Efeito estufa e aquecimento global - 20 Exercícios com gabarito

01. (FUVEST) - Uma das consequências do “efeito estufa” é o aquecimento dos oceanos. Esse aumento de temperatura provoca
a) menor dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de menor quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.
b) menor dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
c) menor dissolução de CO2 e O2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade de O2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
d) maior dissolução de CO2 nas águas oceânicas, o que leva ao consumo de maior quantidade desse gás pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para a redução do efeito estufa global.
e) maior dissolução de O2 nas águas oceânicas, o que leva à liberação de maior quantidade de CO2 pelo fitoplâncton, contribuindo, assim, para o aumento do efeito estufa global.

02. (VUNESP) - Em estudos de Geografia Física, um dos fenômenos climáticos que possui destaque é o efeito estufa, caracterizado como
a) um fenômeno antrópico originado pela combinação de gás carbônico e água na atmosfera, capaz de causar danos em coberturas vegetais durante as precipitações.
b) um fenômeno natural que dissipa o calor presente em superfície, para que as temperaturas médias do planeta não atinjam valores elevados.
c) um fenômeno natural que retém parte do calor irradiado pela superfície terrestre e partículas de gases e de água em suspensão.
d) um fenômeno antrópico intensificado pela urbanização e industrialização mundial, que absorve poluentes como o metano e os clorofluorcarbonetos.
e) um fenômeno natural intermitente de resfriamento das águas oceânicas, que provoca alterações da direção dos ventos e massas de ar.

03. (ENEM) - Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.
De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia
a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade.
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
c) nuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial.
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

04. (ENEM) - Confirmada pelos cientistas e já sentida pela população mundial, a mudança climática global é hoje o principal desafio socioambiental a ser enfrentado pela humanidade. Mudança climática é o nome que se dá ao conjunto de alterações nas condições do clima da Terra pelo acúmulo de seis tipos de gases na atmosfera – sendo os principais o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) – emitidos em quantidade excessiva através da queima de combustíveis (petróleo e carvão) e do uso inadequado do solo.
SANTiLLi, M. Mudança climática global. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, 2007 (adaptado). 

Suponha que, ao invés de superaquecimento, o planeta sofresse uma queda de temperatura, resfriando-se como numa era glacial, nesse caso
a) a camada de geleiras, bem como o nível do mar, diminuiriam.
b) as geleiras aumentariam, acarretando alterações no relevo do continente e no nível do mar.
c) o equilíbrio do clima do planeta seria restabelecido, uma vez que ele está em processo de aquecimento.
d) a fauna e a flora das regiões próximas ao círculo polar ártico e antártico nada sofreriam com a glaciação.
e) os centros urbanos permaneceriam os mesmos, sem prejuízo à população humana e ao seu desenvolvimento.

05. (Mackenzie) - O sequestro direto ou geológico de carbono, com o objetivo de minimizar o efeito estufa, consiste em
a) absorver o gás carbônico por meio de projetos ambientais que o fixe na biomassa, com ações de reflorestamento.
b) capturar o gás carbônico, comprimi-lo e transportá-lo por meio de dutos para as camadas subterrâneas de carvão mineral ou de poços maduros de petróleo.
c) fazer a absorção do gás carbônico por meio do cultivo de microalgas, como já ocorre no Sertão Nordestino.
d) desenvolver a proliferação de organismos marinhos, que extraem o gás carbônico das águas oceânicas e se convertem em carbonato de cálcio para a formação de seus esqueletos ou escudos.
e) evitar a emissão de gás carbônico, visando formas alternativas de energia, com a utilização de resíduos sólidos e com a adoção de energias renováveis.

06. (UNIFESP) - Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:
a) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.
b) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o CO2 que promove o efeito estufa também combina com os gases que destroem camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.
c) quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.
d) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o CO2 concentrado na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.
e) quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.

07. (ENEM) - As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses matérias absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica. Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica
a) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas.
b) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa.
c) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias.
d) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências.
e) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

08.(PUC-SP) - O aquecimento global e o desmatamento
a) poderão elevar a temperatura em algumas áreas da Amazônia em até 12°C.
b) já aumentaram a temperatura média de 8°C para 12°C nos últimos 30 anos.
c) elevarão a temperatura mesmo que o desmatamento seja contido.
d) causarão mudanças climáticas irreversíveis que secarão as savanas.
e) são inevitáveis, mas seu efeito sobre a floresta amazônica pode ser controlado.

09. (UNICAMP) - Levando em conta a capacidade da água de dissolver o dióxido de carbono, há uma proposta de se bombear esse gás para dentro dos oceanos, em águas profundas. Considerando-se o exposto no texto inicial e a proposta de bombeamento do dióxido de carbono nas águas profundas, pode-se concluir que esse bombeamento
a) favoreceria os organismos que utilizariam o carbonato oriundo da dissolução do gás na água para formar suas carapaças ou exoesqueletos, mas aumentaria o nível dos oceanos.
b) diminuiria o problema do efeito estufa, mas poderia comprometer a vida marinha.
c) diminuiria o problema do buraco da camada de ozônio, mas poderia comprometer a vida marinha.
d) favoreceria alguns organismos marinhos que possuem esqueletos e conchas, mas aumentaria o problema do efeito estufa.

10. (FATEC) - A humanidade, após a revolução industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio. Como conseqüências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:
I. Aumento da temperatura média do planeta e da penetração dos raios ultravioletas.
II. Degelo das regiões polares e aumento do número de casos de câncer de pele.
III. Eutroficação das águas fluviais e aumento das micoses de pele.
Está correto o que se citou
a) somente em I e III.
b) somente em II e III.
c) em I, II e III.
d) somente em III.
e) somente em I e II.

11. (Mackenzie) - Uma teoria sobre o aquecimento global da Terra propõe que a elevação da temperatura está relacionada, principalmente, com o crescente aumento do teor de gás carbônico atmosférico. O gás carbônico, assim como os vidros transparentes de uma estufa usada no cultivo de flores, permite a entrada de luz solar, mas dificulta a dissipação do calor para o espaço. Esse comportamento
a) é a causa da chuva ácida.
b) leva à destruição da camada de ozônio.
c) provoca a solidificação de grandes massas de água nos pólos.
d) é, possivelmente, minimizado pela presença de alguns aerossóis (partículas em suspensão na atmosfera), que rebatem a luz solar, diminuindo a radiação que aquece a Terra.
e) não interfere na temperatura da superfície do planeta.

12. (PUC-RJ) - Das causas diretas geradoras do problema ambiental, apresentado na imagem acima, NÃO se inclui o(a)

a) desmatamento das matas ciliares
b) efeito estufa e aquecimento global
c) erosão antrópica e natural
d) exploração pecuária e mineração
e) impermeabilização dos solos pela urbanização

13. (PUC-RIO) - A cana de açúcar é uma cultura extremamente importante para o Brasil na produção de etanol. Entretanto, durante esse processo fermentativo, além da produção de álcool, ocorre a produção de um gás que contribui para o efeito estufa, que se chama
a) sulfídrico.
b) metano.
c) carbônico.
d) nitrogênio.
e) oxigênio.

14. (UNIFESP) - O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que
a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.
b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.
c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.
d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.
e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.

15. (UEMA) - O clima extremo com anomalias de calor tem tornado o mundo cada vez mais quente desde os anos 80. Parece pouco, mas o aumento de 0,4°C pode afetar safras, abastecimento de água e provocar ondas de calor, invernos rigorosos, enchentes e furacões. Uma breve retrospectiva da história do planeta nos últimos anos mostra que esses episódios estão se tornando cada vez mais comuns. Onde isso vai parar?
Fonte: REVISTA SUPERINTERESSANTE. São Paulo: Abril, n. 330, mar. 2014. (adaptado).

O aumento da frequência desses eventos extremos resulta de processos provocados por vários fatores entre os quais destaca-se o(a)
a) erosão.
b) eutrofização.
c) radioatividade.
d) maré vermelha.
e) aquecimento global.

16. (PUC-RIO) - O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:
a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.
b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.
c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.
d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.
e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

17. (UNAMA) - Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:
a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.
b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.
c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.
d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

18. (UFRGS) - O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.
Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.
I - O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas.
II - A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará.
III - Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

19. (VUNESP) - Analise a charge.
Blog do Lute. www.hojeemdia.com.br. 20.12.2019. Adaptado)

Ironizado na charge, o efeito estufa é
a) um fenômeno restrito às grandes cidades.
b) o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico.
c) a precipitação carregada de ácidos nítrico e sulfúrico.
d) o resultado da elevação do nível do mar.
e) um fenômeno natural intensificado por atividades humanas

20. (FADESP) - Desde a década de 1970, os problemas ambientais têm sido alvos de frequentes discussões mundiais. O efeito estufa, o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio, entre outros, estão entre as maiores preocupações ambientais da humanidade. Sobre as características dos problemas ambientais, é correto afirmar que
a) a destruição de matas, com a queima da biomassa, e os setores de energia que utilizam os combustíveis fósseis são considerados uns dos principais fatores responsáveis pelo aumento do efeito estufa.
b) o desmatamento e a construção de hidrelétricas têm contribuído para o aumento do buraco da camada de ozônio, devido à liberação dos clorofluorcarbonos (CFCs).
c) a concentração de gases ácidos, como o ácido sulfúrico e nitroso, e a expansão de áreas agrícolas decorrentes sobretudo de atividades humanas têm contribuído para o aumento da temperatura do planeta.
d) na atualidade o nível de poluição atmosférica tem se intensificado mais em áreas rurais do que nas urbanas, devido à presença de grandes aglomerações populacionais e atividades agroindustriais.







|| Poderá acessar também exercícios comentados sobre este assunto



01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
A
CEBBADABE
11
12
13
14
15
16
17181920
D
BCAEBAEEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário