01. (ESA/CFS) - A reunião de dois compassos diferentes, executados simultaneamente chama-se:
a) Compasso alternado
b) Compasso composto
c) Compasso ternário
d) Compasso binário
e) Compasso misto
a) Semínima
b) Mínima
c) Mínima pontuada
d) Colcheia pontuada
e) Semicolcheia
03. (ESA/CFS) - A fração 12/8 corresponde ao compasso:
a) Binário composto
b) Quaternário composto
c) Ternário Simples
d) Binário simples
e) Ternário composto
04. (ESA/CFS) - A figura que representa a Unidade de Compasso na fração 4/32, chama-se:
a) Fusa
b) Semicolcheia
c) Colcheia
d) Semínima
e) Mínima
05. (ESA/CFS) - Servem como numeradores das frações dos Compassos Compostos os números:
a) 6, 7 e 8
b) 6, 8 e 9
c) 6, 9 e 11
d) 6, 9 e 12
e) 6, 9 e 13
06. (ESA/CFS) - A fração 9/8 corresponde a que tipo de compasso
a) compasso binário simples.
b) compasso binário composto.
c) compasso ternário composto.
d) compasso ternário simples.
e) compasso quaternário composto.
07. (ESA/CFS) - Como são classificados os intervalos formados com as notas da escala diatônica?
a) Diatônicos ou naturais
b) Diatônicos ou cromáticos
c) Diatônicos ou alterados
d) Diatônicos ou justos
e) Diatônicos ou menores
08. (ESA/CFS) - Assinale a alternativa que indica os intervalos que encontramos os semitons da escala diatônica do modo menor.
a) 2º ao 3º, e do 5º ao 7º.
b) 3º ao 4º, e do 7º ao 8º.
c) 2º ao 3º, do 5º ao 6º, e do 7º ao 8º.
d) 3º ao 6º, e do 7º ao 8º.
e) 2º ao 4º, do 5º ao 6º, e do 7º ao 8º.
09. (MB-FN) - Em relação ao Tetracorde, é INCORRETO afirmar que
a) é formado de 2 tons e 1 semitom diatônico.
b) a escala modelo (Dó Maior), quando dividida, formam 2 tetracordes.
c) é o nome que se dá ao grupo de 8 sons que compõem a Escala de Dó Maior.
d) entre um tetracorde e outro, há o intervalo de 2 semitons.
e) a origem da palavra vem do grego: TETRA = 4 e CORDE = corda.
10. (ESA/CFS) - A cada grupo de 4 (quatro) sons, dá-se o nome de tetracorde; cada teracorde é formado de:
a) dois tons e um semitom;
b) dois semitons e meio;
c) um tom e dois semitons;
d) dois semitons;
e) três tons.
11. (ESA/CFS) - Cada tetracorde é formado por
a) 2 tons e 2 semitons cromáticos.
b) 2 tons e 1 semitom diatônico.
c) 1 tom e 1 semitom diatônico.
d) 2 tons e 2 semitons.
e) 2 tons e 2 semitons diatônicos.
12. (MB/FN) - De acordo com os ensinamentos contidos no livro “Teoria da Música”, do professor Bohumil Med, em relação à formação das escalas e seus modos, é correto afirmar que
a) a formação do primeiro tetracorde é idêntica à do segundo: um tom, um tom e um semitom. O primeiro tetracorde é separado do segundo, por um intervalo de semitom.
b) os sustenidos se sucedem, como as escalas, por quintas justas ascendentes, a partir do Fá sustenido (o primeiro sustenido).
c) as escalas bemolizadas se sucedem por quintas justas ascendentes, a partir de Si bemol, isso na formação das escalas Maiores com bemóis.
d) a sequência dos acidentes numa escala é igual à ordem do surgimento dos acidentes na formação das escalas.
e) na formação das escalas Maiores com bemóis, tomando o segundo tetracorde da escala modelo Dó Maior como tetracorde final de uma nova escala, forma-se a escala de Sol Maior.
13. (MB-MUS/FN) - Com relação aos ornamentos, associe a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a opção correta:
(I) Grupeto
(II) Trinado
(III) Apogiatura
(IV) Floreio
(V) Portamento
(VI) Mordente
(___) Consiste na repetição rápida e alternada de duas notas consecutivas.
(___) Formado por duas notas, sendo a primeira de som igual à nota real e a segunda, uma 2ª maior ou menor, acima ou abaixo da nota real.
(___) Não possui forma definida. É constituído por uma ou mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente.
(___) Constituído pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real.
(___) Formado por uma ou duas notas separadas da nota real por intervalo de tom ou semitom diatônico.
(___) Consiste na rápida antecipação da nota real.
(___) Consiste na passagem sobrecarregada de notas.
a) (VI) (V) (–) (I) (III)(II)(IV)
b) (II)(IV) (V) (VI) (III)(–) (I)
c) (–) (I) (II) (III) (V) (IV)(VI)
d) (II)(VI) (IV) (I) (III) (V) (–)
e) (II) (I)(III) (VI) (V) (–) (IV)
14. (QUESTÃO) - Qual das alternativas abaixo apresenta, somente, exemplos de ornamentos?
a) Mordente, grupeto, trinado, floreio, fermata.
b) Trinado, floreio, ligadura, fermata, grupeto.
c) Floreio, grupeto, mordente, portamento, trinado.
d) Grupeto, mordente, fermata, portamento, floreio.
e) Floreio, grupeto, mordente, moderato, trinado.
15. (QUESTÃO) - Marque (V) para verdadeiro, (F) para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(___) Grupeto é constituído pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real.
(___) Trinado consiste na repetição rápida e alternada de uma nota constante.
(___) Cadência melódica é um ornamento que consiste na repetição de duas notas sobrecarregadas, em valores diferentes ou iguais e cuja interpretação fica ao critério do regente.
(___) Arpejo consiste em executar sucessiva e rapidamente as notas de um acorde.
(___) Portamento tem a propriedade de interromper o compasso durante a sua execução.
a) V – V – F – F – V
b) F – F – V – V – F
c) V – F – F – V – F
d) F – V – F – V – F
e) V – F – F – V – V
16. (QUESTÃO) - Marque (V) para VERDAEIRO e (F) para FALSO e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(___) A apogiatura pode ser somente superior.
(___) O floreio é um ornamento sem forma definida.
(___) Ornamentos são notas estranhas ao desenho melódico.
(___) Notas reais são todas aquelas que fazem parte integrante da melodia.
(___) Mordente é o ornamento formado por 3 notas, sendo a 1ª nota igual à nota real.
(___) Apogiatura é o ornamento formado por 1 ou 2 notas separadas da nota real por intervalo de 2 tons.
a) V – V – F – V – V – F
b) F – V – V – V – F – F
c) F – F – V – F – V – V
d) F – F – V – F – F – V
e) F – V – F – V – F – F
17. (QUESTÃO) - Assinale a única afirmação INCORRETA:
a) Quando o trilo se estende por várias notas diferentes chama-se cadeia de trinados.
b) O trinado não pode terminar com notas de resolução.
c) Se o grupeto começa com a 2ª acima da nota real é chamado grupeto superior, caso contrário é inferior.
d) Quanto mais lento for o andamento mais rápido poderá ser executado o grupeto de 3 sons.
e) Se alternamos compassos compostos teremos compassos alternados compostos.
18. (QUESTÃO) - Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso e marque a alternativa correta.
(___) Para se identificar o tom de um trecho musical, basta observar a armadura de clave.
(___) Quando a armadura da clave apresentar dois sustenidos, e acharmos no decorrer do trecho o lá#, provavelmente, o tom será si menor.
(___) Quando a armadura da clave apresentar dois sustenidos, e acharmos no decorrer do trecho o lá#, provavelmente, o tom será si maior.
(___) Quando a armadura da clave apresentar dois sustenidos, e acharmos no decorrer do trecho o lá#, provavelmente, o tom será sib menor.
a) F – V – F – F
b) V – F – V – F
c) F – V – F – V
d) V – F – F – V
e) F – V – V – F
19. (QUESTÃO) - Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo.
Denominam-se escalas ___________ aquelas que têm a mesma __________ e modos diferentes.
a) maiores / tônica
b) afastadas / tônica
c) enarmônicas / tônica
d) relativas /armadura de clave
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
20. (QUESTÃO) - Avalie as afirmações abaixo e coloque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.
(___) O conjunto de acidentes fixos grafado após a clave chama-se armadura de compasso.
(___) A síncope irregular acontece quando as notas que a formam têm a mesma duração.
(___) O bequadro anula o efeito dos demais acidentes, tornando a nota natural.
(___) A linha de 8ª não pode ser usada em qualquer clave.
a) V - F - V - V
b) F - V - F - V
c) F - F - V - F
d) V - V - F – F
e) F - F - F - V
21. (QUESTÃO) - As abreviaturas dos sinais de intensidade grafados abaixo significam, respectivamente:
ff – rfz – f – mf – p
a) fortíssimo – reforçado – forte – meio forte – suave.
b) fortíssimo – reforçado – forte – pouco forte – calmo.
c) fortíssissimo – forte – reforçado – meio forte – calmo.
d) fortissíssimo – forte – reforçado – pouco forte – suave.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
22. (QUESTÃO) - Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO e assinale a alternativa cuja sequência está correta.
(___) O metrônomo marca a duração exata do tempo com absoluta certeza.
(___) O primeiro metrônomo foi imaginado por Maelzel, no século XVIII.
(___) Andantino é um exemplo de andamento rápido.
(___) O mais lento entre todos os andamentos é o Lento.
a) V – F – F – F
b) V – V – F – F
c) F – V – V – V
d) F – F – V – V
e) V – F – F – V
23. (QUESTÃO) - Quando as unidades de tempo e de compasso são subdivididas em grupos de notas, e esses grupos são alterados na quantidade de notas que os compõem, tornam-se:
a) Fermata
b) Contratempo
c) Ligaduras
d) Quiálteras
e) Síncope
24. (QUESTÃO) - Marque (V) para VERDADEIRO, (F) para FALSO e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
As quiálteras podem ser
(___) simples e compostas.
(___) aumentativas e diminutivas.
(___) regulares e irregulares.
(___) ascendentes e descendentes.
a) V – F – F – V
b) F – V – V – F
c) F – V – F – F
d) V – F – V – V
e) F – V – F – V
25. (QUESTÃO) - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir.
Quiálteras ___________ são aquelas que alteram para mais a quantidade estabelecida pelo signo de compasso. Elas se subdividem em dois grupos: ______________ e ___________.
a) regulares, pares, impares
b) diminutivas, regulares, irregulares
c) aumentativas, regulares, irregulares
d) irregulares, aumentativas, diminutivas
e) Nenhuma das respostas anteriores está correta.
26. (ESA/CFS) - O efeito de acentuações de uma nota executada em tempo fraco ou parte fraca de tempo e prolongada ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte é chamado de:
a) contratempos;
b) síncope;
c) quiálteras;
d) semitom cromático;
e) alteração
27. (ESA/CFS) - Os tons que têm a mesma armadura de clave, uma alteração a mais na armadura e uma alteração a menos na armadura, são chamados de:
a) tons afastados;
b) tons vizinhos;
c) tons homônimos;
d) acordes;
e) intervalos
28. (ESA/CFS) - Cada tom tem, por conseguinte, 5 tons vizinhos sendo estes tons chamados de:
a) 2 diretos e 3 indiretos.
b) 2 principais e 3 diretos.
c) 3 diretos e 2 indiretos.
d) 3 principais e 2 diretos.
e) 2 principais e 3 indiretos.
29. (ESA/CFS) - O tom do qual se procuram os tons vizinhos é chamado de:
a) natural
b) principal
c) relativo
d) da dominante
e) direto
30. (MB-MUS/FN) - Com relação aos tons vizinhos, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a opção CORRETA.
(___) Os tons que possuem uma alteração a menos na armadura de clave, também são chamados de tons vizinhos.
(___) São aqueles formados exclusivamente de intervalos diatônicos.
(___) Notas comuns têm a mesma entoação.
(___) Os tons vizinhos diretos correspondem ao modo diferente do tom principal.
(___) Se o tom principal for do modo menor, os vizinhos indiretos têm uma nota característica.
a) (F) (V) (V) (F) (F)
b) (V) (F) (V) (V) (F)
c) (V) (F) (V) (F) (F)
d) (F) (F) (V) (F) (F)
e) (V) (F) (V) (F) (V)
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
E | D | B | C | D | C | A | C | C | A |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
B | B | D | C | C | B | B | A | D | C |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
A | A | D | B | C | B | B | C | B | C |
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