01. (PUC - RJ) A taxa de natalidade vem sofrendo queda generalizada nas cinco macrorregiões brasileiras, desde a década de 1970. Entretanto, entre as adolescentes, esse quadro se inverteu: entre 1991 e 2000, o número de partos realizados nos hospitais públicos em meninas, na faixa dos 10 aos 14 anos, aumentou aproximadamente 30%. Na faixa etária de 15 a 19 anos, o acréscimo foi de mais de 25%.
(Adaptado de Magnoli, D. e Araújo, R. Geografia. A construção do mundo. São Paulo: Ed.Moderna, 2005).
A gravidez precoce desponta como um dos temas de destaque nos estudos demográficos do Brasil atual, porque:
a) a proporção elevada de mortes das adolescentes no momento do parto redistribui a base da pirâmide etária, aproximando os índices brasileiros aos de diversos países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
b) esse tipo de gravidez apresenta taxas elevadas nas áreas mais carentes, reduzindo a possibilidade de políticas distributivas nesses espaços.
c) grande parte das mães adolescentes abandona os estudos regulares, encontrando dificuldades de inserção igualitária no mercado de trabalho formal.
d) aumenta expressivamente as taxas de mortalidade no país, reduzindo a expectativa de vida da população adulta.
e) diminui o índice de crescimento vegetativo no país, afetando a formação da População Economicamente Ativa (PEA) que é produtora de riquezas.
02. (CESGRANRIO) Em 1990, pesquisadores do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desenvolveram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo foi de considerar, na avaliação do desenvolvimento, outras características como o nível de saúde e de educação da população, além da própria produção per capita de bens e serviços.
Nesse sentido, o IDH combina três conjuntos de variáveis básicas, a saber:
a) produto interno bruto per capita; taxa de fecundidade; expectativa de vida ao nascer.
b) produto interno bruto per capita; taxas de alfabetização e de escolaridade; expectativa de vida ao nascer.
c) produto interno bruto per capita, densidade populacional; taxas de alfabetização e de escolaridade.
d) produto interno bruto; taxa de fecundidade; taxa de mortalidade,
e) produto interno bruto; taxas de alfabetização e de escolaridade; taxa de mortalidade.
03. (UCPEL) O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e é calculado para diversos países desde 1990. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento humano, ou seja, a qualidade de vida medida do país ou do local onde é calculado com base em indicadores.
Analise as seguintes afirmativas sobre o IDH.
I. O IDH é calculado em função da média de três componentes: fertilidade, educação e renda do chefe do domicílio.
II. O indicador do nível educacional do IDH é medido por uma combinação da taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais e da taxa bruta de matrículas em relação à população de 7 a 22 anos de idade.
III. O indicador de renda do IDH é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), real per capita em dólares, segundo o critério de Paridade do Poder de Compra.
IV. O indicador de fertilidade do IDH é medido pelo número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, considerado dos 15 aos 49 anos de idade.
V. O indicador de longevidade do IDH é medido pela esperança de vida ao nascer.
Marque a opção certa.
a) I e IV estão corretas.
b) II, III e V estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) II , IV e V estão corretas.
e) I, III e IV estão corretas.
04. (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta à qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos
independentes.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir
de médias. Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
05. (UNIFESP) Os mapas indicam o IDH no Brasil, por estado, em dois momentos.
Está correto afirmar que, nesse período, o IDH
a) melhorou em todo o país e elevou a posição do Brasil na classificação mundial.
b) permaneceu baixo em estados do Nordeste, apesar da implementação de programas sociais.
c) estagnou nas áreas mais ricas do país, resultado de uma política de distribuição de renda.
d) cresceu nas áreas de maior concentração urbana do Brasil, depois da diminuição do fluxo migratório.
e) continuou baixo na Amazônia, mesmo com a expansão da fronteira agrícola, baseada no cultivo da soja.
06. (UFMS) De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o conceito de Desenvolvimento Humano é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, de acordo com Amartya Sen (Nobel de Economia em 1998), pretende ser uma medida sintética do desenvolvimento humano, mas não indica “o melhor lugar do mundo pra se viver”. O IDH pressupõe que o desenvolvimento de uma população não deve ser visto apenas pela dimensão econômica. Assim, no cálculo do IDH, três são as dimensões consideradas: educação, longevidade e renda. Em qual das alternativas a seguir há APENAS indicadores usados no cálculo do IDH de um país?
a) Proporção da população atendida com água encanada e esgoto, esperança de vida ao nascer, produção industrial e PIB per capita.
b) Taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos, esperança de vida ao nascer, crescimento vegetativo e pobreza por insuficiência de renda.
c) Proporção da população com acesso à água potável, taxa bruta de freqüência à escola, renda per capita e taxa de alfabetização.
d) Taxa de matrícula escolar, PIB per capita, esperança de vida ao nascer e taxa de alfabetização.
e) Produção industrial, número de estabelecimentos escolares, taxa bruta de freqüência à escola e taxa de mortalidade infantil.
07. (UFG) Observe o gráfico a seguir.
Disponível em: Acesso em: 20 set. 2007.
O índice de desenvolvimento humano (IDH) sintetiza indicadores como renda, saúde e educação, com o objetivo de aferir a qualidade de vida da população de um determinado lugar. Tendo por referência a leitura e interpretação do gráfico, verifica-se que o IDH relativo à saúde no Brasil é
a) menor do que o IDH renda e maior do que o IDH educação do Brasil, o qual tem IDH de, aproximadamente, 0,88.
b) menor do que o do mundo e maior do que o da América Latina, cujo IDH é de, aproximadamente, 0,79.
c) maior do que o da América Latina e menor do que o do mundo, o qual tem IDH de, aproximadamente, 0,71.
d) maior do que o do mundo e menor do que o dos países ricos, cujo IDH é de, aproximadamente, 0,9.
e) maior do que o IDH renda dos países ricos e do que o IDH educação do mundo, o qual tem IDH de, aproximadamente, 0,77.
08. (PUCRS) Responder a questão considerando a tabela que apresenta dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A partir das informações da tabela, é correto afirmar:
a) A expectativa de vida em Bangladesh deve ser inferior à da França, embora a renda per capita e os índices de escolarização possam ser os mesmos nos dois países.
b) Tanto a Tailândia como Ruanda são países considerados de IDH insatisfatório ou baixo, portanto com expectativa de vida para homens e mulheres inferior aos 50 anos.
c) A França e a Noruega são consideradas como países de IDH elevado, portanto autossuficientes quanto à produção de energia.
d) A Tailândia, por apresentar um IDH considerado médio, deve possuir taxas de analfabetismo próximas a zero.
e) O contraste entre os países da tabela evidencia a relação que existe entre IDH e a situação econômica e tecnológica dos países.
09. (ESPM) Leia o texto:
Um dos aspectos mais marcantes da sociedade brasileira é a combinação de elevados níveis de pobreza à altíssima desigualdade social. Trata-se de um nível muito alto, uma vez que, na média, a renda da população brasileira é superior à recebida por quase três quartos da população mundial
e, na maioria dos países com renda per capita semelhante à brasileira, os níveis de pobreza são notadamente inferiores.
(O que faz os ricos, ricos. Marcelo Medeiros. 2005)
De acordo com o texto e seus conhecimentos prévios, pode-se aferir que:
a) o IDH brasileiro é baixo.
b) o coeficiente de Gini é alto.
c) o PIB per capita alcança a cifra de dois dígitos.
d) o PIB brasileiro é baixo.
e) a concentração de renda aumentou nos últimos anos.
10. (UECE) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Para responder considere os itens:
I. Expectativa de vida
II. Renda per Capita
III. Taxa de Exportação
IV. Taxa de Importação
V. Educação
As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens
a) I, III e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e V.
11. (FATEC) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Analise a tabela a seguir:
(www://hdr.undp.org/en/media/HDR_2011_PT_Tables.pdf. Acesso em: 24.09.2012. Adaptado) |
Pode-se concluir corretamente que
a) a Etiópia, por contar com qualidade nos serviços de saúde e de saneamento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes.
b) o Zimbábue apresenta a média de anos de escolaridade igual à do Brasil e tem o Rendimento Nacional Bruto superior ao da Etiópia.
c) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população.
d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil.
e) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.
12. (FÊNIX) Qual dos seguintes NÃO é um indicador comum de desenvolvimento econômico e social?
a) Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
b) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
c) Taxa de mortalidade infantil.
d) Número de espécies endêmicas.
13. (FGV) Em relação à evolução da desigualdade a partir de 2000, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A queda expressiva do coeficiente de Gini se deu principalmente pela recuperação dos salários na renda e pela queda da desigualdade da renda do trabalho.
( ) Um fator determinante para a melhoria da distribuição de renda foi a melhora dos indicadores educacionais, com ampliação significativa do acesso à educação básica.
( ) O aumento dos benefícios previdenciários, decorrente da política de valorização do salário mínimo, foi um fator que contribuiu para amenizar a redução da desigualdade, visto que os idosos se concentram nos estratos intermediários de renda.
As afirmativas são, respectivamente,
a) V, V e V.
b) V, V e F.
c) F, F e V.
d) F, V e F.
e) F, F e F.
14. (FGV) Considere que um pesquisador deseje calcular a desigualdade de renda do país. Ele calcula a curva de Lorenz e obtém que a área entre a reta de perfeita igualdade e essa curva é igual a 0,3.
Com essas informações, o pesquisador deduz que o índice de Gini será igual a
a) 0,15.
b) 0,3.
c) 0,6.
d) 0,8.
e) 1,0.
15. (CESPE) A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. As regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste, que apresentam os piores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país. Com relação a desigualdade e distribuição de renda, assinale a opção correta.
a) O Estado brasileiro exerce uma função alocativa ao adotar programas de transferência de renda, como Programa Fome Zero, Bolsa Família, Bolsa Escola.
b) O Programa Mais Médicos (PMM) tem como função principal contribuir para que o governo cumpra a função econômica distributiva.
c) No período de 2012 a 2019, o grupo mais atingido pela desigualdade de renda foi o das pessoas idosas.
d) A desigualdade de renda do trabalho no Brasil caiu no período de 2015 a 2019.
e) Uma alocação de recursos de um programa social que atinja o ótimo de Pareto ao ser ampliado piorará a utilidade de outros agentes econômicos.
16. (VUNESP) O Índice de Desenvolvimento Humano – IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em políticas públicas voltadas para o ser humano.
Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma medida que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região. Pode-se afirmar que o IDH
a) é variável numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco).
b) baseia-se no salário médio da população e em seu grau de escolaridade.
c) corresponde ao produto interno bruto per capita.
d) utiliza-se de três dimensões básicas: renda, educação e saúde.
e) é calculado com base na taxa de mortalidade infantil.
17. (CESPE) Indicadores como o índice de desenvolvimento humano (IDH), calculado a partir da média geométrica de indicadores como expectativa de vida ao nascer, anos médios de estudo, anos esperados de escolaridade e produto interno bruto per capita, são considerados indicadores
a) sintéticos.
b) de insumo.
c) de processo.
d) subjetivos.
e) analíticos.
18. (CESGRANRIO) O índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um país aumentará se determinados indicadores sociais melhorarem.
Dentre esses indicadores que influenciam diretamente o IDH, figura a(o)
a) expectativa de vida ao nascer
b) curva de Lorenz
c) taxa de desemprego
d) grau de urbanização da população
e) tamanho da força de trabalho
19. (CESGRANRIO) Considere as variáveis listadas a seguir:
I - tamanho da população II - esperança de vida ao nascer III - nível de educação alcançado IV - nível de renda per capita
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países foi concebido e é aplicado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Das quatro variáveis listadas acima, o IDH é uma medida que combina dados de
a) II e III, apenas
b) I, II e III, apenas
c) I, III e IV, apenas
d) II, III e IV, apenas
e) I, II, III e IV
20. (VUNESP) São índices de concentração de renda:
a) Gini e Theil.
b) Herfindahl e Hirschman.
c) Paasche e Gini.
d) Theil e Herfindahl-Hirschman.
e) Laspeyres e Theil.
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 |
C | B | B | E | B | D | D | E | B | C |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
E | D | B | C | E | D | A | A | D | A |
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