Acústica

01. (FUVEST) Uma corda de violão tem 0,60m de comprimento. Os três maiores comprimentos de ondas estacionárias que se podem estabelecer nessa corda são (em metros):

a) 1,2; 0,60; 0,40;
b) 1,2; 0,60, 0,30;
c) 0,60; 0,30; 0,20;
d) 0,60; 0,30; 0,15;
e) 0,60; 0,20; 0,12.

02. Um violinista deseja aumentar a freqüência do som emitido por uma das cordas do seu instrumento. Isto poderá ser conseguido:

a) aumentando-se o comprimento vibratório e tracionando-se mais intensamente a corda;
b) diminuindo-se o comprimento vibratório e tracionando-se menos intensamente a corda;
c) diminuindo-se o comprimento vibratório e tracionando-se mais intensamente a corda;
d) aumentando-se o comprimento vibratório e tracionando-se menos intensamente a corda;
e) todas as sugestões são inadequadas para que o violinista consiga seu objetivo.

03. (MED. ABC) Têm-se duas cordas sonoras de mesmo material uma delas tem 0,60cm de comprimento, 1,00mm de diâmetro, é tensa por um peso de 4,00kgf e vibra com freqüência fundamental de 400cps; a outra tem 40,0cm de comprimento, 2,00mm de diâmetro e é tensa por peso de 9,00kgf. A freqüência fundamental desta corda vale:

a) 450cps
b) 800cps
c) 660cps
d) 60cps
e) 150cps

04. (UNISA) um tubo sonoro aberto de 50cm de comprimento emite um som cuja freqüência é de 1360Hz. Sendo o módulo da velocidade de propagação do som no ar igual a 340m/s, o som emitido é o ________ harmônico.

a) segundo
b) terceiro
c) quarto
d) quinto
e) sexto

05. Um estudante, fazendo um experimento no laboratório de sua escola, acoplou um gerador de audiofreqüência a um alto-falante. Aumentando, então, a freqüência do aparelho de 200Hz para 2800Hz, ele notou que o som produzido pelo sistema ficou:

a) menos intenso ou mais fraco;
b) mais alto ou agudo;
c) mais baixo ou grave;
d) mais rico em harmônicos;
e) mais dissonantes.

06. Dois diapasões A e B emitem sons puros de freqüências 400Hz e 800Hz, respectivamente. Aponte a alternativa correta:

a) O som de A é mais agudo que o de B.
b) O som de A é mais alto que o de B.
c) O som de A é mais forte que o de B.
d) O som de A está uma oitava acima do de B.
e) O som de A está uma oitava abaixo do de B.

07. A intensidade do som, em m W/m2, em um jardim sossegado, é da ordem de 10-4. Em um restaurante, tal valor é de 10-1. Se o limiar da audição se dá a 10-6 nas mesmas unidades, o nível sonoro em dB é:

a) 20 para o jardim e 50 para restaurante;
b) 20 para o jardim e 500 para o restaurante;
c) 2 para o jardim e 5 para o restaurante;
d) 100 para jardim e 105 para o restaurante;
e)  50 para o jardim e 20 para o restaurante.

08. (UFU) O efeito Doppler-Fizeau está relacionado com a sensação de:

a) variação de altura do som;
b) variação de timbre do som;
c) aumento de intensidade do som;
d) diminuição de intensidade do som;
e) constância da altura do som.

09. (UNISA) A cor da luz emitida por certa estrela nos parece mais avermelhada do que é na realidade. Este fenômeno é devido ao fato de:

a) a estrela estar muito distante da Terra;
b) a luz se propagar com velocidade muito grande no vácuo;
c) a luz sofrer refração na atmosfera;
d) a estrela estar se afastando da Terra;
e) a estrela estar se aproximando da Terra.

10. (ITA) Considere a velocidade máxima permitida nas estradas sendo exatamente 80km/h. A sirene de um posto rodoviário soa com uma freqüência de 700Hz, enquanto um veículo de passeio e um policial rodoviário se aproximam emparelhados. O passeio dispõe de um medidor de freqüências sonoras. Dado o módulo da velocidade do som, 350m/s, ele deverá multar o motorista do carro quando seu aparelho medir uma freqüência sonora de, no mínimo:

a) 656Hz
b) 745Hz
c) 655Hz
d) 740Hz
e) 860Hz

11. (UFPR 2009) -Quando ouvimos uma banda de rock ou uma orquestra sinfônica executar uma música, podemos distinguir o som emitido por cada um dos instrumentos tocados pelos músicos. Essa é uma das capacidades de nosso aparelho auditivo. A qualidade do som que nos permite diferenciar cada um dos instrumentos, mesmo quando tocando simultaneamente a mesma nota musical, é chamada de:

A) amplitude.
B) potência.
C) intensidade.
D) timbre.
E) frequência.

12. (UFG) As ondas eletromagnéticas geradas pela fonte de um forno de microondas têm uma freqüência bem característica, e, ao serem refletidas pelas paredes internas do forno, criam um ambiente de ondas estacionárias. O cozimento (ou esquentamento) ocorre devido ao fato de as moléculas constituintes do alimento, sendo a de água a principal delas, absorverem energia dessas ondas e passarem a vibrar com a mesma freqüência das ondas emitidas pelo tubo gerador do forno. O fenômeno físico que explica o funcionamento do forno de microondas é a

a) ressonância.
b) interferência.
c) difração.
d) polarização.
e) refração

13. (UFPEL) O físico Marcos Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro a ultrapassar a atmosfera terrestre.
Diariamente existiam contatos entre Marcos e a base, e alguns deles eram transmitidos através dos meios de comunicação.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que conseguíamos “ouvir” e “falar” com Marcos porque, para essa conversa, estavam envolvidas
a) apenas ondas mecânicas – transversais – já que estas se propagam, tanto no vácuo como no ar.
b) apenas ondas eletromagnéticas – longitudinais – já que estas se propagam, tanto no vácuo como no ar.
c) ondas eletromagnéticas – transversais – que apresentam as mesmas freqüências, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro.
d) ondas mecânicas – transversais – que apresentam as mesmas freqüências, velocidade e comprimento de onda, ao passar de um meio para outro.
e) tanto ondas eletromagnéticas – transversais – que se propagam no vácuo, como ondas mecânicas – longitudinais – que necessitam de um meio material para a sua propagação.

14. (UFMG) Ao tocar um violão, um músico produz ondas nas cordas desse instrumento. Em consequência, são produzidas ondas sonoras que se propagam no ar. Comparando-se uma onda produzida em uma das cordas do violão com a onda sonora correspondente, é CORRETO afirmar que as duas têm:
a) a mesma amplitude.
b) a mesma frequência.
c) a mesma velocidade de propagação.
d) o mesmo comprimento de onda.

15.  (FEI) O aparelho auditivo humano distingue no som 3 qualidades, que são: altura, intensidade e timbre. A altura é a qualidade que permite a esta estrutura diferenciar sons graves de agudos, dependendo apenas da frequência do som. Assim sendo, podemos afirmar que:
a) o som será mais grave quanto menor for sua frequência
b) o som será mais grave quanto maior for sua frequência
c) o som será mais agudo quanto menor for sua frequência
d) o som será mais alto quanto maior for sua intensidade
e) o som será mais alto quanto menor for sua frequência 

  GABARITO  
01 - A/02 – C/03 – A/04 – C/05 – B/06 – E/07 – A/08 – A/09 - D/10 - B/ 11 - D/12 - E/13 - E/14. B/15 - A

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