Guerra do Paraguai - 30 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) Para o Paraguai, portanto, essa foi uma guerra pela sobrevivência. De todo modo, uma guerra contra dois gigantes estava fadada a ser um teste debilitante e severo para uma economia de base tão estreita. Lopez precisava de uma vitória rápida e, se não conseguisse vencer rapidamente, provavelmente não venceria nunca.
LYNCH, J. As Repúblicas do Prata: da Independência à Guerra do Paraguai. BETHELL, Leslie (Org). História da América Latina: da Independência até 1870, v. III. São Paulo: EDUSP 2004.

A Guerra do Paraguai teve consequências políticas importantes para o Brasil, pois
a) representou a afirmação do Exército Brasileiro como um ator político de primeira ordem.
b) confirmou a conquista da hegemonia brasileira sobre a Bacia Platina.
c) concretizou a emancipação dos escravos negros.
d) incentivou a adoção de um regime constitucional monárquico.
e) solucionou a crise financeira, em razão das indenizações recebidas.

02. (EsFCEx) Analise as afirmativas abaixo que se referem à Guerra do Paraguai, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) A proibição da navegação brasileira em águas paraguaias e a invasão do território do Mato Grosso pelas tropas de Solano López foram o estopim deflagrador do conflito.
(  ) A assinatura do Tratado da Tríplice Aliança, em 1865, representou uma derrota diplomática para o Paraguai, que contava com a neutralidade do governo argentino e com o apoio da população de Corrientes, província invadida naquele mesmo ano.
(  ) O recrutamento de combatentes para a guerra contava, entre outros meios, com a arregimentação de escravos que buscavam a alforria prometida pelo governo do Brasil, como recompensa pela luta nos campos de batalha.
(  ) A derrota paraguaia no conflito deveu-se, principalmente, ao despreparo do exército paraguaio e à deficiência da economia daquele país, altamente dependente do capital estrangeiro, sobretudo, da Inglaterra.
(  ) No que se refere ao Brasil, a vitória da Tríplice Aliança fortaleceu o Exército e o sentimento de identidade nacional e, consequentemente, a figura do imperador D. Pedro II e da política imperial.
a) V – V – F – F – V
b) F – V – V – F – V
c) F – F – V – V – F
d) V – V – V – F – F
e) V – F – V – F – F

03. (FAPEC) A Guerra do Paraguai foi um dos mais importantes eventos internacionais da história nacional. Certamente, foi um elemento decisivo para o direcionamento da política imperial do Brasil e colaborou para definir os rumos de todos os países envolvidos diretamente no conflito. Podemos perceber seus desdobramentos até os dias de hoje como elemento mnemônico que ressalta as identidades regionais e que como fato histórico que impulsiona amplos debates acerca do revisionismo histórico sobre o assunto. Essa guerra, como marco histórico de um período, ainda influenciou a cultura brasileira (literatura, arte e musicalidade, por exemplo). Nesse sentido, analise as alternativas e assinale a obra artística que foi diretamente influenciada pela Guerra do Paraguai.
a) Monções, de Sérgio Buarque de Holanda.
b) Inocência, de Alfredo d’Escragnolle Taunay.
c) A retirada da Laguna, de Visconde de Taunay.
d) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
e) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

04. (Mackenzie) A maior das guerras que a América Latina conheceu no século XIX foi a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em 1865, os governos do Brasil, Argentina e Uruguai criaram a Tríplice Aliança contra o governo do presidente paraguaio Solano López. Sobre esse conflito considere as afirmativas dadas.
I. A questão fundamental era a liberalização da bacia do Rio da Prata para o comércio internacional, o que beneficiaria especialmente aos interesses ingleses na região.
II. A expansão da economia paraguaia exigia que o país pudesse exercer controle sobre a navegação dos rios platinos. Com uma indústria florescente, o Paraguai necessitava escoar suas mercadorias através do estuário do Prata.
III. Os países integrantes da Tríplice Aliança foram financiados pelo capital inglês e, portanto, não tiveram suas economias prejudicadas pelo confronto armado.
Assinale
a) Se somente a afirmativa I estiver correta.
b) Se somente a afirmativa II estiver correta.
c) Se somente a afirmativa III estiver correta.
d) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

05(UNESP) Art. 3º O governo paraguaio se reconhece obrigado à celebração do Tratado da Tríplice Aliança de 1o de maio de 1865, entendendo-se estabelecido desde já que a navegação do Alto Paraná e do Rio Paraguai nas águas territoriais da república deste nome fica franqueada aos navios de guerra e mercantes das nações aliadas, livres de todo e qualquer ônus, e sem que se possa impedir ou estorvar-se de nenhum modo a liberdade dessa navegação comum.
(“Acordo Preliminar de Paz Celebrado entre Brasil, Argentina e Uruguai com o Paraguai (20 junho 1870)”. In: Paulo Bonavides e Roberto Amaral (orgs.). Textos políticos da história do Brasil, 2002. Adaptado.)

O tratado de paz imposto pelos países vencedores da guerra contra o Paraguai deixa transparente um dos motivos da participação do Estado brasileiro no conflito:
a) O domínio de jazidas de ouro e prata descobertas nas províncias centrais.
b) O esforço em manter os acordos comerciais celebrados pelas metrópoles ibéricas.
c) A garantia de livre trânsito nas vias de acesso a províncias do interior do país.
d) O projeto governamental de proteger a nação com fronteiras naturais.
e) O monopólio governamental do transporte de mercadorias a longa distância.

06. (ENEM)Substitui-se então uma história crítica, profunda, por uma crônica de detalhes onde o patriotismo e a bravura dos nossos soldados encobrem a vilania dos motivos que levaram a Inglaterra a armar brasileiros e argentinos para a destruição da mais gloriosa república que já se viu na América Latina, a do Paraguai.
CHIAVENATTO, J. J. Genocídio americano: A Guerra do Paraguai. São Paulo: Brasiliense, 1979 (adaptado).

O imperialismo inglês, "destruindo o Paraguai, mantém o status quo na América Meridional, impedindo a ascensão do seu único Estado economicamente livre". Essa teoria conspiratória vai contra a realidade dos fatos e não tem provas documentais. Contudo essa teoria tem alguma repercussão.
(DORATIOTO. F. Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Cia. das Letras, 2002 (adaptado).

Uma leitura dessas narrativas divergentes demonstra que ambas estão refletindo sobre
a) a carência de fontes para a pesquisa sobre os reais motivos dessa Guerra.
b) o caráter positivista das diferentes versões sobre essa Guerra.
c) o resultado das intervenções britânicas nos cenários de batalha.
d) a dificuldade de elaborar explicações convincentes sobre os motivos dessa Guerra.
e) o nível de crueldade das ações do exército brasileiro e argentino durante o conflito.

07. (UNEAL)O final da Guerra do Paraguai acarretou para o Brasil alguns efeitos internos; dentre eles, é incorreto afirmar:
a) crise financeira acarretada pelos empréstimos e dívidas.
b) formação do Exército Nacional Brasileiro como corpo disciplinado e profissional.
c) liberdade aos escravos que participaram da guerra.
d) redução considerável da dívida externa com a Inglaterra, afinal o Brasil saiu vitorioso da guerra.
e) estímulo ao abolicionismo e ao republicanismo pelo contato com regimes políticos diversos.

08. (ESA)Em resposta ao ataque paraguaio à província de Corrientes, em 1865, foi assinado um tratado que deu origem à Tríplice Aliança. Os países que fizeram parte desta Tríplice Aliança foram: 
a) Argentina, Brasil e Chile. 
b) Argentina, Brasil e Uruguai. 
c) Brasil, Uruguai e Paraguai. 
d) Brasil, Argentina e Chile. 
e) Paraguai, Chile e Argentina.

09. (ESA) - Entre as causas da Guerra da Tríplice Aliança temos a (o): 
a) disputa pela livre navegação na Bacia do Prata. 
b) controle sobre as exportações de prata e estanho vindos da Bolívia. 
c) interesse da Inglaterra em dominar o mercado de exportação de erva-mate. 
d) desejo do presidente Solano Lopez em anexar o Uruguai. 
e) apresamento do Navio Marquês de Olinda, que levava o presidente da província de São Paulo

10. (UFES) - A Guerra do Paraguai, considerada o maior conflito armado da história da América do Sul, além de provocar a morte de inúmeros paraguaios, brasileiros, argentinos e uruguaios, foi a causa do desequilíbrio econômico e do aumento substancial das dívidas externas dos países envolvidos no conflito. Apesar disso, a guerra foi um "bom negócio" para:
a) os paraguaios, que conquistaram territórios estratégicos para seu desenvolvimento na Bacia do Prata;
b) os argentinos, que conquistaram vastas porções do território paraguaio e anexaram áreas do Rio Grande do Sul;
c) os norte-americanos, que aumentaram a sua exportação de açúcar e trigo para o Uruguai e para o Brasil;
d) os brasileiros, que não tiveram grandes prejuízos com a guerra e conquistaram parte do território argentino e paraguaio;
e) os ingleses, que emprestaram milhões de libras para os países da Tríplice Aliança, com juros altos, através de seus bancos.

11. (Vunesp) - “A Guerra chegara ao fim. As cidades, as vilas, as aldeias estavam despovoadas. Sobrevivera um quarto da população – cerca de duzentas mil pessoas – noventa por cento do sexo feminino. Dos vinte mil homens ainda com vida, setenta e cinco por cento eram velhos acima de sessenta anos ou garotos menores de dez anos. Os próprios aliados ficaram abismados com a enormidade da catástrofe, a maior sucedida num país americano” – Mânlio Gancogni e Ivan Boris.
O texto refere-se ao conflito externo em que se envolveu o Império Brasileiro, conhecido como a Guerra:
a) da Cisplatina.
b) do Chaco.
c) de Canudos.
d) do Paraguai.
e) dos Farrapos.

12. (EsPCEx) Leia atentamente os itens abaixo. 
I – Transformação do Paraguai na nação mais rica e industrializada da América do Sul. 
II – Fortalecimento e modernização do Exército Brasileiro. 
III – Transformação da instituição militar brasileira num instrumento de contestação ao império escravista.
IV – Adoção, pelos integrantes da instituição militar brasileira, de postura favorável à manutenção da monarquia. 
V – Diminuição da dívida externa brasileira. 
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam consequências da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. 
a) I, IV 
b) I, II 
c) II e III 
d) IV e V 
e) II e V

13. (UFMG) Considerando-se os fatos relacionados à Guerra do Paraguai (1864-1870), é CORRETO afirmar que
a) a Tríplice Aliança agiu sob a ingerência dos Estados Unidos, que pretendiam, após o término da Guerra Civil, ampliar o comércio de seus produtos nos países da Região Platina.
b) o Brasil e a Argentina romperam a aliança durante essa guerra, o que possibilitou não só o fortalecimento militar e político paraguaio mas também o retardamento do final do conflito.
c) o Brasil entrou nessa guerra motivado por interesses relacionados à definição das fronteiras e à garantia de livre navegação pelo Rio Paraguai, principal via de acesso ao Mato Grosso.
d) o Exército Brasileiro, apesar da vitória, se enfraqueceu após essa guerra, em razão do elevado número de baixas e das dificuldades políticas e militares em colocar um ponto final no conflito. 

14. (PUC-SP) A Guerra do Paraguai (1865-1870) envolveu também a Argentina, o Brasil e o Uruguai. Sobre essa guerra, pode-se dizer que 
a) derivou exclusivamente dos interesses expansionistas paraguaios, que pretendiam obter uma saída para o mar e, para tanto, desafiaram Argentina, Brasil e Uruguai, que se uniram para defender a soberania de seus territórios. 
b) foi o único conflito militar da América do Sul, embora persistam até hoje disputas políticas, comerciais e diplomáticas entre argentinos, brasileiros, paraguaios e uruguaios, todos em busca da hegemonia continental. 
c) derivou da disposição imperialista inglesa, que pretendia vender seus produtos manufaturados no mercado interno do Paraguai e, para tanto, forçou Argentina, Brasil e Uruguai a atacarem o país vizinho. 
d) foi o maior conflito militar da América do Sul e se relacionou às dificuldades no processo de formação nacional dos países hispano-americanos e aos anseios expansionistas de argentinos, brasileiros e paraguaios. 
e) derivou da intransigência do governo imperial brasileiro, que pretendia ampliar o território nacional na região do Prata e, para tanto, obrigou o Paraguai a reagir para preservar sua autonomia.

15. (PUC-SP) A Guerra do Paraguai (1864-1870)
a) opôs Argentina e Uruguai ao Paraguai de Solano López; o Brasil apoiou o governo paraguaio, que conseguiu, apesar da grande perda de soldados, vencer o conflito.
b) iniciou-se após desentendimentos militares e diplomáticos na região do Prata; o Brasil, em aliança com a Argentina, lutou contra o Uruguai, que foi incorporado ao território brasileiro após o conflito.
c) foi marcada pela extrema violência e destruiu economicamente o Paraguai; o Brasil, por meio da guerra, organizou-se militarmente e ampliou sua interferência política na região do Prata.
d) terminou com a derrota do Paraguai para a Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai); o Brasil auxiliou, após o conflito, a recuperação do Paraguai por meio da realização de obras conjuntas entre os países.
e) trouxe o fim da ditadura do paraguaio Solano López e a incorporação do Paraguai à América Unida idealizada por Simón Bolívar; o Brasil, por seu papel na guerra, tornou-se aliado militar constante da Argentina.

16. (UFSM) O resultado final da guerra do Paraguai foi dramático para os derrotados, porém os vencedores também sofreram consequências; dentre elas, pode-se citar:
a) reforma constitucional conservadora.
b) rompimento de relações diplomáticas com a França.
c) recrudescimento da dependência da Economia brasileira ao capital inglês.
d) desmantelamento do Exército.
e) fechamento dos portos.

17. (UFRJ) Leia o texto a seguir sobre a Guerra do Paraguai. Enquanto o café seguia sua marcha no Oeste Paulista e as propostas de abolição gradual da escravatura davam os primeiros passos, um acontecimento internacional iria marcar profundamente a história do segundo Império. Esse acontecimento foi a Guerra do Paraguai, travada por mais de cinco anos, entre 11 de novembro de 1864, quando ocorreu o primeiro ato das hostilidades, e 1 de março de 1870. Ela é conhecida, na América espanhola, como Guerra da Tríplice Aliança.
BORIS, F. "História do Brasil". São Paulo: Edusp, 1995. p. 208.

A declaração de guerra do Paraguai ao Brasil deu início ao mais longo conflito em território americano. Pode-se afirmar que a Guerra do Paraguai
a) resultou do acirramento da competição na região do Prata, especialmente pelo controle da produção de charque.
b) foi incentivada pelo apoio da Inglaterra ao Paraguai, na tentativa de fortalecimento do controle econômico sobre a região do Prata.
c) teve como consequência a demonstração de poder político da Inglaterra, especialmente após a Questão Christie.
d) levou à formação da Tríplice Aliança, unindo Brasil, Argentina e Uruguai, contra o Paraguai de Francisco Solano López.
e) ocasionou uma nova composição de forças, envolvendo Brasil, Argentina e Bolívia, após o aprisionamento do navio brasileiro "Marquês de Olinda", pelo Uruguai.

18. (FGV) Na segunda metade do século XIX, ocorreu uma série de conflitos internacionais na Região do Prata. Entre esses conflitos, podemos identificar a:
a) Guerra do Paraguai - como é conhecida entre os brasileiros - ou Guerra do Brasil - conforme a denominação paraguaia, provocada pelas disputas em torno do controle da Bacia Platina.
b) Guerra dos Farrapos, que representou um movimento separatista no sul do Brasil, apoiado pelos governos do Paraguai, Argentina e Uruguai como represália ao expansionismo brasileiro.
c) Guerra do Paraguai, provocada pelos interesses expansionistas paraguaios, que provocou uma alteração na política de não interferência do governo brasileiro em assuntos estrangeiros.
d) Revolução Farroupilha, movimento republicano inspirado no caudilhismo paraguaio de Solano López, defensor de um projeto federalista que reunisse os demais Estados do Cone Sul.
e) Guerra do Paraguai, provocada pela aliança entre Paraguai, Chile e Argentina, contra as pretensões brasileiras e uruguaias de controlar as atividades agropecuárias na região.

19. (UFGD) De acordo com recentes estudos produzidos no âmbito da historiografia brasileira, como o livro Maldita guerra: nova história da Guerra do Paraguai, do historiador Francisco Doratioto (São Paulo: Companhia das Letras, 2002), entre as causas ou motivações da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança podemos citar:
a) a ameaça que Solano López representava aos interesses ingleses na região platina e o acelerado desenvolvimento industrial do Paraguai.
b) o processo de consolidação dos estados nacionais no Prata, as questões de geopolítica regional e os interesses econômicos dos países envolvidos no conflito.
c) o desenvolvimento industrial argentino e sua necessidade de ampliação de mercados na região platina, em especial no antigo Mato Grosso.
d) a situação de extrema fraqueza militar do Paraguai, que estimulou seus vizinhos a ataca-lo.
e) o caráter democrático do regime de Solano López, que constituía uma ameaça aos governos ditatoriais que imperavam nos países vizinhos.

20. (UNESP) [...] as causas da guerra contra o Paraguai estão na própria dinâmica da construção dos Estados nacionais na região do Rio da Prata. 
(Francisco Doratioto. A Guerra do Paraguai, 1991.) 

a) Quais países lutaram contra o Paraguai no conflito que transcorreu entre 1864 e 1870? 

b) Justifique a afirmação de que “as causas da guerra contra o Paraguai estão na própria dinâmica da construção dos Estados nacionais na região do Rio da Prata”.

21(QUESTÃO) Em 1865, o acordo da Tríplice Aliança uniu quais países para a guerra contra o Paraguai?
a) Brasil, Argentina e Inglaterra
b) Brasil, Argentina e Uruguai
c) Brasil, Uruguai e Bolívia
d) Argentina, Uruguai e Bolívia
e) Argentina, Uruguai e Inglaterra 

22. (QUESTÃO) A participação do Império Britânico no conflito é dimensionada de formas distintas pelos historiadores. Qual o nome do viajante e observador inglês que, de 1868 a 1869, escreveu as "Cartas do Campo de Batalha do Paraguai"?
a) Francis Bacon
b) David Livingstone
c) Robert Burton
d) Heródoto
e) Richard Francis Burton 

23(QUESTÃO) “A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande". Assinale a alternativa incorreta:
a) Após a vitória sobre o Paraguai, o Exército brasileiro ficou fortalecido, e a monarquia, enfraquecida
b) A guerra impôs ao Paraguai uma forte retração demográfica.
c) O Exército brasileiro precisou formar o corpo de "Voluntários da Pátria" para a Guerra do Paraguai
d) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira no Uruguai
e) O Paraguai possuía indústrias e ferrovias, havia estatizado a economia e não dependia de recuros estrangeiros 

24(QUESTÃO) Foram dezenas de batalhas, com milhares de vítimas entre soldados e civis. Em qual batalha foi morto Francisco Solano López, em 1870?
a) A de Cerro Corá
b) A de Riachuelo
c) A de Curupaytí
d) A de Tuiuti
e) A de Lomas Valentinas 

25(QUESTÃO) O militar que comandou as forças dos três países contra o Paraguai recebeu, décadas depois, o título de “patrono do Exército brasileiro”. Quem foi ele?
a) General Osório
b) Almirante Barroso
c) Duque de Caxias
d) Bartolomeu Mitre
e) Marquês de Tamandaré 

26(FGV-SP) A partir da década de 1970, ganhou espaço a interpretação de que o imperialismo inglês foi a causa da Guerra do Paraguai, deflagrada em dezembro de 1864. Segundo essa vertente, o trono britânico teria utilizado o Império do Brasil, a Argentina e o Uruguai para destruir um suposto modelo de desenvolvimento paraguaio, industrializante, autônomo, que não se submetia aos mandos e desmandos da potência de então. Estudos desenvolvidos a partir da década de 1980, porém, revelam um panorama bastante distinto.
(Francisco Doratioto. Paraguai: guerra maldita. Em: Luciano Figueiredo, História do Brasil para ocupados, 2013. Adaptado)

Os novos estudos sobre a Guerra do Paraguai
a) Questionam a superioridade militar da aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai e consideram que a vitória dessas nações derivou mais de algumas circunstâncias favoráveis do que da competência bélica.
b) Apontam para o expansionismo territorial do Império do Brasil como o principal causador dessa guerra, como pode ser verificado por meio das pretensões brasileiras por territórios divisos com o Paraguai e a Argentina.
c) Atribuem a responsabilidade do conflito aos quatro países envolvidos, que estavam em um momento particular de suas histórias, porque se encontravam em meio aos processos de construção e consolidação dos Estados Nacionais.
d) Demonstram como a inabilidade diplomática das nações envolvidas provocou uma guerra prolongada e muito cara, que, em última instância, gerou forte dependência econômica da região durante o resto do século XIX.
e) Realçam a importância do Uruguai e da Argentina como provocadores desse conflito regional porque defendiam que a navegação do estuário do Prata fosse exclusividade dessas nações, trazendo imediato prejuízo à Inglaterra.

