Doenças causadas por protozoários (Protozooses) - 20 Exercícios com gabarito

01. (UNICENTRO) - A Giardíase se espalha por alimentos ou água contaminada ou por contato pessoal; é mais comum em áreas com más condições de saneamento e água contaminada; dentre os sintomas, os indivíduos doentes podem apresentar diarreia aquosa alternando com fezes gordurosas. Assinale a alternativa que corresponde ao agente etiológico da Giardíase:
a) Taenia solium, um parasita intestinal.
b) Sarcoptes scabiei, um fungo.
c) Taenia saginata, um protozoário.
d) Vírus da família Reoviridae.
e) Giardia lamblia, um protozoário.

02. (FGV) - A Giardia lamblia é provavelmente o protozoário entérico mais encontrado mundialmente. Embora esteja mais relacionado à contaminação hídrica, existem relatos de surtos de intoxicação alimentar. A giardíase é altamente contagiosa e 10 a 25 cistos são suficientes para causar infecção. A doença ocorre após a ingestão dos cistos, que no intestino delgado liberam trofozoítos e em 1 a 3 semanas inicia-se a sintomatologia gastrointestinal, com distensão abdominal, dor abdominal, náuseas, diarreia e, em casos de grandes infestações, a giardíase causa síndrome de má-absorção, que em crianças pequenas determina comprometimento nutricional em pouco tempo. O diagnóstico é feito pela identificação de cistos ou trofozoítos nas fezes.
Assinale a opção que indica a principal estratégia e/ou medida para diminuição da incidência de Giardia, sobretudo na população pediátrica.
a) Consumir apenas alimentos orgânicos certificados.
b) Utilização sistemática de medidas higiênicas.
c) Consumir apenas alimentos cozidos.
d) Lavar os alimentos com cloro.
e) Fazer exames de sangue periódicos.

03. (CETREDE) - É uma infecção causada por protozoário que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. Tem como complicações o abscesso hepático, pulmonar ou cerebral, empiema, pericardite, colite fulminante com perfuração. Quando não diagnosticada a tempo, pode levar o paciente a óbito. Não é doença de notificação compulsória. Estamos nos referindo a qual doença?
a) Hantaviroses.
b) Amebíase.
c) Toxoplasmose.
d) Giardíase.
e) Estrongiloidíase.

04. (CESPE) - A toxoplasmose é uma doença transmissível, causada por um protozoário, parasita intracelular, denominado Toxoplasma gondii. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
a) Ocorre geralmente em regiões de clima temperado e seco, com altas altitudes.
b) O diagnóstico da toxoplasmose é feito por sorologia e, na mulher grávida, é importante a realização do teste de avidez ou IgM, que definem a data da infecção e o risco de transmissão conforme o período gestacional.
c) O risco de transmissão congênita de toxoplasmose é maior no início da gravidez.
d) A transmissão da doença pode ocorrer por via transplacentária, porém esta consiste em um tipo de infecção rara e de pouca importância para a saúde pública.
e) Apresenta-se com quadro clínico discreto, principalmente em pacientes recém-nascidos e imunocomprometidos.

05. (FUNCAB) - A toxoplasmose causada pelo toxoplasma gondii (TG) adquire especial relevância quando infecta gestantes, devido ao elevado risco de acometimento fetal. Assim, recomenda-se para todas as gestantes a triagem por meio da detecção de anticorpos da classe IgG e IgM na primeira consulta de pré-natal. Sobre a interpretação de resultados dos exames de IgG e IgM para toxoplasmose, é correto afirmar:
a) O IgG reagente e IgM reagente - gestante com infecção recente ou toxoplasmose aguda, confirmar com teste de avidez de IgG.
b) Na presença de anticorpo IgG negativo e IgM positivo, considera-se a gestante provavelmente imune. Recomenda-se continuar o pré-natal normal.
c) A infecção recente também se confirma quando a avidez de IgG para toxoplasmose for alta ( > 80%).
d) O IgG não reagente e IgM reagente - gestante com infecção prévia ou toxoplasmose crônica.
e) O IgG reagente e IgM não reagente - gestante com infecção recente ou toxoplasmose aguda.

06. (UNICENTRO) - Assinale a alternativa que aponta um parasita intestinal causador de doença infecciosa que pode desencadear diarreia dentre os sintomas:
a) Tunga.
b) Sarcoptes scabiei.
c) Ameba.
d) Cândida.
e) Larva migrans.

07. (IADES) - A Giardíase é uma infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar-se de forma aguda com
a) puxo e fezes sanguinolentas.
b) fezes amolecidas, com aspecto gorduroso, fadiga e anorexia.
c) flatulência e distensão abdominal.
d) tenesmo e piorreia.
e) diarreia acompanhada de dor abdominal.

08. (FGV) - A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública. As afirmações abaixo a respeito da infecção amebiana estão corretas, exceto:
a) para o desenvolvimento da infecção os cistos de E. histolytica devem ser ingeridos por um indivíduo suscetível.
b) os cistos resistem a ação dos sucos digestivos e eclodem no íleo terminal ou no cólon.
c) o ciclo patogênico se dá com a multiplicação dos trofozoítas na parede intestinal onde se alimentam de hemácias e restos celulares, causando necroses, e podendo haver eventual propagação da infecção para o fígado, pulmões ou outros órgãos.
d) o ciclo não-patogênico se dá na luz do intestino, onde há produção de cistos que são expulsos com as fezes.
e) tanto E. histolytica quanto E. dispar são amebas patogênicas.

09. (ENEM) - Devido à sua ampla incidência e aos seus efeitos debilitantes, a malária é a doença que mais contribui para o sofrimento da população humana da Região Amazônica. Além de reduzir os esforços das pessoas para desenvolverem seus recursos econômicos, capacidade produtiva e melhorarem suas condições de vida, prejudica a saúde da população e o desenvolvimento socioeconômico da região.
RENAULT, C. S. et al. Epidemiologia da malária no município de Belém – Pará.
Revista Paraense de Medicina, n. 3, jul.-set. 2007 (adaptado).

Essa doença constitui um sério problema socioeconômico para a região citada porque provoca
a) alterações neurológicas, que causam crises epilépticas, tornando o doente incapacitado para o trabalho.
b) diarreias agudas e explosivas, que fazem com que o doente fique vários dias impossibilitado de trabalhar.
c) febres constantes e intermitentes associadas à fadiga e dores de cabeça, que afastam o doente de suas atividades.
d) imunossupressão, que impossibilita o doente de entrar em contato com outras pessoas sem o uso de máscaras e luvas.
e) infecção viral contagiosa, que faz com que o doente precise de isolamento para evitar transmissão para outras pessoas.

10. (FUVEST) - A figura representa o ciclo da leishmania, causadora da leishmaniose.

O parasita sobrevive nas células do hospedeiro mamífero pela inativação de enzimas da(o) _____I_____ , o que bloqueia a digestão intracelular e possibilita a continuidade do ciclo da leishmania. Uma das formas de se prevenir a transmissão dessa doença é ______II______ .
As lacunas I e II podem ser preenchidas corretamente por:
a) mitocôndria e morando em zonas urbanas.
b) mitocôndria e ingerindo antibióticos.
c) núcleo e eutanasiando cães infectados.
d) lisossomo e tratando esgotos.
e) lisossomo e utilizando repelente.

11. (FMABC) - A doença de Chagas é uma importante protozoose cujo agente etiológico, o Trypanosoma cruzi, utiliza dois hospedeiros, o ser humano e o inseto Triatoma spp, para completar seu ciclo reprodutivo. No ser humano e no inseto ocorrem diferentes etapas do ciclo do protozoário. Com relação às etapas do ciclo reprodutivo realizadas pelo agente etiológico no organismo dos hospedeiros, pode-se afirmar que 
a) a fecundação dos gametas do protozoário ocorre no tecido muscular humano. 
b) a liberação dos gametas do protozoário ocorre após a formação dos esporos nos leucócitos humanos. 
c) a formação de gametas do protozoário ocorre na porção final do intestino do inseto. 
d) a reprodução assexuada do protozoário ocorre tanto no organismo do inseto como no organismo humano. 
e) a reprodução sexuada do protozoário ocorre no interior dos eritrócitos humanos.

12. (FAMERP) - Estima-se que, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas sofram da doença de Chagas, sobretudo na região Norte. A transmissão dessa doença ocorre quando as fezes contaminadas do barbeiro entram em contato com mucosas ou escoriações na pele, mas também pode ocorrer por meio 
a) da transfusão sanguínea e da ingestão de leite materno. 
b) da picada de mosquitos e da ingestão de açaí in natura
c) do contato direto com gotículas de saliva e da ingestão de leite materno. 
d) do contato direto com gotículas de saliva e da ingestão de açaí in natura
e) da transfusão sanguínea e da picada de mosquitos.

13. (FMC) - Maurren Maggi, campeã olímpica de salto em distância nas Olimpíadas de Pequim (2008), contraiu leishmaniose durante a participação em um reality show, que foi gravado na República Dominicana.
Disponível em: https://istoe.com.br/maurren-maggi-temleishmaniose-confirmada-apos-participacao-em-reality/. Publicado em 03/01/18 e Acesso em: 16 set. 2018. Adaptado.

A leishmaniose é uma doença transmitida por um inseto e o seu agente etiológico é um
a) Nematódeo.
b) Protozoário.
c) Platelminto.
d) Fungo.
e) Vírus.

14. (UNESP) - Algumas doenças parasitárias humanas são frutos da nossa coevolução com endoparasitas e artrópodes hematófagos. Por meio da picada na pele, esses invertebrados se alimentam de sangue e possibilitam a continuidade do ciclo de vida dos endoparasitas. A picada causa inchaço, vermelhidão e irritação na pele, processos inflamatórios decorrentes da lesão e da injeção de substâncias provenientes das glândulas salivares do artrópode. A grande maioria dessas doenças é transmitida durante a picada. No entanto, a irritação da pele, posterior à picada, é uma reação fisiológica fundamental para a transmissão da
a) febre amarela. 
b) filariose. 
c) febre maculosa. 
d) doença de Chagas. 
e) malária.

15. (PUC-SP) - Foram relatados no estado do Pará, casos de pessoas que contraíram doença de Chagas por ingestão de açaí. O fruto, muito utilizado na elaboração de sucos, foi triturado juntamente com insetos conhecidos por “barbeiros” ou “chupanças”, que se esconderam em cestos cheios de açaís. As pessoas que adoeceram foram infectadas pelo 
a) protozoário Plasmodium falciparum
b) protozoário Triatoma infestans
c) protozoário Trypanosoma cruzi
d) vírus Plasmodium falciparum
e) vírus Trypanosoma cruzi.

16. (FAMERP) - A leishmaniose visceral humana é uma doença que afeta o baço e o fígado, provocando problemas imunológicos e quadros hemorrágicos. Em casos mais graves, pode causar a morte. Uma pessoa pode adquirir essa doença quando
a) É picada por fêmeas do mosquito Lutzomyia sp.
b) Entra em contato com fezes contaminadas de percevejos.
c) Nada em águas contaminadas com cercárias.
d) Anda descalça em solos úmidos com larvas de vermes.
e) Ingere verduras contaminadas com ovos de parasitas.

17. (FAMECA) - A leishmaniose tegumentar é uma importante parasitose com incidência anual de mais de 20 000 casos no Brasil. Essa doença é causada por uma espécie de
a) Bactéria e é transmitida por um mosquito do gênero Phlebotomus.
b) Vírus e é transmitida por um mosquito do gênero Aedes.
c) Bactéria e é transmitida por um percevejo do gênero Triatoma.
d) Protozoário e é transmitida por um mosquito do gênero Culex.
e) Protozoário e é transmitida por um mosquito do gênero Lutzomyia.

18. (UFRGS) - Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).
Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que
a) Tem um caramujo de água doce como hospedeiro intermediário do verme causador da doença.
b) Pode ser transmitida entre humanos por insetos hemípteros (barbeiros) que defecam ao sugar o sangue.
c) É causada por um protozoário transmitido através da ingestão de carne mal cozida ou de alimentos contaminados com fezes de gatos.
d) Provoca lesões de bordas avermelhadas, de difícil cicatrização, na pele e nas mucosas.
e) Causa perfurações nas paredes do intestino que levam à perda de sangue e à anemia, gerando palidez, também chamada de amarelão.

19. (UDESC) - A toxoplasmose é uma doença provocada pela ingestão de cistos (oocistos) do Toxoplasma gondii (presentes nas fezes dos gatos), em carnes cruas ou mal cozidas.
A respeito disso, assinale a alternativa incorreta.
a) As mulheres grávidas que desenvolvem a doença podem transmiti-la ao feto.
b) O agente etiológico causador dessa doença é um protozoário.
c) O Toxoplasma gondii é um organismo unicelular.
d) Alguns modos de prevenção consistem em evitar o consumo de carne mal cozida, lavar as mãos depois de contato com gatos e antes das refeições.
e) O Toxoplasma gondii faz parte do Reino Monera, onde estão reunidos os seres unicelulares e procariontes.

20. (FMP) - A toxoplasmose é uma doença que pode causar cegueira em algumas pessoas ou ser assintomática em muitas delas. Em gestantes, o parasita pode atingir o feto e causar problemas neurológicos. Sobre essa doença, é correto afirmar que
a) Pode ser adquirida por meio da picada de fêmeas de insetos vetores contaminadas com cistos do protozoário.
b) O agente etiológico é um vírus, que pode ser conduzido pelo cordão umbilical até o líquido amniótico que envolve o feto.
c) O agente etiológico é uma bactéria, que pode atravessar a barreira placentária e atingir a circulação fetal.
d) Pode ser adquirida pela ingestão de cistos presentes nos vegetais ou em carne mal passada contaminada de porco, boi e carneiro.
e) Pode ser adquirida por meio da penetração de larvas na pele ou por ingestão de água contaminada com o parasita.







01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
BBBACEECE
11
12
13
14
15
16
17181920
D
ABDCAECED

Nenhum comentário:

Postar um comentário