Civilizações da Antiguidade Oriental - 16 Exercícios com gabarito

01. (ENEM) Existe uma regra religiosa, aceita pelos praticantes do judaísmo e do islamismo, que proíbe o consumo de carne de porco. Estabelecida na Antiguidade, quando os judeus viviam em regiões áridas, foi adotada, séculos depois, por árabes islamizados, que também eram povos do deserto. Essa regra pode ser entendida como:

a) Uma demonstração de que o islamismo é um ramo do judaísmo tradicional.
b) Um indício de que a carne de porco era rejeitada em toda a Ásia.
c) Uma certeza de que do judaísmo surgiu o islamismo.
d) Uma prova de que a carne do porco era largamente consumida fora das regiões áridas.
e) Uma crença antiga de que o porco é um animal impuro.

02. (MACKENZIE) No Egito antigo, as várias formas de organização política tinham como característica relevante:

a) A organização teocrática de poder e os constantes conflitos entre o poder central e os poderes locais.
b) A ausência de ligação entre religião e política e o desprestígio social dos sacerdotes.
c) O expansionismo e a política imperialista responsável pelo aumento da escravidão.
d) A preocupação com a igualdade social do povo através da posse coletiva da terra.
e) A grande mobilidade social e um poder central acentuadamente fraco.

03. (UFPI-PI) A respeito da sociedade fenícia, podemos afirmar corretamente que:

a) A Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b) A independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos, que por sua vez faziam frente à expansão persa.
c) Os extensos vales situados entre as montanhas e o Mediterrâneo possibilitaram grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, consequentemente, do comércio.
d) De todas as criações fenícias, a mais importante foi à caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e) A grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi à introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.

04. (UFPE-PE) Do Oriente Antigo, duas civilizações se destacaram, aparecendo sempre como as mais importantes no estudo das sociedades antigas. Egito e Mesopotâmia assemelham-se em muitos aspectos históricos, mas não podemos negar as suas peculiaridades.

Considerando a informação sobre essas duas civilizações, assinale a alternativa correta.

a) Havia constantemente cultos aos deuses da fertilidade, com o objetivo de aumentarem a sua produção agrícola e o comércio local.
b) O faraó e o rei eram considerados deuses, devendo suas populações prestar-lhes obediência e culto divino.
c) As duas civilizações destacaram-se ao mesmo tempo na Matemática, Física, Medicina, Astrologia e Astronomia.
d) Por haver um grande desenvolvimento literário e cultural nas duas civilizações, a maioria da população sabia ler e escrever.
e) Viviam em regiões predominantemente desérticas e montanhosas, por isso estavam muito ligadas aos seus rios, considerados como uma riqueza nacional.

05. (UFCE-CE) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar corretamente que:

a) A importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, por meio da formação de um Estado centralizado.
b) A civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento ante as demais culturas do Oriente Próximo.
c) A importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d) Os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e) A antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.

06. (UFS-SE) As sociedades orientais da Antiguidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, que necessitavam de grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola. Nessas sociedades:

a) Desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
b) O Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os grupos.
c) A superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, consequentemente, à utilização da mão de obra escrava.
d) Predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário dessa terra.
e) A produção de excedentes, necessária à intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico, era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.

07. (UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com:

a) A conquista de Canaã, a terra prometida, após o Cativeiro dos hebreus na Babilônia.
b) A unificação do Reino de Israel após o conturbado período gerado pelo Cisma das 12 tribos hebraicas.
c) O Êxodo, inicialmente liderado por Moisés, após a permanência de mais de 400 anos dos hebreus no Egito.
d) A sucessão de Davi, como rei dos hebreus, após a conquista de Jerusalém na luta contra os cananeus.
e) A resistência oposta pelos judeus, após a anexação da Judeia por Roma.

08. (UFU-MG) Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas:

a) À propagação do monoteísmo.
b) Ao comércio marítimo.
c) Ao expansionismo militarista.
d) À criatividade científica.
e) À agricultura intensiva.

09. (FATEC-SP) Entre as principais características da civilização fenícia, merecem destaque especial:

a) A economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política teocrática.
b) A economia mercantil, a organização política sob forma de cidades-estados e a criação do alfabeto.
c) A religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
d) A religião dualista, o regime político democrático e a escrita hieroglífica.
e) A sociedade estamental, a economia de subsistência e o expansionismo militar.

10. (PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

a) O politeísmo, caracterizado pela prática de adoração de ídolos zoomórficos nos templos religiosos.
b) O caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.
c) O dualismo, representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.
d) A estrita obediência, por parte de toda a população, dos preceitos religiosos contidos nos Vedas.
e) A descrença na imortalidade da alma e na ressurreição.

11. (PUC-SP) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente associados quando se estuda(m):

a) A evolução econômica da civilização fenícia.
b) A base cultural das civilizações mesopotâmicas.
c) O caráter medicinal das religiões africanas.
d) A tendência beligerante dos povos árabes.
e) As raízes culturais das civilizações do Extremo Oriente.

12. (UFG - GO) O monoteísmo influenciou profundamente a história de um povo da Antiguidade, sendo, inclusive, fator de unidade política para a conquista da Palestina, território onde se ergueu sua civilização. Estamos falando de:

a) Fenícios.
b) Egípcios.
c) Hebreus.
d) Persas.
e) Sumérios.

13. (FGV-SP) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:

a) A existência de um estado centralizado e o monoteísmo.
b) O monoteísmo e a agricultura.
c) O comércio e o politeísmo.
d) As cidades-estados e o monoteísmo.
e) A agricultura e a forma de Estado centralizado.

14. (UEPG - PR) A Epopeia de Gilgamés, que narra a ira dos deuses e a inundação da Terra para castigo dos homens,  faz parte da literatura:

a) Grega.
b) Hebraica.
c) Sumeriana.
d) Egípcia.
e) Nenhuma das anteriores.

15. (UNESP - SP) A religião egípcia, orientadora das instituições, foi também a grande inspiradora da arte. Em Karnak e Luxor subsistem obras, com linhas sólidas e grandiosas, a saber:

a) Sarcófagos inteiramente decorados em madeira.
b) Esfinges simbolizando o Sol e a Lua.
c) Pirâmides para a conservação dos restos dos Faraós.
d) Túmulos acessíveis aos sacerdotes e ao povo.
e) Templos para a morada dos deuses.

16. (FATEC-SP) Dário I, célebre imperador da Pérsia, tem seu nome ligado à:

a) Conquista do Reino da Média e à fundação do Império persa.
b) Elaboração da religião dualista persa, cujos fundamentos se encontram no livro sagrado Zend-Avesta.
c) Conquista do Antigo Egito em 525 a.C., na famosa batalha de Pelusa.
d) Derrota dos persas frente às cidades-estados gregas na terceira das Guerras Médicas.
e) Organização político-administrativa do Império persa, com a criação das satrápias, das estradas reais e do Dárico.



 GABARITO 

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