Doenças parasitárias - 40 Exercícios com gabarito

01. (UNESP) - Algumas doenças parasitárias humanas são frutos da nossa coevolução com endoparasitas e artrópodes hematófagos. Por meio da picada na pele, esses invertebrados se alimentam de sangue e possibilitam a continuidade do ciclo de vida dos endoparasitas. A picada causa inchaço, vermelhidão e irritação na pele, processos inflamatórios decorrentes da lesão e da injeção de substâncias provenientes das glândulas salivares do artrópode. A grande maioria dessas doenças é transmitida durante a picada. No entanto, a irritação da pele, posterior à picada, é uma reação fisiológica fundamental para a transmissão da 
a) febre amarela. 
b) filariose. 
c) febre maculosa. 
d) doença de Chagas. 
e) malária.

02. (ENEM) - A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.
Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá
a) impedir a penetração do parasita pela pele.
b) eliminar o caramujo para que não haja contágio.
c) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.
d) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.
e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.

03. (MACKENZIE) - Gripe aviária, febre maculosa e dengue são algumas doenças que têm preocupado o homem ultimamente. A respeito delas, é correto afirmar que: 
a) duas são transmitidas por insetos. 
b) apenas uma é causada por vírus. 
c) apenas uma é transmitida ao homem por um ácaro. 
d) duas são causadas por bactérias. 
e) duas são causadas por vírus e uma por protozoário.

04. (FATEC) - Segundo dados de 2017 da Organização Mundial de Saú - de, um quarto da população mundial sofre com ascaridíase, ancilostomose ou tricuríase. Esse contingente de enfermos afeta também a economia dos países, que investem nos tratamentos e perdem em produtividade. Isso porque as pessoas parasitadas rendem menos no trabalho, particularmente quando apresentam anemia, diarreia e cansaço. Assim, o dinheiro público investido em profilaxia (como saneamento básico) apresenta melhores resultados do que o investido no tratamento das doenças. As doenças em questão são causadas por 
a) nematódeos, que absorvem nutrientes nos intestinos dos hospedeiros. 
b) bactérias, que se instalam nas articulações dos hospedeiros. 
c) cnidários, que digerem a parede celular dos hospedeiros. 
d) anelídeos, que se alimentam dos tecidos nervosos dos hospedeiros. 
e) equinodermos, que se instalam nos músculos esqueléticos dos hospedeiros.

05. (Albert Einstein) - A tirinha apresenta uma medida profilática adotada contra uma série de doenças parasitárias. 
Fonte: Folha de São Paulo, 06/11/2015
Assinale a alternativa que contém exemplos de doenças cuja a prevenção inclui a orientação da tirinha. 
a) ascaridíase, cisticercose e amebíase. 
b) amarelão, elefantíase e leishmaniose. 
c) giardíase, cólera e febre amarela. 
d) esquistossomose, enterobiose e tripanossomíase.

06. (FAMERP) - O Senado Federal aprovou em 24.06.2020 o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec/ME, Diogo Mac Cord, destaca a importância da aprovação do novo marco regulatório para os brasileiros em quatro pilares: o da saúde pública, o ambiental, o econômico e o financeiro. “Estamos falando de até seis mil recém-nascidos que morrem por ano vítimas de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. São mais de cem milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso à rede de esgoto”, explica o secretário. (www.gov.br. Adaptado.)
A falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras está relacionada à transmissão de diversas doenças, entre as quais estão 
a) a leishmaniose, a dengue e a ascaridíase. 
b) a doença de Chagas, o escorbuto e a toxoplasmose. 
c) a filariose, a meningite e a hepatite B. 
d) a febre amarela, a malária e a giardíase. 
e) a amebíase, a esquistossomose e a cólera.

07. (MACKENZIE) - Toxoplasmose, giardíase e amebíase são 3 doenças que podem ser adquiridas pelo homem. A respeito delas, são feitas as seguintes afirmações: 
I. As 3 são causadas por protozoários. 
II. Os causadores das três apresentam um único hospedeiro. 
III. Nos 3 casos, a contaminação ocorre por via oral. 
IV. Uma delas é causada por um protozoário que apresenta duas fases de vida: sexuada e assexuada. 
Estão corretas 
a) I e II, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) I, II e III, apenas. 
d) I, II e IV, apenas. 
e) I, III e IV, apenas.

08. (FATEC) - O texto menciona algumas técnicas de tratamento de água para torná-la potável. Essas medidas, além de evitar o contágio pela cólera, podem contribuir para a prevenção de outras doenças, como 
a) dengue e teníase. 
b) elefantíase e malária. 
c) amebíase e ascaridíase. 
d) leptospirose e leishmaniose. 
e) doença de Chagas e toxoplasmose.

09. (FGV) - Além das características de uma helmintíase transmitida pelo solo, a estrongiloidíase, infecção humana causada por Strongyloides stercoralis, possui outras muito singulares. Todas as alternativas abaixo apresentam fatores que contribuem para a manutenção do processo de transmissão de S. stercoralis, exceto:
a) as larvas de S. stercoralis expulsas nas fezes tornam-se infectantes rapidamente, conferindo aos excretos alta contagiosidade assim que depositados no solo.
b) a ingestão de verduras e legumes cultivados usando como adubo fezes humanas contaminadas, com larvas do tipo filarióide, são a principal fonte de infecção por S. stercoralis.
c) o ciclo de vida livre multiplica o potencial infectante do solo contaminado.
d) a visita frequente dos moradores de rústicas habitações rurais, sempre aos mesmos lugares do peridomicilio, para defecar, com os pés descalços, contribui para a heteroinfecção tanto quanto para a reinfecção.
e) os mecanismos de auto-infecção responsáveis pela cronicidade e hiperinfecção, dependem dos hábitos higiênicos e das condições de funcionamento dos intestino dos infectados, além do uso de altas doses de corticoesteróides.

10. (ENEM) - Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.
Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:
a) Eliminar os caramujos de regiões afetadas pela esquistossomose, aplicando substâncias tóxicas na água das lagoas.
b) Evitar a contaminação de corpos de águas por ovos de esquistossomo, com a construção de instalações sanitárias.
c) Evitar utilizar água de lagoa de regiões afetadas pela esquistossomose para beber ou para o preparo de alimentos.
d) Impedir o consumo de carne crua ou mal cozida em regiões afetadas pela esquistossomose.
e) Impedir o consumo humano de hortaliças regadas com água contaminada por esquistossomo.

11. (FGV) - A enterobíase, enterobiose ou oxiurose é uma verminose intestinal que tem por causa o Enterobius vermicularis, pequeno nematóide da ordem Oxyuroidea, mais conhecido como oxiúro. A infecção costuma a ser benigna, mas bastante incômoda devido aos sintomas que se manifestam sobretudo à noite e, principalmente, nas crianças. Uma das alternativas abaixo apresenta a alternativa correta de um sintoma que sugere a infecção por oxiúro.
a) Intensa dor abdominal.
b) Prurido anal.
c) Obstrução intestinal.
d) Dores de cabeça.
e) Vômitos.

12. (COPESE UFPI) - Malária e leishmaniose são doenças transmitidas por vetores e causadas por microrganismos do tipo:
a) Bactéria.
b) Vírus.
c) Protozoário.
d) Algas.
e) Helmintos.

13. (FAU UNICENTRO) - Os vetores descritos a seguir são causadores de qual doença: “são insetos denominados Flebotomíneos, pertencentes à ordem Díptera, Família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, gênero lutzomyia, conhecidos popularmente, dependendo da localização geográfica, como mosquito palha, tatuquira, birigui, entre outros”.
a) O vetor transmite a Esquistossomose.
b) O vetor transmite a Leishmaniose.
c) O vetor transmite a Dengue.
d) O vetor transmite a Doença de chagas.
e) O vetor transmite a Febre Amarela.

14. (IADES) - Assinale a alternativa que apresenta somente doenças causadas por protozoários.
a) Disenteria, giardíase e malária
b) Pneumonia, toxoplasmose e esquistossomose
c) Difteria, toxoplasmose e febre maculosa
d) Doença de chagas, leishmaniose e leptospirose
e) Giardíase, mononucleose e malária

15. (ENEM) - A utilização de extratos de origem natural tem recebido a atenção de pesquisadores em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento que são altamente acometidos por doenças infecciosas e parasitárias. Um bom exemplo dessa utilização são os produtos de origem botânica que combatem insetos.
O uso desses produtos pode auxiliar no controle da
a) esquistossomose.
b) leptospirose.
c) leishmaniose.
d) hanseníase.
e) aids.

16. (FGV) - A filariose linfática é uma endemia de transmissão vetorial inserida em algumas áreas urbanas brasileiras, representando importante problema sanitário. No Brasil, ainda que o número de casos venha se reduzindo, milhares de pessoas estão infectadas. Entre os indivíduos infectados, uma parte tende a evoluir até as manifestações crônicas da doença. Sua importância é justificada tanto pelo número de casos como pela morbidade associada ao dano linfático.
A filariose linfática é causada por
a) cestoide Wuchereria bancrofti; sua transmissão é feita por hemípteros.
b) protozoários do gênero Leishmania; sua transmissão é feita por dípteros.
c) nematoide Wuchereria bancroft; sua transmissão é feita por dípteros.
d) cestoides do gênero Leishmania; sua transmissão é feita por dípteros.
e) nematoides do gênero Leishmania; sua transmissão é feita por hemípteros.

17. (UTFPR) - A água, os alimentos e o ar podem ser importantes veículos de transmissão de doenças, porém algumas doenças precisam de vetores para transmiti-las. Assinale a alternativa que apresenta doenças cujas medidas profiláticas sejam a eliminação do vetor.
a) Diabetes e amebíase.
b) Dengue e tétano.
c) Gripe e febre amarela.
d) Malária e hepatite.
e) Malária e dengue.

18. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita corretamente uma doença cujo agente etiológico se aloja na glândula salivar do inseto vetor e é transmitido para o humano através da picada no momento do repasto sanguíneo.
a) Malária
b) Leishmaniose
c) Toxoplasmose
d) Filariose linfática
e) Doença de Chagas

19. (MACKENZIE) - Muitas pessoas confundem as doenças Malária, Amarelão e Febre Amarela, pensando que são nomes de uma mesma doença. Assinale a alternativa correta.
a) Essas doenças são bem diferentes porque apresentam causadores e transmissores diferentes.
b) Essas doenças são diferentes quanto aos transmissores e não quanto aos causadores.
c) Essas doenças são diferentes quanto aos causadores e não quanto aos transmissores.
d) Essas doenças são semelhantes quanto aos sintomas, pois todas provocam hemorragia.
e) Essas doenças são todas possíveis de serem evitadas por vacinação.

20. (ENEM) - O rótulo do produto descreve características de uma doença que pode ser prevenida com o(a)
a) uso de calçados.
b) aplicação de inseticida.
c) utilização de mosquiteiros.
d) eliminação de água parada.
e) substituição de casas de barro por de alvenaria.

21. (MARINHA DO BRASIL) - A pediculose afeta pessoas de todas as idades. Com relação a essa infestação cutânea é correto afirmar que
a) os piolhos da cabeça podem ser transmitidos diretamente por meio de pentes e escovas.
b) a pediculose pubiana não é transmitida por contato sexual.
c) o prurido, particularmente à noite, constitui o sintoma mais comum da pediculose pubiana.
d) a pediculose pubiana não pode coexistir com doenças sexualmente transmissíveis.
e) os piolhos da cabeça são encontrados mais comumente na parte anterior do couro cabeludo.

22. (APICE) - A doença de chagas é uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas. Qual dos agentes etiológicos está relacionado diretamente à Doença de Chagas?
a) Treponema pallidum.
b) Schistosoma mansoni.
c) Escherichia coli.
d) Trypanosoma cruzi.
e) Lutzomyia cruzi.

23. (IFES) - A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) encontra-se entre as principais doenças infecto-parasitárias de maior importância no mundo. No Brasil, constitui um grave problema de saúde pública. Assinale a alternativa CORRETA acerca do assunto.
a) Leishmania (Viannia) braziliensis constitui a única espécie de protozoário Apicomplexa causadora da Leishmaniose Tegumentar Americana no continente americano.
b) Os vetores da Leishmaniose Tegumentar Americana são pequenos dípteros hematófagos pertencentes a Família Culicidae, onde suas formas adultas apresentam hábitat essencialmente silvestre.
c) A transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana pode ocorrer pelas vias: vetorial, transfusional, vertical e pelo contato com os doentes.
d) A forma infectiva do protozoário, a amastigota, é encontrada na saliva do inseto. Ela perde seu flagelo quando penetra na pele da vítima mamífera, tornando-se uma promastigota que se prolifera no sistema fagocitário mononuclear, principalmente em locais fixos no tecido.
e) A Leishmaniose Tegumentar Americana é transmitida pela picada de flebotomíneos, pequenos dípteros popularmente conhecidos no Brasil como mosquito palha, birigui, asa branca, tatuquira, entre outros.

24. (Avança SP) - A filariose, também conhecida como elefantíase, é uma das principais doenças do sistema __________ e é causada pelo parasita Wuchereria bancrofti, que é transmitido para as pessoas por meio da picada do mosquito do gênero Culex sp.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:
a) Arterial.
b) Nervoso Central.
c) Nervoso Periférico.
d) Linfático.
e) Endócrino.

25. (ENEM) - Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.
ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de
a) peixe mal-assada.
b) frango mal-assada.
c) porco mal-assada.
d) boi mal-assada.
e) carneiro mal-assada.

26. (AOCP) - A malária, nas suas três formas existentes, é transmitida ao ser humano pela picada das fêmeas do mosquito anófele (gênero Anopheles). Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) O plasmódio, em seu ciclo de vida único, tem o ser humano como hospedeiro definitivo.
b) Ao sugar o sangue de uma pessoa contaminada, o mosquito se contamina, completa seu ciclo de vida e morre.
c) A fecundação dos gametas e a formação do zigoto ocorrem na parede do intestino do hospedeiro humano.
d) Os merozoítos se multiplicam nas hemácias, rompendo-as e liberando os parasitos na circulação sanguínea.
e) Os plasmódios chegam ao coração humano pela linfa e pelas vísceras e se multiplicam no tecido cardíaco.

27. (IFMT) - A leishmaniose é um grupo de doenças infecciosas causadas por protozoários do gênero Leishmania que afeta humanos e animais. Um dos tipos mais graves é a leishmaniose visceral (LV), provocada - entre outras espécies - pela Leishmania infantum.
Disponível em:https://agencia.fapesp.br/estudo-comprova-relevancia-do-cao-domestico-na-manutencao-de-focos-transmissores-de-leishmaniose-visceral/ 37472/. Acesso em 10 de fvereiro de 2022.

Acerca da leishmaniose, é CORRETO afirmar que:
a) Os vetores responsáveis pela transmissão da leishmaniose visceral são insetos da família Psychodidae, subfamília Phlebotominae, sendo o Culex fatigans a principal espécie transmissora.
b) É uma zoonose causada pelo protozoário do gênero Leishmania spp. e transmitida pelo repasto sanguíneo da fêmea do flebotomíneo, que pode acometer cães, os quais são considerados, no ciclo urbano de transmissão, os principais reservatórios através dos quais o homem pode se infectar.
c) Os cães podem adquirir leishmaniose quando ingerem alimentos contaminados com ovos do parasita.
d) São doenças transmitidas ao ser humano pelo contato direto com outros mamíferos.
e) Uma medida de controle da doença em seres humanos é a vacinação de crianças em áreas de risco.

28. (FAU UNICENTRO) - Sobre a Dengue assinale a alternativa correta:
a) A transmissão ocorre por meio da picada do macho da espécie vetora do Aedes aegypti. Quando contaminado o mosquito ao picar uma pessoa infectada que se apresenta na fase virêmica da doença, apto após um período de 10 a 14 dias, hábil em transmitir o vírus no decorrer de sua vida através de suas picadas.
b) Há transmissão da dengue por contato direto com um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia nem fonte de água ou alimento.
c) A expansão da dengue no Brasil deu-se por meio das condições favoráveis que o vetor encontrou que surgiu com crescimento das cidades, devido precárias, condicionando a formação de criadouros facilitando à circulação do vírus da dengue através da movimentação das pessoas nos estados brasileiros.
d) A transmissão da dengue ocorre através da deposição dos ovos da borboleta em lugares claros com bastante ventilação permanecendo os ovos 40 dias intacto antes da eclosão.
e) A fase larvária é a fase que ocorre o crescimento e liberação da borboleta, essa fase acontece em recipientes com água quente que venham a se transformar em criadouros.

29. (COPESE UFPI) - Os insetos vetores de dengue, chikungunya e Zika no Brasil são mosquitos da família Culicidae, pertencentes ao gênero:
a) Aedes.
b) Anopheles.
c) Culex.
d) Lutzia.
e) Haemagogus.

30. (ENEM) - Atualmente, o medicamento de escolha para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies do verme Schistosoma é o praquizentel (PQZ). Apesar de ser eficaz e seguro, seu uso em larga escala e tratamentos repetitivos em áreas endêmicas têm provocado a seleção de linhagens resistentes.
LAGE, R. C. G. Disponível em: www.repositorio.ufop.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).

Qual é o mecanismo de seleção dos vermes resistentes citados?
a) Os vermes tornam-se resistentes ao entrarem em contato com o medicamento quando invadem muitos hospedeiros.
b) Os vermes resistentes absorvem o medicamento, passando-o para seus descendentes, que também se tornam resistentes.
c) Os vermes resistentes transmitem resistência ao medicamento quando entram em contato com outros vermes dentro do hospedeiro.
d) Os vermes resistentes tendem a sobreviver e produzir mais descendentes do que os vermes sobre os quais o medicamento faz efeito.
e) Os vermes resistentes ao medicamento tendem a eliminar os vermes que não são resistentes, fazendo com que apenas os mais fortes sobrevivam.

31. (FUNDATEC) - “A leishmaniose visceral é uma protozoonose crônica, sistêmica, caracterizada em humanos por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos” (Ministério da Saúde, 2016). No ambiente silvestre, os principais reservatórios são os marsupiais e as raposas, enquanto que, no ambiente urbano, o principais reservatórios e fonte de infecção são os:
a) Cachorros.
b) Gatos.
c) Morcegos.
d) Ratos.
e) Pombos.

32. (FAPEC) - A dengue é uma doença viral que acomete muitas pessoas, levando várias à morte. Os vetores dessa doença são mosquitos do gênero Aedes. Sobre a transmissão da dengue e seu vetor, assinale a alternativa correta.
a) No Brasil, a transmissão da dengue ocorre pelo Aedes aegypti, entretanto, existe no País a presença de Aedes albopictus, o qual apresenta potencial para transmitir a doença.
b) Fêmeas e machos picam seres humanos, transmitindo, assim, o vírus causador da dengue.
c) O Aedes aegypti é o agente etiológico da dengue.
d) Todos os mosquitos Aedes aegypti possuem o vírus causador da dengue.
e) O responsável pela transmissão da dengue para seres humanos é o macho do mosquito Aedes aegypti.

33. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita corretamente doenças transmitidas por insetos vetores que utilizam a água como criadouros.
a) Raiva
b) Escabiose
c) Pediculose
d) Peste bubônica
e) Filariose bancroftiniana

34. (FAU UNICENTRO) - A leishmaniose é uma doença que se apresenta de duas formas, assinale a alternativa que contenha as duas formas:
a) As duas formas são: Leishmaniose Tegumentar Hemorrágica e Leishmaniose Silvestre.
b) As duas formas são: Leishmaniose Tegumentar Embrionária e Leishmaniose Adulta.
c) As duas formas são: Leishmaniose Tegumentar Americana e Leishmaniose Visceral.
d) As duas formas são: Leishmaniose Tegumentar Clássica e Leishmaniose Rural.
e) As duas formas são: Leishmaniose Tegumentar Brasileira e Leishmaniose Europeia.

35. (SCT) - Doença parasitária, enfermidade parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode). O estudo das doenças parasitárias é denominado Parasitologia. Dentre as espécies de parasitas citadas abaixo, a responsável pela enfermidade conhecida como malária é:
a) Trypanosoma cruzi.
b) Ancylostoma duodenale.
c) Taenia solium.
d) Plasmodium falciparum.
e) Schistosoma mansoni.

36. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita somente doenças cuja infecção humana ocorre pela penetração da larva na pele ou mucosas.
a) Fitiríase e filariose
b) Tungídae e trichuríase
c) Malária e leishmaniose
d) Enterobiose e ascaridíase
e) Ancilostomose e esquistossomose

37. (PSC) - Aedes aegypti é a nomenclatura taxonômica para o mosquito que é popularmente conhecido como mosquito da dengue. Esse inseto tem sido associado como vetor de diversas doenças humanas. Todas as doenças citadas abaixo podem ter como vetor o Aedes aegypti, EXCETO:
a) Malária.
b) Dengue.
c) Chikungunya.
d) Zika.
e) Febre amarela.

38. (IBADE) - Os caramujos do gênero Biomphalaria, que habitam brejos, lagos e poços, abrigam um agente etiológico que é extremamente nocivo ao homem. Esse agente etiológico recebe o nome de:
a) Toxoplasma gondii.
b) Giardia lamblia.
c) Lutzomya longipalpis.
d) Schistosoma mansoni.
e) Enterobius vermicularis.

39. (UNICENTRO) - Assinale a alternativa contendo informações corretas a respeito da patogenia humana conhecida como giardíase:
a) É provocada por uma bactéria e pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
b) É provocada por um helminto e pode ser transmitida por falta de cuidados com a higiene pessoal.
c) É provocada por um helminto e pode ser transmitida pelo contato direto com o solo contaminado.
d) É provocada por um protozoário e pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados.
e) É provocada por um protozoário e pode ser transmitida pela picada do mosquito Culex, que atua como vetor no ciclo de vida do patógeno.

40. (ENEM) - Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.
Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?
a) Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitida por mosquito.
b) Evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, já que a doença é transmitida pela água contaminada.
c) Evitar contato com animais de zoológicos, uma vez que se trata de uma zoonose veiculada por grandes mamíferos.
d) Realizar exames médicos periódicos para detectar precocemente a doença, já que se trata de uma enfermidade hereditária.
e) Manter uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas, uma vez que a doença está associada ao sedentarismo.



01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
ECAAEECBB
11
12
13
14
15
16
17181920
B
CBACCEAAA
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
C
DEDCDBCAD
31
32
33
34
35
36
37383940
A
AECDEADDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário