Simulado - Assuntos Diversos

1. (PUC - RIO) - A globalização procura expandir os mercados e portanto os lucros, que é o que de fato movimenta os fluxos de capital. Ela condiciona, hoje, a evolução da economia.

Sobre a economia globalizada analise as seguintes afirmativas:
I - A globalização acelerou e alargou, geograficamente, os fluxos de produtos e serviços.
II - O comércio internacional tornou-se, nas últimas décadas, um dos indicadores mais representativos da economia globalizada.
III - A abertura dos mercados e as estratégias mundiais das grandes corporações atestam a interdependência da economia mundial.
IV - O petróleo, devido a seu valor estratégico, dá origem a intensos fluxos comerciais entre países produtores e consumidores.

Assinale:
a) Se apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) Se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c) Se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

2. (PUC- RJ) - A região dos cerrados conheceu, a partir dos anos 70, um período de grande expansão e prosperidade. Sua produção agrícola passou de modestos 5%, em 1975, para mais de 30% da produção nacional, em 2000.
Assinale a alternativa que indica um fator que pode limitar esse crescimento:
a) As estruturas sociais de produção - a agricultura empresarial.
b) A infraestrutura de transportes - a facilidade de escoamento da produção.
c) A horizontalidade do relevo - o emprego de máquinas e equipamentos.
d) A pesquisa científica - o cultivo da soja em áreas de clima tropical.
e) Os estabelecimentos com mais de 500 há - a adoção de modernas técnicas de cultivo.

3. (PUC-RJ) - "As espécies desta formação vegetal apresentam raízes que funcionam como escoras. O emaranhado de raízes reduz a velocidade das correntes marinhas, criando um depósito de lama e argila, fundamental para a reprodução da vida marinha."
(Adaptado de PGC / Secretaria Estadual de Meio Ambiente.)

O texto está se referindo à seguinte formação vegetal:
a) Manguezal
b) Cerrado
c) Caatinga
d) Restinga
e) Pantanal

4. Sobre os chamados países subdesenvolvidos, é correto afirmar que:
I.A maior parte deles está localizado na região temperada do planeta.
II.Apresentam via de regra, elevados índices de crescimento demográfico.
III.Apresentam a maior parte da população no setor secundário.São corretas:
a) I e II
b) II e III
c) I e III
d) I apenas
e) Todas estão corretas

5. (UFPEL) - Observe a tabela:

(World Development indicators 2005 e 2006. World Bank; World Development report 2007. World Bank. Em 1997, após a morte de Mobutu Sese Seko, o Zaire passou a se chamar República Democrática do Congo.)

Para crescer no processo de globalização, é necessário que o país "candidato" preencha certos requisitos obrigatórios: são necessários recursos técnicos, econômicos, sociais, políticos e culturais. Assim há países que ficam fora desse processo de crescimento.
É correto afirmar que são características do continente africano, no contexto histórico da globalização, EXCETO:
a) uma longa desestruturação social e econômica, resultante da colonização européia nos séculos XV ao XIX, que marcou o continente com guerras civis e conflitos étnicos e religiosos.
b) a existência de fronteiras artificiais impostas pelos países colonizadores europeus (Conferência de Berlim 1884-1885), que não levaram em conta os territórios das tribos e das etnias nativas.
c) um processo de descolonização na segunda metade do século XX que não alterou o papel da África na divisão internacional do trabalho: seus países continuaram como fornecedores de produtos primários.
d) uma das mais elevadas taxas de crescimento apresentada pela África, entre as regiões que compõem o mapa do Banco Mundial, na primeira metade da década de 2000. Embora seja um crescimento ainda desigual, é indicador de gradativa entrada do continente no mapa do capitalismo organizado.
e) a entrada do continente no mapa do capitalismo globalizado, tirando-o da exclusão, que se deve em grande parte ao crescente interesse da China. Esse país, em troca de financiamentos e acordos comerciais, não impõe nenhuma contrapartida para a realização de seus investimentos.

6. A 90 anos, esse país árabe tornou-se uma república, separou a política da religião e voltou-se para o Ocidente. Mas a União Européia resiste em aceita-lo como membro apesar de seu território apresentar uma importante função geopolítica por interligar a Europa ao Oriente Médio. Estamos falando da:
a) Ucrânia
b) Bielorrússia
c) Cazaquistão
d) Turquia
e) Armênia

7. "A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar, firmada em Montego Baú, nas Bahamas, em 1982, definiu a divisão geopolítica das águas oceânicas em mar territorial, mar contíguo e zona econômica exclusiva. Definiu-se também que cada país litorâneo exerceria soberania decrescente à medida em que aumentasse a distância entre a costa e o alto mar."

(Nelson Bacic Olic - Caderno O Mundo - Geografia e Política Internacional - ano 18 - nº 02)

No Atlântico Sul, a mais de um século, vem se arrastando um conflito geopolítico entre a Grã-Bretanha e determinado país sul-americano, pela posse de um arquipélago, chegando a ocorrer um conflito armado entre a Inglaterra e esse país sul-americano no início da década de 80. O nome do país beligerante e do arquipélago em questão é:
a) Chile - Ilhas Malvinas
b) Uruguai - Ilhas Baleares
c) Argentina - Ilha de Santa Lúcia
d) Chile - Ilha de Páscoa
e) Argentina - Ilhas Malvinas

8. Recentemente, a rivalidade em torno desse arquipélago, novamente veio à tona a partir de um comunicado do governo britânico afirmando sua firme disposição de:
a) Instalar nova estação de estudos científicos no arquipélago.
b) Aumentar os seus efetivos militares no arquipélago.
c) Realizar testes nucleares no arquipélago confrontando as normas internacionais.
d) Instalar uma plataforma petrolífera para iniciar atividades exploratórias na região.
e) Não permitir que o arquipélago sirva de entreposto de reabastecimento para os navios de diferentes bandeiras que navegam na região.

9. "O que acontece é que esses países periféricos gastaram demais nos últimos anos. Fizeram pouco controle, aumentaram muito o déficit público e agora querem ser resgatados pelos outros países, que também aumentaram seus gastos por causa da crise".
(Jornal O Globo, 23/03/2010)

Além da Grécia, outros países se encontram o epicentro da grave crise que ameaça toda a chamada Zona do Euro, entre os quais estão:
a) Alemanha, Itália, Luxemburgo
b) França, Portugal, Holanda
c) Itália, Espanha, Portugal
d) Irlanda, Inglaterra e Bélgica
e) Espanha, Suíça e Dinamarca

10. "O que acontece é que esses países periféricos gastaram demais nos últimos anos. Fizeram pouco controle, aumentaram muito o déficit público e agora querem ser resgatados pelos outros países, que também aumentaram seus gastos por causa da crise."
(Jornal O Globo, 23/03/2010)

O texto da colunista Mirian Leitão, faz menção de um problema crucial para o entendimento da atual crise que a falta de controle dos gastos públicos por parte dos governos das nações envolvidas no episódio que ameaça arrastar todo o bloco europeu.

O controle dos gastos públicos é um dos pilares fundamentais de determinada doturina econômica que surgiu nos anos 70 na Inglaterra e EUA e que foi implantada em vários países nas últimas décadas. Essa doutrina é:
a) O keynesianismo
b) O Fordismo
c) O Taylorismo
d) O Neoliberalismo
e) O Marxismo

11. (UFG) A polarização que os centros urbanos exercem uns sobre os outros determina a hierarquia urbana, em escala nacional. Nessa perspectiva, a concepção de metrópole regional abrange:

a) extensas regiões, com influências que ultrapassam o limite estadual.
b) cidades menores e vilas dentro de um limite determinado pelo centro regional.
c) distritos, povoados, comunidades rurais e áreas vizinhas, no limite municipal.
d) todo o território nacional, direcionando a vida econômica e social.
e) centros regionais menores, com raio de ação inferior à esfera estadual.

12. (UFG) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa:

a) do grande número de minifúndios.
b) do intenso processo de modernização da agricultura.
c) da expansão da fronteira agrícola.
d) da tradição camponesa dos imigrantes europeus.
e) das ações organizadas pelas Ligas Camponesas

13. (UFG/2007) As migrações internas no território brasileiro tiveram apel de destaque, com movimentos variáveis no tempo e no espaço. Os fluxos migratórios internos, durante a década de 1990, direcionaram-se predominantemente para:
a) o Sudeste por causa da expansão da atividade industrial.
b) as grandes metrópoles em conseqüência dos deslocamentos da população rural em direção às cidades.
c) o Centro-Oeste em decorrência da Marcha para o Oeste.
d) os municípios de pequeno e médio porte, em razão do acesso ao emprego e pelo custo de vida mais baixo.
e) o Sul, estimulados pelas políticas desenvolvidas pelo governo federal.

14. (UFG/2007) Em 2005, ocorreu uma das maiores secas, dos últimos 50 anos, na porção oeste da Amazônia brasileira, modificando a paisagem da região. Segundo parcela da comunidade científica, o fenômeno está relacionado ao aquecimento global. Essa seca foi intensificada em decorrência:

a) do extrativismo vegetal para a obtenção do látex e da castanha.
b) das atividades monocultoras com vistas à exportação de produtos agrícolas.
c) da extração de minérios em áreas de nascentes, alterando a dinâmica fluvial.
d) dos desmatamentos, queimadas e retirada de madeiras, alterando o índice pluviométrico.
e) da intensificação da urbanização ao longo dos rios, ocasionando o assoreamento

15. (UNIFESP) No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões:

a) Sul e Norte do país, devido ao aquecimento do oceano Pacífico.
b) Sul e Sudeste do país, devido ao resfriamento do oceano Atlântico.
c) Centro-Oeste e Sudeste do país, devido à penetração da Massa Polar.
d) Norte e Nordeste do país, devido às emissões de gases de efeito estufa.
e) Nordeste e Centro-Oeste do país, devido ao recuo da Massa Tropical Atlântica.

16. (ACAFE) Sobre as questões relacionadas ao ambiente urbano, todas as alternativas estão corretas exceto a:

a) O aumento da circulação de automóveis aumentará a produção e as emissões de partículas de gás carbônico (CO2) no ar, acarretando em mudanças climáticas.
b) É necessário defender a manutenção e criação de praças arborizadas e de áreas verdes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
c) O adensamento, a verticalização das construções e o asfaltamento das ruas levarão à impermeabilização do solo, o que trará como conseqüência riscos de enchentes, nas épocas de fortes chuvas.
d) As massas de ar Equatorial atlântica e Polar atlântica, principais controladoras do clima no Sul, são responsáveis pelas "ilhas de calor" nas cidades dessa região brasileira.
e) O incremento da ocupação e valorização de certas áreas têm empurrado a população de baixa renda para regiões menos valorizadas, as vezes íngremes e perigosas de morros, que em época de chuvas aumenta o risco de deslizamentos.

17.(ACAFE) Fonte de energia muito utilizada, o petróleo é um recurso natural não-renovável e, por isso mesmo, tema de muitos debates. Sobre ele, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

a) A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente, desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, emitindo não só gases que poluem a atmosfera mas também provocando sérios vazamentos de petroleiros.
b) A Agência Nacional do Petróleo, criada nos anos 90 do século passado, veio para reforçar o monopólio da Petrobrás em relação a esse hidrocarboneto, ficando sob a sua responsabilidade to-das as etapas, desde a exploração, refino e transporte, até a venda
c) O alcance da auto-suficiência sustentável do Brasil na produção de petróleo só foi atingida graças aos altos investimentos em tecnologia e aos recordes de perfuração em águas profundas, colocando a Petrobrás como a maior produtora nesse setor no mundo.
d) A vulnerabilidade dos países às flutuações internacionais do mercado de petróleo e às reservas de petróleo desproporcionalmente repartidas no planeta, fazem o mundo manter seu olhar preocupante voltado para o Oriente Médio, região de turbulências crônica
e) A demanda contínua desse hidrocarboneto pela população do planeta mantém o petróleo ainda como uma importante fonte não-renovável da matriz energética mundial para as próximas décadas do século XXI.

18. (Mackenzie) No Brasil, o vocábulo "serra" é usado com sentido amplo na linguagem corrente. Qualquer elevação com forte desnível é assim chamada. Sob o ponto de vista geomorfológico, o termo "serra" é impróprio para designar as "serras" do Mar e da Mantiqueira, que na verdade constituem:

a) chapadas sedimentares.
b) escarpas de falha.
c) mares de morros.
d) cadeias montanhosas de baixa altitude.
e) planaltos desgastados.

19. (Cásper Líbero) Foi durante a Guerra Fria que surgiram as expressões Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. Embora questionadas quanto à sua real validade, elas permaneceram até o fim desse período de bipolaridade político-ideológica. O novo período que se inaugurou na década de 1990 trouxe uma “nova classificação” para distinguir os países quanto à riqueza: as expressões Norte e Sul. Sobre a divisão Norte e Sul, pode-se afirmar que

a) é mais precisa do que a anterior, pois permitiu distinguir com relativa precisão que os maiores problemas de ordem socioeconômica, atualmente, estão concentrados nas áreas ao sul do Equador.
b) representa um avanço em termos de regionalização do espaço mundial porque localiza espacialmente a ocorrência da pobreza permitindo ações concretas dos órgãos supranacionais como a ONU ou o FMI.
c) é genérica e simplificadora, pois a pobreza não se restringe somente aos países subdesenvolvidos, uma vez que mesmo nos países do Norte, considerados ricos, o número de indigentes tem gradualmente aumentado.
d) permite analisar com rigor os efeitos da descentralização da economia mundial que contribuiu para a formação de pólos de poder independentes dos tradicionais centros de decisão situados na Europa Ocidental ou nos Estados Unidos.
e) é arbitrária, pois a globalização difundiu avanços técnicos e intensificou a industrialização pelo mundo todo e, portanto, reduziu as diferenças socioeconômicas existentes anteriormente.

20. (Cásper Líbero) Sobre o relevo brasileiro é correto afirmar que:

a) as áreas mais elevadas localizam-se nas Serras do Cachimbo e dos Carajás.
b) os elementos mais importantes para as transformações das formas atuais são o clima e a hidrografia.
c) predominam áreas de baixas altitudes, pois nossos terrenos foram formados na Era Cenozóica.
d) as planícies representam ¾ e os planaltos ¼ do território brasileiro.
e) a classificação mais recente é a do Aroldo de Azevedo que destaca os planaltos: das Guianas e Brasileiro e as planícies: Amazônica, do Pantanal e Costeira.

 GABARITO 

1. E/2. B/3. A/4. A/5. E/6. D/7. E/8. D/9. C/10. D/11.A /12.B/13.D/14.D/15.A/16. D/17. B/18.B/19. C/20. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário