Período Republicano - 49 Exercícios Resolvidos

1. (MACKENZIE) - Em 3 de outubro eclodiu a revolução de 1930, pondo fim à República Velha. Dentre as causas deste episódio histórico destacamos:
a) a vitória da oposição nas eleições e o temor de revanchismos nas oligarquias derrotadas;
b) a dissidência das oligarquias nas eleições de 1930, fortalecendo a Aliança Liberal, derrotada, contudo, pela fraude da máquina do governo;
c) o programa da Aliança Liberal não identificado com as classes médias urbanas;
d) a sólida situação econômica do núcleo cafeeiro no início da década de trinta; 
e) o apoio dos jovens militares, tenentistas, à política oligárquica nos anos vinte. 

2. (UFS) - O Brasil a partir da primeira Guerra Mundial (1914/1918) e em decorrência de seus efeitos, sofreu diversas transformações, dentre elas:
a) o incremento da política de incentivo à produção de soja; b) o fim do monopólio estatal sobre as atividades extrativistas;
c) a aceleração do processo de industrialização no eixo São Paulo/Rio de Janeiro;
d) a eliminação das barreiras alfandegárias entre zona rural e zona urbana;
e) o aprofundamento do fenômeno da ruralização no eixo Norte/Nordeste.

3. (Pucpr) O estudo da Carta Outorgada de 1824, Ato Adicional de 1834 e Constituição Republicana de 1891 mostra, no Brasil, notável evolução política.
Assinale a alternativa correta:
a) O Ato Adicional de 1834 atribui às províncias a mesma autonomia estabelecida pela Constituição de 1891.
b) Enquanto a Carta Outorgada de 1824 inspirou-se nos Estados Unidos, a Constituição de 1891 baseou-se em modelo europeu.
c) A Carta Outorgada de 1824 estabelecia quatro poderes, reduzidos a três na Constituição de 1891, com a supressão do Poder Moderador.
d) A Religião Católica Apostólica Romana, oficial no Império, assim continuou na República, com base em artigo específico na Constituição de 1891.
e) O Ato Adicional de 1834 transformou a forma de Estado do Brasil de unitária em federativa.

4. (Fuvest-gv) O lema "Ordem e Progresso" inscrito na bandeira do Brasil, associa-se aos:
a) monarquistas.
b) abolicionistas.
c) positivistas.
d) regressistas.
e) socialistas.

5. (Pucpr) O estudo comparativo das Constituições Brasileiras de 1824 (Carta Outorgada, Imperial) e de 1891 (Carta promulgada, Republicana) NÃO permite afirmar:
a) A Carta Imperial criou 4 (quatro) poderes, mas o documento republicano estabeleceu somente 3 (três).
b) Enquanto o estatuto Imperial recebeu uma emenda, o Ato Adicional, um progresso rumo à federação, a Carta republicana foi emendada em 1926, com fortalecimento do Poder Central.
c) A Carta de 1891 estabeleceu a Federação como forma de Estado.
d) A Carta Republicana teve inspiração européia, ao passo que a lei maior imperial buscou seguir o modelo norte-americano.
e) A Carta de 1824 criou o Unitarismo como forma de Estado, mesmo porque as Províncias eram destituídas de preparo político.

6. (FUVEST) - Caracteriza o processo eleitoral durante a primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado:
a) a ausência de fraudes, com a instituição do voto secreto e a criação do Tribunal Superior Eleitoral;
b) a ausência de interferência das oligarquias regionais, ao se realizarem as eleições nos grandes centros urbanos;
c) o crescimento do número de eleitores, com a extinção do voto censitário e a extensão do direito do voto às mulheres;
d) a possibilidade de eleições distritais e a criação de novos partidos políticos para as eleições proporcionais;
e) a maior participação dos eleitores das áreas urbanas ao se abolir o voto censitário e se limitar aos alfabetizados

7. (MACKENZIE) - Governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro reuniram-se no Convênio de Taubaté, em 1906, tendo em vista:
a) impedir qualquer intervenção do Estado na economia cafeeira;
b) criar mecanismos que evitassem a queda do café, através da compra de estoques excedentes pelo governo com empréstimos externos;
c) evitar novos cultivos, reduzir financiamento, visando ajustar oferta e procura sem intervenção do governo;
d) atuar no mercado externo, reduzindo a concorrência de outros
países produtores de café e expandindo o mercado interno;
e) defender uma política agrícola voltada para a policultura, rompendo com a dependência em relação ao café, nosso produto chave na balança de pagamentos.

8. (UERJ) A Guerra de Canudos, de 1896 a 1897, foi um dos principais conflitos que marcaram o início do período republicano no Brasil. Os prisioneiros retratados na foto são sobreviventes dessa guerra, sertanejos vítimas de exclusão social e política.

Os fatores responsáveis por essa exclusão, naquele contexto, foram:
(A) êxodo rural - voto de cabresto
(B) desemprego - reação monarquista
(C) crise agrícola - sincretismo religioso
(D) concentração fundiária - coronelismo

9. (FGV-SP) O acerto do funding loan, entre o presidente Campos Sales e a Casa Rothschild, representou para a economia brasileira:

A) as condições necessárias para o primeiro investimento industrial do país.
B) uma reacomodação da dívida brasileira com os EUA, que permitiu subsidiar por mais alguns anos os cafeicultores paulistas.
C) um novo empréstimo e a suspensão da amortização do débito até 1911
D) o fim do ciclo de dependência em relação aos banqueiros ingleses, com o perdão da dívida e a amortização dos empréstimos até 1930.
E) uma política deflacionária que estabilizou o país pelas décadas seguintes.

10. (PUC) A República criou uma cidadania precária, porque calcada na manutenção da iniqüidade das estruturas sociais – acentuou as distâncias entre as diversas regiões do país, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da política dos governadores ou dando à continuidade à geografia oligárquica do poder que desde o império, diluía o formalismo do Estado e das instituições.
(Saliba, Elias Thomé, Raízes do Riso: representação humorística na história brasileira; Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo, Cia das Letras, 2002. p.67)
O fragmento do texto acima refere-se aos primeiros tempos da República no Brasil. É correto afirmar que implantação da República:

A) renovou as instituições políticas, ampliando o poder do Estado e dissolvendo os poderes locais.
B) alterou radicalmente a estrutura social do Império, devido à ascensão da burguesia e declínio da aristocracia.
C) introduziu um modelo federalista, que permitiu maior autonomia local e integração nacional.
D) manteve os desníveis sociais presentes no Império e não ofereceu ampliação significativa dos direitos de cidadania.
E) centralizou agudamente o poder nas mãos dos governadores, diminuindo as atribuições das instituições políticas e do Presidente da República.

11. (Faap) A Constituição de 1891 estabeleceu, exceto:
a) federalismo
b) presidencialismo
c) ampliação da representatividade
d) eleições diretas
e) parlamentarismo

12. (FATEC) - O episódio de Canudos foi:
a) o resultado da introdução de tecnologia moderna e de forma capitalista no Nordeste, alterando sua tradicional estrutura latifundiária. Daí o caráter monarquista do movimento de Antônio Conselheiro;
b) um incidente diplomático em que se envolveram o Brasile a Argentina, devido à disputa fronteiriça de Canudos;
c) a revolta militar contra o governo de Prudente de Morais, ocorrida no Estado de São Paulo, em 1901, liderada por Antônio Conselheiro;
d) o escândalo financeiro provocado pelo ministro Bernardino de Campos, durante a presidência de Prudente de Morais;
e) a revolta ocorrida no sertão da Bahia, nos últimos anos do século XIX, em que os sertanejos, sob a liderança de Antônio Conselheiro, resistiram durante meses a várias expedições militares enviadas pelos governos estadual e federal;

13. (MACKENZIE) - A hegemonia política dos Estados economica­mente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:

A) do apoio de grupos militares vinculadas ao tenentismo.
B) da política dos governadores que, articulando os governos esta­dual e federal, anulava totalmente a oposição.
C) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligár­quico.
D) da instituição do voto secreto e fim da representação propor­cional.
E) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.

14. (MACKENZIE) - Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é correto afirmar que:

A) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquis­tas a desenvolver a consciência política no seio do exército.
B) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Impe­rador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.
C) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas"a proclamar a Repúbli­ca.
D) Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.
E) aliança dos militares com a Igreja acirrou as divergências entre mili tares e republicanos, culminando na Questão Militar.

15. (UFPA) As chamadas Questão Religiosa e Questão Militar, verificadas no acaso do Segundo Reinado, atuaram no sentido de apressar o advento da república. Relativamente à Questão Religiosa, assegura-se que:

A) os seus desdobramentos, na Europa, colocaram as monarquias católicas contra D. Pedro II, abalando seriamente o prestígio do Imperador.
B) o fechamento de inúmeras igrejas, no Pará e em Pernambuco, a mando do Imperador, produziu um grande número de opositores à monarquia dentre o clero brasileiro, que era apoiado pela maioria católica no país.
C) a questão em si tornava evidente a necessidade da separação entre Igreja e Estado no Brasil, precisamente como argumentavam os defensores da República.
D) a prisão dos bispos de Olinda e Belém levou os católicos radicais brasileiros a fundar o Clube da Reforma, associação que passou defender a república no Brasil.
E) os seus resultados, principalmente a expulsão da Maçonaria do Brasil, serviram para evidenciar o caráter absolutista da monarquia brasileira.

16. (FGV) Os últimos 19 anos de vida do Império Brasileiro correspondem, historicamente, à fase de decadência política do sistema instaurado em 1822 e que chegara a seu auge em 1850-60. Dentre os inúmeros fatos políticos que demonstram essa situação de declínio, merecem destaque especial dois deles, não apenas pelas intensas repercussões que tiveram mas, principalmente, por ajudar a demolir as já instáveis bases de sustentação da monarquia. Trata-se das chamadas:
a) “Questões” Christie e Religiosa;
b) “Questões” queremista e civilista;
c) “Questões” religiosa e militar;
d) “Salvações” militar e eleitoral;
e) “Revoltas” de Beckman e da Chibata

17. (UNESP)-A Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu em São Paulo escritores e artistas, foi um movimento:
a) influenciado pelo cinema internacional e pelas idéias propagadas nas Universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro;
b) de renovação das formas de expressão com a introdução de modelos norte-americanos;
c) de contestação aos velhos padrões estéticos, as estruturas mentais tradicionais e um esforço de repensar a realidade brasileira;
d) desencadeado pelos regionalismos nordestinos e gaúcho, que defendiam os valores tradicionais;
e) de defesa do realismo e do naturalismo contra as velhas tendências românticas.

18. (Ufla) Na época da instauração da República no Brasil, verifica-se a existência de três projetos ideológicos distintos para a República. Esses projetos são comumente chamados de liberal, jacobino e positivista. A respeito de tais projetos, associe a 2 coluna (características) de acordo com a 1 (projetos republicanos) e, a seguir, marque a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

1 Coluna
1. Projeto Liberal
2. Projeto Jacobino
3. Projeto Positivista

2 Coluna
(     ) Baseado nas idéias do francês Auguste Comte (1798-1857).
(     ) Inspirava-se nas idéias republicanas de Danton e Robespierre.
(     ) Sua inspiração republicana viera da idéia de república dos Estados Unidos da América.
(     ) Era defendido pelos cafeicultores paulistas e pregava a descentralização política.
(     ) A participação popular na administração era vista como um requisito necessário para um regime que deveria ser fundado na liberdade e na vontade geral.
(     ) Segundo esse projeto, cabia ao Estado zelar pela ordem, proteger os cidadãos e garantir os seus direitos, de modo quase que tutelar.

a) 3 - 2 - 1 - 2 - 3 - 1
b) 3 - 2 - 1 - 1 - 2 - 3
c) 1 - 3 - 2 - 3 - 2 - 12
d) 1 - 3 - 2 - 2 - 1 - 3

19. (Cesgranrio – RJ) No período da chamada crise do império, a partir de 1870, vários fatores contribuíram para provocar a queda da monarquia, em 1889, entre os quais se destaca o (a):
a) envolvimento continuado do Império em conflitos externos, principalmente na região platina;
b) conflito entre o Império e a Igreja, que era simpática às novas idéias filosóficas, como o positivismo;
c) incompatibilidade de amplos setores do Exército com a monarquia;
d) expansão da lavoura cafeeira e da indústria, ampliando o uso da mão-de-obra escrava;
e) posição contrária ao federalismo adotada pelos republicanos, o que lhes garantiu o apoio das oligarquias agrárias.

20. (Pucpr) O clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:
a) pelo problema da sucessão entre "civilistas" e "militaristas", tendo como foco principal a figura de Rui Barbosa.
b) pelo desencadeamento do problema de Canudos, que envolveu grande parte do Exército brasileiro.
c) pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.
d) pela manutenção da política de Deodoro, sobretudo quanto à dissolução do Congresso e à permanência do estado de sítio.
e) pelo descontentamento dos cafeicultores, ainda inconformados com a abolição da escravatura.

21. (UNIFENAS) - O objetivo da Coluna Prestes, que na década de 1920 percorreu milhares de quilômetros pelo Brasil, era:
a) combater o sistema oligárquico vigente;
b) apoiar a campanha civilista;
c) defender a ordem no governo Artur Bernardes;
d) promover a constitucionalização do País;
e) reagir contra a ditadura quase declarada do governo Artur Bernardes.

22. (UFS) - "...o chefe político lhes dava roupa, cachaça e uma papeleta de voto..." Ao texto pode-se associar, na evolução política brasileira, o
a) mercantilismo e a Colônia
b) encilhamento e o Império
c) centralismo e a Regência
d) coronelismo e a República Velha
e) caudilhismo e a República Nova

23.  (PUCCamp) Considere os itens a seguir:
I – Abolição do tráfico como golpe à hegemonia dos senhores de engenho e dos barões do café
II – apoio da pequena burguesia urbana à escravidão e à monarquia
III – término da Guerra do Paraguai e a ampliação e reorganização do Exército
IV – Aliança entre a monarquia e a Igreja
V – Oposição dos cafeicultores paulistas ao centralismo e a defesa do federalismo

O período compreendido entre 1870 e 1889 assinala, no Brasil, o declínio do Império. Os fatores, entre outros, responsáveis por esse declínio podem ser identificados em APENAS:
a) I, II e IV;
b) I, III e IV;
c) I, III e V;
d) II, III e V;
e) II, IV e V.

24. (CESCEA – SP) A proclamação da República, representa basicamente:
a) uma profunda transformação na estrutura política e social do Brasil;
b) a introdução do sistema democrático no Brasil;
c) o fim do período colonial brasileiro;
d) uma modificação do regime político sem grande influência na estrutura econômica e social do País
e) um movimento popular de derrubado do chamado “Antigo Regime”

25. (UEM – PR) Dentre os fatores que concorreram diretamente para a queda da Monarquia Brasileira, citamos:
a) a falta de trabalho para os negros libertos;
b) a abdicação de D. Pedro I;
c) a abolição da escravatura;
d) a posição anômala (defeituosa) do exército;
e) A Guerra dos Farrapos

26. (FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 – 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

27. (FFFCMPA/RS) Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre - Observe a gravura abaixo, relativa a um episódio ocorrido no Rio de Janeiro.

I. Essa insurreição popular se insere no movimento higienista, levado a cabo no Brasil no início do século XX.
II. O cartaz faz alusão à vacina obrigatória contra a varíola.
III. No decorrer dessa insurreição popular, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha rebelaram-se contra o governo federal.
Quais são corretas?
A - Apenas I.
B - Apenas II.
C - Apenas III.
D - Apenas II e III.
E - I, II e III.

28. (G1 - cftce) São aspectos do Governo de Floriano Peixoto:
a) promulgação da Constituição de 1891, Revolta da Chibata e Crise do Encilhamento.
b) a grande naturalização de estrangeiros, Revolta da Vacina e Política dos Governadores.
c) a questão da legalidade, a Revolta da Armada e a Revolta Federalista no Rio Grande do Sul.
d) reorganização da Comissão Verificadora de Poderes, aplicação de uma nova política econômica marcada pelo "funding loan" e fortalecimento da Política do Café com Leite.
e) a Guerra do Contestado, o combate ao coronelismo e o tenentismo.

29. (UFRGS) Observe o mapa abaixo:
COSTA, Luís César A. & MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999. p. 276.A área de litígio destacada no mapa corresponde à região onde ocorreu a:
A - Revolução Federalista;
B - Guerra de Canudos;
C - Coluna Prestes;
D - Revolta da Chibata;
E - Guerra do Contestado.

30. (Ufpel) "Entre 1893 e 1895, o sul do Brasil foi palco de uma sangrenta guerra que colocou frente a frente republicanos jacobinos e positivistas contra os antigos liberais do regime monárquico. A violência das facções, o terror indiscriminado e sobretudo o apelo a chavões ideológicos como justificadores da ação bélica e repressiva antecipam as carnificinas do século XX cometidas em nome de ideais progressistas ou reacionários".
            FRANCO, Sérgio da Costa. "A guerra civil de 1893". Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1993.

A guerra civil descrita no texto foi a
a) Guerra do Contestado.
b) Revolta dos Mückers.
c) Revolta da Armada.
d) Revolução Federalista.
e) Revolução Farroupilha.

31. (Ufu) Por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava.
            Aristides Lobo. "Diário Popular". Rio de Janeiro, 15/11/1889.

O Brasil não tem povo.
            Louis Couty. In: CARVALHO, José Murilo de. "Os bestializados". São Paulo: Cia. Das Letras, 1989.

Tomando como referência as citações acima e a relação delas com o contexto social e político após a Proclamação da República no Brasil, pode-se afirmar que:

I - o comentário de Aristides Lobo refere-se ao caráter elitista da proclamação, realizada por militares com o apoio das oligarquias cafeeiras, transformando a população civil em meros espectadores.
II - a fala de Louis Couty, partidário da ala revolucionária dos republicanos, refere-se ao processo de exclusão social, instaurado a partir da proclamação e consolidado pelos republicanos jacobinos na montagem do Governo Provisório, na chamada República da Espada.
III - a participação popular nas decisões políticas concretizou-se a partir da promulgação da Constituição de 1891, com a qual criava-se uma República Federativa de cunho regionalista e ampliava-se o direito de voto, tornando-o universal e secreto.
IV - a mentalidade positivista assumida pelos oficiais do exército, em defesa da modernização a ser promovida pela República, tinha como perspectiva a instalação de um regime que superasse o "atraso" mantido pelo Império e promovesse a "ordem" para viabilizar o "progresso" capitalista.

Assinale a alternativa que contém somente afirmações corretas.
a) II e III
b) I e IV
c) I e II
d) II e IV

32. (UFRGS) A charge abaixo contém uma crítica à política do café-com-leite, que vigorou durante a República Velha.

Acerca das principais lideranças políticas existentes na conjuntura que antecedeu as eleições de 1930, é correto afirmar que:
A - Washington Luiz acabaria não sendo reeleito, muito embora fosse o preferido nas pesquisas de opinião pública;
B - Antônio Carlos representava as forças políticas nordestinas, que se contrapunham aos interesses dos cafeicultores paulistas;
C - Júlio Prestes representava a dissidência paulista, ligada aos setores médios e intelectualizados e reunida em torno do Partido Democrático;
D - Luiz Carlos Prestes, um dos líderes tenentistas, representava a corrente política de esquerda, comprometida com o combate ao poder oligárquico;
E - Getúlio Vargas, embora não representado na charge, seria o vencedor das eleições presidenciais, assumindo o poder com a Revolução de 1930.

33. (UFRRJ/RJ) Leia com atenção o poema abaixo e as afirmativas sobre o movimento modernista realizadas logo em seguida:
“Quero beber! Cantar asneiras
No esto brutal das bebedeiras
Que tudo emborca e faz em caco...
Evoé Baco!
Lá se me parte a alma levada
No torvelim da mascarada,
A gargalhar em douro assomo
Evoé e Momo!
BANDEIRA, Manuel. Bacanal. In: Antologia Poética. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
I. Em 1922, ano do centenário da independência do Brasil, um grupo de letrados, a maioria bem-nascida, organizou em São Paulo exposições e apresentações artísticas com o objetivo de chocar o público. Essa manifestação ficou conhecida como “semana de arte moderna”.
II. A antropofagia tornou-se teoria entre os modernistas, expressando a tentativa do grupo de combinar as particularidades nacionais e as tendências artísticas mundiais, a herança cultural e os impulsos de modernização. “Comer o invasor” – esse era seu lema.
III. O comportamento rebelde dos modernistas e o conteúdo inovador de sua arte, ruidosamente vaiada no Teatro Municipal de São Paulo, os transformou em vítimas do forte sistema repressor do governo, tendo seus integrantes sofrido todos os tipos de perseguição.
IV. Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, José Lins do Rego e Lasar Segall estão entre os nomes mais expressivos do movimento modernista.
V. Os modernistas empenhavam-se na busca de novas linguagens para expressar o elemento nacional, valorizando o folclore, as questões sociais e desprezando as rígidas métricas dos versos acadêmicos e as padronizações da língua portuguesa.
Estão corretas as afirmativas:
A - I, III e IV;
B - II, III, V;
C - I, II, III;
D - I, II, V;
E - I, IV, V.

34. (UFF/RJ) “Duas lendas convergentes e significativas sobre a Madeira-Mamoré firmaram-se ao longo do tempo no imaginário popular. A primeira, pelo lado da força de trabalho, tinha como certo que o número de mortos era exatamente igual ao de dormentes colocados na ferrovia; a segunda, no tocante ao capital, afiançava que os altos custos do empreendimento converteram aquela estrada na ferrovia dos 'trilhos de ouro'” Hardman, Francisco Foot. Trem Fantasma. São Paulo: Cia das Letras, 1988, p. 179-180. O texto acima remete a alguns mitos que envolveram a construção da “ferrovia do diabo”, de modo a introduzir a civilização em plena selva amazônica. Com relação a esse empreendimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A construção da Madeira-Mamoré deveu-se ao espírito de lucro, inerente aos capitalistas brasileiros, cujo apogeu, durante o primeiro quartel do século XX, esteve personificado na figura do Marechal Rondon.
II. A ferrovia Madeira-Mamoré tinha dois objetivos: fornecer à Bolívia acesso ao mar em troca da cessão do território do Acre ao Brasil e agilizar as exportações da borracha amazônica.
III. As condições de insalubridade vigentes na região amazônica responderam, em grande parte, pelo fracasso da ferrovia, devido à elevada mortalidade dos que nela trabalharam.
IV. A Madeira-Mamoré integrou o truste norte-americano dirigido por Percival Farqhuar que, dentre outras atividades, controlou a totalidade das ferrovias e portos brasileiros nesse período.
V. Umas das razões do fracasso da “ferrovia fantasma” foi o declínio dos preços externos da borracha brasileira, justamente no momento de conclusão da obra.
Com base nos itens acima, assinale a opção que apresenta a numeração cujas afirmativas são verdadeiras.
A - I – II – III
B - I – II – V
C - I – IV – V
D - II – III – V
E - III – IV – V

35. (Pucmg) "Tudo se torceu, tudo se falseou, tudo se confundiu. De um sistema cheio de correspondências complexas e sutis, onde não se podia tocar em qualquer parte, sem modificar a ação das outras, fizeram um atarrancado de ferros velhos, digno de figurar numa exposição industrial de doidos."
            (Rui Barbosa. "Finanças e Política")

Com esse desabafo, o Ministro da Fazenda do Governo Provisório da República tenta justificar, perante a opinião pública, o fracasso de sua política financeira. São efeitos imediatos dessa política, EXCETO:
a) a inflação desenfreada, falência de inúmeras empresas e desvalorização da moeda nacional em relação à libra esterlina.
b) a substituição dos capitais ingleses por norte-americanos para restaurar e equilibrar o combalido sistema financeiro brasileiro.
c) a alta geral do custo de vida, instabilidade financeira e profundo desequilíbrio nas contas externas do País.
d) a enorme especulação gerada pelo surgimento de empresas-fantasma, cujo objetivo era obter facilidade de crédito bancário.

36. (Pucsp) A Constituição brasileira de 1891
a) permitiu a plena democratização do país, com a superação do regime militar.
b) criou um quarto poder, o Moderador, que atribuía plenos poderes ao Imperador.
c) separou o Estado, agora republicano, da Igreja Católica.
d) manteve a permissão para a existência de mão-de-obra escrava.
e) eliminou os resquícios autoritários do varguismo.

37. (Uerj) A febre especulativa começou ainda sob o Império (...). A libertação dos escravos provocara o súbito aumento da necessidade de pagar salários e os fazendeiros sentiam carência de dinheiro (...). [O] primeiro governo republicano, (...) convicto de que a circulação monetária era insuficiente e, ademais, aberto a idéias de industrialização, (...) estabeleceu um mecanismo de bancos privados emissores, o que incitou ainda mais a especulação (...).
(GORENDER, Jacob. A burguesia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1986.)

O processo descrito acima ilustra a seguinte política econômica desenvolvida no governo provisório de Deodoro da Fonseca, de 1889 a 1891:
a) creditismo
b) federalismo
c) naturalização
d) encilhamento

38. (UNIFESP/SP) Em tempos de forte turbulência republicana, o ano de 1922 converteu-se em marco simbólico de grandes rupturas e da vontade de mudança. Eventos como a Semana de Arte Moderna, o levante tenentista, a criação do Partido Comunista e ainda a conturbada eleição presidencial sepultaram simbolicamente a Velha República e inauguraram uma nova época. (Aspácia Camargo, "Federalismo e Identidade Nacional, Brasil, um século de transformações. 2001.) Pode-se afirmar que a situação descrita decorre, sobretudo,
A) - Do forte crescimento urbano e das classes médias.
B) - Do descontentamento generalizado dos oficiais do exército
C) - Da postura progressiva das elites carioca e paulista.
D) - Do crescimento vertiginoso da industrialização e da classe operária.
E) - Da influência das vanguardas artísticas européias e norte-americanas.

39. (Ufc) A proclamação da República no Brasil está longe de ser considerada um momento de transformação revolucionária, embora ela tenha trazido algumas mudanças significativas. Uma característica inovadora dos primeiros anos da nova forma de governo foi:
a) a valorização de um novo produto de exportação.
b) a adoção do sistema parlamentarista.
c) a política de investimentos nas sociedades anônimas.
d) a popularidade do novo regime.
e) o direito de toda a população ao voto.

40. (UFAM) Desde a Proclamação da República, a história das constituições brasileiras registra o lento avanço da democratização e da ampliação da cidadania em nosso país. Que Carta Constitucional pode ser apontada como uma clara exceção a essa regra?
A) - A Constituição de 1988.
B) - A Constituição de 1934.
C) - A Constituição de 1946.
D) - A Constituição de 1891.
E) - A Constituição de 1937.

41. (Ufsm) A Constituição Brasileira de 1891 estabeleceu a organização de um Estado Federal. Sobre o período histórico e essa constituição, pode-se afirmar que
a) efetivou a República federal presidencialista, através da divisão dos três poderes e da transformação das províncias em estados-membros com autonomia relativa.
b) consolidou a República no Brasil, através de um governo parlamentar fundamentado na doutrina positivista.
c) seguiu o modelo federal dos EUA, no qual os estados-membros teriam total independência e só permaneceriam unidos em questões relativas ao comércio internacional e em casos de guerra.
d) criou a República e, pela primeira vez, garantiu o voto ao analfabeto, tendo como característica inovadora a concentração do poder no Legislativo.
e) fortaleceu o sistema presidencialista e o pluripartidarismo e restringiu os poderes do Legislativo, enfraquecendo os poderes dos coronéis regionais.

42.  (UEFS/BA) Durante o período republicano brasileiro, os sucessivos governos têm adotado políticas econômicas objetivando associar o controle da inflação à questão da dívida externa. Dentre essas políticas, destaca-se:
A) - o Funding Loan, estabelecido na Primeira República, que renegociou a dívida externa e executou uma política recessiva de controle inflacionário;
B) - a política de valorização do café, que, através de novos empréstimos estrangeiros, financiou a produção, aumentando a oferta do café e diminuindo a inflação;
C) - a política industrializante de Vargas, que, ao restringir a entrada de capital estrangeiro, reduziu a dívida externa e combateu a inflação com a maior oferta de produtos nacionais;
D) - o rompimento do acordo com o FMI, no governo Juscelino Kubitschek, que possibilitou ao governo investir capital na infra-estrutura, baixando o custo da produção e o preço das mercadorias;
E) - as reformas de base do governo João Goulart, que suspendeu o pagamento da dívida externa e estabeleceu a reforma agrária, o aumento da produtividade agrícola, reduzindo o preço da cesta básica.

43. (Mackenzie) O povo assistiu aquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditavam sinceramente estar vendo uma parada.
Aristides Lobo

O texto refere-se à Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Podemos, então, concluir que:
a) o movimento contou com sólido apoio popular, luta armada e resistência violenta dos monarquistas.
b) a proclamação vitoriosa resultou da conjugação de parte do exército, fazendeiros do oeste paulista e classes médias urbanas.
c) a Guerra do Paraguai não teve relação com o crescimento das idéias republicanas e positivistas, fundamentais para o advento da república.
d) o Terceiro Reinado era visto de forma positiva e otimista pela população, já que a Princesa Isabel tinha uma liderança expressiva, apesar dos valores patriarcais da época.
e) as críticas à centralização monárquica e o surgimento de novos segmentos sociais não tiveram influência no sucesso do movimento republicano.

44.  (Pucrs) Durante o Governo Republicano Provisório (1889- 1891), o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, põe em prática uma política econômica caracterizada pela emissão de papel-moeda e pelo aumento das tarifas alfandegárias para os produtos estrangeiros, visando promover o crescimento industrial.
Essa política ficou conhecida como
a) Plano de Metas.
b) Convênio de Taubaté.
c) Funding-loan.
d) Salvacionismo.
e) Encilhamento.

45.  (Mackenzie) O movimento resultou da conjugação de três forças: uma parcela do exército, fazendeiros do oeste paulista e representantes das classes médias urbanas.
                                                                       (Emilia Viotti)
Momentaneamente unidas, segundo a autora, conservaram profundas divergências na organização do novo regime. Identifique o fato histórico mencionado pelo texto.
a) Abdicação do imperador Pedro I.
b) Proclamação da República.
c) Ato Adicional de 1834.
d) Organização do Gabinete de Conciliação.
e) Introdução do Parlamentarismo como sistema político.

46. (Faap) A política financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro:
a) Campos Sales
b) Quintino Bocaiúva
c) Benjamim Constant
d) Rui Barbosa
e) Aristides Lobo

47. (Fuvest) Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se:
a) a militarização do poder político e a universalização da cidadania.
b) a descentralização do poder político e um regime presidencialista forte.
c) um poder executivo frágil e a criação de forças públicas estaduais.
d) a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos e a instituição do voto secreto.
e) a fundação do Banco do Brasil e a descentralização do poder político.

48. (UNAMA/PA) "Um dos maiores cartões postais de Belém e símbolo da cultura paraense, o suntuoso Theatro da Paz, preserva mais de um século de história, que se confunde em muitos aspectos com o início do desenvolvimento urbano da cidade [...] Começou a ser construído em 1868, a maior casa de espetáculos do Pará, considerada um dos mais belos teatros do mundo." O Liberal. Belém, 30 out. 2005, p.15, Troppo Demais (a revista de domingo). A partir da leitura do trecho do artigo anterior, e dos estudos que existem sobre os processos urbanísticos na Amazônia, é correto dizer que o Theatro da Paz:
A) - É uma das construções edificadas no primeiro processo de urbanização de Belém, ocorrido ainda no período colonial, sob a orientação do arquiteto bolonhês Antonio Landi.
B) - Foi construído nos primeiros anos da República, dentro de um plano de modernização da cidade de Belém, compatível com o discurso do novo regime.
C) - É uma das obras construídas por Antônio Lemos, quando esteve à frente da Intendência de Belém e a que mais contribuiu para que esta cidade passasse a ser chamada de "Paris na América".
D) - Faz parte de uma série de obras, edificadas no áureo período da borracha, quando Belém viveu um grande desenvolvimento urbano em função dessa riqueza econômica.

49. (Faap) Artigo Primeiro: "A Nação Brasileira adota como forma de governo, sob o regime representativo, a República Federativa, proclamada a 15 de novembro de 1889, e constitui-se, por união perpétua e indissolúvel das suas antigas províncias, em Estados."

Texto constitucional extraído da Carta Magna de:
a) 1824
b) 1891
c) 1934
d) 1937
e) 1946

GABARITO

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0

B
C
C
C
D
E
B
D
C
1
D
E
E
B
B
C
C
C
B
C
2
C
A
D
C
D
C
A
E
C
E
3
D
B
D
D
D
B
C
D
A
C
4
E
A
A
B
E
B
D
B
D
B