12 dicas para organizar seus estudos para o Enem

Se você vai fazer o Enem  e prestar vestibulares, veja as dicas a seguir e organize seus estudos!

1. Estabeleça uma meta diária de dedicação
Nada de estudar somente quando dá vontade. É necessário assumir um compromisso com você mesmo e segui-lo a risca, independentemente de serem duas , três ou cinco horas de estudo por dia. O importante aqui é não “inventar” desculpas e se dedicar.

2. Defina, antecipadamente, os dias da semana que estudará e qual o horário
Essa programação ajuda bastante, pois você vai se acostumando com a rotina de trabalho e os estudos se tornam menos maçantes. Além disso, seus familiares já irão conhecer seus horários e certamente irão respeitar seus momentos de dedicação.

3. Escolha um lugar tranquilo e mantenha o foco
Esqueça televisão, rádio ou namorado(a) na hora  dos estudos. Essas coisas, para a grande maioria,  são bem mais atrativas do que física, por exemplo. Ou seja, caso não escolha um bom lugar, certamente você não conseguirá manter o foco e seu rendimento irá cair drasticamente.

4. Defina, também de maneira antecipada, qual matéria vai estudar em cada dia da semana
Está quase tudo perfeito: O dia da semana que irá estudar, qual horário começa e quando termina. Tudo num lugar tranquilo e sem distrações. Toda essa preparação de nada vai adiantar se você estudar apenas o que gosta. Claro que um estudante que pensa em direito, por exemplo, pode dar mais ênfase para as disciplinas de ciências humanas. Mas terá que reservar algumas horas da semana para aquelas  contas malucas de química.

5. Defina o dia que começará sua rotina!
Amanhã? Semana que vem? Claro que o quanto antes, melhor. Mas o mais importante é saber que, a partir daquele dia, você tem metas a cumprir até as provas do Enem.

6. Aula dada é aula estudada
Se você faz cursinho de manhã, a dica é estudar sempre a aula que teve no dia.

7. Estude até o começo da noite
Para quem vai no cursinho pela manhã, o melhor é começar a estudar às 15h e manter os estudos até às 19h. Depois disso, tire uma hora, de preferência antes da janta, para ler jornais e revistas.

8. Estude de segunda a sábado
O estudante que consegue manter uma rotina de estudos de segunda a sexta, deve aproveitar o sábado para revisar o conteúdo visto durante a semana. O domingo deve ser de descanso. Já para aqueles que trabalham e fazem cursinho a noite, ou vão à escola pela manhã e ao cursinho à tarde, deve aproveitar o final de semana para estudar a matéria que teve durante a semana no curso pré-vestibular.

9. Não deixe de fazer redações
Tente escrever uma redação por semana. Se você não está na escola ou cursinho, peça para um amigo ou familiar ler o texto, para apontar possíveis erros e acertos.

10. Resolva provas de vestibulares antigos
A partir do segundo semestre, o estudante pode, uma vez por semana, resolver, destinar até duas horas por dia para fazer questões de vestibulares passados.

11. Revise o conteúdo perto dos vestibulares
De acordo com o coordenador Alberto, a revisão para o vestibular deve ser feita de 3 a 4 semanas antes das primeiras fases das provas. A revisão para a segunda etapa deve ser feita assim que o candidato souber do resultado da primeira etapa do processo seletivo que está participando.

12. Realização de simulados 
O ideal é que o vestibulando faça um simulado por mês.  Mesmo para quem estuda em casa, dá para simular. Baixe provas antigas e tente representar um dia de prova em casa.

CANAL DO ENSINO