Embriologia - 10 Exercícios Resolvidos

1.  (UFPB) Animais, cujos ovos apresentam segmentação meroblástica discoidal e são ricos em vitelo distribuído no pólo vegetativo, podem ser exemplificados por: 

a) estrelas-do-mar ou vacas. .
b) vacas ou rãs. 
c) rãs ou tartarugas.
d) tartarugas ou galinhas
e) galinhas ou estrelas-do-mar.

2. (PUC-MG) Notocorda é (são):

a) um termo sinônimo para tubo neural.
b) um eixo esquelético dorsal. 
c) fendas existentes na faringe de cordados inferiores.
d) uma porção superior do arco branquial.
e) uma base de articulação da mandíbula.

3. (UFPB) O desenvolvimento de órgãos e sistemas integrados, bem como o aparecimento de cavidades corporais que permitem a circulação de fluidos contendo nutrientes e gases respiratórios entre as células constituem etapas da evolução animal que podem ser atribuídas

a) à presença de ectoderme e endoderme.
b) à formação da cavidade celomática entre a mesoderme e a endoderme.
c) ao aparecimento da mesoderme e à formação do celoma.
d) apenas ao aparecimento da mesoderme.
e) ao crescimento da mesoderme entre a ectoderme e a endoderme.

4. (PUC-RS) Num texto sobre embriologia de vertebrados, o tipo de blástula estudado é referido como blastocisto.

Isso indica que o texto em questão refere-se à blástula que aparece em

a) aves.
b) peixes.
c) anfíbios.
d) mamíferos.
e) répteis.

5. (PUC-PR) O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não farão parte do futuro animal. Tais estruturas, os anexos embrionários, desempenham funções variadas. A seu respeito, poderíamos afirmar: 

I - O saco vitelino, ligado ao tubo digestivo do embrião, tem função de absorção do material nutritivo (vitelo); é formado pela endoderme e pela ectoderme; pode ser encontrado somente nas aves e mamíferos. 
II - O alantóide, ligado ao intestino posterior do embrião, envolve e protege o embrião contra dessecação e choques mecânicos (pois sua cavidade é cheia de líquido); é formado pela endoderme e pela mesoderme visceral; pode ser encontrado em répteis, aves e mamíferos. 
III - O âmnio, formado pela ectoderme e pela mesoderme parietal, tem como principal função acumular os produtos de excreção produzidos pelo embrião; pode ser encontrado em peixes, répteis, aves e mamíferos. 
IV - O cório, formado pela endoderme e pela mesoderme parietal, envolve e protege todo o conjunto (embrião e demais anexos); nos peixes e mamíferos, o cório funde-se ao alantóide formando o alantocório, extremamente vascularizado, o que permite trocas gasosas e a retirada de sais de cálcio da casca do ovo. 
V - A placenta é um órgão formado por tecidos do cório e do alantóide reunidos a porções do revestimento interno do útero. Produz hormônios e permite a ocorrência de trocas de nutrientes e gases respiratórios entre o embrião e o organismo materno. Só é encontrada nos mamíferos. 

Está ou estão corretas: 

a) Apenas V. 
b) I, II, III, IV e V. 
c) Apenas IV. 
d) Apenas I e II. 
e) Apenas I e V. 

6. (PUC-RS) A maioria dos peixes ósseos está constituída por espécies ovíparas; há, porém, algumas espécies nas quais os ovos eclodem dentro do corpo do animal.

Estas últimas espécies são denominadas

a) ovovivíparas.
b) larvíparas.
c) vivíparas.
d) heterovíparas.
e) homovíparas.

7.  (UTFPR) Nos organismos multicelulares, após a fecundação, tem inicio o desenvolvimento embrionário (a embriogênese) que dará origem ao novo indivíduo. Durante esse desenvolvimento é correto afirmar que:

a) A primeira fase do desenvolvimento denomina-se organogênese, originando a mórula.
b) Todos os órgãos serão formados por apenas um único tipo de tecido.
c) Por ocorrerem, durante o desenvolvimento, mitoses e meioses, haverá órgãos haploides e órgãos diploides.
d) Uma das fases do desenvolvimento denomina-se gastrulação, que se caracteriza pela formação de folhetos embrionários, do arquêntero e do blastóporo.
e) Em todos os animais, na organogênese, ocorre a formação da notocorda.

8. (UFU) Um pesquisador observou o desenvolvimento de um ovo e o descreveu, apontando as seguintes características:

“ovo com relativa quantidade de vitelo distribuído desigualmente pelo citoplasma; clivagem holoblástica desigual com a formação de micrômeros e macrômeros; e formação de uma blastocele localizada no polo animal.”

Com base na descrição do padrão de desenvolvimento desse ovo, pode-se afirmar que se trata de um ovo de:

a) mamífero.
b) ave.
c) anfíbio.
d) réptil.

9. (UFCG) Os anexos embrionários são derivados dos folhetos germinativos, sofrem atrofia à medida que o embrião se desenvolve e são expelidos ao nascimento. Analise as assertivas e assinale a(s) correta(s).

I. O saco vitelino se forma a partir da junção do endoderma e da esplancnopleura e funciona como reservatório de nutrientes para o embrião. O desenvolvimento em mamíferos é escasso e se trata de um resquício evolutivo.
II. A cavidade amniótica é preenchida pelo líquido amniótico que protege o embrião contra a perda de água e, ainda, evita ação deletéria de traumas mecânicos.
III. O cório é uma membrana que envolve os anexos embrionários e contribui para a fixação do embrião à parede do útero.
IV. O cordão umbilical é uma estrutura laminar que conecta a parede do útero ao embrião permitindo a junção do sangue deste ao sangue materno.
V. A placenta apresenta uma porção fetal e outra materna e tem função de prover comunicação nutricional entre mãe e filho.

O número de assertivas correta(s) é:

a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.

10. (UFSCar) Durante o desenvolvimento embrionário humano, ocorre a formação dos folhetos germinativos e a organização dos mesmos para a formação dos diversos tecidos e das cavidades humanas. Este desenvolvimento permite que os seres humanos sejam classificados como

A) diblásticos e celomados.
B) triblásticos e celomados.
C) diblásticos e acelomados.
D) triblásticos e acelomados.
E) triblásticos e pseudocelomados.


 GABARITO 

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0

D
B
C
D
A
A
D
C
D
1
B









2










3










4










5










Nenhum comentário:

Postar um comentário