Clima - 20 Exercícios com gabarito

01. (UFTO)  “O que mais há na Terra é paisagem (...) Não faltam cores a esta paisagem (...) Tem épocas do ano em que o chão é verde, outras, amarelo, e depois castanho ou negro.”
(SARAMAGO, José. Levantando do chão. Caminho, Lisboa, 1979)

O Brasil apresenta a maior parte de suas terras na zona intertropical da Terra, o que resulta em climas que não apresentam as quatro estações definidas. Foge a essa consideração apenas o clima:
a) equatorial
b) tropical de altitude
c) subtropical
d) temperado
e) tropical litorâneo

02. (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores.

Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.
a) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.
b) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
c) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
d) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.

03. (UFRS) Se o clima é a variação do tempo de um determinado lugar, pode se afirmar à alternativa que indica, respectivamente, tempo e clima são:

a) São Paulo tem inverno chuvoso, embora, nessa estação, haja dias ensolarados.
b) Manaus é uma cidade úmida e quente, embora hoje esteja ensolarada.
c) Porto Alegre a noite apresenta tempo chuvoso, com previsões de tormentas fortes para a madrugada.
d) Pelotas não teve chuvas a semana passada toda, embora o inverno, na cidade, seja chuvoso.
e) Curitiba amanheceu com o céu nublado, com grandes possibilidades de chuvas esparsas.

04. (UFAM) O vento é o ar atmosférico em movimento e se forma pelas:

a) sucessão do tempo.
b) diferenças na pressão atmosférica de um lugar em relação a outro
c) diferenças de temperatura entre o mar e o continente.
d) Influências da latitude na umidade do ar.
e) Instabilidade do tempo em áreas externas.

05. (UCPEL) A temperatura atmosférica varia de um lugar para outro, mas também pode apresentar variações no decorrer do tempo, pois vários fatores estão relacionados à sua distribuição ou variação.

Sobre os fatores que interferem na variação e distribuição da temperatura atmosférica, é correto afirmar que
a) as variações de temperaturas no continente são menos acentuadas que nos oceanos devido à diferença do comportamento térmico no meio sólido e no líquido.
b) a influência da altitude ocorre, porque o calor é irradiado da superfície da Terra para o alto e a atmosfera se aquece por irradiação. Assim, quanto maior a altitude, maior a temperatura.
c) o relevo pode facilitar ou dificultar a passagem de massas de ar, por isso a presença de altas cadeias de montanhas no litoral evitam a formação de desertos.
d) a variação da temperatura com a latitude deve-se, fundamentalmente, à forma esférica da Terra e, em função disso, a insolação diminui a partir do Equador em direção aos polos.
e) o fenômeno da continentalidade térmica explica por que, quanto mais distante estiver uma área do continente, menores são suas oscilações térmicas.

06. (Cesgranrio – RJ) – A maritimidade é um elemento importante na dinâmica climática, pois:

a) Interfere na umidade atmosférica e na amplitude térmica diária e sazonal das áreas sob sua influência.
b) Faz com que os ventos sempre se desloquem da terra para o mar, tornando as áreas litorâneas mais secas.
c)  Afeta as temperaturas das áreas litorâneas, tornado-as mais frias, tanto no verão como no inverno, devido à influência das correntes marítimas.
d)  Aumenta as amplitudes térmicas devido à diferença de calor específico entre a água e a terra.
e) Promove uma homogeneidade climática entre o litoral e as áreas mais continentalizadas.

07. (UFC) Com relação aos principais tipos de chuvas convectivas, frontais e orográficas, analise as seguintes assertivas:

I- As chuvas convectivas são provocadas pela ocorrência de subidas de ar quente e o resfriamento das camadas  superiores da atmosfera.
II- As chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa de ar frio com outra quente e úmida.
III- As chuvas orográficas ocorrem quando as massas de ar quente e úmida se elevam e se resfriam nas encostas das montanhas.

Com base nas assertivas acima, é correto afirmar que:
a) Apenas a I e III são verdadeiras.            
b) Apenas I e II são verdadeiras.              
c) Apenas II e III são verdadeiras.
d) I, II e III são verdadeiras.
e)  Apenas  I é verdadeira

08. (Mackenzie) Ao analisar os acontecimentos e consequências de 1848, na França, Karl Marx denominou de “18 brumário de Luís Bonaparte” o golpe de Estado realizado por esse último.

A denominação é historicamente possível, pois
a) estendeu a ação de seu Império da França até o norte da África, incluindo regiões na Itália e Alemanha, territórios anteriormente também conquistados por seu tio.
b) organizou um Império de caráter despótico absolutista, impôs a censura aos meios de comunicação e proclamouse cônsul vitalício, atitudes já realizadas por Napoleão.
c) assim como Napoleão, Luís Bonaparte legitimou seu golpe por meio de um plebiscito, extinguindo a República até então vigente para proclamar-se imperador.
d) Luís Napoleão, assim como Napoleão, a princípio realizou reformas absolutistas para depois, já no Império, introduzir princípios iluministas de administração pública.
e) assim como seu tio, Luís Bonaparte se auto coroou imperador, reduziu a interferência do alto clero no governo e limitou o direito ao voto a critérios censitários.

09. (Unicamp) As restingas podem ser definidas como depósitos arenosos produzidos por processos de dinâmica costeira atual (fortes correntes de deriva litorânea, podendo interagir com correntes de maré e fluxos fluviais), formando feições alongadas, paralelas ou transversais à linha da costa. Podem apresentar retrabalhamentos locais associados a processos eólicos e fluviais. Quando estáveis, as restingas dão forma às “planícies de restinga”, com desenvolvimento de vegetação herbácea e arbustiva e até arbórea. As restingas são áreas sujeitas a processos erosivos desencadeados, entre outros fatores, pela dinâmica da circulação costeira, pela elevação do nível relativo do mar e pela urbanização.
Adaptado de Célia Regina G. Souza e outros, Restinga: conceitos e emprego do termo no Brasil e implicações na legislação ambiental. São Paulo: Instituto Geológico, 2008. 

É correto afirmar que as restingas existentes ao longo da faixa litorânea brasileira são áreas
a) pouco sobrecarregadas dos ecossistemas costeiros, devido ao modo como ocorreu a ocupação humana, com o processo de urbanização.
b) onde a cobertura vegetal ocorre em mosaicos, encontrando-se em praias, cordões arenosos, dunas, depressões, serras e planaltos, sem apresentar diferenças fisionômicas importantes.
c) suscetíveis à erosão costeira causada, entre outros fatores, por amplas zonas de transporte de sedimentos, elevação do nível relativo do mar e urbanização acelerada.
d) onde o solo arenoso não apresenta dificuldade para a retenção de água e o acesso a nutrientes necessários ao desenvolvimento da cobertura vegetal herbácea em praias e dunas.

10. (Unesp) Florestas tropicais recobrindo níveis de morros costeiros, escarpas terminais tipo “Serra do Mar” e setores serranos mamelonizados dos planaltos compartimentados e acidentados do Brasil de Sudeste. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas primariamente recobrindo mais de 85% do espaço total. O domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil do país em relação às ações antrópicas.
Aziz Nacib Ab’Sáber. Os domínios de natureza no Brasil, 2003. Adaptado. 

O domínio paisagístico brasileiro descrito no texto é o de
a) Planaltos das Araucárias.
b) Depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste.
c) Chapadões recobertos por Cerrados.
d) Terras Baixas Florestadas da Amazônia.
e) Mares de Morros Florestados.

11. (UCS/RS) A atmosfera terrestre é formada por diversos gases importantes para a vida. É na atmosfera que se desenvolve o clima e o tempo. Sobre o clima é correto afirmar que

a) é o estado momentâneo da atmosfera que influencia todo o Globo.
b) à medida que a altitude aumenta, a temperatura diminui.
c) quando nos afastamos da costa, encontramos amplitudes térmicas menores.
d) as massas de ar influenciam apenas os climas frios, pois, nos climas quentes, elas não conseguem penetrar.
e) quanto menor a latitude, menor é a temperatura em função da baixa umidade.

12. (UNIVALE) “Nos espaços altamente urbanizados, é significativa a diferença de temperatura entre a região central, mais quente, e a periferia, com menor temperatura. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 9ºC. Isso ocorre porque nas áreas centrais os automóveis e indústrias lançam poluentes, que provocam o aumento da temperatura. O concreto e o asfalto absorvem rapidamente o calor, cuja dispersão é dificultada pela poluição”.
Fonte: www.brasilescola.com

Qual dos impactos abaixo representados está diretamente associado aos grandes centros urbanos conforme citado no texto acima? Assinale-o:
a) Aquecimento Global.
b) Ilhas de Calor.
c) Efeito Estufa.
d) Anticiclones Tropicais.
e) Destruição da Camada de Ozônio.

13. (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa

a) aumento da longitude.
b) diminuição da latitude.
c) aumento da densidade do ar.
d) diminuição da pressão atmosférica.
e) diminuição dos valores de insolação.

14. (UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas, os ventos e os deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) Estratosfera
b) Troposfera
c) Mesosfera
d) Termosfera

15. (UFMS) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
b) Temperatura do ar, pressão altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

16. (UEL) Sobre o “El Niño” é correto afirmar que:

a) É um grande causador de Tsunamis, juntamente com os ciclones no continente asiático.
b) É causado pelo resfriamento das águas do Pacífico.
c) É causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Atlântico norte e sul.
d) É causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico central e oriental.
e) É causador de Tsunamis e ciclones extratropicais.

17. (UNIFEI) O clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico durante um longo período. Com relação ao clima, analise as afirmativas e assinale a opção correta.

I. São fatores climáticos a latitude, a altitude, as massas de ar, a continentalidade
.II. Ilhas de calor são um fenômeno climático típico de grandes aglomerações urbanas.
III. A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo.
IV. A inversão térmica é um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta e geralmente acontece no final da madrugada e no início da manhã, principalmente nos meses de inverno.

a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas I, II e III estão corretas.
d) Todas estão corretas.

18. (UFPA) O clima das cidades tem recebido atenção nos fóruns de discussão sobre meio ambiente. Quanto ao clima urbano, que apresenta característica peculiar decorrente das atividades da sociedade moderna, é correto afirmar:

I. A inversão térmica é um fenômeno que ocorre quando a camada de ar mais fria se situa sob o ar mais quente, ou seja, é mais próxima do solo. Nas grandes cidades, essa situação favorece a concentração de poluentes porque o ar frio funciona como um tampão que impede a dissipação da poluição atmosférica.
II. O fenômeno da ilha de calor, que é muito comum em cidades com elevado grau de urbanização e substituição de áreas verdes pelas construções, promove elevação da temperatura.
III. A concentração de poluentes nas grandes cidades adensa a massa de micropartículas em suspensão e esta estimula o processo de condensação, proporcionando um ressecamento da atmosfera. Dessa maneira, as precipitações nas áreas urbanas costumam registrar índices menores que os do seu entorno.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s)
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) apenas I

19. (UFPR)   Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar:

a) Os ventos monçônicos resultam das bruscas variações diurnas de temperatura.
b) Durante a atuação do fenômeno La Niña, o Sul do Brasil costuma ser afetado por índices pluviométricos superiores à média climática, que provocam enchentes e inundações, enquanto o Nordeste permanece seco.
c) O movimento rotacional é o principal fator das mudanças climáticas ao longo do ano em todas as regiões da Terra
d) Apesar da variabilidade dos fatores climáticos, se for conhecida a latitude de certo local, é possível determinar o seu clima.
e) O hemisfério Norte apresenta mais contrastes climáticos do que o hemisfério Sul, posto que neste há uma menor concentração de terras e, conseqüentemente, uma maior influência das massas oceânicas.

20. (UDESC) A Mata Atlântica é uma cobertura vegetal que se estende ao longo do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e possui uma diversidade biológica, que se justifica por estar localizada em áreas:

a) com muitas unidades de conservação.
b) litorâneas com bastante umidade.
c) de diferentes altitudes.
d) de clima tropical e subtropical úmido e diferentes altitudes.
e) de diferentes altitudes com ocorrência de chuvas regulares.


 GABARITO 

01 - C /02 - A /03 - D /04 - B /05 - D /06 - A /07 - D /08 - C /09 - C /10 - E /11 - B /12 - B /13 - D /14 - B /15 - D /16 - D /17 - D /18 - B /19 - E /20 - D
______________________
Poderá ver também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário