01. (FATEC-2016) Leia o texto.
“Para a América espanhola, o Haiti foi um exemplo e uma
advertência, observado com crescente horror tanto por
governantes quanto por governados. O criollos podiam
ver agora qual seria o resultado de perda de unidade na
metrópole, da perda da calma pelas autoridades e da perda
do controle pela classe governante colonial. Com a
adoção dessas políticas sociais e raciais, o Haiti foi
estigmatizado como inimigo de todos os regimes
coloniais e escravistas das Américas, os quais tomaram
medidas imediatas para se proteger.
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo:
Edusp, 2004, p. 69. Adaptado.
O texto faz referência
a) à crise econômica, provocada pela queda brusca do
preço do açúcar no mercado internacional, que levou
milhares de haitianos a procurar refúgio nos Estados
Unidos.
b) ao terremoto que atingiu o Haiti na primeira década
dos anos 2000, deixando 200 mil mortos, 250 mil
feridos e mais de 1,5 milhão de pessoas desabrigadas.
c) à Revolução Haitiana, movimento conduzido por
escravos e ex-escravos contra o exército francês, que
culminou na independência do Haiti.
d) ao aumento expressivo de imigrantes haitianos na
cidades de São Paulo e o consequente aumento dos
casos de discriminação e racismo verificados a partir
de 1990.
e) à presença de tropas da Organização das Nações
Unidas (ONU), que procuraram garantir a estabilidade
política no Haiti após a deposição do presidente JeanBertrand
Aristide.
02. (PUC-Rio-2016) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) produziu importantes desdobramentos em todas as regiões do
globo. Sobre esses desdobramentos, nos países da América Latina, assinale a alternativa CORRETA:
a) Os Estados Unidos perderam seu lugar hegemônico, abrindo espaço para que outra potência
vitoriosa, a Grã-Bretanha, ampliasse sua influência sobre a América Latina.
b) Apesar de a maioria da população latino-americana ainda viver no campo, o acelerado
crescimento de algumas cidades demonstrava seu ingresso na modernidade com carros, bondes,
telefones e iluminação elétrica das ruas.
c) A maior parte dos países da região passou por um processo de desaceleração da industrialização,
permanecendo a produção agrária para exportação como dominante na economia.
d) A modernização econômica trouxe à cena política novas forças sociais e uma grande concentração
de operários nos centros urbanos que, organizados em sindicatos, se pautavam por diretrizes
liberais, anarquistas e comunistas.
e) O fluxo migratório iniciado nas décadas finais do século XIX se intensificou com a chegada à
América Latina de milhares de imigrantes vindos da Itália, da Espanha, da Europa Central, da
China, dos EUA e do Japão.
03. (FATEC -2016) Ao longo do ano de 2015, o mundo assistiu à destruição
de ruínas históricas milenares, localizadas principalmente
nos territórios atuais do Iraque e da Síria. Militantes da
organização política Estado Islâmico (EI) foram os
autores da destruição. Segundo a imprensa mundial, os
militantes do EI acreditam que os sítios arqueológicos
mesopotâmicos incentivam o abandono da fé muçulmana
e, por isso, devem ser destruídos.
Na passagem da Pré-História para a Antiguidade, é
correto afirmar que as sociedades da Mesopotâmia.
a) foram as primeiras a desenvolver formas primitivas de
cristianismo, monoteísta, cujo principal culto
realizava-se em templos monumentais, na região da
Palestina.
b) não construíram templos religiosos que tenham
resistido ao tempo, o que leva os pesquisadores a supor
que a religiosidade não era um fator significativo nesse
período.
c) se organizavam de modo a separar a religião da vida
pública, permitindo que os cultos religiosos
ocorressem em cômodos anexos às edificações
residenciais, no âmbito privado.
d) divinizavam diversos componentes da natureza, como
o raio, o fogo, o céu, a Lua e o Sol, entre outros, e cada
cidade tinha o seu deus ou deusa, honrados com a
construção de grandes templos.
e) constituíram a primeira experiência histórica de socie -
dade igualitária e ateia, na qual todos os membros
gozavam dos mesmos direitos e deveres, exercidos em
edifícios públicos construídos com diferentes
finalidades.
04. (FATEC -2016) O principal debate sobre o desenvolvimento econômico
travado no Brasil ao longo das décadas de 1940 e de 1950
opôs dois pontos de vista. De um lado, os chamados
nacionalis tas, que fundaram o movimento “O Petróleo é
Nosso” e defendiam que o petróleo encontrado no Brasil
deveria ser explorado pelo Estado brasileiro; de outro,
opositores a essa campanha defendiam que a exploração
deveria ser feita por empresas privadas internacionais, já
que o país não dispunha de tecnologia para a prospecção
desse recurso natural.
Sobre o movimento de cunho nacionalista citado, é
correto afirmar que
a) perdeu força progressivamente até desaparecer,
sufocado pelo golpe de Estado de 1964, sem obter
resultados concretos.
b) culminou com a lei que criou a Petrobrás, aprovada no
Senado a sancionada pelo presidente Getúlio Vargas
no ano de 1953.
c) aumentou a popularidade das Forças Armadas,
contribuindo para a consolidação dos militares de
inclinação socialista no poder a partir dos anos 1940.
d) se fortaleceu a partir da descoberta, em 1935, de
jazidas nas camadas mais profundas do Oceano
Atlântico na costa brasileira, conhecidas como pré-sal.
e) foi derrotado pelos argumentos técnicos de seus
opositores e, a partir de 1947, empresas estrangeiras
obtiveram permissão para explorar o petróleo na costa
brasileira.
05. (PUC-Rio-2016) Leia abaixo o fragmento do testamento de Lourenço de Siqueira, um senhor de escravos e de terras
paulista, na América portuguesa, redigido, no seu leito de morte, por um jesuíta, em 1633.
“Declaro que eu tenho algumas peças do gentio do Brasil as quais por lei de Sua Majestade são forras e
livres e eu por tais as deixo e declaro, e lhes peço perdão de alguma força ou injustiça que lhes haja
feito, e de lhes não ter pago seu serviço como era obrigado e lhes peço por amor de Deus e pelo que lhes
tenho queiram todos juntos ficar e servir a minha mulher, a qual lhes pagará seu serviço na maneira que
se costuma na terra nem poderá transferir bens nem vender pessoa alguma destas que digo, e peço às
justiças de Sua Majestade que façam para descargo de minha consciência guardar esta última vontade e
disposição.”
Sobre tal documento é INCORRETO afirmar que
a) o uso da expressão ‘peças do gentio’ e do termo ‘forras’ são indícios de existência de escravidão
indígena.
b) a Companhia de Jesus e outras ordens religiosas não foram as únicas responsáveis por
administrar os indígenas na América portuguesa.
c) as referências à transferência de bens e a vendas no testamento não atingem indígenas forros e
livres.
d) o trabalho compulsório assumiu diversas formas na colonização portuguesa na América.
e) a sociedade colonial dispunha, como visto no testamento, de mecanismos para driblar a
legislação que defendia a liberdade dos indígenas.
06. (PUC-Rio-2016) O Iluminismo, como movimento intelectual, reuniu pensadores que abordaram a política, a organização
social e a natureza de formas distintas. Podemos, no entanto, encontrar um conjunto de princípios
comuns que dão identidade ao pensamento iluminista europeu do século XVIII. Sobre esse movimento,
analise as alternativas abaixo:
I. As ideias Iluministas estão associadas às críticas ao Antigo Regime, em particular ao direito divino
dos reis e aos privilégios hereditários, entendidos como contrários ao direito natural do
homem.
II. Os iluministas defendiam que as sociedades humanas tendiam para um estágio inevitável de
progresso material e espiritual que levaria à regeneração do homem e que seria guiada por
Deus.
III. A defesa da razão como principal recurso humano para conhecer e explicar os fenômenos sociais
e naturais estava no centro da atitude intelectual dos filósofos iluministas.
IV. A igualdade e a liberdade são, para os pensadores do século XVIII, valores fundamentais e
naturais, que constituem a base política do nascente Estado Absolutista.
São corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) I e IV.
07. (FATEC -2016) Em 1517, o bispo católico Martinho Lutero escreveu e
afixou na porta da catedral da cidade de Wittenberg,
localizada na atual Alemanha, um documento no qual
enumerou noventa e cinco críticas aos comportamentos
dos representantes da Igreja Católica. O cartaz original,
que continha as 95 Teses, foi incluído na lista do
Patrimônio Mundial da UNESCO em março de 2016. No
século XVI, sua publicação deu início ao processo
conhecido como Reforma Protestante.
Entre outros comportamentos, Lutero condenou
a) a alfabetização em massa, promovida pelos jesuítas, e
a publicação de Bíblias, ações que visavam
enfraquecer o papel dos padres e oferecer autonomia
religiosa aos católicos.
b) a permissão dada pela Igreja para a criação de
diferentes denominações religiosas (neopentecostais),
que acabaram enfraquecendo o poder central do Papa.
c) o desrespeito ao celibato pelos padres, a cobrança de
dízimo, e a comercialização de água benta, relíquias
sagradas e indulgências.
d) a incorporação de práticas pagãs aos ritos católicos, a
aceitação de mulheres na celebração das missas e a
abolição do celibato para os padres.
e) a tolerância da Igreja Católica com as práticas
religiosas dos indígenas e dos escravizados africanos
nas terras americanas recém-descobertas.
08. (PUC-Rio-2016) Eleito em 1945, após o fim do Estado Novo, o presidente Eurico Gaspar Dutra governou o país durante os
primeiros anos da Guerra Fria. Sobre o seu governo, é incorreto afirmar que
a) a aliança política entre o Partido Social Democrático (PSD), a União Democrática Nacional (UDN)
e o Partido Republicano (PR) garantiu maioria folgada para a aprovação das principais matérias no
parlamento.
b) alinhou-se aos Estados Unidos, rompeu relações diplomáticas com a União Soviética e cassou o
registro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
c) pautou-se por uma postura repressiva: proibiu greves, decretou intervenção em sindicatos e
fechou a Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil.
d) pôs fim à época de ouro dos cassinos no país, ao proibir os jogos de azar em nome da moral e
dos bons costumes, com o apoio dos principais jornais do Distrito Federal.
e) a nova Constituição, promulgada em 1946, favoreceu o poder arbitrário do Executivo e restringiu
as atribuições do Congresso.
09. (UNESP-2016) Entre os motivos do pioneirismo português nas
navegações oceânicas dos séculos XV e XVI, podem-se
citar
a) a influência árabe na Península Ibérica e a parceria com
os comerciantes genoveses e venezianos.
b) a centralização monárquica e o desenvolvimento de
conhecimentos cartográficos e astronômicos.
c) a superação do mito do abismo do mar e o apoio
financeiro e tecnológico britânico.
d) o avanço das ideias iluministas e a defesa do livre comércio
entre as nações.
e) o fim do interesse europeu pelas especiarias e a busca
de formas de conservação dos alimentos.
10. (UNESP-2016) A condição essencial da existência e da supremacia da
classe burguesa é a acumulação da riqueza nas mãos dos
particulares, a formação e o crescimento do capital; a
condição de existência do capital é o trabalho assalariado.
[...]
O desenvolvimento da grande indústria socava o terreno
em que a burguesia assentou o seu regime de produção e
de apropriação dos produtos. A burguesia produz,
sobretudo, seus próprios coveiros. Sua queda e a vitória
do proletariado são igualmente inevitáveis.
(Karl Marx e Friedrich Engels. “Manifesto Comunista”.
Obras escolhidas, vol. 1, s/d.)
Entre as características do pensamento marxista, é correto
citar
a) o temor perante a ascensão da burguesia e o apoio à
internacionalização do modelo soviético.
b) o princípio de que a história é movida pela luta de
classes e a defesa da revolução proletária.
c) a caracterização da sociedade capitalista como jurídica
e socialmente igualitária.
d) o reconhecimento da importância do trabalho da
burguesia na construção de uma ordem socialmente
justa.
e) a celebração do triunfo da revolução proletária
europeia e o desconsolo perante o avanço imperialista
11. (UNESP-2016) Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado,
tornam-se, pois, desde o começo, uma simples
propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito
de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos
senhores de escravos, e também da ausência de direitos
em que costumam viver esses colonos na província de
São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de
que são tratados como simples mercadorias ou como
escravos.
(Thomas Davatz. Memórias de um colono no Brasil (1850), 1941.)
O texto aponta problemas enfrentados por imigrantes
europeus que vieram ao Brasil para
a) trabalhar nas primeiras fábricas, implantadas na região
Sudeste do país, para reduzir a dependência brasileira
de manufaturados ingleses.
b) substituir a mão de obra escrava nas lavouras de café
e cana-de-açúcar, após a decretação do fim da
escravidão pela lei Áurea.
c) trabalhar no sistema de parceria, estando submetidos
ao poder político e econômico de fazendeiros
habituados à exploração da mão de obra escrava.
d) substituir a mão de obra indígena na agricultura e na
pecuária, pois os nativos eram refratários aos trabalhos
que exigiam sua sedentarização.
e) trabalhar no sistema de colonato, durante o período da
grande imigração, e se estabeleceram nas fazendas de
café do Vale do Paraíba e litoral do Rio de Janeiro.
12. (PUC-Rio-2016) Durante o século XVII, a Europa Ocidental presenciou mudanças políticas importantes na forma de organização dos Estados.
A centralização política do século XVI deu lugar à política absolutista.
Assinale a alternativa que define a política absolutista do século XVII de modo CORRETO.
a) Poder do Estado, concentrado nas mãos do rei e de sua burocracia, sustentado pelos setores burgueses urbanos.
b) Poder real, personalizado na figura do rei absoluto, tendo como base social os senhores feudais e os setores camponeses.
c) Poder de polícia, estruturado na violência e organizado por milícias mercenárias, diretamente ligadas aos setores da
pequena nobreza.
d) Poder absoluto do rei, produzido pelo controle das finanças e pelo apoio social dos setores camponeses.
e) Poder divino, associado ao poder temporal, sustentado pela aliança entre o clero e os senhores feudais.
13. (UNESP-2016) Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a
década de 1960, podem-se citar:
a) a criação da Organização das Nações Unidas, a
Revolução Húngara e o surgimento do rock.
b) a Primavera de Praga, a independência de Angola e
Moçambique e o aparecimento da arte concreta.
c) o processo de implantação do socialismo em Cuba, a
Guerra do Vietnã e o movimento hippie.
d) o julgamento de Nuremberg, a Guerra da Coreia e o
surgimento do jazz e do blues.
e) a independência da Índia e do Paquistão, o surgimento
do peronismo e a pop art.
14. (UNESP-2016) A cidade do Rio de Janeiro foi palco de vários eventos importantes que se relacionam diretamente com o processo de
desenvolvimento da luta contra as ações da ditadura entre 1964 e 1985.
Apenas uma das alternativas abaixo reúne dois desses eventos, de modo CORRETO. Assinale-a.
a) A passeata dos Cem Mil, que reuniu amplos setores da sociedade brasileira, entre os quais intelectuais e artistas, e o
Comício das Diretas Já, na Avenida Presidente Vargas, que mobilizou o país para pressionar o Congresso a votar a
favor da Emenda Dante de Oliveira.
b) A Passeata dos Cinquenta mil, que foi organizada pelo movimento estudantil após a morte do estudante Edson Luis no
Restaurante do Calabouço, e a Marcha com a Família com Deus pela Liberdade.
c) O movimento dos estudantes cariocas durante o período do Ato Institucional n°5, conhecido como “guerrilha urbana”,
e o Movimento dos Caras Pintadas, que lutou pelo impeachment do presidente Collor.
d) O movimento conhecido como Tropicalismo, que através dos festivais de música mobilizava a sociedade carioca em
torno dos valores de liberdade, e a Coluna Prestes que mobilizou os setores militares pela queda do presidente Costa
e Silva.
e) A mobilização dos setores populares do Rio de Janeiro, através dos Centros de Cultura Popular da União Nacional de
Estudantes, e a Rebelião dos Marinheiros que reuniu os setores subalternos da Marinha.
15. (PUC-Rio-2016) O nacionalismo, como ideia, teve vários significados ao longo de sua história. Sobre sua trajetória no século XIX, é CORRETO
afirmar que:
a) o nacionalismo foi fundamental para a consolidação do ideário político dos trabalhadores e esteve presente nos programas
de fundação dos primeiros sindicatos operários.
b) os anarquistas fizeram da questão nacional sua principal bandeira, projetando como mundo ideal uma sociedade de
nações fraternas e igualitárias, na qual não teria lugar o imperialismo nem a conquista militar.
c) os pensadores liberais, em sua maioria, se afastaram do nacionalismo, pois o viam como uma simples atualização do
projeto monárquico absolutista.
d) o nacionalismo foi uma ideologia secundária no cenário das ideias do século XIX, uma vez que conservadores, liberais,
anarquistas e socialistas negavam qualquer aproximação com este ideal.
e) o nacionalismo esteve associado a ideias liberais, como nos momentos em que se opôs aos Estados monárquicos e
aristocráticos, assim como esteve associado a projetos políticos imperialistas e conservadores.
_______________________________
RESPOSTAS COMENTADAS
01 - C
A revolta dos escravos ocorrida na porção francesa da
Ilha de São Domingos (Saint-Domingue) começou em
1791 como um reflexo dos acontecimentos metropolitanos (a Revolução Francesa irrompera em 1789),
antes mesmo que o governo revolucionário francês
abolisse a escravidão nas colônias (1794). Os combates
entre insurretos e tropas colonialistas prosseguiram
até 1804, com algumas interrupções. Nesse último ano,
Napoleão reconheceu a independência do Haiti. De
qualquer forma, a Revolução Haitiana inspirou
temores entre as camadas dominantes das colônias
iberoamericanas, cujas aspirações de liberdade
política não envolviam projetos de reforma social.
02 - B
Apesar de a maioria da população latino-americana ainda viver no campo, o
acelerado crescimento de algumas cidades demonstrava seu ingresso na modernidade com
carros, bondes, telefones e iluminação elétrica das ruas.
Apenas a alternativa B está correta.
03 - D
Na passagem da Pré-História para a História, as
comunidades humanas desenvolveram crenças
religiosas em que as divindades eram associadas aos
fenômenos da Natureza e às forças cósmicas, na
tentativa de explicar a origem do Universo e do
próprio homem. Nesse panteão primitivo, o Sol
geralmente tinha um papel preponderante.
04 - B
A ideia de explorar o petróleo brasileiro por meio de
empresas nacionais já fora defendida pelo escritor
Monteiro Lobato desde 1935 e ganhou cunho oficial
com a criação do Conselho Nacional do Petróleo em
1938, durante o Estado Novo; mas não chegou a se
concretizar na Era Vargas. Foi somente em 1951, já
em seu segundo período de governo, que Getúlio
encaminhou ao Congresso o projeto de criação da
Petrobras, que atribuía ao Estado Brasileiro o
monopólio da prospecção, exploração e refinação do
petróleo, ficando liberada para as empresas estrangeiras somente a distribuição dos derivados. A lei que
instituiu a Petrobras foi sancionada em 3 de outubro
de 1953, no 23º aniversário da Revolução de 30, que
conduziu Vargas ao poder pela primeira vez.
05 - C
Todas as alternativas estão corretas com exceção da opção (C). A leitura do fragmento do testamento faz
referências à transferência de bens e a vendas atingindo indígenas forros e livres.
06 - D
Os iluministas defendiam que as sociedades humanas tendiam para um
estágio inevitável de progresso material e espiritual que levaria à regeneração do homem e que seria
guiada pela razão e não por Deus. A igualdade e a liberdade são, para os pensadores do séc. XVIII,
valores fundamentais e naturais, mas não constituem a base política do Estado Absolutista que estava
em crise nesta época.
07 - C
Alternativa escohida por eliminação, pois o examinador confundiu o celibato clerical (proibição institucional do casamento de clérigos, e portanto não
passível de ser "desrespeitada"), com o voto de
castidade (abstinência sexual, que poderia não ser
obedecida, configurando assim uma infração ao
comportamento dos sacerdotes). Em suas 95 Teses,
Lutero criticou outros abusos cometidos pela Igreja e
seus representantes, destacando a prática da simonia
(venda de cargos e objetos considerados sagrados,
inclusive de indulgência – redução do tempo de
permanência da alma no Purgatório).
Obs.: Lutero era monge agostiniano, jamais tendo
ascendido à condição de bispo.
08 - E
Todas as alternativas estão corretas com exceção da opção (E).pois a nova constituição, promulgada em
1946, não favoreceu o poder arbitrário do Executivo e nem restringiu as atribuições do Congresso.
09 - B
O pioneirismo português na Expansão Marítimo Comercial
Europeia resultou de um conjunto de
fatores, entre os quais a existência de um próspero
segmento mercantil, a situação de paz interna e
externa, a relativa proximidade de Portugal em
relação à África e aperfeiçoamentos nas técnicas de
navegação, como o emprego da caravela e da vela
latina. A alternativa elenca ainda outros componentes:
a centralização monárquica resultante da ascensão da
Dinastia de Avis, aliada da burguesia e igualmente
interessada na expansão da navegação e do comércio;
e os conhecimentos cartográficos e astronômicos
proporcionados pelas atividades relacionadas com a
caça à baleia e a pesca de bacalhau praticadas no
Atlântico
10 - B
O Manifesto do Partido Comunista (nome original do
documento) de Marx e Engels lançou as bases da
teoria que se tornaria conhecida como "Socialismo
Científico" ou, em uma forma reducionista,
"comunismo". Essa teoria, além de propor o processo
que levaria à implantação de uma sociedade
igualitária, procurou explicar a História como
resultante de sucessivas confrontos provocados pela
"luta de classes".
11 - C
O sistema de parceria foi inaugurado no Brasil pelo
senador Nicolau de Campos Vergueiro, com o objetivo
de suprir, com mão-de-obra europeia (imigrantes
suíço-alemães), sua fazenda de café no Oeste
Paulista – ameaçadas pela crise do tráfico negreiro
desencadeada em 1845 pela promulgação do Bill
Aberdeen. Como os colonos tinham suas despesas com
passagens e instalação adiantadas pelo contratador,
além de adquirirem suprimentos para sua
manutenção por preços superfaturados, tornavam-se
na realidade devedores permanentes do fazendeiro, e
por isso reduzidos a condições análogas à escravidão.
12 - A
A alternativa (b) está incorreta porque associa à política absolutista a figura exclusiva do rei e define,
erradamente, que seu apoio estaria centrado nos senhores feudais e nos setores camponeses; a alternativa
(c) está errada porque reduz a política absolutista ao poder de polícia, definido através das práticas de
violência e o associa ao apoio dos setores da pequena nobreza; a alternativa (d) está equivocada porque,
além de personalizar o poder no rei, estabelece o apoio dos camponeses; e a alternativa (e) está incorreta
porque associa o poder absolutista ao clero e aos senhores feudais.
13 - C
Questão que remete a parâmetros principalmente
cronológicos. Senão vejamos: a Revolução Cubana
começou o processo que implantaria o socialismo a
partir de sua vitória sobre Fulgencio Batista, em
janeiro de 1959; a Guerra do Vietnã embora iniciada
em 1956, somente ganhou destaque com a intensifica -
ção da participação norte-americana durante os anos
60 e 70; quanto ao movimento hippie, cujo ponto de
partida é tradicionalmente considerado como o
Festival de Woodstock em 1969, teve suas raízes na
rebelião da juventude do ocidente, desencadeada pelos
universitários parisienses em março de 1968.
14 - A
A alternativa (b) está incorreta porque associa à luta contra a ditadura a Marcha da Família que apoiara o
golpe militar; a alternativa (c) está incorreta ao associar à luta contra a ditadura o movimento dos caras
pintadas; a letra (d) está incorreta, pois inclui a Coluna Prestes nos eventos; e a alternativa (e) erra ao
colocar como evento a Rebelião dos Marinheiros.
15 - E
A ideia de uma identidade nacional serviu a diversos grupos que lutavam, muitas vezes, em cenários
políticos distintos. Por isso, o nacionalismo esteve presente como elemento ideológico importante nas
independências americanas ou nas crises políticas francesa de 1848 ou na formação dos Estados nacionais
alemão e italiano.
_____________________________________________________
Fontes de pesquisa:
http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada.aspx (acessado em 08SET16)
http://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2016-2/ (acessado em 08SET16)
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