Período Regencial - 90 Exercícios com gabarito

1. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
(Fuvest) A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. examine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em seguida marque a alternativa correta dentre as que se seguem:
a) se todas as proposições forem verdadeiras.
b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II.
c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III.
d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III.
e) se todas as proposições foram falsas.

I. A política de recolonização proposta pelas Cortes portuguesas foi um dos fatores que levaram à proclamação da Independência.
II. As rebeliões ocorridas durante o Período Regencial permitiram que as camadas mais pobres da população tivessem representação e participação política junto às instituições imperiais.
III. A abdicação de D. Pedro I significou a vitória dos liberais e a consolidação do poder da aristocracia rural.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufpr) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

2. A abdicação de D. Pedro I traduziu-se na vitória das tendências liberais sobre as forças absolutistas representadas pelo Imperador, completando também o processo de emancipação política do Brasil em relação a metrópole portuguesa.
O período regencial, que segue à abdicação do Imperador, preparou o caminho para a consolidação do Império. Sobre esse processo é correto afirmar que:
(01) A iniciativa mais importante do início do período regencial foi desencadear vigoroso processo de industrialização.
(02) Foi consolidada a unidade política e territorial do Brasil, apesar dos movimentos provinciais de autonomia.
(04) O latifúndio e a escravidão permaneceram como bases da sociedade brasileira naquele período.
(08) A abdicação de D. Pedro I foi possível porque havia sido instalado formalmente o regime de parlamentarismo.
(16) Pelo Ato Adicional de 1834, foram criadas as Assembléias Legislativas nas diversas províncias.

soma = (           )

3. No período compreendido entre a Independência e 1849, o Brasil foi marcado por agitações sociais e políticas. Sobre essas agitações, é correto afirmar que:
(01) A "Cabanagem" no Pará (1835-1840) foi um movimento que teve forte participação das camadas populares.
(02) Também no Maranhão houve violência social na rebelião conhecida por "Balaiada" (1838 - 1841), com forte participação popular.
(04) Apenas na Bahia não houve agitação social ou movimentos visando à emancipação regional.
(08) A revolta dos liberais em 1842, em São Paulo e em Minas Gerais, contribuiu para que mais tarde fosse praticada a alternância no poder dos partidos Liberal e Conservador.
(16) A mais longa das revoltas brasileiras desse período foi a Revolução Farroupilha (1835 - 1845), na qual se chegou a proclamar uma república independente.
(32) A "Revolução Praieira" (1848) foi o último grande movimento nordestino revoltoso, de caráter popular, democrático e de influência ideológica.

soma = (           )

4. (Fgv) Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir, com suas localizações:
Coluna A
Coluna B
1 - Balaiada
I - Pará
2 - Cabanagem
II - Bahia
3 - Ato Adicional
III - Maranhão
4 - Sabinada
IV - Pernambuco
5 - Confederação do Equador
V - Rio de Janeiro

Escolha a alternativa que tem a associação correta:
a) 1 - III; 2 - I; 3 - V; 4 - II; 5 - IV;
b) 1 - II; 2 - V; 3 - II; 4 - I; 5 - V;
c) 1 - III; 2 - II; 3 - V; 4 - IV; 5 - I;
d) 1 - IV; 2 - I; 3 - V; 4 - III; 5 - II;
e) 1 - V; 2 - III; 3 - IV; 4 - II; 5 - I;

5. (Ufpr) No Brasil imperial:
(01) A "Missão Francesa", que chegou ao Brasil em 1816, trazendo artistas plásticos como Debret e Taunay, contribuiu para a transformação da fisionomia cultural do país.
(02) Segundo a organização político-administrativa, as províncias eram administradas por governadores-gerais eleitos pelos membros dos Conselhos Municipais.
(04) Os primeiros anos do Império constituíram-se em um período de rápido crescimento econômico, especialmente em razão das receitas obtidas com as tarifas de importação e com o crescimento da exportação.
(08) O período regencial foi marcado por grandes disputas entre grupos políticos e por intensa agitação social em quase todas as províncias.
(16) Durante o Segundo Reinado, paralelamente à existência do Poder Moderador e do Conselho de Estado, predominou um regime de governo nos moldes parlamentaristas, no qual o Gabinete era liderado pelo primeiro ministro nomeado pelo Imperador.
(32) A entrada de imigrantes, a partir da segunda metade do século XIX, esteve relacionada à expansão da cultura cafeeira no oeste paulista e às medidas legais que conduziram à abolição do trabalho escravo.

Soma (       )

6. (Ufpe) Esta questão diz respeito a fatos políticos ocorridos no Império brasileiro.

(0) O Período Regencial foi uma fase de grande turbulência política no Brasil, com movimentos sociais e revoltas.
(1) O Golpe da Maioridade que levou Pedro II ao poder foi uma trama política dos liberais.
(2) Manifestações liberais surgiram no Sudeste do Brasil como represália à política imperial e à dissolução da Câmara Liberal, escolhida pela chamada "eleição do cacete".
(3) Durante o processo de independência, dois "partidos políticos" tiveram importante atuação. Foram eles o Partido Liberal e o Partido Moderador Republicano.
(4) Após a independência brasileira surgiram revoltas em Minas e em Pernambuco a favor da volta do pacto colonial.

7. (Ufmg) A organização do sistema político foi objeto de discussões e conflitos ao longo do período imperial no Brasil.
Com relação ao contexto histórico do Brasil Imperial e aos problemas a ele relacionados, é CORRETO afirmar que:
a) a centralização do poder foi objeto de sérias disputas ao longo de todo o século XIX e explica várias contendas internas às elites imperiais, como a Rebelião Praieira.
b) o Constitucionalismo ganhou força, fazendo com que o Legislativo, o Executivo e o Judiciário se tornassem independentes e harmônicos, o que atendia às queixas dos rebeldes da Balaiada.
c) o Federalismo de inspiração francesa e jacobina foi uma das principais bandeiras do Partido Liberal, a partir da publicação do Manifesto Republicano, o que explica, entre outras, a Revolução Liberal de 1842.
d) os movimentos de contestação armada - como a Revolução Farroupilha, a Sabinada ou a Cabanagem - tinham em comum a crítica liberal às tendências absolutistas, persistentes no governo de D. Pedro II.

8. (Fuvest) No Brasil, tanto no Primeiro Reinado, quanto no período regencial,
a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder.
b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a pôr em perigo a independência.
c) disseminaram-se as idéias republicanas até a constituição de um partido político.
d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial.
e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

9. (Ufg) O processo de formação do Estado brasileiro encontra várias possibilidades de leitura, dada a diversidade de projetos políticos existentes no Brasil, nas primeiras décadas do século XIX. Entre as conjunturas da independência (1822) e da abdicação (1831), o País conviveu com projetos diferentes de gestão política.
Sobre as conjunturas mencionadas anteriormente e seus desdobramentos, julgue os itens.

