Revoltas do Período Regencial no Brasil - 30 Exercícios com gabarito

01. (UECE) - O período regencial foi um dos mais agitados na história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias da organização das Forças Armadas.
(FAUSTO, Boris. História do Brasil, 2ª ed. São Paulo: EDUSP, 1995. p. 161)

Sobre as várias revoltas nas províncias durante o período de Regência, podemos afirmar corretamente que:
a) eram levantes republicanos em sua maioria, que conseguiam sempre empolgar a população pobre e os escravos;
b) a principal delas foi a Revolução Farroupilha, acontecida nas províncias do Nordeste, que pretendia o retorno do imperador D. Pedro I;
c) podem ser vistas como respostas à política centralizadora do Império, que restringia a autonomia financeira e administrativa das províncias;
d) em sua maioria, eram revoltas lideradas pelos grandes proprietários de terras e exigiam uma posição mais forte e centralizadora do governo imperial;

02. (UNEMAT) - Durante o Império, Mato Grosso vivenciou um importante movimento social em 1834, conhecido como Rusga. Sobre este acontecimento, assinale a alternativa correta. 

a) O movimento ocorreu em Mato Grosso em virtude de desentendimentos políticos no Rio de Janeiro entre Liberais Radicais e Liberais Moderados. 
b) A Rusga teve, como uma de suas principais características, as profundas reformas sociais que os seus líderes pretendiam implantar. 
c) Mesmo com a intensidade das disputas entre Liberais e Conservadores, não ocorreram atos de violência em virtude da enérgica repressão do presidente da Província Antonio Corrêa da Costa. 
d) Apesar das ações de violência, em síntese, o movimento não defendia nenhuma alteração significativa nas relações de trabalho, no regime político ou mesmo no processo eleitoral. 
e) Os membros da Guarda Nacional, em Mato Grosso, decidiram não se envolver na revolta por considerá-la ilegítima em suas reivindicações.

03. (PUC-RIO) - Ao estabelecer critérios para o exercício da cidadania, a Constituição brasileira de 1824 criou limites à par­ticipação de diversos grupos sociais na organização política do Estado. Assinale a opção que identifica corretamente revoltas e conflitos, ocorridos no Brasil, envolvendo demandas desses grupos excluídos do exercício da cidadania.

a) Revoltas Liberais de 1842 e a Revolta de Manuel Congo.
b) Sabinada e a Confederação do Equador.
c) Balaiada e a Guerra dos Farrapos.
d) Revolta dos Malês e a Cabanagem.
e) Revolta dos Praieiros e a Revolta do Quebra Quilos.

04. Revolta ocorrida em 1828, no município de Paty do Alferes, Rio de Janeiro, planejada para reunir escravos de diferentes senhores e criar um quilombo nas matas do município, totalmente reprimida pela Guarda Nacional e pelo Exército, sob o comando de Luís Alves de Lima e Silva, ficou conhecida como:

a) a Revolta de Manuel Congo
b) Carneiradas
c) a Revolta do Guanais
d) a Revolta de Carrancas
e) Rusgas

05. (UNITAU) Sobre o Período Regencial (1831 - 1840), é incorreto afirmar que:

a) foi um período de intensa agitação social, com a Cabanagem no Rio Grande do Sul e a guerra dos Farrapos no Rio de Janeiro;
b) passou por três etapas: regência trina provisória, regência trina e regência una;
c) foi criada a Guarda Nacional, formada por tropas controladas pelos grandes fazendeiros;
d) através do Ato Adicional as províncias ganharam mais autonomia;
e) cai a participação do açúcar entre os produtos exportados pelo Brasil e cresce a participação do café.

06. (CESGRANRIO) “Os grupos de escravos egressos da Costa da Mina, sob diferentes identidades (Nagô, Hauçá, Jeje, Tapa), promoveram o maior ciclo de revoltas escravas africanas de que se tem notícia na história do Brasil. O caráter de resistência sistêmica à escravidão só teve equivalente, antes, na Guerra dos Palmares e, depois, no movimento abolicionista da década de 1880. Com efeito, entre 1807 e 1835, a Bahia viveu um período de rebeliões contínuas dos escravos africanos, cujo ápice foi a Revolta dos Malês.” REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil, a História do Levante dos Malês em 1835. Cia. das Letras. Completando 175 anos em 2010, a Revolta dos Malês, na Bahia, embora não tenha conseguido modificar a ordem escravista brasileira, teve um aspecto bastante representativo, uma vez que

a) foi o levante de escravos urbanos, na sua grande maioria de religião muçulmana, mais sério ocorrido no Brasil.
b) foi um levante de escravos com objetivos claros e definidos, o que justifica a sua longa duração.
c) foi, por meio dessa Revolta, que, pela primeira vez, um grupo de escravos ocupou, ainda que por curto período, o poder em Salvador.
d) precipitou a assinatura da Lei Eusébio de Queirós, que extinguiu o tráfico negreiro.
e) acelerou a introdução de imigrantes para substituir a mão de obra escrava negra.

07. (UFMT) A Rusga em Mato Grosso, portanto, foi um dos mais precoces movimentos regenciais, visto que deflagrado em 1834. Mesmo tendo sido uma luta armada travada no interior das elites, ela engrossou uma movimentação mais ampla, tendo sido plural em suas reivindicações e expressões. 
(SIQUEIRA, E. M. História de Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.) 

Sobre o movimento A Rusga, assinale a afirmativa correta. 
a) Propôs a abolição do trabalho escravo com o objetivo de conseguir a adesão não só dos cativos, mas também dos grupos abolicionistas. 
b) Foi também impulsionada pela questão da cor, pois os revoltosos, em sua maioria mulatos ou crioulos, sentiam-se inferiorizados em relação à população branca. 
c) O principal alvo dos revoltosos foi a elite comercial e os pequenos proprietários. 
d) Em seu momento de maior radicalização, os líderes do movimento pretenderam a independência da província. 
e) Significou a reação das elites da província à promulgação da Constituição Imperial.

08. Revolta que ocorreu em 1833, tida como a maior rebelião escrava das Minas Gerais, nas fazendas da família Junqueira e que levou uma das maiores condenações coletivas à pena de morte aplicada a escravos na história do Brasil Império, ficou conhecida como:

a) Carneiradas
b) Revolta do Guanais
c) Revolta de Carrancas
d) Revolta de Manuel Congo
e) Revolta dos Malês

09. (FAAP) Movimento que pretendia proclamar a República Baiense, que deveria existir durante a menoridade de D. Pedro. Com a maioridade, seria abolida a República e a Bahia integrar-se-ia ao Império - 1837.

a) Farroupilha
b) Balaiada
c) Sabinada
d) Cabanagem
e) Revolta Praieira

10. (IBFC) A Revolta dos Malês, em 1835, foi um movimento:

a) influenciado pela revolução haitiana; buscou acabar com a escravidão no Brasil, promovendo o extermínio dos brancos e indígenas, assim que submetesse a monarquia e assumisse o poder político do país.
b) de libertação que contou com o apoio de quilombolas e indígenas no interior da Bahia. Entre suas propostas, a que mais amedrontou a sociedade escravista da época era, a de fazer escravos os brancos e destruir os símbolos das igrejas católicas além de matar todos os padres e a família real.
c) foi organizado por negros islamizados e alfabetizados, que difundiram as reivindicações e a forma do levante escrevendo pelas paredes da cidade em árabe, dificultando alguma forma de antecipação de repressão pelos escravocratas da época. Duas das principais intenções em tomar o poder eram: abolir a escravidão e ter o direito de se converterem ao cristianismo;
d) foi organizada por africanos escravizados de origem islâmica, planejada através de inscrições pela capital baiana. Além da intenção de acabar com a escravidão, os revoltosos pretendiam confiscar os bens dos brancos, construir um reino islâmico e transformarem escravos os não islamizados.

11. (UFRGS) No bloco à esquerda, são citadas cinco rebeliões ocorridas no Brasil durante o período regencial; no bloco à direita, as razões de ocorrências dessas rebeliões.

Associe adequadamente o bloco da direita com o da esquerda.
1. Abrilada
2. Cabanagem
3. Levante Malê
4. Sabinada
5. Balaiada

(    ) Movimento popular ocorrido na Bahia, em 1835, com o objetivo de tomar o poder em Salvador e de estendê-lo para a região do Recôncavo.
(    ) Movimento popular ocorrido no Pará, que levou ao desligamento do Império e à proclamação da República.
(    ) Movimento surgido da disputa entre conservadores e liberais no Maranhão, com a participação também de índios, negros e mestiços.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 5.   
b) 2 - 4 - 3.   
c) 3 - 4 - 1.   
d) 5 - 3 - 4.   
e) 3 - 2 - 5.  

12. (FGV-SP) Associe os fatos político-militares do Primeiro Reinado e da Regência brasileira a seguir com suas localizações: 

COLUNA A:
1. Balaiada
2. Cabanagem
3. Ato Adicional
4. Sabinada
5. Confederação do Equador

COLUNA B:
I. Pará
II. Bahia
III. Maranhão
IV. Pernambuco
V . Rio de Janeiro 

Escolha a alternativa que tem associação correta:
a) 1 – III; 2 – I; 3 – V; 4 – II; 5 – IV
b) 1 – II; 2 – V; 3 – II 4 – I; 5 – V
c) 1 – III; 2 – II; 3 – V; 4 – IV; 5 – I
d) 1 – IV; 2 – I; 3 – V; 4 – III; 5 – II
e) 1 – V; 2 – III; 3 – IV; 4 – II; 5 – I

13. (UFRGS) A organização do Império brasileiro, no século XIX, foi marcada por uma série de tensões sociais, políticas e militares. Um dos episódios mais relevantes desse período foi a chamada Guerra dos Farrapos (1835-1845).

Sobre o conflito, considere as seguintes afirmações.

I. A promulgação da Lei Feijó (1831), que tinha por objetivo fomentar o tráfico de africanos para o Brasil, contrariando assim os interesses republicanos das elites políticas da Província de São Pedro, foi um dos fatos desencadeadores da Guerra.
II. A Guerra dos Farrapos também pode ser inserida dentro de uma conjuntura platina na qual têm importância as relações mantidas entre lideranças sul-rio-grandenses e elites político-econômicas uruguaias.
III. O Corpo de cavalaria dos Lanceiros Negros, formado por parte da população escrava habitante da Província, foi dizimado pelas tropas imperiais, na chamada "surpresa de Porongos".

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas I e II.   
d) Apenas lI e III.   
e) I, lI e III.   

14. (FUVEST) A Sabinada, que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838,

a) tinha objetivos separatistas, no que diferia frontalmente das outras rebeliões do período.
b) foi uma rebelião contra o poder instituído no Rio de Janeiro que contou com a participação popular.
c) assemelhou-se à Guerra dos Farrapos, tanto pela postura anti-escravista quanto pela violência e duração da luta.
d) aproximou-se, em suas proposições políticas, das demais rebeliões do período pela defesa do regime monárquico.
e) pode ser vista como uma continuidade da Rebelião dos Alfaiates, pois os dois movimentos tinham os mesmos objetivos.

15. (UEL) "... explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil (... ). Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder..."

Ao texto pode-se associar
a) a Regência e a Cabanagem.
b) o I Reinado e a Praieira.
c) o II Reinado e a Farroupilha.
d) o Período Joanino e a Sabinada.
e) a Abdicação e a Noite das Garrafadas.

16. (UPF) Analise o fragmento a seguir. 
“No Brasil, nos anos seguintes à Abdicação, em 7 de abril de 1831, os liberais federalistas promoveram movimentos políticos e armados no Ceará (1831-1832), em Pernambuco (1831-1835), em Minas Gerais (1833-1835), na Bahia (1837-1838), no Grão-Pará (1835-1840), no Maranhão (1838-1841) e no Mato Grosso (1834). Com a intervenção das camadas sociais subalternizadas livres e escravizadas, alguns desses movimentos ganharam forte conteúdo social, como a Balaiada (1838-1841), no Maranhão, e a Cabanagem (1835-1836), no Grão-Pará.”

(MAESTRI, Mário. Breve História do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2010. Adaptado) 

O Rio Grande do Sul se inseriu nesse contexto de revoltas quando eclodiu a chamada Revolução Farroupilha (1835-1845). Sobre essa guerra, considere as afirmações a seguir.

I. Constitui associação ingênua deduzir que o qualificativo “farroupilha” provém de “farrapo”, condição em que estariam as vestimentas dos soldados republicanos nos momentos finais do conflito. A denominação deveu-se ao fato de que, no Brasil, os liberais exaltados eram conhecidos como “farroupilhas”, isto é, como revolucionários, razão pela qual o movimento passou à história como Revolução Farroupilha.
II. O projeto de Constituição da República Rio-Grandense inspirava-se na Carta estadunidense, que assegurava os direitos aos cidadãos livres e desconhecia os dos trabalhadores escravizados.
III. O então barão de Caxias, prestigiado pela repressão da Balaiada, no Maranhão, assumiu a chefia da província e das tropas do Império. Nas cidades, Caxias distribuía carne à população e contratava o serviço das famílias pobres para costurar fardamentos para as tropas imperiais, em uma clara política de conquista da simpatia dos sul-rio-grandenses livres.
IV. Os farroupilhas propuseram a reorganização dos latifúndios por meio de projeto de reforma agrária, o qual consistia na distribuição de lotes para os escravos que haviam lutado em suas fileiras e para os imigrantes que os haviam apoiado. Em resumo, defendiam a justiça social. Essa postura é comemorada até hoje nos desfiles do Dia do Gaúcho, que ocorrem, anualmente, em 20 de setembro.

Está correto o que se afirma em:
a) I apenas.   
b) I e II apenas.   
c) III apenas.   
d) I, II e III apenas.   
e) I, II, III e IV.   

17. (ESPCEX)  “O mais duradouro movimento rebelde do Império foi a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, entre 1835-1845. [...] Em 1836, após importantes vitórias sobre as tropas legalistas, os farroupilhas proclamaram a República Rio Grandense”.
(BOULOS JR, 2011)

Em 1842, Luís Alves de Lima e Silva, então Barão de Caxias, é enviado pelo Império para comandar as forças legalistas. A atuação de Caxias pacificou a região já no ano de 1845. 
Abaixo são listadas algumas medidas que poderiam ser utilizadas para solução do conflito:

I. Repressão violenta com prisão e fuzilamento de todos os líderes do movimento farroupilha.
II. Aumento de taxas de importação do charque platino para tornar o similar rio-grandense-do-sul mais competitivo no mercado nacional.
III. Cerco impiedoso sobre as maiores cidades rebeladas, provocando a morte de milhares de civis, minando a moral do inimigo e levando os insurretos à rendição.
IV. Incorporação ao Exército Brasileiro de comandantes farroupilhas com os mesmos postos que ocupavam nas tropas rebeldes.
V. Reconhecimento, pelo governo imperial, da liberdade dos escravos que lutaram na revolução como soldados.

Na ocasião, Caxias propôs  
a) todas as medidas acima listadas.    
b) apenas as medidas I, II e III.    
c) apenas as medidas I, III e IV.    
d) apenas as medidas II, III e V.    
e) apenas as medidas II, IV e V.   

18. Revolta nativista que ocorreu em 1832 na Bahia, que tinha cunho separatista e republicano. Suas raízes podem ser localizadas na Conjuração Baiana ocorrida ainda no século XVIII e traduzem o ideal de autonomia e de estabelecimento de um regime republicano em meio à sociedade local. Apesar do fracasso, ela serviu de inspiração para a Sabinada, movimento que resgatava seus mesmos princípios.

Podemos afirmar que esse acontecimento ficou conhecido na história como:
a) Setembrada
b) Revolta de Manuel Congo
c) Revolta do Guanais
d) Carneiradas
e) Revolta dos Malês

19. (EsPCEx) O Período Regencial foi um período extremamente convulsionado da História do Brasil quando uma série de revoltas atingiu o país: a Cabanagem (1834-40) no Pará; a Farroupilha (1835-45) no Rio Grande do Sul; a Revolta dos Malês (1835) e a Sabinada (1837-38) na Bahia são alguns exemplos de rebeliões que marcam a história desse período. Porém nem todos esses movimentos tiveram o mesmo ideário.

Comparando a Balaiada e a Farroupilha, podemos afirmar que:
a) a liderança dos farrapos era ligada às camadas populares, enquanto que os líderes da Balaiada pertenciam à aristocracia rural; os balaios reivindicavam maior proteção à produção açucareira, enquanto que os farrapos defendiam melhores condições de vida para a população de baixa renda.
b) como característica comum temos o fato de os dois movimentos questionarem o poder central; a liderança do movimento Farroupilha era formada pela elite gaúcha, enquanto que na Balaiada essa liderança pertencia às camadas populares; as razões econômicas da Farroupilha estão ligadas à proteção da produção local de charque, enquanto que na Balaiada estão ligadas à miséria da população.
c) a Balaiada contestava firmemente o poder central, tendo chegado a proclamar uma república, enquanto que a Farroupilha negava a separação, jurando fidelidade ao Imperador; as razões econômicas da Farroupilha estão ligadas à proteção ao charque, enquanto que na Balaiada estão ligadas à miséria da população.
d) como característica comum temos o fato de os dois movimentos não questionarem o poder central, defendendo a monarquia; a liderança do movimento Farroupilha era formada pela elite gaúcha, enquanto que na Balaiada essa liderança pertencia às camadas populares; as razões econômicas, tanto da Farroupilha quanto da Balaiada, estão ligadas à proteção dos interesses da aristocracia rural.
e) ambos os movimentos, ocorridos respectivamente na região Meio-Norte e nas províncias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foram liderados pelos membros do Partido Liberal, que pretendiam voltar ao poder do qual haviam saído após as “eleições do cacete”.

20. (EsPCEx) “De 1831 a 1840, o Brasil vivenciou um período (...) em que diferentes grupos disputavam o poder. Como resultado, instalou-se um clima de grande instabilidade que propiciou a irrupção de conflitos em inúmeros pontos do país.” (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)
A cabanagem foi um dos conflitos ocorrido nesse período.

Assinale a alternativa que corresponde a tal conflito.
a) Ocorreu no atual estado do Rio Grande do Sul, liderado pelos criadores de gado das fronteiras com o Uruguai.
b) Foi planejado e contava com participantes que haviam tido experiências anteriores de combates na África, e objetivava promover a independência de Salvador e do Recôncavo Baiano.
c) Foi um movimento conduzido por camadas populares do atual estado do Pará, que viviam marginalizadas na Região Amazônica.
d) Foi uma rebelião contra o poder central, ocorrida na Bahia, e que contava com a camada média da sociedade baiana.
e) Ocorreu no atual estado do Maranhão e foi conduzida por um grupo de vaqueiros que visava combater os privilégios dos cidadãos de origem portuguesa e o absolutismo de D. Pedro.

21. (UNIFESP) A Revolução Farroupilha foi um dos movimentos armados contrários ao poder central no Período Regencial brasileiro (1831-1840). O movimento dos Farrapos teve algumas particularidades, quando comparado aos demais.

Em nome do povo do Rio Grande, depus o governador Braga e entreguei o governo ao seu substituto legal Marciano Ribeiro. E em nome do Rio Grande do Sul eu lhe digo que nesta província extrema [...] não toleramos imposições humilhantes, nem insultos de qualquer espécie. [...] O Rio Grande é a sentinela do Brasil, que olha vigilante para o Rio da Prata. Merece, pois, maior consideração e respeito. Não pode e nem deve ser oprimido pelo despotismo. Exigimos que o governo imperial nos dê um governador de nossa confiança, que olhe pelos nossos interesses, pelo nosso progresso, pela nossa dignidade, ou nos separaremos do centro e com a espada na mão saberemos morrer com honra, ou viver com liberdade.
(Bento Gonçalves [carta ao Regente Feijó, setembro de 1835], apud Sandra Jatahy Pesavento. A Revolução Farroupilha, 1986.)

Entre os motivos da Revolução Farroupilha, podemos citar
a) o desejo rio-grandense de maior autonomia política e econômica da província frente ao poder imperial, sediado no Rio de Janeiro.
b) a incorporação, ao território brasileiro, da Província Cisplatina, que passou a concorrer com os gaúchos pelo controle de mercado interno do charque.
c) a dificuldade de controle e vigilância da fronteira sul do império, que representava constante ameaça de invasão espanhola e platina.
d) a proteção do charque rio-grandense pela Corte, evitando a concorrência do charque estrangeiro e garantindo os baixos preços dos produtos locais.
e) a destruição das lavouras gaúchas pelas guerras de independência na região do Prata e a decorrente redução da produção agrícola no Sul do Brasil.

22. (MACKENZIE) Marque a alternativa que completa corretamente o texto seguinte:

“As causas da ___________ eram anunciadas por Bento Gonçalves no manifesto de 29 de agosto de 1838, denunciando as altas tarifas sobre os produtos regionais: ouro, sebo, charque e graxa, política esta responsável pela separação da província de São Pedro do Rio Grande do Sul da Comunidade Brasileira.”

a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Sabinada
e) Confederação do Equador

23. (UNIR) Camaradas! Nós, que compomos a 1ª brigada do exército liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta província, a qual fica desligada das demais do império, e forma um estado livre e independente, com o título de República rio-grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente.

(Mensagem de um comandante das tropas republicanas gaúchas enviada em 11 de set. de 1836 aos seus soldados. Citado por SPALDING, Walter. A revolução Farroupilha. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1943, pp.190-1.)

Sobre a Revolução Farroupilha, assinale a afirmativa correta.

a) Foi um movimento das províncias do Norte do Brasil contrárias aos privilégios concedidos às províncias do Sul.
b) Fez parte de um conjunto de revoltas contra as elites locais e favoráveis à permanência do imperador no trono.
c) Foi um movimento insuflado pelos Estados do Rio da Prata preocupados com o nascimento de um império forte em sua fronteira.
d) Fez parte de um conjunto de movimentos que consolidaram a autonomia provincial e a descentralização política que marcaram o império brasileiro até 1889.
e) Fez parte de um conjunto de revoltas que contestava o poder central de D. Pedro I e buscava maior autonomia política.

24. (UNESP) A Revolta dos Malês, ocorrida em 1835 na Bahia, contou com ampla participação popular e defendeu, entre outras propostas,

a) a rejeição ao catolicismo e a construção de uma ordem islâmica.
b) a manutenção da escravidão de africanos e a ampliação da escravização de indígenas.
c) o retorno de D. Pedro I e o restabelecimento da monarquia absolutista.
d) a ampliação das relações diplomáticas e comerciais com os países africanos.
e) o reconhecimento dos direitos e deveres de todo cidadão brasileiro.

25. (UFMA) Em relação a “Balaiada”, a opção correta é:

a) Foi uma revolta que envolveu diferentes sujeitos sociais – trabalhadores escravos e livres, proprietários rurais e comerciantes.
b) Foi uma luta política que resultou de conflitos entre liberais e conservadores em torno da escravidão.
c) Foi um movimento social organizado pelos trabalhadores escravos que contou com o apoio dos comerciantes.
d) Foi uma insurreição camponesa cujo líder foi o negro Cosme – Tutor das liberdades bentivis.
e) Foi uma mobilização dos proprietários rurais contra a permanência dos portugueses no Maranhão.

26. (UNIRIO) A consolidação do Império foi marcada por várias rebeliões, que, representando grupos, regiões e interesses diversificados, ameaçaram o Estado Imperial.

Assinale a opção que associa uma dessas rebeliões ocorridas durante o Império com o que foi afirmado acima:
a) A Cabanagem, no Grão-Pará, expressou a reação dos comerciantes locais contra o monopólio do comércio.
b) A Praieira, em Pernambuco, foi a mais importante manifestação do Partido Restaurador.
c) A Sabinada, na Bahia, teve origem na mais importante rebelião popular e de escravos do período.
d) A Balaiada, no Maranhão, apesar da sua fidelidade monárquica, representou o ideal federal da oligarquia.
e) A Farroupilha, no Rio Grande, foi a mais longa rebelião republicana e federalista, expressando ideais dos proprietários gaúchos.

27. (UCSAL) Durante as primeiras décadas do Império, a Bahia passou grande agitação política e social. Ocorreram várias revoltas contra a permanência de portugueses que haviam lutado contra os baianos na Guerra da Independência. Entre as revoltas a que o texto se refere pode-se destacar, a:

a) Farroupilha
b) Praieira
c) Balaiada
d) Cabanagem
e) Sabinada

28. (UFF) Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicação de D. Pedro I, em 1831, resultou na formação de governos regenciais que, até 1840, enfrentaram inúmeras dificuldades para manter a integridade territorial do Império.  Entre as várias rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela diversidade social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos a quilombolas.

A revolta mencionada denomina-se:
a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês
e) Praieira

29. (UFAM) O Período Regencial foi marcado por profundas disputas políticas na corte e rebeliões que, de alguma forma, punham em discussão a relação centro / periferia. Dos movimentos abaixo, assinale aquele que não se articula com essa tendência:

a) A Guerra dos Farrapos;
b) A Cabanagem;
c) A Balaiada;
d) A Sabinada;
e) A Revolta dos Males.

30. (FGV/RJ) Sabinada na Bahia, Balaiada no Maranhão e Farroupilha no Rio Grande do Sul foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um período caracterizado:

a) por um regime centralizado na figura do Imperador, impedindo a constituição de partidos políticos e transformações sociais na estrutura agrária;
b) pelo estabelecimento de um sistema monárquico descentralizado, o qual delegou às Províncias o encaminhamento da “questão servil”;
c) por mudanças na organização partidária, o que facilitava o federalismo, e por transformações na estrutura fundiária de base escravista;
d) por uma fase de transição política, decorrente da abdicação de D. Pedro I, fortemente marcada por um surto de industrialização, estimulado pelo estado;
e) pela redefinição do poder monárquico e pela formação dos partidos políticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econômicas estabelecidas.








 ➥ GABARITO: 
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
C
DDAAABCCDEADBA
16
17
18
19
20
21
22
23
242526272829
30
D
ECBCACEAAEEBEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário