) I;
(B) III;
(C) IV;
(D) V.
26. (PM-AM) - Quantas quiálteras de 3 cabem num compasso quaternário, tendo a semínima como unidade de tempo?
(A) 6;
(B) 1;
(C) 4;
(D) 3.
27. (PM-AM) - A duração da mínima é:
(A) o dobro da semínima;
(B) metade da semínima;
(C) o dobro da semibreve;
(D) metade da breve.
28. (PM-AM) - Quantos semitons formam um intervalo de terça menor?
(A) 4;
(B) 5;
(C) 6;
(D) 3.
29. (PM-AM) - Considerando o compasso composto 6/8, que figuras completam-no corretamente?
(A) duas semínimas pontuadas;
(B) seis semínimas;
(C) oito colcheias;
(D) duas mínimas pontuadas.
30. (PM-AM) - Quantos sustenidos (#) compõem a armadura de sol maior?
(A) 3;
(B) 1;
(C) 2;
(D) 4.
31. (PM-AM) - A definição de “trítono” é:
(A) canto a três vozes;
(B) intervalo de 4ª aumentada;
(C) terças em uníssono;
(D) intervalo de três semitons.
32. (PM-AM) - O tom relativo de Dó maior é o:
(A) Dó menor;
(B) Ré maior;
(C) Si b menor;
(D) Lá menor
33. (PM-AM) - Numa partitura com dois bemóis (b) na armadura, podemos deduzir que o tom será:
(A) Si b maior ou Sol menor;
(B) Si maior ou Sol menor;
(C) Mi b maior ou Dó menor;
(D) Mi maior ou Dó b menor.
34. (PM-AM) - A seguinte escala sobe diferente de sua descida:
(A) escala menor natural;
(B) escala menor harmônica;
(C) escala menor melódica;
(D) escala menor dissonante.
35. (PM-AM) - Em relação à “fermata” é correto afirmar que:
(A) diminui metade do valor da nota;
(B) aumenta a duração da nota, ficando esta a critério do intérprete ou do regente;
(C) aumenta meio tom da nota original;
(D) diminui meio tom da nota original.
36. (PM-AM) - Complete a sequência da escala de Sol maior:
Sol - lá - si - dó - (...) - (...) - (...) - (...)
(A) réb - mi - fá# - sol;
(B) ré - mi - fá# - sol;
(C) ré# - mi - fá - sol;
(D) réb - mi - fá – sol.
37. (PM-AM) - O estilo rock é fundamentalmente:
(A) quaternário;
(B) ternário;
(C) binário;
(D) compasso composto.
38. (PM-AM) - O andamento que corresponde a aproximadamente 200 bpm é o:
(A) andante;
(B) prestíssimo;
(C) largo;
(D) adágio.
39. (PM-AM) - Complete de modo a formar um acorde dissonante: Ré - (...) - (...)
(A) Ré - fá - lá;
(B) Ré - fá# - lá;
(C) Ré - fá# -lá#;
(D) Ré - solb – lá.
40. (PM-AM) - Complete a escala cromática:
dó - dó# - ré - ré# - (...) – (...) – fá# - sol - sol# - lá
(A) mib - mi;
(B) mi - fá;
(C) mi - fáb;
(D) mib - fá.
41. (PM-AM) - Complete a escala diatônica de Sol:
sol – lá – si – dó – ré – (...) – (...) – sol
(A) mi – fá#;
(B) mi - fá;
(C) mi# - fá;
(D) mi – fáb.
42. (PM-AM) - Assinale o intervalo de segunda menor:
(A) sol - lá;
(B) sol - fá;
(C) sol - láb;
(D) sol - sib.
43. (PM-AM) - A colcheia tem o valor de:
(A) a metade de uma semínima;
(B) o dobro de uma semínima;
(C) a metade de uma semicolcheia;
(D) o dobro de uma breve.
44. (PM-AC) - Em um ensaio de orquestra, o maestro pede a um dos músicos do naipe das violas que toque a nota da primeira linha suplementar inferior na clave de Dó na terceira linha. A nota a que o maestro se refere é:
a) Dó.
b) Mi.
c) Fá.
d) Ré.
e) Si.
45. (IFB) - Em uma escala cromática, a distância entre os sons é de:
a) Tom
b) Quarto de tom
c) Coma
d) Semitom
e) Tom e meio
46. (FDC) - Durante o período clássico, os instrumentos passaram a ter maior importância e muitas obras foram escritas especialmente para o piano, que tem grande poder expressivo e é considerado um instrumento de cordas do tipo:
A) friccionadas
B) dedilhadas
C) percutidas
D) beliscadas
E) tangidas
47. (FDC) - Subjacente a cada som, acontece um fenômeno acústico que compõe o corpo timbrístico do som – a série harmônica. Tomando-se como ponto de partida a nota Dó, os intervalos produzidos no 1º, 2º, 3º e 4º harmônicos da série são, respectivamente, de:
A) 5ª, 8ª, 4ª e 2ª M
B) 8ª, 5ª, 4ª e 3ª m
C) 8ª, 5ª, 4ª e 2ª M
D) 5ª, 4ª, 3ª m e 2ª M
E) 8ª, 5ª, 2ª m e 3ª M
48. (FDC) - A escala pentatônica é uma das mais antigas que existem. Com um acento étnico tipicamente oriental, essa organização escalar, em sua forma primitiva, é formada pelas seguintes notas:
A) mi, fá, sol, lá, si
B) fá, sol, lá, dó, ré
C) dó, ré, mi, fá, sol
D) fá, sol, lá, si bemol, dó
E) dó, ré, mi bemol, sol, lá
49. (FDC) - A fuga, concepção musical fundamentada basicamente na técnica da imitação, é uma peça classificada como:
A) contrapontística
B) programática
C) monofônica
D) melismática
E) recitativa
50. (FDC) - A forma ternária, também conhecida como “sanduíche musical”, divide-se nas três seguintes seções:
A) tema, repetição e tema
B) minueto, trio e minueto
C) tema, contraste e 2º episódio
D) exposição, 1º episódio e 2º episódio
E) exposição, contraste e repetição da exposição
51. (PM-RO) - Marque a opção INCORRETA:
a) Escala maior é um escala diatônica que tem dois semitons, entre os graus lll-IV e VII-I. Entre os outros graus há um tom;
b) A escala maior é composta de dois tetracordes consecutivos;
c) Tetracorde é uma sucessão de cinco notas consecutivas
d) Diazeuxis é o nome dado pelos gregos ao intervalo entre um tetracorde e outro.
52. (PM-RO) - O que diferencia um Acorde Maior de um Acorde Menor, considerando acordes em tríades?
a) A tônica.
b) A terça.
c) A quarta.
d) A quinta.
53. (PM-RO) - Qual o nome do dado ao acorde encontrado no VII grau das escalas maiores:
a) sétima da sensível.
b) sétima da dominante.
c) sétima diminuta.
d) sétima mixolidia.
54. (PM-RO) - Sabendo que um trompetista está tocando a nota Réb. que nota deverá executar o trompista para obter êxito no uníssono? Sendo que a trompa utiliza seu instrumento em Fá e o trompetista em Si bemol
a) Réb
b) Solb
c) Láb
d) Fá
55. (PM-DF) - Para formar-se uma escala pentatônica, devem-se omitir os seguintes graus de uma escala maior:
a) 3° e 6°.
b) 5° e 7º.
c) 4° e 6°.
d) 3° e 5°.
e) 4° e 7°.
56. (PM-DF) - Uma banda de música pode ser dividida em três seções distintas, que são
a) as madeiras (com saxofones), os metais e a percussão.
b) as madeiras, os metais (com saxofone) e a percussão.
c) as palhetas (com flauta e flautim), os metais e a percussão.
d) as madeiras, os metais e a percussão.
e) o maestro / os arranjadores, os sopros e a percussão.
57. (PM-DF) - Quanto a ornamentos e a efeitos melódicos, assinale a alternativa correta.
a) Floreio é representado pelo símbolo “tr" .
b) Staccato é representado por um ponto sobre uma nota e consiste na alternância rápida entre duas notas.
c) Portamento é representado por uma colcheia que antecede uma nota, tendo ambas a mesma entoação.
d) Trinado consiste na alternância rápida entre duas notas e é representado por uma ligadura.
e) Grupeto consiste na execução de um grupo de notas ascendentes ligadas.
58. (ESAG) - As propriedades dos sons são:
a) altura, duração, intensidade e acústica.
b) altura, ressonância, intensidade e timbre.
c) altura, duração, afinação e timbre.
d) altura, duração, intensidade e timbre.
59. (ESAG) - Assinale a alternativa que apresenta o nome das figuras musicais utilizadas atualmente em ordem decrescente em termos de valor (do maior para o menor):
a) semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.
b) semibreve, semínima, mínima, colcheia, semicolcheia, semifusa e fusa.
c) semifusa, fusa, semicolcheia, colcheia, semínima, mínima, semibreve.
d) semibreve, semínima, semicolcheia, semifusa, mínima, colcheia e fusa.
60. (ESAG) - As figuras musicais possuem diversas equivalências em termos de valor. Assinale a alternativa que apresenta as equivalências corretas entre as figuras musicais:
a) uma semibreve equivale a oito colcheias; uma mínima equivale a duas semínimas; duas semicolcheias equivalem a uma colcheia.
b) uma semibreve equivale a oito colcheias; uma mínima equivale a duas semínimas; duas semicolcheias equivalem a uma fusa.
c) uma semibreve equivale a oito colcheias; uma semínima equivale a duas semibreves; duas semicolcheias equivalem a uma colcheia.
d) uma semibreve equivale a quatro colcheias; uma mínima equivale a duas semínimas; duas semicolcheias equivalem a duas colcheias.
61. (ESAG) - Assinale a alternativa que indique corretamente se as sentenças abaixo são verdadeiras ou falsas:
I. Os instrumentos de sopro podem ser classificados em duas famílias distintas: madeiras e metais.
II. Os instrumentos das famílias das madeiras utilizam palhetas simples e dupla.
III. Os instrumento da família dos metais utilizam palhetas e bocais.
a) I é falsa; II é verdadeira; III é falsa.
b) I é verdadeira; II é verdadeira; III é falsa.
c) I é verdadeira; II é falsa; III é verdadeira.
d) I é verdadeira; II é falsa; III é falsa.
62. (ESAG) - Assinale a alternativa que apresenta corretamente, de cima para baixo, a relação entre as colunas:
I. Trombone
II. Clarineta
III. Trompete
IV. Fagote
V. Oboé
(__) instrumento agudo da família das madeiras que utiliza palheta dupla.
(__) instrumento grave da família dos metais.
(__) recebe também o nome de pistão ou corneta.
(__) instrumento agudo da família das madeiras que utiliza palheta simples.
(__) Instrumento grave da família das madeiras que utiliza palheta dupla.
a) IV, III, II, I, V.
b) V, II, I, III, IV.
c) IV, II, III, I, V.
d) V, I, III, II, IV.
63. (ESAG) - São instrumentos transpositores:
a) corne-inglês, fagote e clarineta.
b) oboé, flauta e clarineta.
c) corne-inglês, trompa e clarineta.
d) flauta, trompa e clarineta.
64. (ESAG) - Assinale a alternativa que apresenta os instrumentos em ordem crescente, do mais grave para o mais agudo:
a) saxofone contralto, contrabaixo, trompete, oboé, flautim.
b) contrabaixo, saxofone contralto, oboé, flautim, trompete.
c) contrabaixo, trompete, saxofone contralto, flautim, oboé.
d) contrabaixo, saxofone contralto, trompete, oboé, flautim.
65. (CONSUPLAM) - “Servem para modificar a entoação das notas, podendo ser elevadas ou abaixadas. São representadas, por exemplo, pelo símbolo ♯ - sustenido ou ♭ - bemol sendo que o sustenido representa o aumento da nota e o bemol a diminuição da mesma. Esses símbolos, na partitura musical, aparecem ao lado esquerdo da nota a ser alterada.” Com base no texto acima podemos concluir que ele refere-se a:
a) Frequência musical.
b) Sinais de alteração.
c) Sinais de frequência.
d) Mudança musical.
66. (CONSUPLAM) - Elemento rítmico que consiste na deslocação da acentuação da parte forte do tempo para a parte fraca do tempo. É uma característica rítmica caracterizada pela execução de som em um tempo forte, ou parte forte de tempo que se prolonga até o tempo fraco, ou parte fraca seguinte de tempo, criando um deslocamento da acentuação rítmica.
O texto acima se refere a:
a) Síncope.
b) Sinestese.
c) Acoplamento.
d) Contrapartida.
67. (CONSUPLAM) - O ouvido humano consegue distinguir diferentes qualidades de som. As notas de um piano e de uma flauta são um exemplo. Mesmo quando um piano e uma flauta tocam duas notas idênticas, perfeitamente afinadas, ainda assim distinguimos uma da outra. Como isso ocorre, se a nota tocada é a mesma? O que diferencia os sons do piano e da flauta é o timbre de cada instrumento, algo que pode ser definido como a impressão sonora ou o “colorido” particular de cada som. Os timbres, por sua vez, resultam da série harmônica.
Podemos DEFINIR série harmônica como:
a) Séries que possuem a mesma intensidade e soam de forma isolada no contexto da música.
b) Pode ser explicada como o conjunto de frequências sonoras que soa em simultaneidade com uma nota principal.
c) Frequências que tocam de acordo com o timbre de cada pessoa.
d) Quando uma música possui mais de uma frequência.
68. (CONSUPLAM) - Sobre as Quiálteras, marque V, para as alternativas verdadeiras, e F, para as falsas. Em seguida marque a alternativa que indica a sequência correta das afirmações.
(__) Quiáltera é a subdivisão de alguma figura rítmica em valores diferentes dos que resultariam de sua subdivisão natural.
(__) Uma quiáltera pode indicar qualquer divisão artificial de uma figura, não precisando ser necessariamente uma tercina.
(__) Pode-se resumir a uma frequência que tem maior timbre.
a) V, V, V
b) V, F, F
c) V, V, F
d) F, F, F
69. (CONSUPLAM) - Anacruse é o nome que se dá à nota ou sequência de notas que precedem o primeiro tempo forte do primeiro compasso de uma música. Os guias de estilo ocidentais de notação musical costumam incluir a recomendação de que, quando a música se inicia com anacruse, o compositor (ou copista) deve remover um número correspondente de tempos do último compasso da partitura para manter o número de compassos da peça em um número inteiro.
Podemos AFIRMAR que são exemplos de anacruse:
a) Uma música em tempo quaternário simples (4/4) cujo primeiro compasso possui somente 1, 2 ou 3 tempos. Os tempos ausentes (inexistentes no primeiro compasso) podem surgir no final da frase musical ou no último compasso da própria música, ou ainda, não serem compensados.
b) Uma música em tempo quaternário simples (4/4) cujo primeiro compasso possui todos os tempos. Os tempos são alternados de 4 em 4.
c) Uma música que possui todos os tempos ausente, sem a menor reposição delas.
d) Sempre tem dois compassos envolvidos no meio da frequência.
70. (CONSUPLAM) - Tons vizinhos são os tons que possuem alguma afinidade entre si por terem muitas notas em comum. Essa afinidade representa uma possibilidade de modulação. Dentre os tipos de tons que existem, assinale a alternativa que NÃO se encontra verdadeira:
a) Tons vizinhos diretos- possuem apenas um acidente em relação ao tom principal.
b) Tons vizinhos indiretos- são relativos dos vizinhos diretos.
c) Tons vizinhos próximos- possuem o mesmo centro tornal entre si.
d) Tons vizinhos irmãos- tem a mesma frequência.
71. (CONSUPLAM) - Use seus conhecimentos sobre a música e marque o item que se adéqua ao conceito de escalas cromáticas:
a) É uma escala que contém 12 notas com intervalos de semitons entre elas.
b) É uma escala que possuem uma frequência em tons mais graves.
c) É uma escala que só pode ser usada para música mais graves como rock.
d) É uma escala que contém 17 notas com a mesma frequência.
72. (CONSUPLAM) - Notas musicais são sinais que representam a altura do som musical. Apesar de serem inúmeros os sons empregados na música, para representá-los bastam apenas sete notas.
Assinale o item que APRESENTA as sete notas musicais:
a) DÓ-RÉ-MI-FÁ-SOL-LÁ-SI
b) DÉ-SAL-MI-DO-ME-LA-SI
c) DÓ-RÉ-MI-FÁ-LA-SE-MIL
d) DÓ-RÁ-ME-FÁ-SOL-LÁ-SE
73. (CONSUPLAM) - Sobre escalas cromáticas, marque a opção VERDADEIRA:
a) A escala cromática pode-se definir como um glissando por todos os semitons internos aos tons da escala diatônica.
b) A sucessão de semitons cromáticos mais os semitons diatônicos da escala em questão forma a escala cromática.
c) Na escala cromática "ascendente” é comumente o uso de sustenidos, pois estes reforçam este movimento.
d) Todas as alternativas estão corretas.
74. (FADESP) - No que diz respeito à melodia, na tradição clássica encontramos frases melódicas de forma __________ e um acompanhamento que sublinha as divisões __________ e as __________.
- A alternativa que completa corretamente a frase acima é a
(A) simétrica / simétricas / repetições.
(B) assimétrica / simétricas / alternações.
(C) simétrica / assimétricas / alternações.
(D) assimétrica / assimétricas / repetições.
75. (FADESP) - O que permite, de forma esquemática, colocar o som em relação com o tempo, denomina-se
(A) harmonia.
(B) timbre.
(C) ritmo.
(D) forma.
76. (FADESP) - A música instrumental destinada a um só instrumento de teclado é chamada de
(A) Recital.
(B) Sinfonia.
(C) Sonata.
(D) Toccata.
77. (FADESP) - A respeito dos artistas e produtores de trabalhos artísticos, é correto afirmar que
(A) eles elaboram suas obras concretizando-as através de sínteses formais resultantes, principalmente, de materiais e atos técnicos.
(B) em cada sociedade e em cada época, suas obras são sínteses que dependem das trajetórias
pessoais de quem as fez e de suas concepções sobre o ser humano, gosto e valores.
(C) seu processo expressivo é gerado pela síntese entre o conhecimento sobre materiais e a lógica inventiva.
(D) sua realização depende de um saber acadêmico formado e/ou transformado a partir de intenções racionais e de materiais pré-existentes.
78. (FADESP) - Um exemplo de folguedo popular típico das regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil, onde os cavaleiros representam, em suas coreografias, batalhas medievais entre cristãos e muçulmanos é o(a)
(A) Carimbó.
(B) Chegança.
(C) Cavalhada.
(D) Martelo.
79. (FADESP) - Sabendo que a vibração de um corpo sonoro produz ondas sonoras percebidas pelo ouvido como sons, que a altura é a qualidade que permite classificar os sons em graves e agudos e está relacionada com as vibrações do corpo sonoro, é correto afirmar que os sons musicais são aqueles que apresentam de
(A) 32 a 40 vibrações por segundo.
(B) 320 a 400 vibrações por segundo.
(C) 3200 a 4000 vibrações por segundo.
(D) 32000 a 40000 vibrações por segundo.
80. (FADESP) - O movimento musical brasileiro surgido no final da década de 1960, que atingiu outras esferas culturais e cujo marco histórico foi um Festival de Música Popular realizado em 1967 é conhecido como
(A) Tropicalismo.
(B) Bossa Nova.
(C) Iê-iê-iê.
(D) Canções de protesto.
81. (FADESP) - O instrumento que NÃO é composto por teclados é o
(A) Alaúde.
(B) Órgão.
(C) Virginal.
(D) Clavicórdio.
82. (FADESP) - No que tange à forma como os instrumentos produzem som, os tantãs e os gongos se classificam como
(A) aerofones.
(B) cordofones.
(C) membranofones.
(D) idiofones.
83. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA:
São vizinhos indiretos de RE bemol maior:
A.) MI bemol menor, SOL bemol maior e FA menor.
B) SI bemol menor e FA menor.
C) MI bemol menor e FA menor.
D) SI bemol menor, MI bemol menor e LA bemol maior.
84. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA:
A) Tom é o intervalo entre dois sons, formado por dois semitons naturais.
B) Semitom é o intervalo entre dois sons, separado por intervalo cromático.
C) Escala diatônica é a sucessão de 08 (oito) sons guardando de um para o outro, intervalo de tom.
D) A cada uma das notas da escala, de acordo com sua função na própria escala, dá-se o nome de grau.
85. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA com relação aos graus das escalas:
A) O II grau é a supertônica e o VI grau é a superdominante.
B) O I grau é a tônica e o VI grau é a subdominante.
C) O IV grau é a supermediante e o III é a mediante.
D) O V grau é a dominante e o VIII é a subtônica.
86. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA:
A) Os intervalos de 4ª e 5ª são justos, aumentados ou diminutos.
B) Os intervalos de 2ª, 3ª e 5ª são aumentados ou maiores.
C) Os intervalos de 3ª, 5ª e 8ª são menores ou diminutos.
D) Os intervalos de 4ª 6ª e 7ª são maiores ou menores.
87. (PM-MG) - Com relação a tons vizinhos, marque a alternativa CORRETA:
A) Considerando SI bemol maior como tom principal, podemos afirmar que o DÓ sustenido encontrado na escala de RÉ menor é a nota característica secundária.
B) Em um tom principal do modo menor todos seus vizinhos indiretos têm 2 (duas) notas características.
C) MI bemol maior, FÁ maior e DÓ menor são vizinhos diretos de SI bemol maior.
D) Em um tom principal do modo menor todos seus vizinhos diretos têm 3 (três) notas características.
88. (FADESP) - Marque a alternativa CORRETA:
A) Nos acordes de três sons na primeira inversão o baixo será a fundamental.
B) O baixo é a nota mais importante do acorde, pois determina sobre qual grau está colocado.
C) Nos acordes de quatro sons no estado primitivo temos: fundamental, terça, quinta e sétima.
D) O acorde tem três estados: fundamental, dobrado e invertido.
89. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA:
A) A escala diatônica é formada por 5 tons e 2 semitons.
B) A escala diatônica é formada por 6 tons e 2 semitons.
C) O V grau (dominante) é o mais importante da escala.
D) Depois da dominante (V grau) as notas mais importantes são a tônica (I grau) e subdominante (IV grau).
90. (PM-MG) - Marque a alternativa CORRETA.
O acorde perfeito menor é encontrado:
A) Nos terceiro e quarto graus das escalas maiores e nos quinto e sexto graus das escalas menores.
B) Nos segundo, terceiro e quarto graus das escalas maiores e nos primeiro e terceiro graus das escalas menores.
C) Nos primeiro e segundo graus das escalas maiores e nos quinto e sexto graus das escalas menores.
D) Nos segundo, terceiro e sexto graus das escalas maiores e nos primeiro e quarto graus das escalas menores.
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
C | A | B | E | A | E | D | C | D | D |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
C | B | A | C | C | C | D | A | B | A |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
D | B | D | C | D | A | A | D | A | B |
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |
B | D | A | C | B | B | A | B | C | B |
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |
A | C | A | D | D | C | C | B | A | E |
51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |
C | A | C | C | E | C | C | D | A | A |
61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 |
B | D | C | D | B | A | B | C | A | D |
71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 |
A | A | D | A | C | D | B | C | D | A |
81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 |
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