Doenças causadas por vírus - 30 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) - A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações. Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento 
a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose. 
b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp
c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas. 
d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose. 
e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

02. (Albert Einstein) - A charge faz uma sátira às múltiplas potencialidades vetoriais do mosquito Aedes aegypti.
Fonte: <https://conteudo.imguol.com.br/blogs/58/files/2016/02/paixaoMosquito.jpg>

Para completar a charge, seria necessário incluir mais uma bola com o nome 
a) malária. 
b) febre amarela. 
c) escarlatina. 
d) tuberculose.

03. (ENEM) - Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram uma grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.
Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado).

Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógenohospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo? 
a) Ebola, pois o maior período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro. 
b) Dengue, pois o menor período de incubação reflete duração mais longa do processo de coevolução patógeno-hospedeiro. 
c) Ebola, cuja alta letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo de sua evolução. 
d) Ebola, cujos surtos epidêmicos concentram-se no continente africano, reconhecido como berço da origem evolutiva dos seres humanos. 
e) Dengue, cuja baixa letalidade indica maior eficiência do vírus em parasitar seus hospedeiros, estabelecida ao longo da coevolução patógeno-hospedeiro.

04. (ENEM) - Os resultados de um ensaio clínico randomizado na Indonésia apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti infectado com a bactéria Wolbachia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz. Essa bactéria induz a redução da carga viral no mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue na área, sendo repassada por meio do cruzamento entre os insetos. Como essa bactéria é um organismo intracelular e o vírus também precisa entrar nas células para se reproduzir, ambos necessitarão de recursos comuns.
COSTA, G. Agência Fiocruz de Notícias. Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue. Disponível em: https://portal.fiocruz.br. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado). 

Essa tecnologia utilizada no combate à dengue consiste na 
a) predação do vírus pela bactéria. 
b) esterilização de mosquitos infectados. 
c) alteração no genótipo do mosquito pela bactéria. 
d) competição do vírus e da bactéria no hospedeiro. 
e) inserção de material genético do vírus na bactéria.  

05. (FATEC) - Ao longo das últimas décadas, muito esforço tem sido feito para conter a propagação do mosquito Aedes aegypti no Brasil e em diversas regiões no mundo. Essa espécie de mosquito está relacionada a duas doenças graves que ocorrem no território nacional, a dengue e a febre amarela. 
Com relação ao agente causador e ao modo de transmissão dessas doenças, está correto afirmar que 
a) a dengue é causada por toxinas liberadas pelo mosquito, enquanto que a febre amarela é causada por vírus transmitidos pela picada. 
b) a febre amarela é causada por toxinas liberadas pelo mosquito, enquanto que a dengue é causada por vírus transmitidos pela picada. 
c) as duas doenças são causadas por toxinas liberadas no momento da picada, sendo a fêmea do mosquito a causadora de ambas as doenças. 
d) as duas doenças são causadas por vírus transmitidos no momento da picada, sendo a fêmea do mosquito a transmissora de ambas as doenças. 
e) as duas doenças são causadas por vírus transmitidos no momento da picada, sendo o macho do mosquito o transmissor do vírus da febre amarela e a fêmea o transmissor da dengue.

06. (MACKENZIE) - A dengue é uma doença que tem feito, atualmente, várias vítimas humanas, algumas delas fatais. A respeito da doença, considere as afirmações abaixo. 
I. Ao picar alguém que tenha dengue, o mosquito Aedes aegypti passa a transmitir o agente causador da doença. 
II. É causada por um vírus que é transmitido pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. 
III. A melhor forma de prevenção da dengue é a vacinação. 
IV. A dengue hemorrágica geralmente acomete a quem já teve a doença clássica. 
Estão corretas, apenas, 
a) I, II e III. 
b) I, II e IV. 
c) II, III e IV. 
d) I e II. 
e) I e IV.

07. (UNICAMP) - Graças às campanhas de vacinação, a poliomielite foi considerada erradicada no Brasil: o último caso foi registrado em 1989. Contudo, o Ministério da Saúde constatou cobertura vacinal alarmante (abaixo de 50%) em 312 municípios brasileiros em 2018. A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite; é uma questão de responsabilidade social contemplada no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. 
(Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/43797-ministerio-dasaude-alerta-parabaixas-coberturas-vacinais-para-polio.)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a poliomielite. 
a) É uma doença viral contagiosa, que pode ser transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de doentes. 
b) A transmissão do vírus ocorre por meio de vetores hematófagos que tenham picado uma pessoa contaminada na fase aguda da doença. 
c) É uma doença bacteriana transmitida por gotículas de saliva ou de sangue de pessoas contaminadas, com alto risco de contágio. 
d) A transmissão da bactéria ocorre por meio de vetores artrópodes que tenham picado uma pessoa contaminada na fase crônica da doença.