27(UFRGS) Leia as seguintes afirmações a respeito da Guerra do Paraguai.
I - A presença de mulheres brasileiras no conflito, atuando no abastecimento, no tratamento aos feridos e, inclusive, nas frentes de batalha, foi significativa.
II - Um decreto imperial foi promulgado, garantindo liberdade aos escravizados que se alistassem e indenização aos seus proprietários.
III- O governo monárquico cumpriu integralmente o acordo de concessão de terras, empregos e pensões a todos os “Voluntários da Pátria” que retornaram do conflito.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

28(FATEC) Analise as afirmações sobre o contexto histórico da Guerra do Paraguai. 
I O Paraguai era governado por Francisco Solano López, e o Brasil era governado pelo imperador D. Pedro II. 
II O início da guerra está ligado à invasão da Argentina por tropas brasileiras, derrubando o presidente eleito pelo Partido Blanco e colocando o candidato do Partido Colorado no poder. 
III Contra o Paraguai, os governos argentino, uruguaio e brasileiro formaram a Tríplice Aliança. 
IV O resultado dessa guerra, para o Paraguai, foi não ter jamais se recuperado desse desastre militar; sua população masculina foi praticamente dizimada. Para o Brasil, significou o fortalecimento do Exército e a contração de novos empréstimos, aumentando a dívida externa, para compensar os gastos com a guerra. É correto o que se apresenta em 
a) I, II e III, apenas. 
b) I, II e IV, apenas. 
c) I, III e IV, apenas. 
d) II, III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV.

29(SANTA CASA) A livre navegação dos rios Paraná e Paraguai era fundamental para o Império Brasileiro, única entrada para a Província de Mato Grosso. A Argentina, desde a independência, tinha a aspiração de formar uma grande nação com a incorporação do Uruguai (independente do Brasil em 1828) e do Paraguai, cuja independência só foi reconhecida por este país em 1852. 
(Maria Ligia Prado e Gabriela Pellegrino. História da América Latina, 2014.) 

O texto descreve o contexto que originou a Guerra do Paraguai, considerando-a como o resultado 
a) do caráter ditatorial do regime paraguaio, marcado também pela política externa expansionista do país. 
b) da intervenção imperialista britânica, associada ao interesse inglês de aumentar as exportações para os países da região. 
c) da autonomia política do Estado paraguaio, que se mantinha isolado de toda e qualquer interferência estrangeira. 
d) de questões geopolíticas, relacionadas aos processos de formação dos Estados nacionais na região do Prata. 
e) de esforços de formação de um mercado comum regional, que eliminaria barreiras alfandegárias entre os países sul-americanos.

30(FAMERP) Entre os impactos internos e externos sentidos pelo Brasil após o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, estão, respectivamente, 
a) a integração da economia paraguaia ao comércio brasileiro e a incorporação do território paraguaio ao Brasil. 
b) o aumento do prestígio da monarquia entre a população brasileira e o fim da rivalidade diplomática com argentinos e uruguaios. 
c) o desenvolvimento do republicanismo no exército e a confirmação da hegemonia militar sobre a América do Sul. 
d) o crescimento do abolicionismo no exército e a ampliação da circulação mercantil na Bacia do Rio da Prata. 
e) a consolidação das instituições militares e a constituição de um mercado comum na região centrosul da América.






01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
DCDCDDBAE
11
12
13
14
15
16
17181920
D
CCDCCDAB-
21
22
23
24
25
26
27282930
B
EDACCCCDd

20. a) Brasil, Argentina e Uruguai, unidos contra o Paraguai por meio do Tratado da Tríplice Aliança. b) Na época, Argentina e Brasil disputavam a hegemonia sobre a região; o Paraguai deve ser acrescentado a esse cenário após a ascensão de Solano López ao poder. No plano interno, Argentina e Uruguai ainda vivenciavam ferozes disputas políticas, sobretudo entre unitaristas e federalistas; o Paraguai, por sua vez, ainda não se definira institucionalmente, pois até então estivera sob o governo de ditadores vitalícios; quanto ao Brasil, sua consolidação como Estado nacional era recente, pois se processara no período compreendido entre o Primeiro Reinado, o Período Regencial e o início do Segundo Reinado.

Um comentário: