Grupos Sanguíneos - 30 Exercícios com gabarito

01. (FUVEST) Um homem do grupo sanguíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes:
a) do grupo O;
b) do grupo AB;
c) dos grupos AB e O;
d) dos grupos A e B;
e) dos grupos A, B e AB.

02.  (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B e AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros;
b) 2, 3, 5 e 8 litros;
c) 2, 3, 8 e 16 litros;
d) 18, 8, 13 e 5 litros;
e) 7, 5, 10 e 11 litros.

03. (FEI) Para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos:
a) Rh+, Rh-, Rh+
b) Rh+, Rh-, Rh-
c) Rh+, Rh+, Rh+
d) Rh+, Rh+, Rh-
e) Rh-, Rh+, Rh+

04. (MACK) Um indivíduo de tipo sanguíneo O, Rh-, filho de pais tipo sanguíneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sanguíneo A, Rh-, filha de pai de tipo sanguíneo O, Rh- e mãe AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fenótipo do pai será:
a) 1/4
b) 1/2
c) 1/3
d) 1/8
e) 1/16

05. (FATEC) Um casal cujo filho é do grupo sanguíneo A, com fator Rh positivo, pode ter os seguintes genótipos:
a) |A|B Rhrh e |B|B rhrh
b) |A|A rhrh e |B|B RhRh
c) |B| Rhrh e ii rhrh
d) |B|B rhrh e |A|B RhRh
e) |A|B rhrh e ii Rhrh

06. (UFSM) Para os grupos sanguíneos do sistema ABO, existem três alelos comuns na população humana. Dois (alelos A e B) são codominantes entre si e o outro (alelo O) é recessivo em relação aos outros dois.
De acordo com essas informações, pode-se afirmar:
I.   Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.
II.  Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro é do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.
III. Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.
Está(ão) correta(s):
a)  Apenas I
b)  Apenas II
c)  Apenas III
d)  Apenas I e III
e)  I, II e III

07. (UDESC) Assinale a alternativa incorreta em relação à possibilidade de doações e às possíveis transfusões sanguíneas.

a) Pessoas do grupo sanguíneo O são as receptoras universais, enquanto as do grupo sanguíneo AB são as doadoras universais.
b) Pessoas do grupo sanguíneo AB e fator Rh+ (positivo) são receptoras universais.
c) Pessoas do grupo sanguíneo O e fator Rh- (negativo) são doadoras universais.
d) Pessoas do grupo sanguíneo A podem doar para pessoas do grupo sanguíneo A e para as do grupo sanguíneo AB.
e) Pessoas do grupo sanguíneo AB podem doar somente para as do grupo sanguíneo AB.

08. (FUVEST) Um banco de sangue possui 5 litros de sangue tipo AB, 3 litros tipo A, 8 litros tipo B e 2 litros tipo O. Para transfusões em indivíduos dos tipos O, A, B, AB estão disponíveis, respectivamente:
a) 2, 5, 10 e 18 litros.
b) 2, 3, 5 e 8 litros.
c) 2, 3, 8, 16 litros.
d) 18, 8, 13 e 5 litros.

09. (FUVEST) Um homem do grupo sanguíneo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguíneo O. Esse casal poderá ter apenas descendentes:
a) do grupo O;
b) do grupo AB;
c) dos grupos AB e O;
d) dos grupos A e B;
e) dos grupos A, B e AB.

10. (FEI) Para que haja possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente, os tipos sanguíneos:
a) Rh+, Rh-, Rh+
b) Rh+, Rh-, Rh-
c) Rh+, Rh+, Rh+
d) Rh+, Rh+, Rh-
e) Rh-, Rh+, Rh+

11. (MACK) Um indivíduo de tipo sanguíneo O, Rh-, filho de pais tipo sanguíneo A, Rh+, pretende se casar com uma jovem de tipo sanguíneo A, Rh-, filha de pai de tipo sanguíneo O, Rh- e mãe AB, Rh+. A probabilidade de o casal ter filhos com o mesmo fenótipo do pai será:
a) 1/4
b) 1/2
c) 1/3
d) 1/8
e) 1/16

12. (UFPA) Uma mulher recebeu uma transfusão sanguínea. Seu primeiro filho nasce com eritroblastose fetal. Classifique, quanto ao grupo sanguíneo Rh , a mulher, seu marido, a criança e o sangue que a mulher recebeu na transfusão:
a) Rh-, Rh+, Rh-, Rh-
b) Rh-, Rh+, Rh+, Rh+
c) Rh-, Rh+, Rh-, Rh+
d) Rh-, Rh-, Rh+, Rh-
e) Rh+, Rh-, Rh-, Rh+

13. (PUCC-SP) Mariazinha, criança abandonada, foi adotada por um casal. Um ano mais tarde, Antônio e Joana, dizendo serem seus verdadeiros pais, vêm reclamar a filha. No intuito de comprovar a veracidade dos fatos, foi exigido um exame do tipo sanguíneo dos supostos pais, bem como de Mariazinha. Os resultados foram:
Antônio B, Rh+; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-.
Você concluiria que:
a) Mariazinha pode ser filha de Joana, mas não de Antônio.
b) Mariazinha não é filha do casal.
c) Mariazinha é filha do casal.
d) Existe a possibilidade de Mariazinha ser filha do casal, mas não se pode afirmar.
e) Mariazinha pode ser filha de Antônio, mas não de Joana.

14. (F.C.Chagas-BA) O pai de uma criança do grupo sanguíneo A e Rh+, cuja mãe é B e Rh-, poderia ser:
a) AB e Rh+
b) AB e Rh-
c) B e Rh+
d) A e Rh-
e) O e Rh+

15. (ENEM) Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+. Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti-Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O.
Qual é a função dessa solução de anticorpos?
a) Modificar o fator Rh do próximo filho.
b) Destruir as células sanguíneas do bebê.
c) Formar uma memória imunológica na mãe.
d) Neutralizar os anticorpos produzidos pela mãe.
e) Promover a alteração do tipo sanguíneo materno.

16.  (MED.ABC) Considere as duas situações seguintes:
I — O sangue de um macaco do gênero Rhesus (indivíduo 1) foi injetado em uma cobaia (indivíduo 2). Uma hora depois, dela foi extraída certa quantidade de sangue, cujo soro foi removido. Ocorreu hemólise nas hemácias quando se misturou parte desse soro com o soro de um indivíduo (3) da espécie humana.
II — Uma mulher (indivíduo 4) teve um filho (indivíduo 5), que nasceu fortemente anêmico devido à incidência de eritroblastose fetal.
Dentre os indivíduos acima citados, somente possuem o mesmo tipo de antígeno das reações antígeno-anticorpo envolvidas nas situações I e II:
a) 1, 3 e 4.
b) 1, 3 e 5.
c) 2, 3 e 5.
d) 2 e 4.
e) 3 e 5

17.  (FUCMT-MS) O avô paterno de uma mulher pertence ao grupo sanguíneo AB e todos os outros avós são do grupo O. Qual é a probabilidade de esta mulher ser do grupo AB?
a) nula
b) 25%
c) 50%
d) 75%
e) 100%

18. (UFPA-PA) Os grupos sanguíneos ABO representam um exemplo de:
a) herança poligênica
b) polimeria
c) pseudo-alelismo
d) interação gênica
e) alelos múltiplos

19. (IBADE) Um casal possui três filhos, chamados de F1, F2 e F3, sendo cada um pertencente a um grupo sanguíneo diferente um do outro. Ao realizar teste em toda família para detecção de aglutinogênio, os resultados foram:
Pai - apresentou aglutinogênio B.
Mãe - apresentou aglutinogênio A.
F1 - apresentou aglutinogênio A.
F2 - apresentou aglutinogênio B.
F3 - apresentou aglutinogênios A e B.
Com estas informações podemos concluir que:
a) F1 pode doar sangue para o seu pai e para F3.
b) A mãe pode doar sangue para todos os seus filhos.
c) Este casal não pode gerar um filho do tipo sanguíneo O.
d) F2 poder receber sangue apenas de seu pai.
e) F3 pode doar sangue para todos os seus familiares.

20. (FGV) Na ação de investigação de paternidade ajuizada por uma mãe na década de 1950, o vínculo genético não pôde ser comprovado. Baseado em prova pericial, a tecnologia existente na época revelou-se insuficiente para determinar a suposta paternidade. A perícia realizada com a mãe e com o filho comprovou que ambos tinham tipo sanguíneo A, Rh positivo, enquanto o homem pertencia ao grupo sanguíneo B, RH negativo.
Décadas depois, já tendo alcançado a maioridade, o filho ajuizou nova ação de investigação de paternidade, colocando em dúvida o resultado da primeira perícia e pretendendo a comprovação mediante a realização de exame de DNA, que fornece certeza de 99,9% em seu resultado.
Com relação ao caso descrito e à herança dos grupos sanguíneos, analise os itens a seguir:
I. Em casos de dúvidas na paternidade, a tipagem de sangue ABO e Rh pode ser usada para excluir um homem de ser o pai de uma criança, mas não pode ser usada para confirmar se um homem é, de fato, o pai.
II. Se a mãe e o filho têm sangue tipo A, Rh positivo, o pai pode pertencer a qualquer grupo sanguíneo do sistema ABO (A, B, AB e O), e a qualquer grupo Rh (positivo ou negativo).
III. A tipagem sanguínea e o exame de DNA estão baseados na análise de moléculas componentes dos elementos figurados do sangue, como as moléculas presentes nos eritrócitos.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

21. (FUNDATEC) Em uma situação hipotética, um banco de sangue tem 4 bolsas do tipo AB, 5 bolsas do tipo A, 3 bolsas do tipo B e 2 bolsas do tipo O. Um homem, com tipo sanguíneo é AB, sofre um grave acidente automobilístico e necessita de reposição do sangue perdido. Assinale a alternativa que contém a somatória correta das bolsas disponíveis para esse indivíduo.
a) 4.
b) 8.
c) 10.
d) 12.
e) 14.

22. (ENEM) Um jovem suspeita que não é filho biológico de seus pais, pois descobriu que o seu tipo sanguíneo é O Rh negativo, o de sua mãe é B Rh positivo e de seu pai é A Rh positivo.
A condição genotípica que possibilita que ele seja realmente filho biológico de seus pais é que
a) o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh.
b) o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e homozigotos para o fator Rh.
c) o pai seja homozigoto para as duas características e a mãe heterozigota para as duas características.
d) o pai seja homozigoto para as duas características e a mãe heterozigota para o sistema ABO e homozigota para o fator Rh.
e) o pai seja homozigoto para o sistema ABO e heterozigoto para o fator Rh e a mãe homozigota para as duas características.

23. (UFC) Num casal, o homem e a mulher possuem o sangue do mesmo tipo (AB). Qual a probabilidade de os filhos possuírem o mesmo tipo sanguíneo dos pais?
a) 1
b) 3/4
c) 1/2
d) 1/4
e) Zero

24. (CONSESP) Antonio, que tem tipo sanguíneo A, Rh- e seu pai A e mãe B, recebeu transfusão sanguínea de sua mulher Joana, que é filha de pai de mãe B. Sabendo que Joana teve eritroblastose fetal ao nascer, a probabilidade de o casal ter uma criança do tipo A, Rh+ é de
a) 50%.
b) 25%.
c) 35%.
d) 10%.
e) 5%

25. (FUNDATEC) Na espécie humana, podemos distinguir quatro tipos sanguíneos diferentes: A, B, AB e O. Imagine que uma pessoa possui tipo sanguíneo “O”. Assinale a alternativa que indica as características desse tipo sanguíneo.
a) Possui aglutinogênio A e aglutinina anti-B.
b) Possui aglutinogênio B e aglutinina anti-A.
c) Possui aglutinogênio AB e não possui aglutininas.
d) Não possui aglutinogênio e possui aglutininas anti-A e anti-B.
e) Não possui aglutinina e possui aglutinogênios anti-A e anti-B.

26. (FAMERP-SP) Um homem do grupo sanguíneo AB e Rh negativo casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo O e Rh positivo homozigoto. Os grupos sanguíneos dos descendentes desse casal podem ser
a) A ou AB, podendo ser Rh positivo ou Rh negativo.
b) A ou B, todos Rh negativo.
c) A ou B, todos Rh positivo.
d) A, B ou O, todos Rh negativo.
e) A, B ou AB, todos Rh negativo.

27. (CONSESP) Um casal com grupo sanguíneo AB e O têm cinco filhos com os grupos sanguíneos: dois são O, um A, um B e um AB. Quantos filhos biológicos tiveram esse casal?
a) 5
b) 4
c) 3
d) 2
e) 1

28. (FEI-SP) Nas hemácias de um indivíduo pertencente ao grupo sanguíneo B:
a) Existe o aglutinógeno B.
b) Existe o aglutinógeno A.
c) Existe a aglutinina A.
d) Existe a aglutinina B.
e) Existem o aglutinógeno A e a aglutinina B.

29. (FUNDATEC) A imagem abaixo foi retirada de uma campanha em prol da doação de sangue, importante para salvar vidas. No entanto, para que o processo surta efeitos, o sangue da pessoa doadora deve ser compatível com o sangue da pessoa que está recebendo e essa determinação é de base genética.
Fonte da imagem: https://saude.rs.gov.br/hemocentro-do-estado-precisa-de-doacoes-de-sangue-comurgencia.

Considerando o sistema sanguíneo ABO, analise as assertivas abaixo assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) Pessoas do tipo O podem doar sangue para pessoas de qualquer tipo sanguíneo, pois esse é o doador universal.
(  ) Pessoas do tipo AB apresentam, no plasma, os antígenos A e B e, por isso, podem receber sangue de qualquer tipo.
(  ) Pessoas do tipo O apresentam aglutininas anti-A e anti-B.
(  ) Numa amostra de sangue do tipo B, ocorrerá aglutinação das hemácias se pingado sobre essa soro anti-B.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) V – V – V – F.
b) F – V – V – F.
c) V – F – F – F.
d) F – F – F – V.
e) V – F – V – V.

30. (UFRGS) Um casal tem dois filhos. Em relação ao sistema sanguíneo ABO, um dos filhos é doador universal e o outro, receptor universal.
Considere as seguintes possibilidades em relação ao fenótipo dos pais.
I - Um deles pode ser do grupo A; o outro, do grupo B.
II - Um deles pode ser do grupo AB; o outro, do grupo O.
III - Os dois podem ser do grupo AB.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.




01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
AABEDAADA
11
12
13
14
15
16
17181920
B
BDABBAEDB
21
22
23
24
25
26
27282930
E
ACBDCDAEA

Um comentário: