O núcleo e a síntese proteica - Exercícios com gabarito

01. (Unesp)  Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. 
Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5. 
Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as __________________ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _____.

As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:
a) pontes de hidrogênio e 0,5.   
b) pontes de hidrogênio e 1,0.   
c) pontes de hidrogênio e 2,0.   
d) ligações fosfodiéster e 1,0.
e) ligações fosfodiéster e 2,0.

02. (Uff)  “Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter, o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica.”
(O Globo on line, 22/05/2010)
A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida. 
Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar

a) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; DNA e RNA polimerase.   
b) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e DNA polimerase.   
c) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; e DNA polimerase.   
d) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e RNA polimerase.   
e) nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Uracila e Adenina; e DNA polimerase.

03. (PUC-RJ) A diferença entre células eucariontes e procariontes está no núcleo. Os indivíduos procariontes possuem a molécula de DNA espalhada no citoplasma, enquanto, nos indivíduos eucariontes, ela se encontra no núcleo da célula. Quanto a esse núcleo, é correto afirmar que

a) um núcleo saudável de uma célula possui sempre uma forma redonda e se encontra em seu centro, pois assim controla igualmente toda a célula.
b) no núcleo se encontra a cromatina, que é a associação das moléculas de DNA e proteínas, imersa no citoplasma e envolvida pela membrana nuclear.
c) o núcleo é a região da célula que controla toda a produção de proteína, já que contém a molécula do DNA.
d) além da molécula do DNA, o núcleo da célula contém outros organoides, como os ribossomos e o retículo.
e) é o núcleo que caracteriza as bactérias e algas azuis, já que são seres unicelulares.

04. 

GABARITO:

01 - C
02 - C
03 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário