Simulado de História (SHist 01) - 15 Questões comentadas

01. (FATEC-2016) Leia o texto. “Para a América espanhola, o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observado com crescente horror tanto por governantes quanto por governados. O criollos podiam ver agora qual seria o resultado de perda de unidade na metrópole, da perda da calma pelas autoridades e da perda do controle pela classe governante colonial. Com a adoção dessas políticas sociais e raciais, o Haiti foi estigmatizado como inimigo de todos os regimes coloniais e escravistas das Américas, os quais tomaram medidas imediatas para se proteger. 
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo: Edusp, 2004, p. 69. Adaptado. 

O texto faz referência 

a) à crise econômica, provocada pela queda brusca do preço do açúcar no mercado internacional, que levou milhares de haitianos a procurar refúgio nos Estados Unidos. 
b) ao terremoto que atingiu o Haiti na primeira década dos anos 2000, deixando 200 mil mortos, 250 mil feridos e mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas. 
c) à Revolução Haitiana, movimento conduzido por escravos e ex-escravos contra o exército francês, que culminou na independência do Haiti. 
d) ao aumento expressivo de imigrantes haitianos na cidades de São Paulo e o consequente aumento dos casos de discriminação e racismo verificados a partir de 1990. 
e) à presença de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), que procuraram garantir a estabilidade política no Haiti após a deposição do presidente JeanBertrand Aristide.

02. (PUC-Rio-2016) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) produziu importantes desdobramentos em todas as regiões do globo. Sobre esses desdobramentos, nos países da América Latina, assinale a alternativa CORRETA: 

a) Os Estados Unidos perderam seu lugar hegemônico, abrindo espaço para que outra potência vitoriosa, a Grã-Bretanha, ampliasse sua influência sobre a América Latina. 
b) Apesar de a maioria da população latino-americana ainda viver no campo, o acelerado crescimento de algumas cidades demonstrava seu ingresso na modernidade com carros, bondes, telefones e iluminação elétrica das ruas. 
c) A maior parte dos países da região passou por um processo de desaceleração da industrialização, permanecendo a produção agrária para exportação como dominante na economia. 
d) A modernização econômica trouxe à cena política novas forças sociais e uma grande concentração de operários nos centros urbanos que, organizados em sindicatos, se pautavam por diretrizes liberais, anarquistas e comunistas. 
e) O fluxo migratório iniciado nas décadas finais do século XIX se intensificou com a chegada à América Latina de milhares de imigrantes vindos da Itália, da Espanha, da Europa Central, da China, dos EUA e do Japão.

03. (FATEC -2016) Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da organização política Estado Islâmico (EI) foram os autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana e, por isso, devem ser destruídos. Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia. 

a) foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de cristianismo, monoteísta, cujo principal culto realizava-se em templos monumentais, na região da Palestina. 
b) não construíram templos religiosos que tenham resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor que a religiosidade não era um fator significativo nesse período. 
c) se organizavam de modo a separar a religião da vida pública, permitindo que os cultos religiosos ocorressem em cômodos anexos às edificações residenciais, no âmbito privado. 
d) divinizavam diversos componentes da natureza, como o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a construção de grandes templos. 
e) constituíram a primeira experiência histórica de socie - dade igualitária e ateia, na qual todos os membros gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em edifícios públicos construídos com diferentes finalidades.

04. (FATEC -2016) O principal debate sobre o desenvolvimento econômico travado no Brasil ao longo das décadas de 1940 e de 1950 opôs dois pontos de vista. De um lado, os chamados nacionalis tas, que fundaram o movimento “O Petróleo é Nosso” e defendiam que o petróleo encontrado no Brasil deveria ser explorado pelo Estado brasileiro; de outro, opositores a essa campanha defendiam que a exploração deveria ser feita por empresas privadas internacionais, já que o país não dispunha de tecnologia para a prospecção desse recurso natural. Sobre o movimento de cunho nacionalista citado, é correto afirmar que 

a) perdeu força progressivamente até desaparecer, sufocado pelo golpe de Estado de 1964, sem obter resultados concretos. 
b) culminou com a lei que criou a Petrobrás, aprovada no Senado a sancionada pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1953. 
c) aumentou a popularidade das Forças Armadas, contribuindo para a consolidação dos militares de inclinação socialista no poder a partir dos anos 1940. 
d) se fortaleceu a partir da descoberta, em 1935, de jazidas nas camadas mais profundas do Oceano Atlântico na costa brasileira, conhecidas como pré-sal. 
e) foi derrotado pelos argumentos técnicos de seus opositores e, a partir de 1947, empresas estrangeiras obtiveram permissão para explorar o petróleo na costa brasileira.

05.  (PUC-Rio-2016) Leia abaixo o fragmento do testamento de Lourenço de Siqueira, um senhor de escravos e de terras paulista, na América portuguesa, redigido, no seu leito de morte, por um jesuíta, em 1633. “Declaro que eu tenho algumas peças do gentio do Brasil as quais por lei de Sua Majestade são forras e livres e eu por tais as deixo e declaro, e lhes peço perdão de alguma força ou injustiça que lhes haja feito, e de lhes não ter pago seu serviço como era obrigado e lhes peço por amor de Deus e pelo que lhes tenho queiram todos juntos ficar e servir a minha mulher, a qual lhes pagará seu serviço na maneira que se costuma na terra nem poderá transferir bens nem vender pessoa alguma destas que digo, e peço às justiças de Sua Majestade que façam para descargo de minha consciência guardar esta última vontade e disposição.” Sobre tal documento é INCORRETO afirmar que 

a) o uso da expressão ‘peças do gentio’ e do termo ‘forras’ são indícios de existência de escravidão indígena. 
b) a Companhia de Jesus e outras ordens religiosas não foram as únicas responsáveis por administrar os indígenas na América portuguesa. 
c) as referências à transferência de bens e a vendas no testamento não atingem indígenas forros e livres. 
d) o trabalho compulsório assumiu diversas formas na colonização portuguesa na América. 
e) a sociedade colonial dispunha, como visto no testamento, de mecanismos para driblar a legislação que defendia a liberdade dos indígenas.

06.  (PUC-Rio-2016) O Iluminismo, como movimento intelectual, reuniu pensadores que abordaram a política, a organização social e a natureza de formas distintas. Podemos, no entanto, encontrar um conjunto de princípios comuns que dão identidade ao pensamento iluminista europeu do século XVIII. Sobre esse movimento, analise as alternativas abaixo: 

I. As ideias Iluministas estão associadas às críticas ao Antigo Regime, em particular ao direito divino dos reis e aos privilégios hereditários, entendidos como contrários ao direito natural do homem. 
II. Os iluministas defendiam que as sociedades humanas tendiam para um estágio inevitável de progresso material e espiritual que levaria à regeneração do homem e que seria guiada por Deus. 
III. A defesa da razão como principal recurso humano para conhecer e explicar os fenômenos sociais e naturais estava no centro da atitude intelectual dos filósofos iluministas. 
IV. A igualdade e a liberdade são, para os pensadores do século XVIII, valores fundamentais e naturais, que constituem a base política do nascente Estado Absolutista. 

São corretas apenas as afirmativas: 

a) I e II. 
b) II e III. 
c) III e IV. 
d) I e III. 
e) I e IV.

07. (FATEC -2016) Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg, localizada na atual Alemanha, um documento no qual enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original, que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No século XVI, sua publicação deu início ao processo conhecido como Reforma Protestante. 

Entre outros comportamentos, Lutero condenou 

a) a alfabetização em massa, promovida pelos jesuítas, e a publicação de Bíblias, ações que visavam enfraquecer o papel dos padres e oferecer autonomia religiosa aos católicos. 
b) a permissão dada pela Igreja para a criação de diferentes denominações religiosas (neopentecostais), que acabaram enfraquecendo o poder central do Papa. 
c) o desrespeito ao celibato pelos padres, a cobrança de dízimo, e a comercialização de água benta, relíquias sagradas e indulgências. 
d) a incorporação de práticas pagãs aos ritos católicos, a aceitação de mulheres na celebração das missas e a abolição do celibato para os padres. 
e) a tolerância da Igreja Católica com as práticas religiosas dos indígenas e dos escravizados africanos nas terras americanas recém-descobertas.

08.  (PUC-Rio-2016) Eleito em 1945, após o fim do Estado Novo, o presidente Eurico Gaspar Dutra governou o país durante os primeiros anos da Guerra Fria. Sobre o seu governo, é incorreto afirmar que 

a) a aliança política entre o Partido Social Democrático (PSD), a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Republicano (PR) garantiu maioria folgada para a aprovação das principais matérias no parlamento. 
b) alinhou-se aos Estados Unidos, rompeu relações diplomáticas com a União Soviética e cassou o registro do Partido Comunista Brasileiro (PCB). 
c) pautou-se por uma postura repressiva: proibiu greves, decretou intervenção em sindicatos e fechou a Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil. 
d) pôs fim à época de ouro dos cassinos no país, ao proibir os jogos de azar em nome da moral e dos bons costumes, com o apoio dos principais jornais do Distrito Federal. 
e) a nova Constituição, promulgada em 1946, favoreceu o poder arbitrário do Executivo e restringiu as atribuições do Congresso.

09. (UNESP-2016) Entre os motivos do pioneirismo português nas navegações oceânicas dos séculos XV e XVI, podem-se citar 

a) a influência árabe na Península Ibérica e a parceria com os comerciantes genoveses e venezianos. 
b) a centralização monárquica e o desenvolvimento de conhecimentos cartográficos e astronômicos. 
c) a superação do mito do abismo do mar e o apoio financeiro e tecnológico britânico. 
d) o avanço das ideias iluministas e a defesa do livre comércio entre as nações. 
e) o fim do interesse europeu pelas especiarias e a busca de formas de conservação dos alimentos.

10. (UNESP-2016) A condição essencial da existência e da supremacia da classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos particulares, a formação e o crescimento do capital; a condição de existência do capital é o trabalho assalariado. [...] O desenvolvimento da grande indústria socava o terreno em que a burguesia assentou o seu regime de produção e de apropriação dos produtos. A burguesia produz, sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. 
(Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto Comunista”. Obras escolhidas, vol. 1, s/d.)

Entre as características do pensamento marxista, é correto citar 

a) o temor perante a ascensão da burguesia e o apoio à internacionalização do modelo soviético. 
b) o princípio de que a história é movida pela luta de classes e a defesa da revolução proletária. 
c) a caracterização da sociedade capitalista como jurídica e socialmente igualitária. 
d) o reconhecimento da importância do trabalho da burguesia na construção de uma ordem socialmente justa. 
e) a celebração do triunfo da revolução proletária europeia e o desconsolo perante o avanço imperialista

11. (UNESP-2016) Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costumam viver esses colonos na província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos. 
(Thomas Davatz. Memórias de um colono no Brasil (1850), 1941.)

O texto aponta problemas enfrentados por imigrantes europeus que vieram ao Brasil para 

a) trabalhar nas primeiras fábricas, implantadas na região Sudeste do país, para reduzir a dependência brasileira de manufaturados ingleses. 
b) substituir a mão de obra escrava nas lavouras de café e cana-de-açúcar, após a decretação do fim da escravidão pela lei Áurea. 
c) trabalhar no sistema de parceria, estando submetidos ao poder político e econômico de fazendeiros habituados à exploração da mão de obra escrava. 
d) substituir a mão de obra indígena na agricultura e na pecuária, pois os nativos eram refratários aos trabalhos que exigiam sua sedentarização. 
e) trabalhar no sistema de colonato, durante o período da grande imigração, e se estabeleceram nas fazendas de café do Vale do Paraíba e litoral do Rio de Janeiro.

12. (PUC-Rio-2016) Durante o século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças políticas importantes na forma de organização dos Estados. A centralização política do século XVI deu lugar à política absolutista. Assinale a alternativa que define a política absolutista do século XVII de modo CORRETO. 

a) Poder do Estado, concentrado nas mãos do rei e de sua burocracia, sustentado pelos setores burgueses urbanos. 
b) Poder real, personalizado na figura do rei absoluto, tendo como base social os senhores feudais e os setores camponeses. 
c) Poder de polícia, estruturado na violência e organizado por milícias mercenárias, diretamente ligadas aos setores da pequena nobreza. 
d) Poder absoluto do rei, produzido pelo controle das finanças e pelo apoio social dos setores camponeses. 
e) Poder divino, associado ao poder temporal, sustentado pela aliança entre o clero e os senhores feudais.

13. (UNESP-2016) Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a década de 1960, podem-se citar: 

a) a criação da Organização das Nações Unidas, a Revolução Húngara e o surgimento do rock. 
b) a Primavera de Praga, a independência de Angola e Moçambique e o aparecimento da arte concreta. 
c) o processo de implantação do socialismo em Cuba, a Guerra do Vietnã e o movimento hippie. 
d) o julgamento de Nuremberg, a Guerra da Coreia e o surgimento do jazz e do blues. 
e) a independência da Índia e do Paquistão, o surgimento do peronismo e a pop art.

14. (UNESP-2016)  A cidade do Rio de Janeiro foi palco de vários eventos importantes que se relacionam diretamente com o processo de desenvolvimento da luta contra as ações da ditadura entre 1964 e 1985. Apenas uma das alternativas abaixo reúne dois desses eventos, de modo CORRETO. Assinale-a. 

a) A passeata dos Cem Mil, que reuniu amplos setores da sociedade brasileira, entre os quais intelectuais e artistas, e o Comício das Diretas Já, na Avenida Presidente Vargas, que mobilizou o país para pressionar o Congresso a votar a favor da Emenda Dante de Oliveira. 
b) A Passeata dos Cinquenta mil, que foi organizada pelo movimento estudantil após a morte do estudante Edson Luis no Restaurante do Calabouço, e a Marcha com a Família com Deus pela Liberdade. 
c) O movimento dos estudantes cariocas durante o período do Ato Institucional n°5, conhecido como “guerrilha urbana”, e o Movimento dos Caras Pintadas, que lutou pelo impeachment do presidente Collor. 
d) O movimento conhecido como Tropicalismo, que através dos festivais de música mobilizava a sociedade carioca em torno dos valores de liberdade, e a Coluna Prestes que mobilizou os setores militares pela queda do presidente Costa e Silva. 
e) A mobilização dos setores populares do Rio de Janeiro, através dos Centros de Cultura Popular da União Nacional de Estudantes, e a Rebelião dos Marinheiros que reuniu os setores subalternos da Marinha.

15. (PUC-Rio-2016) O nacionalismo, como ideia, teve vários significados ao longo de sua história. Sobre sua trajetória no século XIX, é CORRETO afirmar que: 

a) o nacionalismo foi fundamental para a consolidação do ideário político dos trabalhadores e esteve presente nos programas de fundação dos primeiros sindicatos operários. 
b) os anarquistas fizeram da questão nacional sua principal bandeira, projetando como mundo ideal uma sociedade de nações fraternas e igualitárias, na qual não teria lugar o imperialismo nem a conquista militar. 
c) os pensadores liberais, em sua maioria, se afastaram do nacionalismo, pois o viam como uma simples atualização do projeto monárquico absolutista. 
d) o nacionalismo foi uma ideologia secundária no cenário das ideias do século XIX, uma vez que conservadores, liberais, anarquistas e socialistas negavam qualquer aproximação com este ideal. 
e) o nacionalismo esteve associado a ideias liberais, como nos momentos em que se opôs aos Estados monárquicos e aristocráticos, assim como esteve associado a projetos políticos imperialistas e conservadores.

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 RESPOSTAS COMENTADAS 

01 - C
A revolta dos escravos ocorrida na porção francesa da Ilha de São Domingos (Saint-Domingue) começou em 1791 como um reflexo dos acontecimentos metropolitanos (a Revolução Francesa irrompera em 1789), antes mesmo que o governo revolucionário francês abolisse a escravidão nas colônias (1794). Os combates entre insurretos e tropas colonialistas prosseguiram até 1804, com algumas interrupções. Nesse último ano, Napoleão reconheceu a independência do Haiti. De qualquer forma, a Revolução Haitiana inspirou temores entre as camadas dominantes das colônias iberoamericanas, cujas aspirações de liberdade política não envolviam projetos de reforma social.

02 - B
Apesar de a maioria da população latino-americana ainda viver no campo, o acelerado crescimento de algumas cidades demonstrava seu ingresso na modernidade com carros, bondes, telefones e iluminação elétrica das ruas. Apenas a alternativa B está correta.

03 - D
Na passagem da Pré-História para a História, as comunidades humanas desenvolveram crenças religiosas em que as divindades eram associadas aos fenômenos da Natureza e às forças cósmicas, na tentativa de explicar a origem do Universo e do próprio homem. Nesse panteão primitivo, o Sol geralmente tinha um papel preponderante.

04 - B
A ideia de explorar o petróleo brasileiro por meio de empresas nacionais já fora defendida pelo escritor Monteiro Lobato desde 1935 e ganhou cunho oficial com a criação do Conselho Nacional do Petróleo em 1938, durante o Estado Novo; mas não chegou a se concretizar na Era Vargas. Foi somente em 1951, já em seu segundo período de governo, que Getúlio encaminhou ao Congresso o projeto de criação da Petrobras, que atribuía ao Estado Brasileiro o monopólio da prospecção, exploração e refinação do petróleo, ficando liberada para as empresas estrangeiras somente a distribuição dos derivados. A lei que instituiu a Petrobras foi sancionada em 3 de outubro de 1953, no 23º aniversário da Revolução de 30, que conduziu Vargas ao poder pela primeira vez.

05 - C
Todas as alternativas estão corretas com exceção da opção (C). A leitura do fragmento do testamento faz referências à transferência de bens e a vendas atingindo indígenas forros e livres. 

06 - D
Os iluministas defendiam que as sociedades humanas tendiam para um estágio inevitável de progresso material e espiritual que levaria à regeneração do homem e que seria guiada pela razão e não por Deus. A igualdade e a liberdade são, para os pensadores do séc. XVIII, valores fundamentais e naturais, mas não constituem a base política do Estado Absolutista que estava em crise nesta época. 

07 - C
Alternativa escohida por eliminação, pois o examinador confundiu o celibato clerical (proibição institucional do casamento de clérigos, e portanto não passível de ser "desrespeitada"), com o voto de castidade (abstinência sexual, que poderia não ser obedecida, configurando assim uma infração ao comportamento dos sacerdotes). Em suas 95 Teses, Lutero criticou outros abusos cometidos pela Igreja e seus representantes, destacando a prática da simonia (venda de cargos e objetos considerados sagrados, inclusive de indulgência – redução do tempo de permanência da alma no Purgatório). Obs.: Lutero era monge agostiniano, jamais tendo ascendido à condição de bispo.

08 - E
Todas as alternativas estão corretas com exceção da opção (E).pois a nova constituição, promulgada em 1946, não favoreceu o poder arbitrário do Executivo e nem restringiu as atribuições do Congresso.

09 - B
O pioneirismo português na Expansão Marítimo Comercial Europeia resultou de um conjunto de fatores, entre os quais a existência de um próspero segmento mercantil, a situação de paz interna e externa, a relativa proximidade de Portugal em relação à África e aperfeiçoamentos nas técnicas de navegação, como o emprego da caravela e da vela latina. A alternativa elenca ainda outros componentes: a centralização monárquica resultante da ascensão da Dinastia de Avis, aliada da burguesia e igualmente interessada na expansão da navegação e do comércio; e os conhecimentos cartográficos e astronômicos proporcionados pelas atividades relacionadas com a caça à baleia e a pesca de bacalhau praticadas no Atlântico

10 - B
O Manifesto do Partido Comunista (nome original do documento) de Marx e Engels lançou as bases da teoria que se tornaria conhecida como "Socialismo Científico" ou, em uma forma reducionista, "comunismo". Essa teoria, além de propor o processo que levaria à implantação de uma sociedade igualitária, procurou explicar a História como resultante de sucessivas confrontos provocados pela "luta de classes". 

11 - C
O sistema de parceria foi inaugurado no Brasil pelo senador Nicolau de Campos Vergueiro, com o objetivo de suprir, com mão-de-obra europeia (imigrantes suíço-alemães), sua fazenda de café no Oeste Paulista – ameaçadas pela crise do tráfico negreiro desencadeada em 1845 pela promulgação do Bill Aberdeen. Como os colonos tinham suas despesas com passagens e instalação adiantadas pelo contratador, além de adquirirem suprimentos para sua manutenção por preços superfaturados, tornavam-se na realidade devedores permanentes do fazendeiro, e por isso reduzidos a condições análogas à escravidão.

12 - A
A alternativa (b) está incorreta porque associa à política absolutista a figura exclusiva do rei e define, erradamente, que seu apoio estaria centrado nos senhores feudais e nos setores camponeses; a alternativa (c) está errada porque reduz a política absolutista ao poder de polícia, definido através das práticas de violência e o associa ao apoio dos setores da pequena nobreza; a alternativa (d) está equivocada porque, além de personalizar o poder no rei, estabelece o apoio dos camponeses; e a alternativa (e) está incorreta porque associa o poder absolutista ao clero e aos senhores feudais.

13 - C
Questão que remete a parâmetros principalmente cronológicos. Senão vejamos: a Revolução Cubana começou o processo que implantaria o socialismo a partir de sua vitória sobre Fulgencio Batista, em janeiro de 1959; a Guerra do Vietnã embora iniciada em 1956, somente ganhou destaque com a intensifica - ção da participação norte-americana durante os anos 60 e 70; quanto ao movimento hippie, cujo ponto de partida é tradicionalmente considerado como o Festival de Woodstock em 1969, teve suas raízes na rebelião da juventude do ocidente, desencadeada pelos universitários parisienses em março de 1968.

14 - A
A alternativa (b) está incorreta porque associa à luta contra a ditadura a Marcha da Família que apoiara o golpe militar; a alternativa (c) está incorreta ao associar à luta contra a ditadura o movimento dos caras pintadas; a letra (d) está incorreta, pois inclui a Coluna Prestes nos eventos; e a alternativa (e) erra ao colocar como evento a Rebelião dos Marinheiros.

15 - E
A ideia de uma identidade nacional serviu a diversos grupos que lutavam, muitas vezes, em cenários políticos distintos. Por isso, o nacionalismo esteve presente como elemento ideológico importante nas independências americanas ou nas crises políticas francesa de 1848 ou na formação dos Estados nacionais alemão e italiano.

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Fontes de pesquisa:
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada.aspx (acessado em 08SET16)
http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2016-2/ (acessado em 08SET16)

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