Domínios morfoclimáticos e questão ambiental no Brasil - 30 Exercícios com Gabarito

01. (UPE) - O desmatamento é a atividade humana, que afeta diretamente as maiores áreas na parte florestada da Amazônia brasileira. A área desmatada é maior que a França.
Philipe Fearnside
Diversas mudanças ambientais, decorrentes do desmatamento referido pelo pesquisador, afetam negativamente os seres humanos na Amazônia.
Sobre elas, analise os itens a seguir:
I. Redução de ciclagem d’água
II. Perda da capacidade produtiva dos ecossistemas
III. Decréscimo no armazenamento do carbono
IV. Alteração na formação de nuvens e na química da atmosfera
V. Aumento do assoreamento de cursos fluviais
Estão CORRETOS
a) apenas II e V.
b) apenas I, II e III.
c) apenas I, IV e V.
d) apenas II, III e V.
e) I, II, III, IV e V.

02. (URCA) - Sobre a Chapada do Araripe, e mais especificamente, sobre a Floresta Nacional do Araripe, assinale o que for correto.
a) É uma formação florestal com extrema variedade de vegetais como árvores, arbustos e epífitas, dentre outros locais, ocupa as encostas meridionais da Chapada do Araripe.
b) A alta precipitação à sotavento nas encostas da Chapada do Araripe a torna mais úmida, sendo aí, uma mata tropical de encosta, halófila e aciculifoliada.
c) Muitas espécies de madeira aparecem na constituição da Mata Atlântica, como o Pequizeiro, a Janaguba, o Cajuí e o Visgueiro, além de outras espécies de musgos.
d) A Floresta Nacional do Araripe, com uma área de mais de 38.000 hectares tem por objetivos, a promoção do manejo de uso múltiplo sustentável dos recursos florestais; e a conservação da fauna e da flora da região compreendida pelo Complexo do Altiplano Sedimentar da Chapada do Araripe.
e) A proteção da Floresta Nacional do Araripe visa a preservação da vegetação bem como dos mananciais que ali se encontram, sendo criados parques como o Parque de Proteção Ambiental do Araripe APA.

03. (URCA) - Sobre problemas ambientais no Brasil e assuntos correlatos, analise as afirmativas a seguir:
1) A carcinicultura, desenvolvida nos estuários, vem provocando a destruição dos manguezais.
2) A abertura de estradas contribui para o desmatamento, facilitando o acesso à madeira e tornando possível a exploração agropecuária das áreas atingidas pelas estradas.
3) As grandes áreas de monocultura estimulam a proliferação de plantas invasoras que encontram condições de desenvolvimento no novo ambiente.

Assinale:
a) se apenas a afirmativa 2 estiver correta.
b) se apenas as afirmativas 1 e 2 estiverem corretas.
c) se todas as afirmativas estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas 1 e 3 estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas 2 e 3 estiverem corretas.

04. (UEMA) - Na Sub-bacia hidrográfica do Rio Maracanã, na Ilha do Maranhão, existem duas Unidades de Conservação (UCs). São elas, o Parque Estadual do Bacanga e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã que sofrem impactos ambientais, apesar dos objetivos de proteção que as norteiam.
Fonte: SÂO LUÍS (Prefeitura). Projeto Recuperação das águas degradadas de recarga e descarga do Aquífero Barreiras da Sub-bacia do Rio Maracanã – Nº 574484/2008. São Luís, 2011.

As Unidades de Conservação (UC's) foram criadas para
a) utilizar os seus recursos sob quaisquer formas e processos.
b) expressar esforços do homem para alterar as condições do ambiente.
c) diminuir a degradação ambiental, explorando os recursos da natureza.
d) conservar o estado de equilíbrio do ambiente e dos recursos naturais.
e) racionalizar as intervenções em determinado lugar com foco na satisfação do homem.

05. (UNAMA)
Impactos ambientais sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil.

Impacto ambiental deve ser entendido como resultados de ações que modifiquem o ambiente, podendo produzir danos, muitas vezes irreversíveis.
Ao longo da história, a ocupação humana dos domínios morfoclimáticos brasileiros provocou impactos ambientais de diversos tipos.
Adas, Melhem; Adas, Sergio. Expedições Geográficas, 7o ano. São Paulo: Moderna, 2011.