08. (UNESP) - Ao fazer uma limpeza no armário do banheiro, Manuela encontrou três pomadas, I, II e III, que, por indicação médica, havia usado em diferentes situações: 
a) para controlar o herpes labial; 
b) para tratar de uma dermatite de contato; 
c) para debelar uma micose nos pés.
Manuela não se lembrava qual pomada foi usada para qual situação, mas ao consultar as bulas verificou que o princípio ativo da pomada I liga-se a um componente da membrana celular do micro-organismo, alterando a permeabilidade da membrana; o componente ativo da pomada II estimula a síntese de enzimas que inibem a migração de leucócitos para a área afetada; o princípio ativo da pomada III inibe a replicação do DNA do microorganismo no local onde a pomada foi aplicada.
Pode-se dizer que para as situações a, b e c Manuela usou, respectivamente, as pomadas 
a) I, II e III. 
b) I, III e II. 
c) II, I e III. 
d) III, I e II. 
e) III, II e I.

09. (FMABC) - Uma criança foi ao pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: febre alta, tosse, coriza e manchas vermelhas pelo corpo, levantando a suspeita de sarampo. Para essa doença, a medida profilática mais eficiente é 
a) vacinação. 
b) saneamento básico. 
c) ingestão de altas doses de vitamina A. 
d) erradicação dos insetos vetores. 
e) uso de antibióticos.

10. (FAMERP) - Não é indicado que mulheres gestantes tomem a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, porque alguns dos seus componentes poderiam causar malformações ao feto. Caso uma gestante adquira sarampo, existe uma medida excepcional de tratamento, que consiste na aplicação, por via intravenosa e em qualquer fase da gestação, de imunoglobulinas extraídas do sangue de doadores. 
Essa medida protege o corpo da gestante infectada pelo vírus porque as imunoglobulinas aplicadas 
a) desencadeiam a produção de antígenos. 
b) promovem a imunidade passiva artificial. 
c) estimulam a imunidade ativa natural. 
d) reduzem a resposta imunológica humoral. 
e) atuam de forma inespecífica contra os antígenos.

11. (FAURGS) - A dengue é uma virose transmitida para humanos pelo mosquito Aedes aegypti. Considere as afirmações sobre a dengue e seu vetor.
I - O mosquito também pode ser responsável pela transmissão de outras doenças virais, como a chikungunya, zika e febre amarela urbana.
II - No Brasil, o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela silvestre, sendo os principais hospedeiros diferentes espécies de macacos.
III - A infecção da dengue pode ser assintomática, leve ou grave, sendo causada por quatro tipos diferentes de vírus.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas II e III.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.

12. (MACKENZIE) - Rubéola, dengue, caxumba e febre amarela são alguns tipos de doenças causadas por vírus. A respeito delas, é correto afirmar que 
a) todas podem ser combatidas por vacinação. 
b) apenas 3 delas são transmitidas por insetos. 
c) duas delas são transmitidas por mosquitos da mesma espécie. 
d) todas elas têm um hospedeiro intermediário. 
e) apenas uma delas pode ser transmitida por meio de contato direto com pessoas doentes.

13. (LJ) - O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2 que vem acometendo a população mundial nos últimos anos. Para evitar a propagação do vírus é recomentado o uso de álcool e a lavagem das mãos com sabão. O uso destas medidas de prevenção afeta diretamente qual estrutura do vírus?
a) Ácidos nucleicos.
b) Capsídeo.
c) Envelope.
d) Nucleocapsídio.
e) RNA.

14. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita corretamente uma virose de transmissão hídrica.
a) Hepatite A
b) Leptospirose
c) Criptosporidiose
d) Toxoplasmose
e) Febre tifoide

15. (ENEM) - A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens.
BRASIL. Brasil livre de rubéola: campanha naconal de vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adpatado).

Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles 
a) ficam mais expostos a esses vírus. 
b) transmitem o vírus a mulheres gestantes. 
c) passam a infecção diretamente para o feto. 
d) transferem imunidade às parceiras grávidas. 
e) são mais sucetíveis a esse vírus que as mulheres.

16. (CESPE) - O SARS-CoV-2 é um vírus da família dos coronavírus que, ao infectar humanos, causa uma doença chamada Covid-19. Assinale a opção correta, acerca das características gerais dos vírus, em especial do SARS-CoV-2.
a) Os vírus são parasitas que fusionam suas membranas plasmáticas com as membranas do hospedeiro e, ao penetrarem na célula, inativam a síntese de proteínas.
b) Os vírus utilizam seu próprio metabolismo para produzir toxinas e destruir as células.
c) O SARS-CoV-2 é um vírus de DNA que infecta as células e insere seu material genético no núcleo das células hospedeiras.
d) Os vírus apresentam material genético constituído de DNA ou RNA, possuindo, no caso dos vírus de RNA, a enzima transcriptase reversa.
e) Os vírus podem se reproduzir por meio do ciclo lisogênico, no qual, após invadir a célula, o vírus se multiplica até rompê-la.

17. (QUESTÃO) - Assinale a única alternativa em que todas as doenças não são causadas por vírus.
a) AIDS, Herpes, Resfriado Comum e Gripe;
b) Novo Coronavírus, Febre amarela, Hepatite e Dengue;
c) Caxumba, Catapora, Raiva e Varíola;
d) Rubéola, Sarampo, Poliomielite e Mononucleose Infecciosa;
e) Febre maculosa, Tétano, Sífilis e Hanseníase

18. (FGV) - Classificada como uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade, em 1980 a varíola foi considerada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em relação a varíola, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença é causada por um vírus que possui material genético constituído por RNA, do gênero Ortopoxvirus, Família Poxviridae.
II. A transmissão da doença ocorre principalmente por passagem do vírus por contato muito próximo, por meio de gotículas de saliva e secreções respiratórias que contêm o agente, que se implanta na orofarínge e mucosa respiratória.
III. Com a ameaça internacional do bioterrorismo, a vacina da varíola voltou a ganhar destaque mundial e o lote semente de trabalho foi distribuído para os laboratórios públicos e privados que então iniciaram a produção em grande escala.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

19. (IBFC) - A mononucleose infecciosa é causada pelo Epstein-Barr Vírus (EBV) e caracteriza-se por febre, dor de garganta, além de linfoadenopatia. Quanto ao diagnóstico sorológico da mononucleose infecciosa afirma-se:
I. Aproximadamente 90% dos pacientes com mononucleose infecciosa apresentam anticorpos heterófilos em seu sangue, os quais podem ser detectados por técnicas imunológicas.
II. Amostras com anticorpos heterófilos não reagentes podem ser triadas com a pesquisa de anticorpos específicos, detectáveis facilmente por imunofluorescência ou ELISA.
III. Os anticorpos específicos para mononucleose infecciosa não devem ser valorizados no diagnóstico da mononucleose infecciosa crônica se em títulos muito baixos.
Assinale a alternativa correta:
a) São corretas as afirmativas II e III, apenas.
b) Todas as afirmativas são corretas.
c) São corretas as afirmativas I e II, apenas.
d) São corretas as afirmativas I e III, apenas.
e) Nenhuma das afirmativas está correta.

20. (NOSSO RUMO) - A respeito do sarampo, assinale a alternativa correta.
a) Panencefalite esclerosante subaguda é uma das possíveis complicações da doença.
b) O período de encubação dura de 3 a 5 dias e o pico de infecção ocorre a partir do 3 dia sintomático.
c) Deve-se evitar a suplementação de vitamina A.
d) No período prodrômico, as manchas tornam-se escurecidas ,e surge descamação fina, lembrando farinha.
e) O período exantemático ocorre antes do sinal de Koplik e é acompanhado de febre, náuseas e prostração.

21. (FUNDATEC) - É uma doença muito contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. O calendário de vacinação ocupacional orienta que o uso da vacina por gestantes e/ou imunodeprimidos deve ser avaliado pelo médico. O mesmo calendário prevê que, para profissionais com esquema vacinal completo, não há evidências que justifiquem uma terceira dose como rotina, podendo ser considerada em situações de risco epidemiológico, como em casos de surtos. Considerando essas informações, assinale a doença que corresponde aos sintomas, método de transmissão e vacinação ocupacional.
a) Difteria.
b) Raiva.
c) Sarampo.
d) Tétano.
e) Varicela.

22. (PUCRJ) - A saúde pública detectou um surto de rubéola na cidade do Rio de Janeiro e, antes que este surto se transformasse em epidemia, organizou uma campanha de vacinação. Em relação a essa doença podemos afirmar que:
a) é causada por uma bactéria.
b) é causada por um protozoário.
c) é causada por um vírus.
d) é causada por um helminto.
e) não é infecto contagiosa.

23. (CESPE) - A raiva manifesta-se por quadro de uma encefalite aguda, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, constituindo um problema de saúde pública. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.
a) Na suspeita de um caso de raiva, a equipe deverá notificar o Ministério da Saúde, que providenciará o repasse de recursos para a coleta de líquor e raspagem das células da córnea em até setenta e duas horas.
b) O soro antirrábico e a vacina antirrábica deverão ser imediatamente administrados diante de um caso de suspeita clínica-epidemiológica de raiva humana, de modo a prevenir a ocorrência de encefalite e outras complicações neurológicas.
c) O Ministério da Saúde recomenda que todo caso suspeito deverá ser acompanhado no serviço de referência ambulatorial do estado ou município em que se localiza. O encaminhamento do paciente para atendimento de média e alta complexidade deverá ocorrer apenas se houver queixas de salivação progressiva, taquipneia e redução do nível de consciência.
d) Morcegos e cães têm sido os principais responsáveis pela transmissão da raiva no Brasil.
e) A raiva é uma doença que acomete animais invertebrados por meio do protozoário Toxoplasma gondii, encontrado particularmente na América Latina.

24. (FUNDATEC) - Chega ao pronto atendimento um paciente jovem, com 23 anos, masculino, desacompanhado, que refere estar com febre e presença de exantema de aspecto maculopapular de distribuição centrípeta, que, após algumas horas, tornou-se vesicular, evolui rapidamente para pústulas e, posteriormente, que formaram crostas, há quatro dias. De qual patologia estamos falando?
a) Coqueluche.
b) Herpes Zoster.
c) Rubéola.
d) Sarampo.
e) Varicela.

25. (UFAC) - A raiva (encefalite viral aguda) é uma doença de importância mundial, causada por vírus RNA, gênero Lyssavírus. O cão e o gato são as principais fontes de infecção na raiva urbana, por meio de mordeduras. Sobre a raiva, assinale a alternativa incorreta:
a) Uma vez inoculado no hospedeiro, o vírus passa por uma fase inicial em que se multiplica em fibras musculares locais, em seguida invade terminações nervosas nos axônios motores, seguindo progressão retrógrada.
b) Mudança de comportamento concorrente com sinais neurológicos – ataxia, paresia e paralisia – são fortes indicativos da doença, em especial nos cães.
c) As alterações microscópicas se concentram no SNC, tendo quadro geral de meningoencefalite e mielite não supurativa.
d) O uso de anticorpos fluorescentes na detecção do antígeno viral no cérebro fresco e refrigerado é a técnica de eleição no exame post-mortem.
e) Corpúsculos de Negri em neurônios apenas ocorrem em animais com raiva, e outras enfermidades não produzem corpúsculos de inclusão semelhantes.

26. (PUCRS) - Uma dificuldade enfrentada pelos pesquisadores que buscam uma vacina para combater e prevenir a AIDS deve-se ao fato de o vírus da AIDS:
a) não possuir a enzima transcriptase reversa.
b) sofrer constantes mutações no seu material genético.
c) alternar seu material genético entre DNA e RNA.
d) ser um vírus de RNAr, para os quais é impossível fazer vacinas.
e) possuir uma cápsula lipídica que impede a ação da vacina.

27. (FUNDATEC) - Referente à caxumba, assinale a alternativa correta.
a) É uma infecção bacteriana.
b) O sintoma mais comum é dor em região genital.
c) Tetravalente é a vacina para prevenção da caxumba.
d) O vírus da caxumba pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.
e) A caxumba não é uma doença contagiosa.

28. (ENEM) - Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis.
A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque
a) possui anticorpos contra o agente causador da doença.
b) possui proteínas que eliminam o agente causador da doença.
c) estimula a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.
d) possui linfócitos B e T que neutralizam o agente causador da doença.
e) estimula a produção de anticorpos contra o agente causador da doença.

29. (PUCCAMP) - Considere as seguintes possibilidades de transmissão de um agente patogênico:
I- transfusão de sangue
II- aperto de mão e abraço
III- uso de banheiros públicos
IV- relações sexuais
V- uso de seringas, material cirúrgico e agulhas
O vírus da AIDS pode ser transmitido, comprovadamente, por meio de APENAS
a) I, II e III
b) I, IV e V
c) II, III e IV
d) II, IV e V
e) III, IV e V

30. (UFES) - Atualmente, muitas doenças têm preocupado a população mundial, tais como a AIDS, a febre amarela, o possível retorno da varíola e, mais recentemente, a SARS. Todas elas são causadas por vírus, e sobre esses organismos é INCORRETO afirmar que
a) são, estruturalmente, semelhantes às bactérias, podendo apresentar DNA ou RNA como material genético.
b) apresentam ciclos de vida lítico ou lisogênico. No ciclo lítico, determinam a destruição da célula infectada.
c) comandam o metabolismo celular do hospedeiro para a produção de proteínas de seu capsídeo e duplicação do seu material genético.
d) apresentam a enzima transcriptase reversa, quando têm RNA como material genético, que produz um DNA viral para ser integrado ao DNA do hospedeiro.
e) são parasitas obrigatórios, mas alguns podem sobreviver cristalizados por muitos anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário