Dilatação térmica dos líquidos - 9 Exercícios Resolvidos

1. (Unimep-SP) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, verifica-se um certo volume de líquido transbordado. Esse volume mede:

a) a dilatação absoluta do líquido menos a do frasco
b) a dilatação do frasco
c) a dilatação absoluta do líquido
d) a dilatação aparente do frasco
e) a dilatação do frasco mais a do líquido

2. (U. Mackenzie–SP)
Quando um recipiente totalmente preenchido com um líquido é aquecido, a parte que transborda representa sua dilatação __________ . A dilatação __________ do líquido é dada pela __________ da dilatação do frasco e da dilatação __________ . Com relação à dilatação dos líquidos, assinale a alternativa que, ordenadamente, preenche de modo correto as lacunas do texto acima.

a) aparente — real — soma — aparente 
b) real — aparente — soma — real  
c) aparente — real — diferença — aparente
d) real — aparente — diferença — aparente
e) aparente — real — diferença — real 

3. (ENEM) A gasolina é vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de gasolina são subterrâneos. Se os tanques não fossem subterrâneos:

I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria resolvido. 

Destas considerações, somente:

a) I é correta.      
b) II é correta.
c) III é correta.  
d) I e II são corretas. 
e) II e III são corretas.   

4. (ITA-SP) Um pequeno tanque, completamente preenchido com 20,0 L de gasolina a 0 °F, é logo a seguir transferido para uma garagem mantida à temperatura de 70 °F. Sendo  γ = 0,0012 ºC-1 o coeficiente de expansão volumétrica da gasolina, a alternativa que melhor expressa o volume de gasolina que vazará em consequência do seu aquecimento até a temperatura da garagem é:



a) 0,507 L         b) 0,940 L        c) 1,68 L        d) 5,07 L         e) 0,17 L 

5. (UFTM) Uma garrafa aberta está quase cheia de um determinado líquido. Sabe-se que se esse líquido sofrer uma dilatação térmica correspondente a 3% de seu volume inicial, a garrafa ficará completamente cheia, sem que tenha havido transbordamento do líquido.




Desconsiderando a dilatação térmica da garrafa e a vaporização do líquido, e sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do líquido é igual a 6.10-4 ºC-1, a maior variação de temperatura, em ºC, que o líquido pode sofrer, sem que haja transbordamento, é igual a

(A) 35.
(B) 45.
(C) 50.
(D) 30.
(E) 40. 

6. (U. Mackenzie-SP) Diz um ditado popular: "A natureza é sábia". De fato! Ao observarmos os diversos fenômenos da natureza, ficamos encantados com muitos pormenores, sem os quais não poderíamos ter vida na face da Terra, conforme a conhecemos. Um desses pormenores, de extrema importância, é o comportamento anômalo da água, no estado líquido, durante seu aquecimento ou resfriamento sob pressão normal. Se não existisse tal comportamento, a vida subaquática nos lagos e rios, principalmente das regiões mais frias de nosso planeta, não seria possível. Dos gráficos abaixo, o que melhor representa esse comportamento anômalo é







7. (PUC-MG) O tanque de gasolina de um automóvel, de capacidade 60 litros, possui um reservatório auxiliar de retorno com volume de 0,48 litros, que permanece vazio quando o tanque está completamente cheio. Um motorista enche o tanque quando a temperatura máxima que o combustível pode alcançar, desprezando-se a dilatação do tanque, é igual a: γ gasolina = 2,0 x 10-4 ºC-1.
a) 60°C
b) 70°C
c) 80°C
d) 90°C
e) 100°C

8. (FUVEST-SP) Um termômetro especial, de líquido dentro de um recipiente de vidro, é constituído de um bulbo de 1cm³ e um tubo com secção transversal de 1mm². À temperatura de 20°C, o líquido preenche o tubo até uma altura de 12mm. Considere desprezíveis os efeitos da dilatação do vidro e da pressão do gás acima da coluna do líquido. Podemos afirmar que o coeficiente de dilatação volumétrica média do líquido vale:
a) 3 × 10-4 ºC-1
b) 4 × 10-4 ºC-1
c) 12 × 10-4 ºC-1
d) 20 × 10-4 ºC-1
e) 36 × 10-4 ºC-1

9. (UFRG) Quando resfriamos uma determinada quantidade de água de 4ºC até 0ºC, ocorre que
A) o volume aumenta e a densidade diminui.
B) o volume diminui e a densidade aumenta.
C) o volume e a densidade diminuem.
D) o volume permanece constante e a densidade diminui.
E) o volume e a densidade aumentam.

 GABARITO 

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0

A
A
E
B
C
A
A
B
A
1










2










Nenhum comentário:

Postar um comentário