Uso do Que e do Se - 8 Exercícios com gabarito

1. Indique o período em que o SE funciona como sujeito:
a) Lutou-se bravamente.
b) Agitam-se as ondas do mar.
c) A moça sentiu-se desfalecer lentamente.
d) Sabe-se que hoje não mais choverá.
e) Esses homens se odeiam.

2. (UEPG – PR) – Classifique o SE na oração: “Ele queixou-se dos maus-tratos recebidos.”
a) Parte integrante do verbo.
b) Conjunção condicional.
c) Pronome apassivador. PA
d) Símbolo de indeterminação do sujeito. PIS
e) Conjunção integrante.

3. (UFPR) – Qual é a função do SE em “Não sei se ela vem”?
a) conjunção subordinativa condicional.
b) conjunção subordinativa integrante.
c) partícula expletiva (de realce).
d) pronome pessoal.
e) conjunção subordinativa concessiva.

4. (FAAP – SP) – Assinale a frase na qual o SE não é pronome apassivador e nem índice de indeterminação do sujeito:
a) Estudou-se este assunto.
b) Ela se suicidou ontem.
c) Falou-se muito sobre aquela festa.
d) Aos inimigos não se estima.
e) Fizeram-se reformas na casa.

5. (UNESP) – “Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição da família, célula da sociedade.” O trecho destacado é:
a) complemento nominal.
b) vocativo.
c) agente da passiva.
d) objeto direto.
e) aposto.

6. (UEM – PR) – O Brasil jovem está curtindo o vestibular.
Os termos destacados, no período acima, são respectivamente:
a) adjunto adverbial e objeto direto.
b) predicativo do sujeito e objeto direto.
c) adjunto adnominal e complemento nominal.
d) adjunto adnominal e objeto direto.
e) adjunto adverbial e predicativo do sujeito.

7. (UFSCAP – SP) – Ele gostava de vinhos bons. O termo destacado é:
a) objeto indireto.
b) predicativo do sujeito.
c) agente da passiva.
d) sujeito.

8. (UMC/MOJI – SP) – Indique o vocábulo que muda de sentido no plural:
a) fóssil
b) féria
c) réptil
d) cânon
e) broto



GABARITO
1-C/2- A/3- B/4 – B/5 – E/6 – D/7- A/8 - B