01. (UEG) - No contexto da literatura, tem-se modalidades de textos narrativos, tais como romance, novela, conto, cada qual com suas respectivas características. Nesse sentido, em termos conceituais, verifica-se que
a) a parábola veicula um fundo moral e é protagonizada por pessoas.
b) o apólogo veicula um fundo moral e é protagonizado por animais.
c) a fábula veicula um fundo moral e é protagonizada por seres inanimados.
d) o romance é uma narrativa curta e é protagonizado por personagens sem densidade psicológica.
e) a crônica é uma narrativa longa e é protagonizada por personagens psicologicamente profundas.
a) épico.
b) lírico.
c) dramático.
d) notícia.
03. (IDCAP) __________em geral é um tipo de texto que possui um núcleo
principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do
tempo em que a trama principal acontece. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.
a) Conto.
b) Crônica.
c) Romance.
d) Fábula.
e) Novela.
04. (AJURI)
O caderno (Toquinho)Sou eu que vou seguir vocêDo primeiro rabisco até o be-a-bá.Em todos os desenhos coloridos vou estar:A casa, a montanha, duas nuvens no céuE um sol a sorrir no papel.Sou eu que vou ser seu colega,Seus problemas ajudar a resolver.Te acompanhar nas provas bimestrais,Você vai ver.Serei sempre seu confidente fiel,Se seu pranto molhar meu papel.Sou eu que vou ser seu amigoVou lhe dar abrigo, se você quiser,Quando surgirem seus primeiros raios de mulher.A vida se abrirá num feroz carrosselE você vai rasgar meu papel.O que está escrito em mimComigo ficará guardado,Se lhe dá prazer.A vida segue sempre em frente,O que se há de fazer?Só peço a você um favor, se puder:Não me esqueça num canto qualquer.
Pode-se afirmar que essa letra de música é um poema narrativo:
a) considerado lírico e moderno, que não apresenta rimas.
b) com narrador-observador de um romance que não se concretiza.
c) com um narrador que não participa da vida da personagem descrita
d) em terceira pessoa, com narrador que observa fases da vida de uma mulher.
e) em primeira pessoa, com eu lírico que se dirige a um interlocutor do gênero feminino
05. (IDCAP) - Observe os tópicos a seguir.
- Extravasa as emoções íntimas pela expressão verbal rítmica e melodiosa;
- Valor de expressar e despertar emoções;
- Subjetividade;
- Primeira pessoa / presente.
Indique o gênero literário que compreende as características descritas acima:
a) Lírico.
b) Dramático.
c) Épico.
d) Epopeia.
e) Prosa.
06. (IBADE) - O soneto, das diversas versificações possíveis e presentes na poesia brasileira, é único por conter uma configuração específica, de quantos versos?
a) Dezesseis: duas oitavas
b) Quatro: um monóstico e um terceto
c) Dois: um dístico
d) Dez: uma quintilha, um terceto e um dístico
e) Quatorze: dois quartetos e dois tercetos
07. (CONTEMAX) - Assinale a alternativa inadequada para as afirmações abaixo :
A Jesus Cristo Nosso SenhorPequei, Senhor;mas não porque hei pecado,Da vossa alta clemência me despido;Antes, quanto mais tenho delinquido,Vos tenho a perdoar mais empenhado.Se basta a vos irar tanto pecado,A abrandar-vos sobeja um só gemido:Que a mesma culpa, que vos há ofendido,Vos tem para o perdão lisonjeado.Se uma ovelha perdida já cobrada,Glória tal e prazer tão repentino Vos deu,como afirmais na Sacra História:Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,Cobrai-a; e não queirais,Pastor Divino,Perder na vossa ovelha a vossa glória.
(Gregório de Matos Guerra)
a) O eu-lírico dirige-se diretamente a Cristo, colocando-se humildemente arrependido.
b) Há a presença de antíteses no texto.
c) O texto assemelha-se a uma oração, com a evidência de vocativo, de verbos no imperativo e o tom de humildade e arrependimento.
d) Parábola é uma narrativa curta que transmite um conteúdo moral, que o autor a utiliza nas duas últimas estrofes.
e) Em relação à linguagem barroca, esse texto é cultista.
08. (ENEM) -
A viagemQue coisas devo levarnesta viagem em que partes?As cartas de navegação só servema quem fica.Com que mapas desvendarum continenteque falta?Estrangeira do teu corpotão comumquantas línguas aprenderpara calar-me?Também quem ficaprocuraum oriente.Tambéma quem ficacabe uma paisagem novae a travessia insone do desconhecidoe a alegria difícil da descoberta.O que levas do que fica,o que, do que levas, retiro?
MARQUES, A. M. In: SANT’ANNA, A. (Org.). Rua Aribau.Porto Alegre: Tag, 2018.
A viagem e a ausência remetem a um repertório poético tradicional. No poema, a voz lírica dialoga com essa tradição, repercutindo a
a) saudade como experiência de apatia.
b) presença da fragmentação da identidade.
c) negação do desejo como expressão de culpa.
d) persistência da memória na valorização do passado.
e) revelação de rumos projetada pela vivência da solidão.
09. (ENEM) -
Essa lua enlutada, esse desassossegoA convulsão de dentro, ilhargaDentro da solidão, corpo morrendoTudo isso te devo. E eram tão vastasAs coisas planejadas, navios,Muralhas de marfim, palavras largasConsentimento sempre. E seria dezembro.Um cavalo de jade sob as águasDupla transparência, fio suspensoTodas essas coisas na ponta dos teus dedosE tudo se desfez no pórtico do tempoEm lívido silêncio. Umas manhãs de vidroVento, a alma esvaziada, um sol que não vejoTambém isso te devo.
HILST, H. Júbilo, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.
No poema, o eu lírico faz um inventário de estados passados espelhados no presente. Nesse processo, aflora o
a) cuidado em apagar da memória os restos do amor.
b) amadurecimento revestido de ironia e desapego.
c) mosaico de alegrias formado seletivamente.
d) desejo reprimido convertido em delírio.
e) arrependimento dos erros cometidos.
10. (ENEM) -
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a
a) composição estática.
b) inovação tecnológica.
c) suspensão do tempo.
d) retomada do helenismo.
e) manutenção das tradições.
11. (FUNDATEC) - Qual é o gênero literário que se destaca pela utilização da linguagem poética para expressar emoções e sentimentos?
a) Romance
b) Conto
c) Crônica
d) Poesia
e) Ensaio
12. (FUNDATEC) - Qual é o gênero literário que se caracteriza pela representação da realidade social e política de forma crítica e engajada?
a) Romance
b) Conto
c) Crônica
d) Poesia
e) Literatura de testemunho
13. (FUNDATEC) - O Soneto é um poema de forma fixa, formado por:
a) catorze versos (dois quartetos e dois tercetos).
b) catorze versos (três quartetos e um terceto).
c) catorze versos (um quarteto e três tercetos)
d) doze versos (dois quartetos e dois tercetos)
e) doze versos (três quartetos e um terceto).
14. (IDCAP) - Dependendo de como se estruturam, e do seu conteúdo, os textos literários são divididos em três gêneros literários:
a) Narrativo, Descritivo e Dissertativo.
b) Lírico, Épico e Dramático.
c) Narrativo, Épico e Romance.
d) Fluxo, Dramático e Conto.
e) Novela, Conto e Romance.
15. (IFPI) - Texto para a questão.
"Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador: o poeta pode contar ou cantar coisas não como foram , mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja ."
(CERVANTES, M. ln: FARACO; MOURA Língua e literatura. São Paulo: Ática, 2003, p. 84).
Considerando o pensamento de Cervantes e as características do texto literário, analise os itens a seguir e assinale a única alternativa correta:
I - A literatura é uma recriação da realidade por parte do autor, uma ficção. Portanto, é algo individual e, por conseguinte, objetivo, como forma de interpretar a realidade.
II - A verossimilhança é uma das características do texto literário, a partir da qual se percebe uma harmonia entre o que se cria e sua aproximação com a realidade.
IlI - O artista, diferentemente do historiador, pode inventar e criar fatos e seres, mas tem o compromisso de prender-se à realidade que o circunda, porque a literatura deve ter engajamento social.
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas o item lI está correto.
c) Apenas os itens lI e IlI estão corretos.
d) Os itens I, lI e IlI estão corretos.
e) Os itens I, lI e IlI estão incorretos.
16. (FUNDATEC) - Um tipo de poema que faz críticas usando a ridicularização de pessoas ou costumes:
a) soneto
b) ode
c) haicai
d) hino
e) sátira
17. (FUNDATEC) - Uma narrativa longa sobre fatos grandiosos de um herói ou de um povo é um subgênero dos textos narrativos conhecido como:
a) fábula
b) crônica
c) novela
d) romance
e) epopeia
18. (EXCELÊNCIA) -
Texto 1Meus oito anos“Oh! que saudades que tenhoDa aurora da minha vida,Da minha infância queridaQue os anos não trazem mais!Que amor, que sonhos, que flores,Naquelas tardes fagueirasÀ sombra das bananeiras,Debaixo dos laranjais!”
(Casimiro de Abreu)
Texto 2Meus oito anos“Oh que saudades que eu tenhoDa aurora de minha vidaDas horasDe minha infânciaQue os anos não trazem maisNaquele quintal de terra!Da rua de Santo AntônioDebaixo da bananeiraSem nenhum laranjais”
(Oswald de Andrade)
Os dois poemas são classificados como:
a) Gênero lírico, pois sua essência é a harmonização da palavra.
b) Gênero imaginário, épico, por misturar o real com o imaginário.
c) Gênero lírico, embora não tenha tom melódico.
d) Gênero dramático por falar dos anos que não voltaram.
e) Gênero épico, pois mistura a melodia com o heroísmo da infância.
19. (IDECAN) - Sabendo-se que todo texto é ideológica e socialmente marcado, podemos afirmar que a representação social está presente no texto literário, uma vez que sua superfície é marcada por elementos sociais, o que faz com que consideremos o texto literário como parte integrante de uma cadeia mais ampla, como elemento de uma sociedade. Assim, no que se refere ao cordel como prática literária engajada socialmente, podemos inferir que a Literatura de Cordel está
a) intrinsecamente ligada à realidade e, por conseguinte, às práticas sociais, podendo ser definida como um viés social que abrange inúmeros aspectos do Nordeste.
b) estritamente ligada ao ensino de variantes regionais e, por conseguinte, às práticas sociais da linguagem, podendo ser definida como um viés sociolinguístico.
c) estritamente ligada à literatura marginal, por conseguinte, às práticas sociais de resistência, podendo ser definida como um viés social do Nordeste.
d) intrinsecamente ligada à experiência pessoal dos nordestinos e, por conseguinte, às práticas de letramentos sociais, podendo ser definida como um viés interdisciplinar.
e) intrinsecamente ligada à interdisciplinaridade, por conseguinte, às práticas pedagógicas, podendo ser definida como um viés dos estudos sócio culturais.
20. (ALTERNATIVE) - É um certo tipo de texto no qual um eu lírico exprime
suas emoções, ideias e impressões ante o mundo exterior. Normalmente os pronomes e os
verbos estão em 1ª pessoa e há o predomínio da função emotiva da linguagem. Em relação
aos diferentes gêneros literários o trecho acima corresponde ao:
a) Gênero épico.
b) Gênero dramático.
c) Gênero lírico.
d) Gênero narrativo.
e) Gênero romântico.
21. (MSC) - Quanto aos gêneros literários, analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Gênero dramático: A tragédia e a comédia são os principais subgêneros dramáticos.
II- O gênero dramático está relacionado a textos produzidos para serem interpretados por atores. Tais textos são compostos por atos, cenas, rubricas (instruções do dramaturgo) e falas.
III-Tragédias: são textos dramáticos de caráter funesto, trágico.
IV- Comédia é um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga. Trata-se de um gênero crítico burlesco e humorado, que satiriza diversos aspectos da sociedade desde os costumes, hábitos, moral, figuras nobres, instituições políticas, etc.
a) Apenas os itens I, II e III estão corretos.
b) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
c) Apenas os itens III e IV estão corretos.
d) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.
22. (ENEM) - Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu”, do texto íntimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.
COELHO, M. Montaigne. São Paulo: Publifolha, 2001 (adaptado).
O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)
a) confissão, que relata experiências de transformação.
b) ensaio, que expõe concepções subjetivas de um tema.
c) carta, que comunica informações para um conhecido.
d) meditação, que propõe preparações para o conhecimento.
e) diálogo, que discute assuntos com diferentes interlocutores.
23. (UEPB) - Após a Leitura da quadrinha a seguir, analise as proposições com relação a esse gênero, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso.
Até nas flores se vêO destino e a sorteUmas enfeitam a vidaOutras enfeitam a morte.
(___) Há neste gênero o emprego de recursos sonoros, métrica e ritmo que enriquecem a coerência temática do texto.
(___) Os mecanismos utilizados na formatação do gênero ampliam o significado das palavras, o que confere sentido ao texto.
(___) Os dois últimos versos apresentam a figura de linguagem paradoxo.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
a) F, F e V.
b) V, F e V.
c) V, V e F.
d) F, V e F.
e) V, F e F.
24. (AOCP) - O recurso teatral que se configura como um equívoco proveniente do dualismo de leitura de determinada situação dramática, sendo utilizado com frequência na comédia, denomina-se
a) quiproquós.
b) commedia dell’arte.
c) quebra da quarta parede.
d) riso.
e) monólogo interior.
25. (FUNDATEC) - O termo gênero, segundo Abaurre, é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e conteúdo. No Renascimento, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca e seus seguidores, consolidou o estabelecimento de três categorias básicas ou gêneros literários: o épico, o lírico e o dramático, classificação que continua sendo usada até hoje. Avalie as assertivas abaixo que relacionam os gêneros literários e as obras que os exemplificam, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(__) Gênero Épico – Odisseia, de Homero.
(__) Gênero Lírico – Os Lusíadas, de Camões.
(__) Gênero Dramático – Medeia, de Eurípedes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V − F − V.
b) F − V − F.
c) F − F − V.
d) V − V − F.
e) V − V − V.
26. (AOCP) - Assinale a alternativa que apresenta características da composição poética SONETO.
a) Dezesseis versos dispostos em quatro quartetos com rimas ricas.
b) Quatorze versos dispostos em dois quartetos e dois tercetos.
c) Quinze versos dispostos em três quartetos e um terceto.
d) Dez versos decassílabos dispostos em dois quartetos e um dístico.
e) Doze versos livres com rimas pobres.
27. (IBADE) - O soneto, das diversas versificações possíveis e presentes na poesia brasileira, é único por conter uma configuração específica, de quantos versos?
a) Dezesseis: duas oitavas
b) Quatro: um monóstico e um terceto
c) Dois: um dístico
d) Dez: uma quintilha, um terceto e um dístico
e) Quatorze: dois quartetos e dois tercetos
28. (UFMA) -
Linha de Frente(Criolo)O nó da tua orelha ainda dói em mimE Cebolinha mandou avisarQue Quando a “fleguesa” chegarMuitos pãezinhos há de degustarMagali faz a cadência da situaçãoÉ que essa padaria nunca vendeu pãoE tudo que é de ruim sempre cai pra cáTem pouca gente na fronteira, então é só chegarO dinheiro vem pra confundir o amorO santo pesado que tá sem andorNa turma da Mônica do asfaltoCascão é rei do morro e a chapa esquenta fácilQuem tá na linha de frenteNão pode amarelarO sorriso inocenteDas crianças de láNó na orelha, faixa 10. Disponível em:
https://www.letras.mus.br/criolo/1895348/
A literatura é uma arte difícil de ser conceituada, para tal Aristóteles, em sua Arte Poética,
definiu aquilo que chamamos de gêneros literários. Nesse sentido, podemos afirmar que no
texto acima:
a) há predominância do gênero lírico, pois se observa a exploração da musicalidade das palavras e apresenta versos permeados pela função poética da linguagem.
b) há predominância do gênero épico, pois o texto apresenta uma narrativa epopeica.
c) há predominância do gênero narrativo, pois o autor narra a história de personagens em tempo e espaço definidos.
d) há predominância do gênero dramático, pois a voz da narrativa está entregue as suas
personagens.
e) há predominância de um gênero trágico, pois o autor se preocupa em retratar a triste realidade das crianças brasileiras.
29. (AOCP) - Gênero lírico que, em sua origem, esteve associado ao canto e instrumentos musicais e, com o tempo, assumiu apenas a recitação e/ou leitura. Conhecido principalmente por suas temáticas que estão relacionadas aos sentimentos dolorosos associados à perda, ao pranto, ao fúnebre, ao amor não correspondido, entre outros. O enunciado refere-se ao / à:
a) Ode.
b) Haicai.
c) Elegia.
d) Écloga.
e) Hino.
30. (MSC) - Sobre os elementos da obra literária, assinale a alternativa incorreta.
a) Prosa é a linguagem subjetiva, carregada de emoção e sentimento, com ritmo melódico constante, bela e indefinível como o mundo interior do poeta. Visa a um efeito estético.
b) Dois são os elementos fundamentais da obra literária: o conteúdo e a forma.
c) Conteúdo (ou fundo), são as ideias, os conceitos, os sentimentos, os apelos e as imagens imateriais que as palavras transmitem da mente do escritor à do leitor.
d) Forma é a expressão linguística, a linguagem escrita ou falada, veículo das ideias e dos sentimentos.
e) Estilo é a maneira típica de cada um exprimir seus pensamentos, seus sentimentos e emoções, por meio da linguagem.
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