Fontes de energia do Brasil - 20 Exercícios com gabarito

01. As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis, mas também em primárias e secundárias. A primeira divisão refere-se à capacidade de recomposição de uma dada fonte energética, enquanto a segunda está relacionada com a forma pela qual é encontrada e transformada pelo homem.

Diante dessas considerações, analise as afirmativas a seguir:

I. O Petróleo refinado pode ser considerado uma fonte de energia secundária e não renovável.
II. A energia solar, na sua função de aquecimento do ambiente e iluminação da Terra, deve ser entendida como uma fonte primária.
III. O Etanol, em virtude de sua produção agrícola geralmente ineficiente, não pode mais ser considerado uma fonte de energia renovável.
IV. Podemos concluir que toda energia primária é renovável.

Estão corretas as alternativas:

a) I e II
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV

02. Apesar de um relativo declínio nas últimas décadas, esse recurso natural continua sendo a mais importante fonte de energia da atualidade. Trata-se de uma fonte não renovável e que atua na produção de eletricidade, combustíveis e na constituição de matérias-primas para inúmeros produtos, como a borracha sintética e o plástico.
A descrição acima refere-se:
a) ao gás natural
b) ao xisto betuminoso
c) à água
d) ao petróleo
e) ao carvão mineral

03. O Brasil é um dos países que apresentam os maiores potenciais hidrelétricos do mundo, o que justifica, em partes, o fato de esse tipo de energia ser bastante utilizado no país. As usinas hidrelétricas são bastante elogiadas por serem consideradas ambientalmente mais corretas do que outras alternativas de produção de energia, mas vale lembrar que não existem formas 100% limpas de realizar esse processo.
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, uma vantagem e uma desvantagem das hidroelétricas.
a) não emitem poluentes na atmosfera; porém não são muito eficientes.
b) são ambientalmente corretas; porém interferem diretamente no efeito estufa.
c) a produção pode ser controlada; porém os custos são muito elevados.
d) ocupam pequenas áreas; porém interferem no curso dos rios.
e) a construção é rápida; porém duram pouco tempo.

04. (IFG) Para a produção de energia elétrica, faz-se necessário represar um rio, construindo uma barragem, que irá formar um reservatório (lago). A água represada moverá as turbinas, que produzirão a energia. Entre os impactos ambientais causados por
esta construção, podem-se destacar:
a) aumento da temperatura local e chuva ácida;
b) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora;
c) alagamento de grandes áreas e aumento do nível dos oceanos;
d) alteração do curso natural do rio e poluição atmosférica;
e) alagamentos e poluição atmosférica.

05. O uso de combustíveis está diretamente relacionado a sua origem, se renovável ou não. No caso dos derivados do petróleo e do álcool de canade-açúcar, essa diferenciação se caracteriza:

a) Pelo tempo de reciclagem do combustível utilizado. Neste caso, o tempo maior seria para o álcool.
b) Pela diferença na escala de tempo de formação das fontes: período geológico para o petróleo e ciclo anual para a cana.
c) Pelo tempo gasto no processo de refinamento do petróleo.
d) Pelo tempo de combustão para uma mesma quantidade de combustível. Neste caso, o tempo maior seria para os derivados do petróleo.
e) Pela quantidade de partículas lançadas no ar. Os derivados do petróleo lançam bem mais partículas.

06. (UEPB) O Carvão mineral e o petróleo continuam a ser as duas principais matrizes elétrica e energética mundiais, porém a crise ambiental (com destaque para o aquecimento global) e a problemática do abastecimento de petróleo fazem com que os combustíveis renováveis e, sobretudo “limpos”, ganhem evidência. Sobre a questão é correto afirmar que
I. os combustíveis fósseis, embora não-poluentes, necessitam ter seu consumo reduzido pelo simples fato de não serem renováveis e, portanto, sujeitos ao esgotamento em um futuro próximo.
II. a água, embora seja uma fonte de energia limpa e renovável, gera polêmicas pelos impactos sociais e ecológicos causados com as construções de grandes hidrelétricas, que destroem ecossistemas e expulsam populações ribeirinhas.
III. a energia solar, apesar de abundante e não-poluente, ainda é pouco utilizada, o que certamente se explica muito mais pelas políticas energéticas e interesses de grupos, do que pelo elevado custo dos painéis de captação de energia.
IV. o Biodiesel, destaque brasileiro em tecnologia alternativa de combustível por ser menos poluente que os hidrocarbonetos e por criar empregos no campo, nem por isso está imune de gerar problemas ambientais, sobretudo, se vier a ser um investimento muito lucrativo, pois fatalmente avançará e destruirá áreas ainda preservadas e de fronteiras, como já ocorre com a soja. Estão corretas apenas as alternativas:
a) II, III e IV
b) I, II e III
c) I e IV
d) II e III
e) I, II e IV

07. (URCA) O governo comemorou como vitória o resultado do leilão do pré-sal, com forte peso da Petrobras. O leilão do Campo de Libra, da Bacia de Campos, foi o primeiro sob o novo regime de partilha do présal, em que uma parte do petróleo extraído fica com a União. Sobre a exploração e geopolítica do Petróleo no Pré-sal é correto afirmarmos.

a) O pré-sal é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho.
b) A camada denominada de pré-sal compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros de rochas ígneas. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias graníticas do Espírito Santo, Campos e Santos.
c) Ela é chamada de pré-sal, em razão da escala de tempo geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal se formou antes da outra rocha magmática de camada salina, e foi encoberta por esta, milhões de anos depois.
d) O consórcio vencedor é liderado pela Petrobras, que ficou com 70%, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total, com 5% cada uma, e as estatais chinesas, CNPC e CNOOC, com 10% de participação cada.
e) A área leiloada hoje é a segunda maior reserva de petróleo já descoberta no Brasil. No Campo de Libra, podem ser retirados do fundo do mar de oito a 12 bilhões de barris, a mesma fica atrás somente do complexo petrolífero de Santos.

08. (IFBA)

Constituem monopólio da União: a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo [...], a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro, o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional.
Artigo 1º da Lei de criação da Petrobras (1953). In: CASTELLI JUNIOR, Roberto. História:texto e contexto. São Paulo: Scipione, 2006. p. 604

A criação da Petrobras, em 1953, representa uma vitória

a) dos grupos ligados a capital inglês que garantiu baixas taxas de importação do petróleo brasileiro.
b) do projeto nacionalista de desenvolvimento econômico do Brasil, através do monopólio estatal do petróleo.
c) do capital norte-americano que garantiu controle acionário sobre a Petrobras pelo financiamento para sua criação.
d) da burguesia brasileira que passava a ter o monopólio sobre a extração, transporte e distribuição do petróleo nacional.
e) da iniciativa privada ligada ao capital nacional ou estrangeiro que receberia do Estado brasileiro garantias para investir na exploração do petróleo.

09. (IFS) Marque a alternativa que indica as principais fontes ou tipos de energias renováveis.
a) Petróleo, biomassa, eólica e solar.
b) Gás natural, petróleo, nuclear e hidroelétrica.
c) Biomassa, eólica, petróleo e gás natural.
d) Eólica, hidroelétrica, solar e biomassa.
e) Hidroelétrica, solar, petróleo e gás natural.

10. (FGV-SP) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo

a) a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera-verão.
b) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.
c) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.
d) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.
e) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.

11. (UECE) A energia renovável presente nos ciclos naturais e que também pode ser gerada a partir do metano, como produto da decomposição de resíduos orgânicos, é denominada de
a) energia geotérmica.
b) energia eólica.
c) energia de biomassa.
d) energia hidráulica.

12. (UECE) Leia as afirmações a seguir, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

(    ) As rochas sedimentares permoporosas têm alto potencial de águas subterrâneas.
(    ) A descarga ou débito de um rio deriva do volume pluviométrico menos a evaporação e a infiltração.
(    ) As fontes de energia eólica, solar e hídrica são altamente poluentes.
(  ) O petróleo é um combustível fóssil encontrado em plataformas oceânicas e bacias sedimentares.

a) V, V, F, V.
b) F, V, V, F.
c) F, F, V, F.
d) V, F, F, V.

13. (UDESC) Nenhum país, estado ou município passará por um processo de desenvolvimento econômico, sem contar com alguns fatores, como uma boa oferta de energia.

Em relação à energia elétrica, em Santa Catarina, é correto afirmar.

a) O Gasoduto Brasil-Bolívia é uma conquista para a indústria catarinense, que agora poderá contar com uma fonte de energia totalmente limpa, só que muito mais cara que a energia produzida a carvão.
b) A Celesc, para atender à crescente demanda de energia, foi privatizada, quando a Tractebel Sul S.A. adquiriu o controle acionário e iniciou a ampliação da rede de distribuição de energia.
c) A usina termoelétrica responsável por produzir energia elétrica no Estado é a Jorge Lacerda, e está localizada em Capivari de Baixo.
d) O Complexo Termelétrico Angra III, em Tubarão, iniciou a produção de energia elétrica, à base da fusão do átomo.
e) O carvão é uma fonte de energia que deverá crescer, e muito, na década que se inicia, pois algumas indústrias carboníferas já assinaram convênio para comprar carvão americano e queimá-lo nas termoelétricas de Criciúma e Urussanga.

14. (UNICENTRO) Sobre a infraestrutura do setor energético no Brasil e particularmente no estado do Paraná, é correto afirmar que

a) devido à rica hidrografia amazônica, as maiores hidroelétricas brasileiras estão situadas na região Norte, sendo esta a região que mais contribui com a geração de hidroeletricidade.
b) a hidroelétrica de Itaipu é um empreendimento binacional, mas o Brasil consome um percentual maior da energia gerada, se comparado ao consumo do Paraguai.
c) o Paraná é um importante produtor nacional de carvão mineral e de urânio, fazendo com que o Estado se destaque na produção de energia termoelétrica e nuclear.
d) dentre os combustíveis fósseis utilizados na produção de energia, destacam-se o petróleo e os derivados do álcool.
e) a polêmica em torno da construção da usina de Mauá, no rio Tibagi, fez com que o governo decidisse pela construção de uma unidade termoelétrica, no local, abandonando o projeto da usina hidroelétrica.

15. A bacia sedimentar do Brasil, que responde pela maior produção de petróleo é:
a) Bacia de Carmópolis.
b) Bacia de Tabuleiro do Martins.
c) Bacia do Meio-Norte.
d) Bacia do Recôncavo Baiano.
e) Bacia de Campos.

16. (FGV) Sobre o consumo de energia no Brasil é correto afirmar que:
a) a Região Sudeste não consegue consumir toda a energia que produz;
b) o setor residencial e de comércio representam 80% do consumo total de energia;
c) mais da metade da energia consumida no país provém de fontes renováveis, como a hidráulica e a biomassa;
d) nesta década, devido às sucessivas crises econômicas, não tem havido aumento do consumo de energia;
e) o petróleo e o carvão mineral representam mais de 70% de energia produzida para consumo no país.

17. (TAUBATÉ) Usina brasileira que se revelou um verdadeiro fracasso em todos os aspectos: técnico, financeiro, social e ecológico. Inundou 2.360 metros quadrados de floresta, sem qualquer aproveitamento, e vai gerar uma energia muito cara em relação ao investimento, sem atender à demanda da região:
a) Tucuruí
b) Balbina
c) Xingó
d) Orocó
e) Paratinga

18. A energia elétrica, no Brasil, contribui de maneira significativa para atender às necessidades do país em fontes de energia. O setor que mais utiliza ou consome energia elétrica no Brasil é:
a) a indústria
b) os domicílios
c) o comércio
d) a iluminação pública
e) os transportes

19. O levantamento do potencial hidráulico das principais bacias hidrográficas brasileiras demonstra a grande supremacia dos rios da bacia:
a) Amazônica
b) do São Francisco
c) do Paraná
d) do Tocantins-Araguaia
e) do Leste

20. (OSEC) O conjunto hidroelétrico de Urubupungá, situado na divisa de São Paulo com Mato Grosso do Sul, é constituído pelas usinas:
a) Furnas e Mascarenhas de Morais
b) Volta Grande e Estreito
c) Três Marias e Furnas
d) Jupiá e Ilha Solteira
e) Presidente Bernardes e Manguinhos

GABARITO
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
A
D
C
B
B
A
A
B
D
B
C
A
C
B
E
C
B
A
A
A