Revolução Russa (1917) - 18 Exercícios com gabarito

01. (FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por: 

a) Stalin, em agosto de 1929; 
b) Lenin, no início de 1918; 
c) Trotsky, em abril de 1924; 
d) Kerensky, em fevereiro de 1917; 
e) Kornilov, em setembro de 1921. 

02.  (Unesp) O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin Malia. Entender a Revolução Russa.)

O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual:

a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Quinquenais.
e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.

03. (UFJF) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.
b) a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.
c) apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.
d) o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.
e) após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão-de-obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.

04. (UFES) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país.

Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo.

a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os dirigentes do governo provisório.
b) Lenin  prisioneiro político exilado na Sibéria, ficou excluído do processo revolucionário.
c) O governo socialista colocou em prática, imediatamente, o projeto de reconstrução da economia, a Nova Política Econômica (NEP).
d) A fase inicial do processo caracterizou-se pela alteração nas leis dos direitos civis, pela anulação dos títulos de nobreza, pela separação entre Igreja e Estado, pela reforma agrária e pelo fim da propriedade privada.
e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

05. (Pucsp) O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:

a) expressionismo soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
b) abstracionismo proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a "ordenação sincrônica da sociedade comunista".
c) realismo socialista - que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social" do povo soviético.
d) romantismo comunista - que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a "idealização do mujique", o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas.
e) concretismo operário - que, através de uma concepção criadora autônoma - não resultante de modelos -, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a "prevalência do concreto sobre o abstrato"- ideia básica no materialismo dialético.

06. (Fuvest) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas
a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes as intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

07. (FUVEST) “Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por causa do gás e do petróleo.”
Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de 2007.
Do texto, depreende-se que a Rússia

a) manteve inalterada sua posição de grande potência em todo o período mencionado.
b) recuperou, na atualidade, o seu papel de país líder da Europa.
c) conheceu períodos de altos e baixos em função das conjunturas externas.
d) passou de força política, a força militar e desta, a força econômica.
e) conservou, sempre, a sua preeminência graças ao incomparável poderio militar.

08. (Fuvest) Qual das seguintes afirmações explica, sinteticamente, o fim da União Soviética?
a) O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denúncias de Kruschev no XX Congresso do Partido.
b) O regime deixou de ser sustentado pelo exército, adversário tradicional do partido comunista.
c) A vitória militar dos Estados Unidos na guerra fria tornou inviável a manutenção do regime.
d) O colapso do regime deveu-se à crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbachev.
e) Os líderes soviéticos abandonaram a crença no socialismo e decidiram transformar a União Soviética em um país capitalista.

09. (PUCC) "Derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e de combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas."O quadro descrito no texto conduziu à:

a) derrota dos franceses em 1914;
b) descolonização afro-asiática depois de 1945;
c) Rebelião dos Boxers na China depois de 1945;
d) Segunda Guerra Mundial em 1939;
e) Revolução Russa em 1917.

10. (PUCC) No contexto da Revolução Russa (1917), os bolcheviques:
a) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos mencheviques;
b) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores através de eleições;
c) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária, com a formação de uma ditadura do proletariado;
d) formaram o "Exército Vermelho", liderado pelos antigos comandantes militares;
e) alteraram sua denominação para "Partido da Ditadura", proibindo toda oposição ao regime socialista. 

11. (Unesp) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército. 
(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.) 

O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos 

a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder. 
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes. 
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório. 
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo. 
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular. 

12. (IBMEC-RJ) Leia com atenção as afirmativas a seguir referentes à Revolução de Outubro de 1917, na Rússia:

I. A revolução foi liderada pelos sovietes, compostos em sua maioria por operários, soldados e industriais, descontentes com o czarismo;
II. Uma das primeiras consequências da Revolução de Outubro foi afastar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, ao ser assinado com os alemães um tratado de paz;
III. Os analistas consideram que o único fator responsável diretamente pela ocorrência do movimento bolchevique foi a questão fundiária, negligenciada por Nicolau II.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I for correta;
b) se apenas a afirmativa II for correta;
c) se apenas a afirmativa III for correta;
d) se as afirmativas I e II forem corretas;
e) se as afirmativas II e III forem corretas.

13. (Fatec-1996) Em "O Último Czar", Eduard Radzinsky cita diversos registros de Nicolau II:  
- "9 de janeiro. Disposição de ânimo alarmante entre os revolucionários e grande propaganda do proletariado".  
- "28 de janeiro. Eventos de extraordinária importância, com um potencial de graves conseqüências para a situação do estado, não estão distantes".  
- "5 de fevereiro. A animosidade aumenta. Demonstrações espontâneas das massas serão a primeira etapa e também a última no caminho para excessos impiedosos e insensatos, no mais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica".  Sobre a Revolução de fevereiro de 1917, é correto afirmar que:  

a) a burguesia liberal apoiava a insurreição popular para instaurar no país um regime constitucional e parlamentar, ampliando o poder dos bolcheviques.  
b) desejava substituir um regime-burguês por outro operário-socialista.  
c) as forças no poder eram: burguesia liberal, mencheviques e social-revolucionários.  
d) seu plano baseava-se na reforma agrária e na estatização dos bancos e das fábricas.  
e) seu caráter revolucionário baseava-se no proletário e no camponês. 

14.  (Fatec)  "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!" (HILL, Christopher, "Lenin e a Revolução Russa". Rio de Janeiro, Zahar, 1967.) Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: 
a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominação do homem pelo homem. 
b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência. 
c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado assistencial. 
d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência. 
e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações interclasses sociais.

15. (Mack) Na medida em que o Governo Provisório consolidar os progressos da Revolução, será preciso apoiá-lo; na medida em que aquele governo se tornar contrarrevolucionário revolucionário, será inadmissível que se o sustente.  Relatório de Josef Stálin à Conferência Bolchevique, em 29 de março de 1917 No trecho do relatório citado, o autor faz referência:  

a) às causas políticas da revolta dos marinheiros do encouraçado Potemkim, o maior navio de guerra da Rússia.  
b) ao governo que emergiu da Revolução de Fevereiro (março pelo calendário ocidental), que derrubou o regime czarista.  
c) à ação dos Soviets após o Domingo Sangrento, responsável pela organização de greves e manifestações em toda a Rússia.  
d) à dissolução do governo provisório pela Duma, assembléia de representantes dos soldados, camponeses e operários russos.  
e) à Revolução Bolchevique, liderada por Vladimir Ilitch Ulianov Lênin, que implantou o Socialismo e criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. 

16. (Mack) Sobre a Revolução Russa de 1917 e seu contexto são feitas as seguintes afirmações: 

I. Durante o governo de Lênin, institui-se a NEP (Nova Política Econômica), que visava reerguer a economia, estimulando a pequena produção industrial e agrícola por meio da aplicação, planejada pelo Estado, de algumas medidas de cunho capitalista.  

II. Com os planos qüinqüenais, o governo de Josef Stálin consolidou, em grande medida, os objetivos iniciais de planificação econômica e industrialização, simultaneamente à coletivização dos campos e de todos os meios de produção.  

III. Leon Trotski, opositor de Stálin, defendia o princípio da revolução permanente, enquanto seu inimigo político sustentava o do socialismo num só país como condição prévia à expansão internacional da Revolução.  

Assinale: 

a) se apenas I é correta. 
b) se apenas II é correta. 
c) se apenas I e II são corretas.  
d) se apenas I e III são corretas.  
e) se I, II e III são corretas.

17. (Vunesp) "A ascensão da direita radical após a Primeira Guerra Mundial foi sem dúvida uma resposta ao perigo, na verdade à realidade, da revolução social e do poder operário em geral, e à Revolução de Outubro e ao leninismo em particular."  (Eric Hobsbawm - ERA DOS EXTREMOS).  Identifique a "direita radical" que ascendia no período Entre-Guerras, opondo-se à expansão dos movimentos revolucionários.  

a) Bolchevista.  
b) Liberal.  
c) Menchevista.  
d) Nazi-fascista.  
e) Anarco-sindicalista.

18. (Vunesp) Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defenda por Lênin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um 'ditador' a substituir o Comitê central".  (Trotski, "NOSSAS TAREFAS POLÍTICA", Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra).  Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotski.  

a) Bukharin.  
b) Stalin.  
c) Kalinin.  
d) Brejnev.  
e) Molotov.

GABARITO:

01 - B
02 - A
03 - C
04 - D
05 - C
06 - E
07 - D
08 - D
09 - E
10 - C
11 - B
12 - B
13 - C
14 - A
15 - B
16 - E
17 - D
18 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário