Metabolismo energético das células - 8 Exercícios Resolvidos

1. (UECE-2007) Certas organelas produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para a síntese orgânica a partir do dióxido de carbono.
Estamos falando, respectivamente, de
a) lisossomos e cloroplastos.
b) mitocôndrias e complexo de Golgi.
c) mitocôndrias e cloroplastos.
d) lisossomos e mitocôndrias.

2. (PUC - RJ-2007) São processos biológicos relacionados diretamente a transformações energéticas celulares:
a) respiração e fotossíntese.
b) digestão e excreção.
c) respiração e excreção.
d) fotossíntese e osmose.
e) digestão e osmose.

3. (ENEM) Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da 
A) liberação de gás carbônico.
B) formação de ácido lático.
C) formação de água.
D) produção de ATP.
E) liberação de calor. 

4. (CESGRANRIO) Assinale a afirmativa correta sobre a maneira como os seres vivos retiram a energia da glicose: 
a) O organismo, como precisa de energia rapidamente e a todo tempo, faz a combustão da glicose em contato direto com o oxigênio.
b) Como a obtenção de energia não é sempre imediata, ela só é obtida quando a glicose reage com o oxigênio nas mitocôndrias.
c) A energia, por ser vital para a célula, é obtida antes mesmo de a glicose entrar nas mitocôndrias usando o oxigênio no citoplasma, com liberação de duas (O2) moléculas de ATP (glicólise).
d) A energia da molécula de glicose é obtida através da oxidação dessa substância pela retirada de hidrogênios presos ao carbono (desidrogenações), que ocorre a nível de citoplasma e mitocôndrias. 
e) A obtenção de moléculas de ATP é feita por enzimas chamadas desidrogenases (NAD) depois que a molécula de oxigênio quebra a glicose parcialmente no hialoplasma (glicólise).

5. (UEPB-2006) O processo de oxidação dos alimentos através do qual a planta obtém energia para a manutenção de seus processos vitais denomina-se:
a) Fotólise
b) Respiração
c) Fotossíntese
d) Transpiração
e) Diálise

6.  (UEPB) Entre outras organelas, a célula vegetal apresenta mitocôndrias e cloroplastos, com funções especializadas. Entre as substâncias citadas a seguir, é produzido(a) nos cloroplastos e pode ser utilizado(a) nas mitocôndrias:
a) o ATP
b) a glicose
c) o gás carbônico
d) o ácido pirúvico
e) o oxigênio

7.  (Fatec-2007) Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, quando um atleta desmaia após uma corrida de 1000 m, por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular
a) glicose.
b) ácido acético.
c) ácido lático.
d) gás carbônico.
e) álcool etílico.

8.  (FGV - SP-2009) Considere o consumo de O2, medido em microlitros por grama de peso corpóreo, por hora, de um homem, um rato e um elefante, todos em repouso e à temperatura ambiente de 20 ºC.
Pode-se dizer que, em ordem crescente de consumo, a seqüência é:
a) rato, homem e elefante.
b) rato, elefante e homem.
c) elefante, homem e rato.
d) elefante, rato e homem.
e) homem, elefante e rato.

 GABARITO 


0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0

C
A
A
D
B
E
C
C

1










2










3










4










5













Nenhum comentário:

Postar um comentário