Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - 11 Exercícios com gabarito

01. (PUC - RJ) A taxa de natalidade vem sofrendo queda generalizada nas cinco macrorregiões brasileiras, desde a década de 1970. Entretanto, entre as adolescentes, esse quadro se inverteu: entre 1991 e 2000, o número de partos realizados nos hospitais públicos em meninas, na faixa dos 10 aos 14 anos, aumentou aproximadamente 30%. Na faixa etária de 15 a 19 anos, o acréscimo foi de mais de 25%.
(Adaptado de Magnoli, D. e Araújo, R. Geografia. A construção do mundo. São Paulo: Ed.Moderna, 2005). 

A gravidez precoce desponta como um dos temas de destaque nos estudos demográficos do Brasil atual, porque:

a) a proporção elevada de mortes das adolescentes no momento do parto redistribui a base da pirâmide etária, aproximando os índices brasileiros aos de diversos países com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).
b) esse tipo de gravidez apresenta taxas elevadas nas áreas mais carentes, reduzindo a possibilidade de políticas distributivas nesses espaços. 
c) grande parte das mães adolescentes abandona os estudos regulares, encontrando dificuldades de inserção igualitária no mercado de trabalho formal.
d) aumenta expressivamente as taxas de mortalidade no país, reduzindo a expectativa de vida da população adulta.
e) diminui o índice de crescimento vegetativo no país, afetando a formação da População Economicamente Ativa (PEA) que é produtora de riquezas.

02. (UEL-PR) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.

I. Trata-se de um índice que oculta a qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.

II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.

III. Trata-se de um índice que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.

IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.

Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

03. (UCPEL) O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e é calculado para diversos países desde 1990. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento humano, ou seja, a qualidade de vida medida do país ou do local onde é calculado com base em indicadores.

Analise as seguintes afirmativas sobre o IDH.

I. O IDH é calculado em função da média de três componentes: fertilidade, educação e renda do chefe do domicílio.
II. O indicador do nível educacional do IDH é medido por uma combinação da taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais e da taxa bruta de matrículas em relação à população de 7 a 22 anos de idade.
III. O indicador de renda do IDH é medido pelo Produto Interno Bruto (PIB), real per capita em dólares, segundo o critério de Paridade do Poder de Compra.
IV. O indicador de fertilidade do IDH é medido pelo número médio de filhos por mulher em idade de procriar, ou seja, considerado dos 15 aos 49 anos de idade.
V. O indicador de longevidade do IDH é medido pela esperança de vida ao nascer.

Marque a opção certa.

a) I e IV estão corretas.
b) II, III e V estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) II , IV e V estão corretas.
e) I, III e IV estão corretas.

04. (UEL) O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é elaborado considerando-se dados sobre a longevidade, PIB (Produto Interno Bruto) per capita, grau de escolaridade e poder de compra de uma população. Varia de 0 a 1, sendo que os valores mais próximos a 1, indicam melhores condições de vida. Sobre o assunto, considere as afirmativas.
I. Trata-se de um índice criado para classificar países e pode ser obtido para cada região brasileira a partir de dados sobre saúde, educação e poder de consumo.
II. Trata-se de um índice que explicita as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. Trata-se de um índice que oculta à qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos
independentes.
IV. Trata-se de um índice que oculta diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir
de médias. Assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

05. (UNIFESP) Os mapas indicam o IDH no Brasil, por estado, em dois momentos.


Está correto afirmar que, nesse período, o IDH
a) melhorou em todo o país e elevou a posição do Brasil na classificação mundial.
b) permaneceu baixo em estados do Nordeste, apesar da implementação de programas sociais.
c) estagnou nas áreas mais ricas do país, resultado de uma política de distribuição de renda.
d) cresceu nas áreas de maior concentração urbana do Brasil, depois da diminuição do fluxo migratório.
e) continuou baixo na Amazônia, mesmo com a expansão da fronteira agrícola, baseada no cultivo da soja.

06. (UFMS) De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o conceito de Desenvolvimento Humano é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que, de acordo com Amartya Sen (Nobel de Economia em 1998), pretende ser uma medida sintética do desenvolvimento humano, mas não indica “o melhor lugar do mundo pra se viver”. O IDH pressupõe que o desenvolvimento de uma população não deve ser visto apenas pela dimensão econômica. Assim, no cálculo do IDH, três são as dimensões consideradas: educação, longevidade e renda. Em qual das alternativas a seguir há APENAS indicadores usados no cálculo do IDH de um país?

a) Proporção da população atendida com água encanada e esgoto, esperança de vida ao nascer, produção industrial e PIB per capita.
b) Taxa de alfabetização de pessoas acima de 15 anos, esperança de vida ao nascer, crescimento vegetativo e pobreza por insuficiência de renda.
c) Proporção da população com acesso à água potável, taxa bruta de freqüência à escola, renda per capita e taxa de alfabetização.
d) Taxa de matrícula escolar, PIB per capita, esperança de vida ao nascer e taxa de alfabetização.
e) Produção industrial, número de estabelecimentos escolares, taxa bruta de freqüência à escola e taxa de mortalidade infantil.

07. (UFG) Observe o gráfico a seguir.
 Disponível em: Acesso em: 20 set. 2007.

O índice de desenvolvimento humano (IDH) sintetiza indicadores como renda, saúde e educação, com o objetivo de aferir a qualidade de vida da população de um determinado lugar. Tendo por referência a leitura e interpretação do gráfico, verifica-se que o IDH relativo à saúde no Brasil é

a) menor do que o IDH renda e maior do que o IDH educação do Brasil, o qual tem IDH de, aproximadamente, 0,88.
b) menor do que o do mundo e maior do que o da América Latina, cujo IDH é de, aproximadamente, 0,79.
c) maior do que o da América Latina e menor do que o do mundo, o qual tem IDH de, aproximadamente, 0,71.
d) maior do que o do mundo e menor do que o dos países ricos, cujo IDH é de, aproximadamente, 0,9.
e) maior do que o IDH renda dos países ricos e do que o IDH educação do mundo, o qual tem IDH de, aproximadamente, 0,77.

08. (PUCRS) Responder a questão considerando a tabela que apresenta dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


A partir das informações da tabela, é correto afirmar:

a) A expectativa de vida em Bangladesh deve ser inferior à da França, embora a renda per capita e os índices de escolarização possam ser os mesmos nos dois países.
b) Tanto a Tailândia como Ruanda são países considerados de IDH insatisfatório ou baixo, portanto com expectativa de vida para homens e mulheres inferior aos 50 anos.
c) A França e a Noruega são consideradas como países de IDH elevado, portanto autossuficientes quanto à produção de energia.
d) A Tailândia, por apresentar um IDH considerado médio, deve possuir taxas de analfabetismo próximas a zero.
e) O contraste entre os países da tabela evidencia a relação que existe entre IDH e a situação econômica e tecnológica dos países.

09. (ESPM) Leia o texto: 
Um dos aspectos mais marcantes da sociedade brasileira é a combinação de elevados níveis de pobreza à altíssima desigualdade social. Trata-se de um nível muito alto, uma vez que, na média, a renda da população brasileira é superior à recebida por quase três quartos da população mundial
e, na maioria dos países com renda per capita semelhante à brasileira, os níveis de pobreza são notadamente inferiores.
 (O que faz os ricos, ricos. Marcelo Medeiros. 2005)

De acordo com o texto e seus conhecimentos prévios, pode-se aferir que:

a) o IDH brasileiro é baixo.
b) o coeficiente de Gini é alto.
c) o PIB per capita alcança a cifra de dois dígitos.
d) o PIB brasileiro é baixo.
e) a concentração de renda aumentou nos últimos anos.

10. (UECE) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Em 2009, o Brasil apresentou IDH de 0,813, valor considerado alto. Para definição desse índice são utilizadas três variáveis básicas que fazem parte do nosso dia-a-dia.

Para responder considere os itens:

I. Expectativa de vida
II. Renda per Capita
III. Taxa de Exportação
IV. Taxa de Importação
V. Educação 

As três variáveis básicas que compõem o IDH são as dos itens

a) I, III e V.
b) I, II e IV.
c) I, II e V.
d) II, III e V.

11. (FATEC) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes, levando em consideração três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O IDH vai de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Analise a tabela a seguir:
(www://hdr.undp.org/en/media/HDR_2011_PT_Tables.pdf. Acesso em: 24.09.2012. Adaptado)

Pode-se concluir corretamente que

a) a Etiópia, por contar com qualidade nos serviços de saúde e de saneamento ambiental, ampliou a expectativa de vida de seus habitantes.
b) o Zimbábue apresenta a média de anos de escolaridade igual à do Brasil e tem o Rendimento Nacional Bruto superior ao da Etiópia.
c) Cuba, apesar de ter o rendimento nacional bruto elevado, não investe no setor educacional e na saúde de sua população.
d) a Argentina, por estar em crise econômica, apresenta os índices de renda, educação e saúde inferiores aos do Brasil.
e) a Noruega tem a maior classificação no IDH por, entre outros fatores, garantir vários anos de escolaridade para seus habitantes.

GABARITO

01 - C
02 - E
03 - B
04 - E
05 - B
06 - D
07 - D
08 - E
09 - B
10 - C
11 - E

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