(     ) O acordo em torno do príncipe D. Pedro foi uma decorrência do receio de que a independência se transfigurasse em aberta luta política entre os diversos segmentos da sociedade brasileira. A Monarquia era a garantia da ordem escravista.
(     ) Ao proclamar a independência, o príncipe D. Pedro rompeu com a comunidade portuguesa, que insistia em ocupar cargos públicos. A direção política do País foi entregue aos homens aqui nascidos, condição essencial para ser considerado cidadão no novo lmpério.
(     ) Em 1831, as elites políticas brasileiras entraram em desacordo com o Imperador, que insistia em desconsiderar o legislativo, preocupando-se, excessivamente, em defender os interesses dinásticos de sua filha em Portugal, o que irritava as elites políticas locais.
(     ) Com a abdicação, iniciou-se um período marcado pelo crescimento econômico decorrente da produção de café, o que possibilitou a execução de uma reforma política, o Ato Adicional (1834), que deu estabilidade ao Império.

10. (Puc-rio) As alternativas abaixo apresentam exemplos de permanências ou continuidades na formação social brasileira, ao longo da primeira metade do século XIX, À EXCEÇÃO DE:
a) a família patriarcal extensa.
b) o trabalho escravo negro.
c) o exclusivo comercial.
d) a economia de base agrícola.
e) o regime de padroado.

11. (Unesp) O resultado da discussão política e a aprovação da antecipação da maioridade de D. Pedro II representou:
a) o pleno congraçamento de todas as forças políticas da época.
b) a vitória parlamentar do bloco partidário liberal.
c) a trama bem-sucedida do grupo conservador que fundara a Sociedade Promotora da Maioridade.
d) a anulação da ordem escravista que prevalecia sobre os interesses particulares.
e) a debandada do grupo político liderado por um proprietário rural republicano.

12. (Fuvest) "Sabinada" na Bahia, "Balaiada" no Maranhão e "Farroupilha" no Rio Grande do Sul foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um período caracterizado
a) por um regime centralizado na figura do imperador, impedindo a constituição de partidos políticos e transformações sociais na estrutura agrária.
b) pelo estabelecimento de um sistema monárquico descentralizado, o qual delegou às Províncias o encaminhamento da "questão servil".
c) por mudanças na organização partidária, o que facilitava o federalismo, e por transformações na estrutura fundiária de base escravista.
d) por uma fase de transição política, decorrente da abdicação de Dom Pedro I, fortemente marcada por um surto de industrialização, estimulado pelo Estado.
e) pela redefinição do poder monárquico e pela formação dos partidos políticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econômicas estabelecidas.

13. (Fuvest) Sobre a Guarda Nacional, é correto afirmar que ela foi criada:
a) pelo imperador, D. Pedro II, e era por ele diretamente comandada, razão pela qual tornou-se a principal força durante a Guerra do Paraguai.
b) para atuar unicamente no Sul, a fim de assegurar a dominação do Império na Província Cisplatina.
c) segundo o modelo da Guarda Nacional Francesa, o que fez dela o braço armado de diversas rebeliões no período regencial e início do Segundo Reinado.
d) para substituir o exército extinto durante a menoridade, o qual era composto, em sua maioria, por portugueses e ameaçava restaurar os laços coloniais.
e) no período regencial como instrumento dos setores conservadores destinado a manter e restabelecer a ordem e a tranqüilidade públicas.

14. (Unesp) "Mais importante, o país é abalado por choques de extrema gravidade; não mais os motins... mas verdadeiros movimentos revolucionários, com intensa participação popular, põem em jogo a ordem interna e ameaçam a unidade nacional. Em nenhum outro momento há tantos episódios, em vários pontos do país, contando com a presença da massa no que ela tem de mais humilde, desfavorecido. Daí as notáveis conflagrações verificadas no Pará, no Maranhão, em Pernambuco, na Bahia, no Rio Grande do Sul."
                        (Francisco Iglésias, "BRASIL, SOCIEDADE DEMOCRÁTICA".)

Este texto refere-se ao período:
a) da Guerra da Independência.
b) da Revolução de 1930.
c) agitado da Regência.
d) das Revoltas Tenentistas.
e) da Proclamação da República.

15. (Faap) Iniciado por holandeses e ingleses, o povoamento consolida-se com os portugueses. Em 1835, é palco do movimento popular da Cabanagem. A economia fica estagnada até o fim do século XIX. O crescimento é retomado com o ciclo da borracha e continua com a produção de madeira e castanha.
a) Paraíba
b) Paraná
c) Mato Grosso do Sul
d) Pará
e) Minas Gerais

16. (Faap) "Em 1627, jesuítas espanhóis criam missões na margem oriental do rio Uruguai, mas são expulsos pelos portugueses, que, em 1680, criam a colônia de Sacramento, às margens do rio da Prata. Em 1687, os jesuítas instalam novos povoados, os Sete Povos das Missões Orientais. A partir de 1824, a chegada de imigrantes alemães e italianos dá uma feição especial ao desenvolvimento da região. No século XIX, vive diversas rebeliões, como a Guerra dos Farrapos, que dura dez anos."
a) Piauí
b) Pernambuco
c) Rio Grande do Sul
d) Rio de Janeiro
e) Rondônia

17. (Faap) "A ocupação começa pelo interior, com a instalação de fazendas de gado vindo da Bahia, em busca de pastagens. Na independência, em 1822, os portugueses revoltam-se e passam a combater os brasileiros. Cerca de 4 mil homens participam da Batalha dos Jenipapos, vencida pelos portugueses. O movimento espalha-se pela região, mas os brasileiros terminam vitoriosos. Mais tarde, rebeliões como a Confederação do Equador e a Balaiada abalam a província."
a) Rondônia
b) Rio de Janeiro
c) Rio Grande do Sul
d) Pernambuco
e) Piauí

18. (Faap) A Guarda Nacional foi organizada por:
a) José Bonifácio para consolidar a Independência
b) Feijó para garantia e ordem interna durante a Regência
c) Caxias como apoio à ação centralizadora no II Império
d) Floriano Peixoto para obstar as tendências descentralizadoras
e) Rui Barbosa, quando candidato à Presidência da República

19. (Uel) "... explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil (... ). Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder..."

Ao texto pode-se associar
a) a Regência e a Cabanagem.
b) o I Reinado e a Praieira.
c) o II Reinado e a Farroupilha.
d) o Período Joanino e a Sabinada.
e) a Abdicação e a Noite das Garrafadas.

20. (Unaerp) Assinale a alternativa incorreta:
a) O Clube da Maioridade tinha como objetivo lutar, junto à Assembléia Nacional, pela antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara.
b) Os principais representantes do Clube da Maioridade eram os irmãos Martin Francisco e Antônio Carlos de Andrada e Silva.
c) O Clube da Maioridade teve o apoio das classes dominantes e uniu políticos progressistas e parte dos regressistas.
d) Em 1840, a Assembléia Nacional aprovou a tese da Maioridade e Pedro Alcântara apesar de seus 15 anos incompletos, foi considerado apto para assumir a chefia do Estado Brasileiro.
e) O Clube da Maioridade, permitiu que D. Pedro assumisse o poder no dia 20 de dezembro de 1840, marcando o início do Primeiro Reinado.

21. (Uece) "O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas."                                  

             (FAUSTO, Boris. HISTÓRIA DO BRASIL. 2 ed. São Paulo: EDUSP,  
             1995. p. 161.)
           
Sobre as várias revoltas nas províncias durante o período da Regência, podemos afirmar corretamente que:
a) eram levantes republicanos em sua maioria, que conseguiam sempre empolgar a população pobre e os escravos
b) a principal delas foi a Revolução Farroupilha, acontecida nas províncias do nordeste, que pretendia o retorno do Imperador D. Pedro I
c) podem ser vistas como respostas à política centralizadora do Império, que restringia a autonomia financeira e administrativa das províncias
d) em sua maioria, eram revoltas lideradas pelos grandes proprietários de terras e exigiam uma posição mais forte e centralizadora do governo imperial


22. (Mackenzie) Do ponto de vista político podemos considerar o período regencial como:
a) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país.
b) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política foram amplamente atendidas.
c) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840.
d) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares.
e) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na regência.

23. (Fuvest) O período regencial foi politicamente marcado pela aprovação do Ato Adicional que:
a) criou o Conselho de Estado.
b) implantou a Guarda Nacional.
c) transformou a Regência Trina em Regência Una.
d) extinguiu as Assembléias Legislativas Provinciais.
e) eliminou a vitaliciedade do Senado.

24. (Fuvest) A Sabinada, que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838,
a) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebeliões do período.
b) foi uma rebelião contra o poder instituído no Rio de Janeiro que contou com a participação popular.
c) assemelhou-se à Guerra dos Farrapos, tanto pela postura anti-escravista quanto pela violência e duração da luta.
d) aproximou-se, em suas proposições políticas, das demais rebeliões do período pela defesa do regime monárquico.
e) pode ser vista como uma continuidade da Rebelião dos Alfaiates, pois os dois movimentos tinham os mesmos objetivos.

25. (Cesgranrio) O período regencial brasileiro (1831/1840) foi marcado por revoltas em quase todas as províncias do Império, em meio às lutas políticas entre os membros da classe dominante.  Uma das tentativas de superação desses conflitos foi a aprovação, pelo Parlamento, do Ato Adicional de 1834, que se caracterizava por:
a) substituir a Regência Una pela Regência Trina.
b) fortalecer o Legislativo e o Judiciário.
c) conceder menor autonomia às Províncias.
d) extinguir os Conselhos Provinciais.
e) estimular o desenvolvimento econômico regional.

26. (G1) Entre os grupos políticos que figuraram no Período Regencial, o grupo dos ______________ defendia a volta de D. Pedro I e era formado por ______________ .

Completa a frase acima:
a) liberais - fazendeiros;
b) conservadores - republicanos;
c) republicanos - abolicionistas;
d) restauradores - portugueses;
e) exaltados - comerciantes.

27. (G1) As revoltas do período regencial de caráter popular, ocorridas respectivamente no Maranhão e no Pará, foram:
a) Farrapos e Praieira;
b) Canudos e Contestado;
c) Balaiada e Cabanagem;
d) Sabinada e Alfaiates;
e) Confederação do Equador e Praieira.

28. (G1) O Ato Adicional de 1834, estabeleceu reformas na Constituição de 1824, entre as quais NÃO podemos destacar:
a) a criação da Guarda Nacional;
b) a substituição da regência trina pela regência una;
c) a autonomia dada às províncias, com a criação das Assembléias Legislativas;
d) a criação do município neutro do Rio de Janeiro;
e) eleições para regente, para um mandato de quatro anos.

29. (G1) Destacou-se por conter as revoltas provinciais, ganhando o título de "O Pacificador":
a) Diogo Antônio Feijó;
b) Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias;
c) Araújo Lima;
d) José Bonifácio;
e) Cipriano Barata.

30. (Faap) Movimento que pretendia proclamar a República Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D. Pedro. Com a maioridade, seria abolida a República e a Bahia integrar-se-ia ao Império - 1837.
a) Farroupilha
b) Balaiada
c) Sabinada
d) Cabanagem
e) Revolta Praieira

31. (Faap) Revolta de cunho popular: população pobre da região. Chegam a tomar Belém e assumem o governo 1835 -1836.

1Ž governo cabano: Félix Clemente Malcher;
2Ž governo cabano: Francisco Vinagre;
3Ž governo cabano: Eduardo Angelim.
Movimento reprimido pelo general Soares Andréia.
a) Farroupilha
b) Balaiada
c) Sabinada
d) Revolta Praieira
e) Cabanagem

32. (Cesgranrio) "O período regencial que se iniciou em 1831 teve no Ato Adicional de 1834 um alento de abertura e um ensaio de um regime menos centralizado. Para os monarquistas conservadores, a Regência foi uma 'verdadeira' república, que mostrou sua ineficiência. Tal período é caracterizado como sendo de CRISE."
Segundo o texto, pode-se dizer que a crise ocorreu porque:
a) a descentralização era um desejo antigo dos conservadores.
b) a centralização "encarnava" bem o espírito republicano.
c) a partilha do poder não se coadunava com o espírito republicano.
d) a descentralização provocou a reação dos meios conservadores.
e) a descentralização se opunha aos princípios liberais.

33. (Ufrs) Entre as medidas liberais determinadas pelo Ato Adicional de 1834, encontra-se a
a) instituição do poder Moderador.
b) convocação de Assembléia Constituinte para elaboração de novo projeto constitucional.
c) eleição de uma Regência Trina Provisória em substituição ao Imperador Pedro I.
d) criação de Assembléias Legislativas Provinciais.
e) extensão do voto para todos os brasileiros.

34. (Unirio) O período regencial (1831 -1840) foi marcado, na história do Império brasileiro, por grave instabilidade política, como se observa no(a):
a) reforço da política centralizadora que permitiu o fim das rebeliões provinciais.
b) envolvimento do Império em confronto com os países platinos.
c) caráter restaurador de diversas revoluções como a Farroupilha.
d) vitória do movimento regressista, que levou à revisão do Ato Adicional.
e) oposição dos setores liberais às reformas implantadas pelo Ato Adicional.

35. (Pucmg) Com a abdicação de D. Pedro I, o Brasil entra no período denominado regencial (1831/40), caracterizado por, EXCETO:
a) intensa agitação social, expressa nas rebeliões ocorridas em vários pontos do país.
b) diminuição da interferência britânica na economia no pós-1827, época do término dos tratados comerciais de 1810.
c) fortalecimento do poder político dos senhores de terra, com a criação da Guarda Nacional.
d) dificuldades econômicas geradas pela ausência de um produto agrícola de exportação.
e) agravamento da crise financeira com a utilização de recursos em campanhas militares desvantajosas, como a Guerra da Cisplatina.

36. (Unirio) A consolidação do Império foi marcada por várias rebeliões, que, representando grupos, regiões e interesses diversificados, ameaçaram o Estado Imperial.
Assinale a opção que associa uma dessas rebeliões ocorridas durante o Império com o que foi afirmado acima:
a) A Cabanagem, no Grão-Pará, expressou a reação dos comerciantes locais contra o monopólio do comércio.
b) A Praieira, em Pernambuco, foi a mais importante manifestação do Partido Restaurador.
c) A Sabinada, na Bahia, teve origem na mais importante rebelião popular e de escravos do período.
d) A Balaiada, no Maranhão, apesar da sua fidelidade monárquica, representou o ideal federal da oligarquia.
e) A Farroupilha, no Rio Grande, foi a mais longa rebelião republicana e federalista, expressando ideais dos proprietários gaúchos.

37. (Uff) Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicação de D. Pedro I, em 1831, resultou na formação de governos regenciais que, até 1840, enfrentaram inúmeras dificuldades para manter a integridade territorial do Império.  Entre as várias rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela diversidade social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos a quilombolas.
A revolta mencionada denomina-se:
a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês
e) Praieira

38. (Ufmg) Os governos regenciais no Brasil (1831-1840) se caracterizaram por
a) buscar a afirmação do poder político central para satisfazer os exaltados.
b) fortalecer o poder político do Imperador, ao promover o Golpe da Maioridade.
c) promover a descentralização, o que gerou diversas revoltas regionais.
d) satisfazer o desejo dos moderados, que buscavam a restauração da monarquia.


39. (Fuvest) A descentralização política do Brasil, no período regencial, resultou em:
a) deslocamento das atividades econômicas para a região centro-sul, através de medidas de favorecimento tributário.
b) ampla autonomia das províncias, de acordo com um modelo que veio a ser adotado, mais tarde, pela Constituição de 1891.
c) revoluções e movimentos sediciosos, que exigiam um modelo centralizador, em benefício das várias regiões do país.
d) revoluções e movimentos sediciosos, exigindo que o futuro D. Pedro II assumisse o trono para reduzir a influência do chamado "partido português".
e) autonomia relativa das províncias, favorecendo o poder das elites regionais mais significativas.

40. (Unesp) "O quadro político é evidentemente alterado com a nova ordem: quem fazia oposição ao governo se divide em dois grandes grupos - o dos moderados, que estão no poder; os exaltados, que sustentam teses radicais, entre elas a do federalismo, com concessões maiores às Províncias. Outros, deputados, senadores, Conselheiros de Estado, jornalistas..., permanecem numa atitude de reserva, de expectativa crítica.  Deles, aos poucos surgem os restauradores ou caramurus..."

                                (Francisco lglésias, BRASIL SOCIEDADE DEMOCRÁTICA.)

O texto refere-se à nova ordem decorrente
a) da elaboração da Constituição de 1824.
b) do golpe da maioridade.
c) da renúncia de Feijó.
d) da abdicação de D. Pedro I.
e) das revoluções liberais de 1842.

41. (Uel) "...valorizava-se novamente o município, que fora esquecido e manietado durante quase dois séculos. Resultava a nova lei na entrega aos senhores rurais de um poderoso instrumento de impunidade criminal, a cuja sombra renascem os bandos armados restaurando o caudilhismo territorial (...). O conhecimento de todos os crimes, mesmo os de responsabilidade (...), pertencia à exclusiva competência do Juiz de Paz. Este saía da eleição popular, competindo-lhe ainda todas as funções policiais e judiciárias: expedições de mandatos de busca e seqüestro, concessão de fianças, prisão de pessoas, ..."

Em relação ao período regencial brasileiro, o texto refere-se
a) ao Ato Adicional.
b) à Lei de Interpretação.
c) ao Código de Processo Criminal.
d) à criação da Guarda Nacional.
e) à instituição do Conselhos de Províncias.

42. (Ufpr) O imperador D. Pedro I abdicou em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, em 7 de abril de 1831. Devido à menoridade do príncipe, seguiu-se o chamado período Regencial (1831-1840). Sobre este período, é correto afirmar:

(01) D. Pedro I renunciou porque não atendia mais aos interesses brasileiros, após envolver-se em fatos como a dissolução da Constituinte, a repressão violenta à Confederação do Equador e a sucessão portuguesa.
(02) De seu início até 1837, a Regência pode ser considerada uma experiência autoritária e unificadora que restringiu, ainda mais, a autonomia das províncias.
(04) O período que se iniciou com a abdicação foi um dos mais agitados do Império Brasileiro, com a eclosão de inúmeras revoltas, como a Cabanagem, no Pará, a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, a Sabinada, na Bahia, e a Balaiada, no Maranhão.
(08) A Guarda Nacional, criada pelo padre Diogo Antônio Feijó, em 1831, reforçou o poder dos latifundiários, tornando-os representantes locais dos interesses do governo central.
(16) A Constituição Imperial, outorgada em 1824, foi reformulada em parte pelo Ato Adicional de 1834 que, entre outras medidas, criou as Assembléias Legislativas provinciais e transformou a Regência Trina em Regência Una e eletiva.

Soma (       )

43. (Cesgranrio) A instabilidade política foi a marca mais significativa do período regencial na história do império brasileiro, quando estava em disputa a definição do modelo político do país, como sugere o(a):
a) projeto liberal da regência eletiva e da maior autonomia das Províncias assegurada pelo Ato Adicional.
b) rebelião nas províncias do norte, como a Cabanagem e a Balaiada, reflexo do apoio das oligarquias locais à política conservadora das Regências.
c) força do movimento restaurador, já que a monarquia era vista pelos liberais como a garantia da continuidade das estruturas econômicas como a escravidão.
d) estratégia da elite em mobilizar as camadas populares para pressionar por reformas sociais prometidas desde a Independência.
e) preponderância da burocracia do Conselho de Estado no comando do governo.

44. (Uel) Por ocasião da renúncia de D. Pedro I, 1831, conforme o estabelecido na Constituição de 1824, organizaram-se Governos Regenciais. O período de transição regencial caracterizou-se
a) pelo ato Adicional de 1834, que aboliu o voto censitário.
b) pelo banimento da Família Imperial e rebeliões.
c) pela instabilidade política e agitações sociais.
d) pelo superávit crescente na balança comercial.
e) pela desativação da poderosa Guarda Nacional.

45. (Ufpb) Sobre as insurreições ocorridas durante o Período Regencial e o II Reinado, relacione o movimento social à esquerda com sua característica à direita.

(1) Praieira
(2) Balaiada
(3) Sabinada
(4) Farroupilha
(5) Cabanagem

(    ) Rebelião iniciada em 1835 na província do Grão-Pará, que levou as camadas populares ao poder.
(    ) Revolta ocorrida na Bahia em 1837, com predominância das camadas médias urbanas de Salvador.
(    ) Revolta de sertanejos (vaqueiros e camponeses) e negros escravos, que abalou o Maranhão de 1838 e 1841.
(    ) A mais longa revolta da história do Império brasileiro, ocorrida no Rio Grande do Sul, de 1835 a 1845.

O preenchimento dos parênteses está sequenciadamente correto em:
a) 1, 3, 4, 2
b) 2, 1, 4, 5
c) 5, 3, 2, 4
d) 3, 4, 1, 2
e) 1, 2, 3, 4

46. (Ufrs) A frase "Mui leal e valorosa", existente na bandeira da capital do Rio Grande do Sul, foi uma homenagem ao fato de que a administração de Porto Alegre
a) representou a corte do Rio de Janeiro durante a maior parte do movimento dos farrapos.
b) ocupou terras no extremo sul do Brasil, em nome do rei de Portugal.
c) comandou as tropas nas lutas com os vizinhos platinos, nas guerras de demarcações de fronteiras.
d) conquistou, para a cidade, a condição de ponto mais importante da política externa do Império do Brasil.
e) planejou a operação militar que culminou na destruição dos Sete Povos das Missões.

47. (Ufrn) A Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha (1835-1845) eclodiu como uma reação ao(s):
a) pesados impostos cobrados pela Coroa, que diminuíam a capacidade de concorrência dos produtos gaúchos, especialmente do charque.
b) regime de propriedade das terras gaúchas, que favorecia a concentração da posse de latifúndios nas mãos dos nobres ligados à Corte.
c) intensos movimentos do exército imperial no Rio Grande do Sul, que limitavam a atuação política dos estancieiros gaúchos.
d) sistema de representação eleitoral, que excluía a possibilidade de participação política das camadas populares da sociedade gaúcha.


48. (Fei) O equilíbrio federativo brasileiro vem sendo discutido no Congresso Nacional e entre os estudiosos do sistema político brasileiro. A construção da federação brasileira foi obra da República em nosso país, já que, no Império, vivíamos um período de centralismo bastante acentuado. No entanto, mesmo naquele momento a discussão e os embates acerca da maior ou da menor centralização do poder estavam em pauta. Acerca da questão centralização x descentralização no período imperial é correto afirmar que:
a) a defesa do ideal descentralista era feita pelo Partido Conservador
b) o grande número de rebeliões ocorridas no Período Regencial tiveram como causa fundamental a defesa da maior liberdade para as províncias
c) a maior liberdade das províncias no período do Segundo Reinado foi obra do Conselho de Estado
d) poucas foram as manifestações a favor da descentralização política no final do Império
e) a defesa do descentralismo encontrava adeptos principalmente entre os membros da elite do Rio de Janeiro e da Bahia

49. (Ufv) "Nas Revoltas subseqüentes à abdicação, o que aparecia era o desencadeamento das paixões, dos instintos grosseiros da escória da população; era a luta da barbaridade contra os princípios regulares, as conveniências e necessidades da civilização. Em 1842, pelo contrário, o que se via à frente do movimento era a flor da sociedade brasileira, tudo que as províncias contavam de mais honroso e eminente em ilustração, em moralidade e riqueza."
            (TIMANDRO. "O libelo do povo", 1849)

O texto anterior estabelece uma comparação entre a composição social das rebeliões do início do período regencial e da revolução liberal de 1842. Essa visão refletia as distorções do ponto de vista da elite senhorial escravista ao julgar os movimentos populares. Historicamente, a CABANAGEM e a BALAIADA são consideradas:
a) grandes revoltas de escravos, liberadas por Zumbi dos Palmares.
b) revoltas contra a dominação da metrópole portuguesa, no contexto da crise do antigo sistema colonial.
c) revoltas de proprietários brancos, contrários à centralização política em torno da pessoa do Imperador.
d) conflitos raciais e de classe, envolvendo índios, vaqueiros, negros livres e escravos.
e) rebeliões sociais que, com o apoio dos militares, pretendiam a proclamação da república e o fim da monarquia.

50. (Uel) No governo do regente Araújo Lima (1837-1840) foi aprovada a Lei de Interpretação ao Ato Adicional. Esta lei
a) modificava alguns pontos centrais da Constituição vigente, extinguindo o Conselho de Estado, mas conservando o Poder Moderador e a vitaliciedade do Senado.
b) buscava a centralização como forma de enfrentar os levantes provinciais que ameaçavam a ordem estabelecida, limitando os poderes das Assembléias Legislativas Provinciais.
c) criava o Município Neutro do Rio de Janeiro, território independente da Província, como sede da administração central, propiciando a centralização política.
d) revelava o caráter liberal dos Regentes, suspendendo o exercício do Poder Moderador pelo governo, eixo da centralização política no Primeiro Reinado.
e) restabelecia os poderes legislativos dos Conselhos Municipais, colocando nas mãos dos conselheiros o direito de governar as Províncias.

GABARITO – 1ª PARTE
1. [C]
2. 04 + 16 = 20
3. 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59
4. [A]
5. 01 + 08 + 16 + 32 = 57
6. V V V F F
7. [A]
8. [E]
9. V F V F
10. [C]
11. [B]
12. [E]
13. [E]
14. [C]
15. [D]
16. [C]
17. [E]
18. [B]
19. [A]
20. [E]
21. [C]
22. [D]
23. [C]
24. [B]
25. [B]
26. [D]
27. [C]
28. [A]
29. [B]
30. [C]
31. [E]
32. [D]
33. [D]
34. [D]
35. [B]
36. [E]
37. [B]
38. [C]
39. [E]
40. [D]
41. [C]
42. 01 + 04 + 08 + 16 = 29
43. [A]
44. [C]
45. [C]
46. [A]
47. [A]
48. [B]
49. [D]
50. [B]

2ª PARTE

01. (MACKENZIE) Do ponto de vista político, podemos considerar o Período Regencial como:

a) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país;
b) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas;
c) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840;
d) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições daselites, classe média e camadas populares;
e) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao Imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na Regência.
02. Durante o Período Regencial:

a) A monarquia imperial foi extinta, instaurando-se em seu lugar uma república Federalista.
b) Os regentes governaram de forma absoluta, fazendo uso indiscriminado do Poder Moderador.
c) As facções federalistas criaram a Guarda Nacional, um eficiente instrumento militar de oposição ao Exército regular da Regência.
d) Nenhum regente fez uso do Poder Moderador, o que, de certa maneira, permitiu a prática do Parlamentarismo.
e) As camadas populares defenderam a proclamação de República e a extinção da escravidão.

03. (UFGO) O Período Regencial apresentou as seguintes características, menos:

a) Durante as Regências surgiram nossos primeiros partidos políticos: o Liberal e o Conservador.
b) O Partido Liberal representava as novas aspirações populares, revolucionárias e republicanas.
c) Foi um período de crise econômica e social que resultou em revoluções como a Cabanagem e a Balaiada.
d) Houve a promulgação do Ato Adicional à Constituição, pelo qual o regente passaria a ser eleito diretamente pelos cidadãos com direito de voto.
e) Formaram-se as lideranças políticas que teriam atuação marcante no II Reinado.

04. (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831 – 1840), é incorreto afirmar que:

a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;
b) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una;
c) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros;
d) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia;
e) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.

05. (UFS) ” … desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar que lhe compete …”

Na evolução histórica brasileira, pode-se associar as idéias do texto à:
a) Sabinada
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Guerra dos Emboabas
e) Confederação do Equador
06. “Em 1835, o temor da “haitianização” que já era comum entre muitos políticos do Primeiro Reinado, cresceu ainda mais depois da veiculação da estarrecedora notícia: milhares de escravos se amotinaram a ameaçavam tomar a capital da província.”

O texto acima trata da:

a) Balaiada ocorrida no Maranhão;
b) Revolta dos Quebra-Quilos, verificada em Alagoas;
c) Abrilada, detonada no Rio de Janeiro;
d) Revolta dos Malês, ocorrida na Bahia;
e) Revolta do “Maneta”, destravada em Pernambuco.
07. (MACKENZIE) Marque a alternativa que completa corretamente o texto seguinte:

As causas da ___________ eram anunciadas por Bento Gonçalves no manifesto de 29 de agosto de 1838, denunciando as altas tarifas sobre os produtos regionais: ouro, sebo, charque e graxa, política esta responsável pela separação da província de São Pedro do Rio Grande do Sul da Comunidade Brasileira.”

a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Sabinada
e) Confederação do Equador

08. (UCSAL) Durante as primeiras décadas do Império, a Bahia passou grande agitação política e social. Ocorreram várias revoltas contra a permanência de portugueses que haviam lutado contra os baianos na Guerra da Independência. Entre as revoltas a que o texto se refere pode-se destacar, a:

a) Farroupilha
b) Praieira
c) Balaiada
d) Cabanagem
e) Sabinada

09. (FUVEST) A Sabinada que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838:

a) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebeliões do período;
b) foi uma rebelião contra o poder instituído no Rio de Janeiro que contou com a participação popular;
c) assemelhou-se à Guerra dos Farrapos, tanto pela posição anti-escravista quanto pela violência e duração da luta;
d) aproximou-se, em suas proposições políticas, das demais rebeliões do período pela defesa do regime monárquico;
e) pode ser vista como uma continuidade da Rebelião dos Alfaiates, pois os dois movimentos tinham os
mesmos objetivos.

10. (UMC) O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:

a) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais;
b) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social;
c) a melhor saída para impedir que o Partido Liberal dominasse a política nacional;
d) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão;
e) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

11. (PUC-RS) O Período Regencial, iniciado com a abdicação de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovação da maioridade de D. Pedro II (1840), caracterizou-se pela:

A) normalidade democrática, superadas as várias revoltas ocorridas contra o autoritarismo de D. Pedro I;
B) instabilidade política, gerada por revoltas ocorridas nas províncias, que reivindicavam maior autonomia;
C) proclamação de uma República Provisória, com a eleição direta dos Regentes para um mandato de quatro anos;
D) revogação da Constituição de 1824, de caráter autoritário, e convocação de uma nova Assembléia Constituinte no Brasil;
E) elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves pois, com a morte de D. João VI, D. Pedro I herdou o trono de Portugal de seu pai.

12) (UNIFOR/CE) Analise o mapa que indica os locais onde explodiram as principais rebeliões durante o período regencial:

COSTA Luis C.A. MELLO; Leonel I.A. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999. p. 175. Sobre os movimentos indicados no mapa pode-se afirmar que:

A) para além das disputas partidárias e das crises institucionais, as raízes das revoltas podiam ser encontradas no regime escravista, na pobreza urbana e no abandono do sertão;
B) de modo geral, todos os movimentos possuíam caráter político-ideológico sobre uma base social definida: a defesa dos ideais de igualdade e de liberdade dos escravos negros do país;
C) embora houvesse divergências entre os grupos participantes, o sucesso dos movimentos promoveu transformações sociais significativas, sobretudo quanto ao latifúndio e à escravidão;
D) o quadro social era favorável à radicalização política, canalizada para a rebelião pelos liberais exaltados, incentivados pelos fazendeiros e por setores populares descontentes com os regentes;
E) na ameaça à ordem reinante e no risco à fragmentação político-territorial do país encontram-se as origens dos movimentos insurrecionais contra o governo central e as autoridades locais.

13) (UEL/PR) Com a abdicação de D. Pedro I, configuraram-se três tendências políticas que se debateram durante todo o Período Regencial. Estamos nos referindo aos:

A) progressistas, positivistas e liberais;
B) republicanos, conservadores e regressistas moderados;
C) restauradores ou caramurus, moderados ou chimangos e exaltados ou farroupilhas;
D) republicanos ou jurujubas, positivistas ou regressistas e liberais ou moderados;
E) independentistas, monarquistas e regencistas.

14) (UFSC/SC) Indique a(s) proposição(ões) verdadeira(s) que se relaciona(m) com o Período Regencial, ocorrido no Brasil (1831-1840):
1 - O governo permaneceu sob controle dos portugueses.
2 - O Brasil viveu momentos de instabilidade política, com inúmeras rebeliões.
4 - Os regentes extinguiram a Constituição do Império.
8 - Os militares proclamaram a República do Brasil.
SOMATÓRIA (______)

15) (UFMG) O período compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e o Golpe da Maioridade propiciou:

A) o fortalecimento do Exército, que adquire, a partir de então, preponderante papel político;
B) o acirramento das posições relativas ao centralismo e descentralismo político-administrativo;
C) a participação efetiva da Igreja nas questões relativas ao sistema escravocrata;
D) a consolidação, em nível político, dos partidos Liberal e Conservador;
E) a formação dos primeiros núcleos de propaganda do Partido Republicano.

16) (CEFET/PR) Durante o período da menoridade de D. Pedro II, podemos dizer que:

A) o café teve grande surto de progresso com maiores exportações do que no período anterior;
B) o café teve grande declínio na produção e exportação;
C) o café não era produto de expressão econômica da época;
D) o alicerce econômico da época era a mandioca;
E) as bases econômicas da época eram o tabaco e a pecuária.

17) (UNB) As principais alterações introduzidas pelo Ato Adicional de 1834 à Constituição do Império foram:

A) maior autonomia para os estados e criação do Conselho de Estado;
B) maior autonomia para as Províncias e criação da Regência Trina;
C) maior autonomia para as províncias e criação da Regência Una;
D) maior autonomia para os regentes e criação do Conselho de Estado;
E) maior autonomia para o Conselho e extinção das regências.

18) (PUC-PR) A Cabanagem, Balaiada, Guerra dos Farrapos e Sabinada ocorreram, respectivamente, nas Províncias do:

A) Pará, Pernambuco, Maranhão, Bahia;
B) Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais;
C) Maranhão, Pará , Rio Grande do Sul, Bahia;
D) Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia;
E) Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Ceará.

19) (UCS/RS) Ao longo do Primeiro Reinado e do Período Regencial (1822 - 1840), a unidade do Império Brasileiro foi várias vezes ameaçada por movimentos armados desencadeados em vários pontos do território nacional.

Assinale a alternativa correta acerca desses movimentos:

A) Sabinada (1837 - 1838), na Bahia, Balaiada (1838 - 1841), no Maranhão, e Farroupilha (1835 - 1845), no Rio Grande do Sul, foram algumas das lutas que tiveram em comum as seguintes reivindicações: estabelecimento de um sistema monárquico descentralizado; transformações na estrutura fundiária, através de uma reforma agrária; abolição da escravatura e defesa dos interesses das camadas populares.
B) Em 1848 eclodiu uma rebelião em Pernambuco, conhecida como Revolta Praieira, que, diferentemente das demais ocorridas no mesmo período, foi influenciada por idéias do pensamento socialista europeu. Os revoltosos, denominados praieiros, defendiam um programa avançado para a época: a rejeição da propriedade privada e a formação de comunidades auto-suficientes.
C) A Guerra dos Farrapos, também conhecida como Revolução Farropilha, foi a mais longa guerra civil brasileira, estendendo-se por cerca de dez anos (1835 - 1845) e chegando a separar a Região Sul do resto do País. Colocou frente a frente, em violentos combates, as forças comandadas pelos estancieiros gaúchos e as tropas do governo imperial, que era acusado de prejudicar os negócios da Província do Rio Grande do Sul.
D) As revoltas do Período Regencial apresentaram pontos comuns. Entre eles, podem ser citados os interesses defendidos (todas lutaram pelo fim da escravidão e defendiam os interesses das camadas populares) e o objetivo pretendido em relação ao governo central (eram unânimes na idéia de separar, do restante do território brasileiro, as respectivas regiões onde ocorreram as revoltas).
E) As revoltas regenciais podem ser explicadas pelas lutas entre os agrupamentos liberais e socialistas das classes dominantes, que estimularam o surgimento de movimentos sociais nas diversas províncias do território brasileiro. Apesar disso, essas revoltas não se constituíram numa ameaça à sólida unidade do Império e à ordem social escravocrata.

20) (UFF/RJ) O Período Regencial, compreendido entre 1831 a 1840, foi marcado por grande instabilidade, causada pela disputa entre os grupos políticos para o controle do Império e também por inúmeras revoltas, que assumiram características bem distintas entre si. Em 1838, eclodiu, no Maranhão, a Balaiada, somente derrotada três anos depois.
Pode-se dizer que esse movimento:

A) contou com a participação de segmentos sertanejos – vaqueiros, pequenos proprietários e artesãos – opondo-se aos bem-te-vis, em luta com os negros escravos rebelados, que buscavam nos cabanos apoio aos seus anseios de liberdade;
B) foi de revolta das classes populares contra os proprietários. Opôs os balaios (sertanejos) aos grandes senhores de terras em aliança com escravos e negociantes;
C) foi, inicialmente, o resultado das lutas internas da Província, opondo cabanos (conservadores) a bem-te-vis (liberais), aprofundadas pela luta dos segmentos sertanejos liderados por Manuel Francisco dos Anjos, e pela insurreição de escravos, sob a liderança do Negro Cosme, dando características populares ao movimento;
D) lutou pela extinção da escravidão no Maranhão, pela instituição da República e pelo controle dos sertanejos sobre o comércio da carne verde e da farinha – então monopólio dos bem-te-vis, sendo o seu caráter multiclassista a razão fundamental de sua fragilidade;
E) sofreu a repressão empreendida pelo futuro Duque de Caxias, que não distinguiu os diversos segmentos envolvidos na Balaiada, ampliando a anistia decretada pelo governo imperial, em 1840, aos balaios e aos negros de Cosme, demonstrando a vontade do Império de reintegrar, na vida da província, todos os que haviam participado do movimento.

21) (MACKENZIE) Do ponto de vista político, podemos considerar o Período Regencial como:
A) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país;
B) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas;
C) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840;
D) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares;
E) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao Imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na Regência.

22) (UFGO) O Período Regencial apresentou as seguintes características, menos:

A) Durante as Regências surgiram nossos primeiros partidos políticos: o Liberal e o Conservador.
B) O Partido Liberal representava as novas aspirações populares, revolucionárias e republicanas.
C) Foi um período de crise econômica e social que resultou em revoluções como a Cabanagem e a Balaiada.
D) Houve a promulgação do Ato Adicional à Constituição, pelo qual o regente passaria a ser eleito diretamente pelos cidadãos com direito de voto.
E) Formaram-se as lideranças políticas que teriam atuação marcante no II Reinado.

23) (UMC) O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a imperador do Brasil, foi justificado como sendo:

A) uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas rebeliões provinciais;
B) o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento econômico e social;
C) a melhor saída para impedir que o Partido Liberal dominasse a política nacional;
D) a forma mais viável para o governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão;
E) uma estratégia para impedir a instalação de um governo ditatorial e simpatizante do socialismo utópico.

24) (FUVEST) A Sabinada que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838:

A) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebeliões do período;
B) foi uma rebelião contra o poder instituído no Rio de Janeiro que contou com a participação popular;
C) assemelhou-se à Guerra dos Farrapos, tanto pela posição anti-escravista quanto pela violência e duração da luta;
D) aproximou-se, em suas proposições políticas, das demais rebeliões do período pela defesa do regime monárquico;
E) pode ser vista como uma continuidade da Rebelião dos Alfaiates, pois os dois movimentos tinham os
mesmos objetivos.

25) UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831 - 1840), é incorreto afirmar que:

A) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;
B) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una;
C) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros;
D) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia;
E) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.

26) (UFPI) Não representa uma fase do período regencial do Brasil:

A) Regência Trina Provisória
B) Regência Trina Permanente
C) Regências Unas
D) Regência Trina monárquica
E) Todas as alternativas representa uma fase do período regencial do Brasil.

27) (UFPA) Depois da abdicação de D.Pedro I até o ano de 1834, a vida política do Brasil foi dominada por grupos políticos que disputavam o poder, dentre os citados abaixo qual NÃO representa um grupo político dessa época?

A) Restauradores
B) Liberais Exaltados
C) Liberais moderados
D) Progressistas
E) Todas as alternativas representa um grupo político do período regencial do Brasil.

28) Aponte qual era a principal questão que deu início às rebeliões regenciais:

A) O interesse das províncias em promover o retorno de D. Pedro I ao poder.
D) A exigência popular em tornar o Brasil independente de Portugal.
C) Disputas políticas entre as elites e as condições de pobreza da maior parte dos brasileiros.
D) A tentativa portuguesa em restabelecer o seu monopólio colonial sobre o Brasil.

29) (UFRJ) A criação da Guarda Nacional, em 1831, durante o governo regencial, teve como um de seus objetivos.

A) Apoiar o governo de Pedro I na consolidação da independência.
B) defender a integridade das fronteiras ameaçadas de invasão
C) Conter as agitações e amotinações que ameaçavam a Nação
D) Combater a influência da aristocracia rural na vida política.

30) O período regencial no Brasil (1830-1840) foi um dos mais agitados da história política do país. Foram questões centrais do debate político que marcaram esse período, EXCETO:

A) a questão do grau de autonomia das províncias.
B) a preocupação com a unidade territorial brasileira.
C) os temas da centralização e descentralização do poder.
D) o acirramento das discussões sobre o processo abolicionista.

31. Após a abdicação de D.Pedro I, a vida política do país foi dominada por três grupos políticos que disputavam o poder. Dentre esses grupos o que tinha como objetivo a luta pela volta de D.Pedro I ao poder e defendiam um regime absolutista e centralizado era:
a) Restauradores
b) Liberados
c) liberais exaltados
d) exaltados
e) liberais moderados

32. Eram favoráveis a um governo forte e centralizado no Rio de Janeiro, mas estavam dispostos a fazer concessões aos liberais exaltados, como delegar maior autonomia administrativa às províncias:
a) os Regressistas
b) os Progressistas
c) os Monarquistas
d) os Parlamentaristas
e) os socialistas

33. Compreende as regências do padre Diogo Antônio Feijó, de 1835 a 1837, e de Araújo Lima, de 1838 a 1840:
a) Regência Trina Provisória
b) Regência Trina Permanente
c) Regências Unas
d) Regências Conservadoras
e) Regência Liberal

34. Lei criada em 12 de maio de 1840 que reduzia o poder das províncias e subordinava os órgãos da polícia e da justiça ao poder central:
a) Regência Adicional
b) Lei do Avanço Liberal
c) Lei Unas
d) Lei luzias
e) lei interpretativa do Ato adicional

35. Ocorreu no Rio Grande do Sul e foi a mais longa revolta da história do Brasil, durando 10 anos, de 1835 a 1845:
a) A cabanagem
b) Guerra dos farrapos
c) A sabinada
d) A balaiada
e) Revolta dos Malês

36. O Período Regencial (1831-1840) foi marcado por uma série de revoltas em vários pontos do Brasil. Sobre as revoltas ocorridas no Período Regencial, indique qual das alternativas abaixo está incorreta:
a) Balaiada, no Maranhão.
b) Sabinada, na Bahia.
c) Inconfidência Mineira, em Minas Gerais.
d) Revolta Farroupilha, no Sul do país.

37. (UEL-PR) “[...] explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil [...]. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder.”

Ao texto podem-se associar:
a) a Regência e a Cabanagem.
b) o Primeiro Reinado e a Praieira.
c) o Segundo Reinado e a Farroupilha.
d) o Período Joanino e a Sabinada.
e) a abdicação e a Noite das Garrafadas.

38. (MACKENZIE) Do ponto de vista político, podemos considerar o Período Regencial como:
a) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país;
b) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas;

c) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840;
d) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições daselites, classe média e camadas populares;
e) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao Imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na Regência.

39. (UFGO) O Período Regencial apresentou as seguintes características, menos:
a) Durante as Regências surgiram nossos primeiros partidos políticos: o Liberal e o Conservador.
b) O Partido Liberal representava as novas aspirações populares, revolucionárias e republicanas.
c) Foi um período de crise econômica e social que resultou em revoluções como a Cabanagem e a Balaiada.
d) Houve a promulgação do Ato Adicional à Constituição, pelo qual o regente passaria a ser eleito diretamente pelos cidadãos com direito de voto.
e) Formaram-se as lideranças políticas que teriam atuação marcante no II Reinado.

40. (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831 - 1840), é incorreto afirmar que:
a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;
b) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una;
c) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros;
d) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia;
e) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.


GABARITO – 2ª PARTE
1
2
3
4
5
D
D
B
A
C
6
7
8
9
10
D
C
E
B
A
11
12
13
14
15
B
A
C
2
B
16
17
18
19
20
A
C
D
C
C
21
22
23
24
25
D
B
A
B
A
26
27
28
29
30
D
D
C
C
D
31
32
33
34
35
A
B
C
E
B
36
37
38
39
40
C
A
D
B
A