Dicas para se preparar para as provas do Enem 2016

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de serem provas para avaliar o conhecimento, são consideradas também teste de resistência física e equilíbrio emocional por isso estão aí algumas dicas:

Resolver questões de provas anteriores, a partir de 2009.
Quanto mais o estudante treina, mais se familiariza com o tipo de questão do Enem. O Enem não cobra tanto os detalhes de memorização, é mais uma questão de compreensão e de raciocínio lógico. A sugestão é que resolvam provas e mais provas de edições anteriores do Enem, de forma a ir se adaptando ao tipo de prova e conteúdo cobrado.

Administrar o temo é ponto chave diante de uma prova extensa. 
No primeiro dia, os estudantes terão quatro horas e meia para responder 90 questões. No segundo dia, além das 90 questões, será aplicada a prova de redação e o tempo aumenta para cinco horas e meia. Para não correr o risco de deixar questões sem resposta por falta de tempo, a sugestão é que os estudantes resolvam as provas de exames anteriores cronometrando o tempo para treinar. O ideal é gastar, em média, três minutos para responder cada questão. Embora essa seja a média recomendada, o comum é que o tempo passe por ajustes, à medida que uma questão demande mais tempo e outras tenham solução mais rápida.

Quando o assunto é a redação, leitura e treino são essenciais. 
Fazer redações dos exames anteriores e também de vestibulares de universidades é essencial. Ler textos opiniativos, como artigos e editoriais de jornais, auxiliam na capacidade de escrever. Ler notícias também é importante para adquirir informações necessárias para redigir o texto dissertativo-argumentativo que é exigido na prova.
Um outro aspecto importante é de que as provas do Enem são feitas até o mês de julho, aproximadamente. Sendo assim, sugere-se que os candidatos revisem noticiários anteriores a este mês. Não serão cobrados temas que estão em alta às vésperas da prova.

Estar bem preparado fisicamente 
Estar bem preparado fisicamente também conta para o sucesso dos candidatos que vão enfrentar a maratona de dois dias de provas. Dar uma pausa nos estudos para se exercitar e ter uma alimentação saudável são recomendáveis. Alternar atividade física e estudos auxilia no aprendizado. Muito estudantes acham que é perda de tempo se dedicar a algum exercício físico, mas não é. Ao retornar aos estudos a capacidade de raciocínio estará aprimorada e será possível se concentrar mais facilmente.

___________________________________________________

Um comentário:

  1. obrigada por esse post, vai ajudar na hora de estudar no colegio objetivo zona norte sp, recomendo as dicas deste blog, bom demais!

    ResponderExcluir