Escala cartográfica - 20 Exercícios com gabarito

01. (Mackenzie) - Em um mapa com escala de 1:70.000.000, foi traçada uma rota de navegação aérea entre dois pontos, A e B. O ponto A, está a 45° oeste de Greenwich, enquanto o ponto B, a 75° oeste de Greenwich. Entre os pontos A e B, a rota de navegação media, no mapa, 20 mm. Sabendo-se que um avião partiu de A para B, às 14h, no dia 7 de novembro, em um voo de 2 horas, está correto afirmar que a distância percorrida e o horário local de chegada foram, respectivamente,

a) 14.000 km e às 16h.
b) 140 km e às 10h.
c) 1.400 km e às 14h.
d) 1.400 km e às 16h.
e) 140 km e às 16h.

02. (Mackenzie) - Considerando que a distância real entre Moscou e Sochi, duas importantes sedes da Copa do Mundo da Rússia 2018, é de aproximadamente 1.620 Km, em um mapa, na escala de 1: 10.000.000, essa distância seria de

a) 16,2 cm
b) 1,62 cm
c) 1,62 m
d) 6,2 cm
e) 0,62 m

03. (EsPCEx) - Em uma competição de corrida de orientação, ou simplesmente orientação – esporte em que o atleta, geralmente com um mapa e uma bússola, precisa se deslocar no terreno, passando por alguns pontos de controle, e chegar ao final em menor tempo –, dentre os pontos que os participantes deverão encontrar, dois deles (Ponto A e Ponto B) possuem as seguintes coordenadas:

Após atingirem o Ponto A, os grupos deverão seguir para o Ponto B e, para tanto seguirão na direção

a) oeste.
b) leste.
c) sudoeste.
d) noroeste.
e) nordeste.

04. (CESGRANRIO) - Num mapa de escala cartográfica 1:500.000, a distância, em linha reta, entre duas cidades é de 20 cm. No terreno, a distância entre essas cidades, medida em quilômetros, é de

a) 10
b) 20
c) 50
d) 100
e) 200

05. (EsPCEx) - A escala indica a proporção em que um mapa foi traçado, em relação ao objeto real, e varia de acordo com as finalidades desse mapa. Sobre as escalas utilizadas nos mais diferentes tipos de mapas, podemos afirmar que:

I - em um mapa com escala de 1:25.000.000, a distância de 8 cm no mapa corresponde à distância real de 2.500 Km.
II - uma escala de 1:1.000.000 é considerada uma escala grande e é muito utilizada para obter, em um mapa, informações bem detalhadas de um dado lugar.
III - quanto maior a escala de um mapa, menor será a área que ele representa, e menos evidente será a projeção cartográfica utilizada na confecção do mapa.
IV - a escala gráfica pode ser apresentada em diferentes unidades de medida e a escala numérica, quando estiver com a unidade de medida omitida, estará em centímetros.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

06. (UNIFEI) - Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades é de 8 cm. Qual a distância real entre essas cidades?

a) 8 km
b) 80 km
c) 800 km
d) 8000 km
e) 0,8 km

07. (UFRPE) - Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

08. (VUNESP) - Em um mapa, a distância entre dois pontos é de 4 cm (quatro centímetros) e a distância real é de 4 km (quatro quilômetros). Esse mapa está representado na seguinte escala numérica:

a) 1:100.
b) 1:1.000.
c) 1:10.000.
d) 1:100.000.
e) 1:1.000.000.

09. (EsPCEx) - A escala cartográfica que se apresenta sob a forma de um segmento de reta graduado é denominada Escala

a) Numérica.
b) Gráfica.
c) Equivalente.
d) Temática.
e) Topográfica.

10. (VUNESP) - Para trabalhar com um estudo do meio em um determinado bairro da cidade, o professor deverá utilizar-se de uma planta da cidade em

a) grande escala, de 1:5 000, 1:2 000 e às vezes mais.
b) grande escala, de 1:25 000 ou 1:30 000.
c) média escala, em torno de 1:50 000.
d) pequena escala, de 1:1 000 a 1:5 000.
e) pequena escala, em torno de 1:2 000.

11. (Mack) - Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120 km e que a sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala:

a) 1 : 1.200.000
b) 1 : 2.000.000
c) 1 : 12.000.000
d) 1 : 20.000.000
e) 1 : 48.000.000

12. (CESGRANRIO) - De uso tão antigo, como a própria Geografia, o termo escala encontra-se de tal modo incorporado ao vocabulário e ao imaginário geográficos que qualquer discussão a seu respeito parece desprovida de sentido, ou mesmo de utilidade. Como recurso matemático fundamental da cartografia, a escala é, e sempre foi, uma fração que indica a relação entre medidas do real e aquelas da sua representação gráfica. Porém, a conceituação de escala, como esta relação apenas, é cada vez mais insatisfatória, tendo em vista as possibilidades de reflexão que o termo pode adquirir, desde que liberto de uma perspectiva puramente matemática. Na Geografia, o raciocínio analógico entre escalas cartográfica e geográfica dificultou a problematização do conceito.

CASTRO, Iná E. de. O problema da escala. In: CASTRO, Iná E. de. (Org.) et al. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

A palavra escala expressa um conceito muito importante para a Geografia, e é usada em muitos contextos. Embora a escala cartográfica e a escala geográfica possam estar relacionadas, existem diferenças substanciais entre elas. Enquanto a escala cartográfica se refere ao número de vezes que a realidade foi reduzida, para determinada representação do espaço geográfico, a escala geográfica confere visibilidade a certo estudo geográfico ao definir, de forma ampla, a(o)

a) área de abrangência para análise de determinado fenômeno e/ou processo espacial.
b) área de ocorrência de determinado processo físico ou natural.
c) relação natureza-sociedade em determinado contexto histórico.
d) aspecto da complexidade dos processos históricos e/ ou sociológicos.
e) aspecto da complexidade dos fenômenos de ordem socioeconômica e/ou política.

13. (ENEM) - O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas. Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em: http://veja.abril.com.br.
Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).

Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?
a) 1:700
b) 1:7 000
c) 1:70 000
d) 1:700 000
e) 1:7 000 000

14. (ENEM) - Sabe-se que a distância real, em linha reta, de uma cidade A, localizada no estado de São Paulo, a uma cidade B, localizada no estado de Alagoas, é igual a 2 000 km. Um estudante, ao analisar um mapa, verificou com sua régua que a distância entre essas duas cidades, A e B, era 8 cm.

Os dados nos indicam que o mapa observado pelo estudante está na escala de
a) 1 : 250.
b) 1 : 2 500.
c) 1 : 25 000.
d) 1 : 250 000.
e) 1 : 25 000 000.

15. (UNIVALE) - Em um mapa de escala 1: 3.000.000, quantos centímetros serão necessários para representar uma reta de 150 km reais? Assinale:
a) 20
b) 2
c) 50
d) 5
e) 0,2

16. (IFG) - Considere dois mapas do Brasil, sendo que o mapa “A” tem escala de 1/10.000.000 e o mapa “B”, escala de 1/50.000.000. Assinale a alternativa correta.

a) Ambos os mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.
b) O mapa “A” apresenta menor riqueza de detalhes que o mapa “B”.
c) O mapa “A apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa “B”.
d) O mapa “B” é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa “A”.
e) Os dois mapas possuem o mesmo tamanho.

17. (FURG) - Em um mapa com escala de 1:500 000, um comprimento de 2,5cm corresponde a uma distância de:

a)12,5 Km
b) 75 Km
c) 125 Km
d) 175 Km
e) 1.250 Km

18. (UFPR) - Num mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1:250.000, uma das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A partir dessa informação, é correto afirmar:

a) A largura da pista é de 20 m.
b) A largura da pista é de 15 m.
c) A largura da pista é de 25 m.
d) A representação da rodovia com um milímetro de largura, num mapa na escala 1:250.000, está de acordo com a largura real da rodovia.
e) Trata-se de uma questão de generalização cartográfica e nesse caso o desenho da rodovia não obedece à relação de escala.

19. (UFPR) - Para a instalação da sede de uma empresa (que ocupará 1 km²) numa área de 100 km², é necessário fazer a cartografia de cada uma dessas áreas separadamente. Em relação às características das cartas a serem construídas, é correto afirmar:

a) Deve-se usar uma escala ao milionésimo para representar o terreno e uma escala pequena para representar a sede.
b) Deve-se usar a mesma escala para as duas cartas, já que as duas áreas estão localizadas em um mesmo lugar.
c) Deve-se usar uma escala média para a representação da área total do terreno, e uma escala grande para a representação da sede.
d) Deve-se utilizar a escala gráfica nas duas cartas, porque ela é mais precisa do que a escala numérica.
e) Deve-se utilizar uma escala grande para as duas áreas, ou seja, uma escala variável entre 1:100.000 e 1:150.000.

20. (ENEM) - Para uma atividade realizada no laboratório de Matemática, um aluno precisa construir uma maquete da quadra de esportes da escola que tem 28 m de comprimento por 12 m de largura. A maquete deverá ser construída na escala de 1 : 250. Que medidas de comprimento e largura, em cm, o aluno utilizará na construção da maquete?

a) 4,8 e 11,2
b) 7,0 e 3,0
c) 11,2 e 4,8
d) 28,0 e 12,0
e) 30,0 e 70,0







 ➤ GABARITO: 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
C
ADDEABDBA
11
12
13
14
15
16
17181920
B
ADEDCAECC

14 comentários:

  1. A resposta da questão 7 é B e não C, como esta no gabarito.

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  2. O gabarito está errado, é só fazer os cálculos, a resposta não bati.

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  3. questão 9 - gabarito incorreto

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  4. questão 9 gabarito incorreto

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  5. QUESTÃO 20 - RESOLUÇÃO:

    Basta fazer a conversão inicial de metros para cm, e depois dividir por 250 para colocar em escala.
    28m = 2800cm/250 = 11,2cm
    12m = 1200cm/250 = 4,8cm
    Resposta: C

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  6. QUESTÃO 17 - RESOLUÇÃO
    E=escala d= desenho r= tamanho reaal
    e=d/r
    1/500000 = 2,5/r
    r=1250000 cm ou 12,5 km
    Resposta: A

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  7. QUESTÃO 15 - RESOLUÇÃO:
    a solução da questão está em encontrar a distância representada no mapa.

    E = 1: 3.000.000
    D = 150km
    d = ?

    Nesse caso, você coloca o dedo sobre o “d” terá (d = D/E ) isto é, uma divisão entre a distância real “D” e a escala usada no mapa “E”.Veja:
    d = D/E
    d = 150km / 3.000.000
    Agora, é só convertermos 150 km em 15.000.000 centímetros
    d = 15000 000 / 3.000.000
    d = 5cm
    RESPOSTA: D

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  9. QUESTÃO 14 - RESOLUÇÃO
    Basta que se faça a conversão, na verdade uma equivalência entre as distâncias, usando regra de três simples.

    2.000 Km = 200.000.000 cm = 200 x 10^6cm = 2 x 10^8cm = 25.000.000 cm.

    A escala será de 1:25000000.

    RESPOSTA: E

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  10. QUESTÃO 11 - RESOLUÇÃO
    Se a distância entre as cidades é 120 km e foi dividido em 6 cm, cada cm contém 20 km. Calculando a escala:
    1 cm=20 km
    1 cm= 2.000.000 cm
    Alternativa B

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  11. 07. QUESTÃO:
    Para encontrar a resposta correta vamos observar os denominadores das cinco escalas indicadas nos enunciados das alternativas da questão. Onde encontramos o menor denominador teremos inversamente a maior escala e a maior a riqueza de detalhes.

    A opção onde ocorre isso é a alternativa B

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  12. 08. QUESTÃO

    1 km = 1000 m
    1000 m = 1000 . 100 = 100.000 cm

    RESPOSTA: 1:100 000 ok

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