A partir do texto acima e dos seus conhecimentos geográficos sobre os impactos ambientais que resultaram da ação antrópica nos domínios morfoclimáticos brasileiros, é correto afirmar que no (as)
a) domínio amazônico e no domínio do cerrado o avanço dos projetos agropecuários, grandes projetos minero-metalúrgicos, garimpos e hidrelétricas, causam desmatamento e queimadas, com graves consequências para a flora e a fauna, além de erosão do solo, inundações, assoreamento, contaminação de rios, que afetam diretamente as comunidades locais e os povos que sobrevivem da floresta.
b) faixas de transição e no domínio das pradarias, o avanço da cultura da soja e a pecuária intensiva causam desmatamento e lixiviação do solo, pois utilizam imensas áreas para desenvolver o processo produtivo, fato que deixa o solo desprotegido e sujeito às intempéries da natureza.
c) domínio das araucárias e no domínio dos mares de morro, é visível a expansão urbana e industrial, inclusive na faixa litorânea, fato que acarreta a contaminação do solo e das vertentes de rios, trazendo como consequência a lixiviação do solo, o assoreamento e a eutrofização.
d) domínio da caatinga, ocorre intenso desmatamento praticado por grandes grupos econômicos e a exploração de lenha para uso doméstico e produção de carvão, fatos que têm causado a perda da biodiversidade, a erosão do solo bem como sua “arenização”.

06. (UEA)
Atuam com o objetivo específico de promover a conectividade entre fragmentos de áreas naturais. Eles são definidos no SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) como porções de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilitam entre elas o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam para sua sobrevivência áreas com extensão maior do que aquelas das unidades individuais.
(www.mma.gov.br. Adaptado.)
O instrumento de gestão territorial definido pelo texto é conhecido como
a) parque nacional.
b) reserva extrativista.
c) reserva de desenvolvimento sustentável.
d) refúgio de vida silvestre.
e) corredor ecológico.

07. (FAMEMA) - A associação das características geomorfológicas, climatobotânicas, hidrográficas e ecológicas de um lugar é a base para conceituar 
a) as regiões agroecológicas. 
b) a biodiversidade. 
c) os biomas. 
d) os ecossistemas. 
e) os domínios morfoclimáticos.

08. (CEFET-MG)
A categoria da Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que tem por paradigma a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, pretende se tornar um verdadeiro modelo alternativo à presença do Estado. Afinal, ela buscaria conciliar produção e proteção ambiental, pretenderia se tornar auto-sustentável, seria administrada por entidade não-governamental, com recursos financeiros principalmente privados ou governamentais, estrangeiros, prescindiria ao máximo possível da participação do Poder Público e tentaria fazer com eficiência tudo o que este deveria fazer.
RODRIGUES, José E. R. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 2005. (Adaptado)

A questão ambiental no Brasil e no mundo está diretamente relacionada à influência da política e economia na reconfiguração da relação entre homem e natureza. Nesse contexto, a crítica apresentada no fragmento expressa a(o)
a) convicção pela abordagem dos ecologistas radicais, devido os limites reais da relação entre economia e sustentabilidade.
b) preocupação com a influência neoliberal na organização de Unidades de Conservação devido à minimização do poder público.
c) indignação com a criação de Unidades de Conservação de uso sustentável pelo enfraquecimento do seu caráter preservacionista.
d) temor aos princípios marxistas de reorganização social da terra por causa do limite à participação estrangeira no desenvolvimento regional.
e) receio da apropriação de recursos públicos por gestores privados, em função da autonomia legislativa inerente a esse modelo de Unidade de Conservação.

09. (FGV) -
[Na Amazônia] boa parte dos municípios que compõe a “mancha pioneira” apresenta as maiores taxas de desmatamento do bioma amazônico nos últimos anos... e um expressivo e perverso processo de especulação fundiária, no qual a grilagem e a venda ilegal de terras (inclusive pela internet) é o seu principal artífice. [...] A rarefeita presença humana e os meios rudimentares de sobrevivência de boa parte da população local, desprovida de capital e de qualificação, levam à configuração de um espaço descontínuo.
(Daniel Monteiro Huertas. Da fachada atlântica à imensidão amazônica. São Paulo: Annablume, 2009. p. 226. Adaptado)

Na “mancha pioneira”, que forma um arco de desmatamento, são predominantemente encontrados(as):
a) extração de madeira e agricultura de cana e milho.
b) extração de madeira, pecuária e cultivos de soja.
c) pecuária, cultivos de cana e extração de minérios.
d) extração de minérios, agricultura de milho e cana.
e) agricultura de soja e arroz e extração de minérios.

10. (FGV) -
Ao contrário do que alguns setores da sociedade imaginam, as Unidades de Conservação (UCs) não constituem espaços protegidos “intocáveis”, apartados de qualquer atividade humana [...] elas fornecem direta e/ou indiretamente bens e serviços que satisfazem várias necessidades da sociedade brasileira, inclusive produtivas.
http://www.unep.org.br/admin/publicacoes/texto/UCsBrasil_MMA_WCMC.pdf

Considerando esse tema, examine as seguintes afirmações:
I. Nas florestas nacionais e estaduais, a exploração de madeira em tora é vetada, mas é possível gerar renda por meio da exploração de produtos não madeireiros, tais como borracha e castanha-do-pará.
II. Todas as unidades de conservação podem gerar receita com atividades turísticas.
III. Uma parcela significativa da qualidade e da quantidade da água que compõe vários dos reservatórios de usinas hidrelétricas no Brasil é assegurada por unidades de conservação.
IV. A conservação de florestas, incluindo as unidades de conservação, desempenha um papel entendido como vital nas iniciativas de combate às mudanças climáticas.
Está correto o que se afirma em:
a) III e IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

11. (FGV) - De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:
a) mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.
b) o desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.
c) o elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado
valor comercial.
d) a pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.
e) nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade
dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.

12. (UERJ) -
Volks na Amazônia
Em 1973, Wolfgang Sauer foi chamado para conversar com os executivos alemães da Volkswagen na sede alemã da empresa. Voltou como o chefe da maior fábrica de automóveis em funcionamento do hemisfério sul, instalada em São Paulo. No mesmo ano, quando foi a Brasília conversar com o ministro do interior, Rangel Reis, este lhe disse que o governo federal queria mudar a diretriz da ocupação da Amazônia. Desde o início da construção da Transamazônica, três anos antes, a ênfase era na colonização. Essa diretriz, de objetivos sociais, não atendia mais à prioridade definida pelo terceiro governo militar desde o golpe de Estado de 1964: tornar a Amazônia uma fonte de divisas para o país.
Adaptado de br.noticias.yahoo, 26/02/2013.

O texto da reportagem faz referência a duas fases distintas da política territorial na Amazônia durante o regime militar.
Dois exemplos dessa política de ocupação, para o período 1964/1973 e para o período 1973/1985, respectivamente, foram as implantações de:
a) polos de turismo e lazer – extensas redes ferroviárias inter-regionais   
b) centros comerciais fronteiriços – imensas áreas de monocultura de soja   
c) distritos industriais exportadores – numerosas áreas de produção de borracha   
dassentamentos de agricultura familiar – grandes projetos de grupos empresariais   

13. (UNICENTRO) - Sobre as formas de degradação das paisagens brasileiras associadas à ação humana, assinale a alternativa correta.
a) Deposição de sedimentos nos extensos geossinclinais à margem da plataforma continental do litoral brasileiro, devida à intensificação dos processos erosivos.
b) Crescente salinização das águas das lagoas do Pantanal Mato-grossense causada pelo emprego intensivo de biocidas e pela redução das taxas de evaporação na região pantaneira.
c) Desaparecimento de nascentes alimentadoras da hidrografia devido ao aumento da taxa de infiltração da água nos solos, após o desmatamento, e o consequente acúmulo de água no lençol freático profundo.
d) Crescente desestabilização do material que reveste as vertentes nas áreas de maior declividade das encostas da Serra do Mar, em função da urbanização e de outras formas de ocupação, como é o caso da região serrana do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo e localidades adjacentes.
e) Ampliação das áreas de várzeas amazônicas devido ao aumento do débito dos rios, decorrente do efeito estufa e da intensificação das chuvas, principalmente na Amazônia Ocidental.

14. (MACKENZIE)Com base no conceito de Domínios Morfoclimáticos, do Geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, assinale a alternativa que identifica, corretamente, o domínio morfoclimático descrito no texto abaixo.

“Extensão espacial de segunda ordem, com aproximadamente 650 mil quilômetros quadrados de área, ao longo do Brasil Tropical Atlântico. Distribuição geográfica marcadamente azonal. Área de mamelonização extensiva, afetando todos os níveis da topografia (de 10-20m a 1100-1300m de altitude no Brasil de Sudeste)[...]. Presença de mais forte decomposição de rochas cristalinas e de processos de convexização em níveis intermontanos[...]. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas, primariamente recobrindo mais de 85 % do espaço total. Enclaves de bosques de araucária em altitude (Campos do Jordão, Bocaina) e de cerrados em diversos compartimentos dos planaltos interiores, onde predominavam chapadões florestados (subdomínios dos chapadões florestados dos planaltos interiores de São Paulo e norte do Paraná.”
Os domínios de natureza no Brasil – Potencialidades Paisagísticas. 
Ab’Saber, Aziz Nacib, Ateliê Editorial, São Paulo, 2003
Nota: en.cla.ve 
sm (fr enclave) 1 Geogr Território ou trato de terra de um país, encerrado no território de outro. Dicionário Michaelis.

a) Cerrado
b) Araucárias
c) Pradarias
d) Amazônico
e) Mares de Morros Florestados

15. (UNIOESTE) - Vivenciamos atualmente um polêmico debate ligado às mudanças no Código Florestal brasileiro. Sobre esse assunto, analise as afirmações abaixo.

I. Pelo fato de não ter sido cumprido integralmente e, em virtude de pressões do setor ruralista, o Código Florestal voltou a fazer parte da pauta de deliberações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
II. O Código Florestal define as dimensões das Áreas de Preservação Permanentes e das Reservas Legais em cada estabelecimento rural. As exigências na dimensão das Reservas Legais na Amazônia são as mesmas dos demais biomas brasileiros.
III. As Áreas de Preservação Permanentes correspondem às margens de rios, entorno de nascentes, áreas de encostas e topos de morros. Já as Reservas Legais correspondem a um percentual do tamanho de cada estabelecimento rural, que deve ser preservado, recuperado ou manejado de forma sustentável.
IV. Após passar pelo Senado Federal, a proposta do novo Código Florestal foi encaminhada de volta para a Câmara dos Deputados, porém não houve alterações significativas. Assim, o texto que chegou à Presidência da República foi fruto de um rápido acordo entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, não havendo vetos por parte da Presidência da República.
V. A principal polêmica sobre o Código Florestal esteve relacionada às posições divergentes entre ruralistas e ambientalistas. Enquanto os ruralistas buscaram reduzir as exigências da legislação em relação à preservação e recomposição florestal, os ambientalistas se posicionaram totalmente contra as mudanças, ao entenderem que o atual Código Florestal não deveria ser modificado sem um amplo debate no país, envolvendo a sociedade civil.

Assinale a alternativa correta.
a) Nenhuma alternativa está incorreta.
b) Apenas a alternativa II está incorreta.
c) Todas as alternativas estão incorretas.
d) Apenas a alternativa IV está incorreta.
e) Apenas as alternativas II e IV estão incorretas.

16. (UECE)A distribuição dos biomas brasileiros – Amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, pampa e Pantanal – tem uma configuração semelhante ou muito próxima às áreas correspondentes a
a) domínios morfoestruturais.
b) bacias hidrográficas.
c) domínios morfoclimáticos.
d) bacias sedimentares.

17. (UECE)Trata-se de um domínio natural com características tropicais úmidas, com processos de intemperismo químico em rochas cristalinas, com relevos fortemente dissecados em morros, colinas e cristas, e com a ocorrência de processos erosivos acelerados motivados por desmatamentos desordenados.
A área com tais características corresponde ao domínio de
a) terras baixas florestadas equatoriais.
b) áreas mamelonares tropicais-atlânticas florestadas.
c) chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias.
d) planaltos subtropicais com araucárias.

18. (UPE) Leia com atenção o texto transcrito a seguir referente a uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro.

Esta sub-região do Nordeste brasileiro é de povoamento antigo. Compreende parte do Maranhão- bacias do Itapicuru e do Parnaíba-, quase todo o Piauí e o noroeste do Ceará, e é coberta por dois tipos de associações vegetais: a floresta dos cocais e o cerrado. Os cocais dominam as várzeas e os vales fluviais , assim como os baixos interflúvios dos cursos inferiores dos principais rios da sub-região, como o Itapicuru, o Parnaíba e o Acaraú. Esses cocais, nas áreas de clima menos úmido, são formados sobretudo por babaçuais, enquanto, nas áreas orientais, à proporção que o clima se torna mais seco, dominam os carnaubais, que se estendem até os vales dos sertões semiáridos do Jaguaribe, do Açu e do Apodi-Mossoró. Ao lado dessas palmeiras, com menos expressão numérica e econômica, encontram-se ainda a juçara ou açaí, a bacaba, o tucum, o buriti etc. (...) Essa sub-região destacou-se ainda no passado, ora por sua produção de arroz, ora de açúcar, ora de algodão, atividades agrícolas que, em certos períodos, contribuíram largamente para o povoamento dela e tiveram considerável influência na composição étnica da população.
(Adaptado de: ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica do Nordeste: 
o espaço e a economia nordestina. São Paulo: Atlas, 1987.)

Pelos aspectos geográficos mencionados no texto, é CORRETO afirmar que o autor está se referindo à seguinte sub-região:
a) Sertões Meridionais.
b) Agreste Maranhense.
c) Meio Norte.
d) Sertões Semiáridos do Seridó.
e) Zona da Mata Norte-Ocidental.

19. (IFPE)O texto a seguir descreve um domínio morfoclimático presente no território pernambucano:
“Este domínio surge na parte oriental de Pernambuco, coincidindo com a Zona da Mata. É uma área em que se verifica uma profunda decomposição das rochas. Esse fato deriva das condições climáticas dominantes, que são muito úmidas. A elevada umidade do ar acarreta uma profunda alteração química dos corpos rochosos, constatada nos cortes de estradas observados ao longo das principais rodovias da área. Os cortes mostram rochas muito alteradas, com uma coloração em geral avermelhada. É nesse domínio em que há a máxima ocorrência de colinas de perfil convexo.”
(JATOBÁ, Lucivânio. As condições naturais do território pernambucano.
In: ANDRADE, M. C. de. Geografia de Pernambuco: ambiente e sociedade. João Pessoa: Editora Grafset, 2009.)

O texto se refere ao:
a) Domínio das Savanas
b) Domínio das Caatingas
c) Domínio das Terras Planálticas Cobertas por Cerrado
d) Domínio do Mar de Morros
e) Domínio dos Chapadões do Nordeste Oriental

20. (IFBA)Visto do espaço, o Brasil se destaca pela sua extensão territorial.Com uma área total de 8.514.876 km2, o país está localizado na porção centro-oriental do continente sul-americano (entre os paralelos de 5o16' de latitude norte e 33o44' de latitude sul, e entre os meridianos de 34o47' e 73o59' de longitude oeste), com seu litoral banhado pelo Oceano Atlântico.
Disponível em:< http://www.cdbrasil.cnpm.embrapa.br/ico/ landsat.jpg>. Acesso em: 15.08.11

No que diz respeito às características físicas do território brasileiro, indique a alternativa verdadeira:
a) Na plataforma continental do Oceano Atlântico Sul predomina o relevo plano de natureza essencialmente sedimentar, com margens tectonicamente passivas.
b) Os dobramentos      modernos  que   definem geologicamente o Domínio dos Mares de Morro se formaram na era Cenozoica a partir da tectônica global.
c) A baixa umidade relativa do ar do clima equatorial é decorrente da intensa radiação solar agregada à convergência dos ventos alísios no Equador.
d) O predomínio dos rios de planície na hidrografia brasileira favorece o assoreamento dos leitos fluviais e a erosão das matas ciliares.
e) A pequena biodiversidade do Sertão Nordestino é definida pela ausência de espécies endêmicas no ecossistema da Caatinga.

21. (UECE)Tratando-se das condições geoambientais e da ocupação do semiárido brasileiro, pode-se afirmar que a desertificação é um processo que conduz à degradação irreversível dos solos e dos demais recursos naturais renováveis.
Sobre o processo em pauta, assinale a opção que contém a afirmação falsa.
a) A desertificação tem afetado, principalmente, a área extensivamente recoberta por caatinga em solos rasos de tipos variados.
b) Com a expansão do processo de desertificação, tem ocorrido a desorganização dos sistemas produtivos como a agropecuária e o extrativismo vegetal.
c) A desertificação tem afetado, indistintamente, todos os grandes domínios naturais do Nordeste brasileiro.
d) A desertificação é própria dos climas secos, semiáridos e subúmidos secos.

22. (UNESP)O Brasil tem encontro marcado com a tragédia todos os anos na estação chuvosa e não há força terrestre que faça com que as autoridades e as pessoas se preparem para isso. Neste ano, o encontro foi na antes paradisíaca região serrana do Rio de Janeiro. Todos os anos, a natureza demonstra com fúria que as conquistas da civilização em muitas áreas são plantinhas frágeis que podem ser arrancadas pelas enchentes e pelos deslizamentos das encostas.
(Veja, 19.01.2011. Adaptado.)

O texto relaciona-se ao problema da destruição da paisagem no Sudeste, frequente em regiões com domínio de
a) mar de morros.
b) cuestas carbonáticas.
c) inselbergs semiáridos.
d) chapadas cristalinas.
e) coxilhas subtropicais.

23. (ESPM) Leia o texto:
A Comissão Especial para a Reforma do Código Florestal Brasileiro aprovou nesta terça-feira (6), por 13 votos a 5, o texto-base do relatório (...) que propõe uma nova legislação ambiental. Neste momento, estão sendo votados os nove destaques propostos para alteração do texto final.
(www.abril.com.br, acesso: 22/08/10.)

No debate político fomentado pela alteração do Código, está correto afirmar que:
a) os ruralistas consideram a alteração um retrocesso, pois as mudanças atingirão em cheio o agronegócio, setor responsável pelo aumento das exportações brasileiras.
b) os ambientalistas são contrários à alteração, pois mudanças, como a redução da preservação nas margens dos rios e nos topos de morros, comprometem o que estava garantido pela legislação anterior.
c) o tema é um exemplo da polarização entre esquerda e direita no Brasil, pois ao lado dos ambientalistas está o relator do projeto, um deputado do PC do B, fato questionado pelos ruralistas.
d) a nova legislação é centralizadora, pois diminui a autonomia dos estados para demarcar reservas e transfere essa responsabilidade à União.
e) há certo consenso de que o novo Código aumentará a área preservada, mas setores da sociedade, como os pecuaristas, mobilizam-se para barrar a votação final.

24. (UNIOESTE) - Conforme levantamento divulgado pelo INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, entre agosto de 2008 e julho de 2009 foram devastados 7.464 km² de vegetação na área correspondente à Amazônia Legal.
Fonte: www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2175; acesso em 23/06/2010.

Tomando como referência a informação apresentada, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A delimitação territorial da Amazônia Legal é utilizada pelo governo brasileiro para integrar as políticas de desenvolvimento na região.
b) Persistindo essa intensidade de desmatamento na Amazônia, nas próximas décadas haverá considerável alteração dos ciclos de absorção e evaporação das águas, mudando o regime das chuvas na região e tornando o clima mais seco.
c) A ocupação e o consequente aumento do desflorestamento na Amazônia se intensificaram a partir da década de 1970, quando os governos militares brasileiros incentivaram a migração e a elaboração de grandes projetos (agropecuários, de exploração mineral, entre outros) com o objetivo de ocupar a fronteira norte do país enquanto doutrina de segurança nacional.
d) O governo brasileiro concebeu, na década de 1990, o SIVAM – Sistema de Vigilância da Amazônia, com o propósito de constituir uma rede de coleta e processamento de informações sobre o uso do solo na Amazônia Legal, constituindo-se em um sistema de fiscalização sobre questões relacionadas ao desflorestamento, ao narcotráfico, às terras indígenas, entre outras possibilidades.
e) Com o objetivo de viabilizar o povoamento no norte do país, o governo militar construiu, na década de 1970, a rodovia Transamazônica. Esta constitui-se no principal eixo rodoviário asfaltado da região em condições de garantir o escoamento da produção agropecuária, apesar de incentivar o  desmatamento no seu entorno.

25. (UFPR)O território brasileiro possui diversos biomas, entre os quais destacam-se a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Mata Atlântica. Sobre esses biomas, é correto afirmar:
a) O cerrado, que se localiza na região central do Brasil, tem como característica formar-se em solos pobres e arenosos e, em consequência, é pouco ameaçado pela expansão agrícola.
b) A Floresta Amazônica, formação localizada notadamente no norte do Brasil, tende a desaparecer nas próximas décadas, haja vista que o desmatamento e as queimadas têm seus índices elevados ano a ano, evidenciando a ausência de políticas públicas voltadas à conservação daquela floresta.
c) A Mata Atlântica, formação que se estendia desde o litoral nordestino ao Rio Grande Sul, onde se localiza boa parte dos maiores centros brasileiros, foi o bioma mais desmatado do país, motivo pelo qual seus remanescentes foram transformados em unidades de conservação, o que lhe garante a maior extensão em áreas preservadas do Brasil.
d) Uma característica comum entre esses três biomas é que todos apresentam elevada biodiversidade e presença de espécies endêmicas, evidenciando que todos precisam ser igualmente preservados.
e) No Norte do Brasil, a urbanização excessiva das cidades tem como consequência o desmatamento e as queimadas, comprometendo a conservação da floresta, fato que frequentemente ganha grande dimensão na imprensa.

26. (UECE) - A derrubada em grande escala da caatinga provoca, entre outros efeitos,
a) o aumento da absorção de matérias orgânicas pelo solo.
b) o aumento dos processos de desertificação.
c) o aumento das chuvas durante o ano.
d) o aumento exagerado da evapotranspiração.

27. (UFAL)As restingas são feições de relevo observadas em diversos locais do planeta, independentemente, inclusive, da latitude. No Estado de Alagoas, muitas restingas são observadas. São relevos ditos “azonais”. O que pode ser dito a respeito das restingas?
1) As restingas são falhas geológicas que se observam em áreas costeiras que foram preenchidas por sedimentos fluviais; um exemplo típico é a lagoa do Mundaú.
2) As restingas são formações sedimentares arenosas costeiras, de origem recente, na escala geológica do tempo, que às vezes assumem a forma de planícies e barras.
3) As restingas constituem ecossistemas costeiros determinados, sobretudo, pelas características dos solos e pela influência marinha; são ambientes ecologicamente frágeis.
4) A vegetação estabelecida sobre as restingas deve ser preservada, pois se constitui num impedimento para que os ventos remobilizem dunas comumente existentes sobre elas.
5) As restingas são formas de relevo resultantes de dobramentos ocorridos nos terrenos sedimentares em áreas costeiras e que receberam fortes alterações humanas.
Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas
b) 2 e 5 apenas
c) 1, 2 e 3 apenas
d) 2, 3 e 4 apenas
e) 1 , 2, 3, 4 e 5.

28. (UEPB) -

Herdeiro da Pampa Pobre (Vaine Darde)

Mas que pampa é essa que eu recebo agora
Com a missão de cultivar raízes
Se dessa pampa que me fala a história
Não me deixaram nem sequer matizes?
Passam às mãos da minha geração
Heranças feitas de fortunas rotas
Campos desertos que não geram pão
Onde a ganância anda de rédeas soltas
Se for preciso, eu volto a ser caudilho
Por essa pampa que ficou pra trás
Porque eu quero deixar pro meu filho
A pampa pobre que herdei do pai.

A composição que fez sucesso com os Engenheiros do Hawaii adverte para os problemas ambientais. Identifique entre as proposições a alternativa que se relaciona corretamente com a composição apresentada.
a) O complexo do pantanal, um verdadeiro santuário ecológico na maior planície alagada do Brasil, hoje se encontra ameaçado pelo avanço da agropecuária, pelo turismo desordenado e a caça e a pesca predatórias.
b) O cerrado do Centro-Oeste, o segundo maior bioma brasileiro, cuja vegetação de savana tem sido destruída com a introdução da monocultura intensiva de grãos, da pecuária extensiva e a mineração que polui seus rios torna esse bioma um dos mais ameaçados do planeta e é classificado como um hotspot por merecer atenção especial
c) A caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, de solos rasos e chuvas escassas sujeito a processo de desertificação que é agravado com a devastação da vegetação para a produção de carvão e lenha e pelo pisoteio do gado, que foi introduzido em sistema ultraextensivo desde o século XVII.
d) A mata dos pinhais típica dos planaltos ondulados do Sul do Brasil, a mais explorada economicamente do país, contribuiu para a completa alteração de sua paisagem pelo desmatamento intenso para a fabricação de móveis, papel e celulose. O pouco que resta dessa vegetação
encontra-se em áreas de conservação ambiental.
eAs pradarias mistas do sul do Brasil, de terras férteis, clima ameno e pastagens naturais, viabilizaram a ocupação desde o período colonial da pecuária extensiva e a partir do século XIX, com a vinda dos imigrantes, da monocultura de grãos, cuja ocupação acelerada e emprego de técnicas inadequadas têm levado ao processo de desertificação em algumas áreas.

29. (PUCSP) Leia com atenção:
E a Amazônia?
Bertha K. Becker: Porque é uma fronteira: do povoamento no Brasil, da economia-mundo e, sobretudo, porque constitui o novo. A fronteira é um espaço não plenamente estruturado, potencialmente gerador de realidades novas (...).
E nos últimos 50 anos muitas novas realidades têm sido geradas na Amazônia.

Trecho de entrevista da geógrafa Bertha K. Becker à Revista Ciência Hoje. Rio de Janeiro: SBPC, outubro de 2010. Vol. 46, p. 64

Sobre as novas realidades que foram geradas na Amazônia é correto afirmar que
a) houve predomínio de ações preservacionistas (criando parques e estações ecológicas, por exemplo) que protegeram (e protegem) muito bem as formações vegetais da região.
b) os investimentos em produção pecuária foram bem sucedidos, do ponto de vista produtivo e do ambiental, e fizeram da região o maior centro produtor de carne bovina do mundo.
c) as várias ações visando explorar o potencial de recursos naturais da região foram empreendidas, apesar de o potencial mineral imaginado não ter sido confirmado.
d) houve um conjunto de ações visando a povoar grande parte da Amazônia e essa foi uma política de grande êxito no período citado.
e) as ações que a Amazônia sofreu nessas últimas décadas foram diversas e complexas e várias delas geraram fortes conflitos de terra e, também ambientais.

30. (FUVEST) - Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos.
Assinale a alternativa correta sobre o Domínio Morfoclimático das Araucárias.
a) A urbanização e a exploração madeireira pelas indústrias da construção civil e do setor moveleiro tiveram papel central na redução de sua vegetação original.
b) O manejo sustentável permitiu a expansão de parreirais em associação com a mata de araucária remanescente, na faixa litorânea.
c) As araucárias recobriam as planícies da Campanha Gaúcha no sul do país, tendo sido dizimadas para dar lugar à avicultura e à ovinocultura.
d) A prática da silvicultura possibilitou a expansão desse domínio morfoclimático para a porção oeste do Planalto Ocidental Paulista.
e) A expansão do processo de arenização no sul do país provocou a devastação da cobertura original de araucária.





01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
E
D
CDAEEBBA
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
 D
BEECBCD
A
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
C
A
BEDBDEE
A