Segunda lei de Mendel (Lei da Segregação Independente) - 20 Exercícios com gabarito

01. (UFU-MG) Em experimentos envolvendo três características independentes (tri-hibridismo), se for realizado um cruzamento entre indivíduos AaBbCc, a frequência de descendentes AABbcc será igual a:

a) 8/64
b) 1/16
c) 3/64
d) 1/4
e) 1/32

02. (PUC-SP) De acordo com a segunda lei de Mendel, o cruzamento AaBbCc X aabbcc terá chance de produzir descendentes com genótipo AaBbCc igual a 

a) 1/2 
b) 1/4 
c) 1/8 
d) 1/16 
e) 1/64

03. (Albert Einstein) Considere dois pares de genes com segregação independente em uma angiosperma que tem autopolinização, e cujas flores têm apenas um ovário, no qual se aloja um único óvulo. Suponha que as células diploides da flor de um exemplar dessa espécie apresentassem genótipo AaBb, e que a partir dela tenham se originado componentes com determinadas constituições genéticas , que se encontram na tabela abaixo.
Esses dados permitem concluir que 

a) os esporos femininos desse exemplar, produzidos por mitose, tinham constituição AB ou ab
b) os esporos femininos desse exemplar, produzidos por meiose, tinham constituição Ab ou aB
c) os núcleos espermáticos desse exemplar, produzidos por mitose e presentes no tubo polínico, tinham constituição ab
d) os núcleos espermáticos desse exemplar, produzidos por meiose e presentes no tubo polínico, tinham constituição Ab.

04. (FUVEST) Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada. A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; ou marrons, se forem homozigóticos bb. O cruzamento de um macho dourado com uma fêmea marrom produziu descendentes pretos, marrons e dourados. O genótipo do macho é

a) Ee BB.
b) Ee Bb.
c) ee bb.
d) ee BB.
e) ee Bb.

05. (Unifor) Em determinado animal, pelagem escura é condicionada por um alelo dominante e a clara, pelo recessivo. Cauda longa é determinada por um alelo dominante e a curta, pelo alelo recessivo. Cruzando-se indivíduos duplo-heterozigóticos com indivíduos com características recessivas, obtiveram-se:
25% pelagem escura e cauda longa
25% pelagem escura e cauda curta
25% pelagem clara e cauda longa
25% pelagem clara e cauda curta

Esses resultados sugerem tratar-se de um caso de:
a) herança quantitativa.
b) interação gênica.
c) segregação independente.
d) genes em ligação completa.
e) genes em ligação incompleta.

06. (UNIFOR-CE) De acordo com a segunda lei de Mendel Qual é a proporção esperada de homozigotos dominantes na descendência do cruzamento de dois duplos heterozigotos?

a) 1/32
b) 1/16
c) 1/8
d) 1/4
e) 1/2

07. (UFMG) Um individuo de genótipo AaBbE  deve ter-se originado da combinação gamética indicada em:

a) AaB + bEe 
b) AaE + Bbe 
c) ABb + aEe 
d) ABe + abE 
e) AEe + aBb

08. (Fuvest) O cruzamento entre duas linhagens de ervilhas, uma com sementes amarelas e lisas (VvRr) e outra com sementes amarelas e rugosas (Vvrr), originou 800 indivíduos. Quantos indivíduos devem ser esperados para cada um dos fenótipos obtidos?

a) amarelas-lisas = 80; amarelas-rugosas = 320; verdes-lisas = 320; verdes-rugosas = 80.
b) amarelas-lisas = 100; amarelas-rugosas = 100; verdes-lisas = 300; verdes-rugosas = 300.
c) amarelas-lisas = 200; amarelas-rugosas = 200; verdes-lisas = 200; verdes-rugosas = 200.
d) amarelas-lisas = 300; amarelas-rugosas = 300; verdes-lisas = 100; verdes-rugosas = 100.
e) amarelas-lisas = 450; amarelas-rugosas = 150; verdes-lisas = 150; verdes-rugosas = 50.

09. (ENEM) A mosca Drosophila, conhecida como mosca-das-frutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante.

Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais?

a) 288
b) 162
c) 108
d) 72
e) 54

10. (UNICID) Em sementes de ervilha, os alelos V e R condicionam, respectivamente, coloração amarela e a textura lisa, e os alelos v e r condicionam, respectivamente, a coloração verde e a textura rugosa. Tais alelos são autossômicos e segregam de forma independente.
Para obtenção de plantas em F1, que produzam sementes com fenótipos amarelos lisos, amarelos rugosos, verdes lisos e verdes rugosos, em igual proporção, é necessário cruzar parentais cujos genótipos são:

a) VvRR × Vvrr.
b) VvRr × VvRr.
c) vvRr × vvrr.
d) VVRR × vvrr.
e) Vvrr × vvRr.

11. (UFRGS) No milho, grãos púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25% de grãos púrpura e cheios; 25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos.

Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta.

a) Os dois genes citados não estão segregando de forma independente.
b) A planta homozigota era dominante para as duas características.
c) Uma das plantas parentais era heterozigota para as duas características.
d) A prole seria mantida na proporção 1:1:1:1, se as duas plantas parentais fossem duplo heterozigotas.
e) Os resultados obtidos são fruto de recombinação genética.

12. (UTFPR) Na espécie humana existem várias características cuja herança provém de um par de alelos com relação de dominância completa. Na forma do lobo da orelha o alelo dominante é responsável pelo lobo solto e o alelo recessivo pelo lobo preso. A capacidade de enrolar a língua também é determinada por um par de alelos situados em outros cromossomos autossômicos, onde o alelo dominante determina essa capacidade. A probabilidade de nascer um descendente com o lobo da orelha preso e a capacidade de enrolar a língua de um casal onde ambos são heterozigotos para as duas características é:

a) 12/16
b) 9/16
c) 4/16
d) 3/16
e) 1/16

13. (UA-AM) Mendel obteve em um de seus trabalhos, usando a ervilha como modelo biológico o seguinte resultado: 
9/16 de semente amarelas lisas; 
3/16 de sementes amarelas rugosas; 
3/16 de sementes verdes lisas; 
1/16 de sementes verdes rugosas. 

Avaliando os resultados podemos dizer que os caracteres dominantes são:
a) cor amarela e forma sem dominância
b) cor amarela e forma rugosa
c) cor amarela e forma lisa
d) cor verde e forma rugosa
e) cor verde e forma lisa

14. (FATEC) Na espécie humana, a habilidade para o uso da mão direita é condicionada pelo gene dominante E, sendo a habilidade para o uso da mão esquerda devida o seu alelo recessivo e. A sensibilidade à feniltiocarbamida (PTC) é condicionada pelo gene dominante I, e a insensibilidade a essa substância é devido a seu alelo recessivo i. Esses dois pares de alelos apresentam segregação independente. Um homem canhoto e sensível ao PTC, cujo pai era insensível, casa-se com uma mulher destra, sensível, cuja mãe era canhota e insensível. A probabilidade de esse casal vir a ter uma criança canhota e sensível ao PTC é de:

a) 3/4
b) 3/8
c) 1/4
d) 3/16
e) 1/8

15. (PUC-Campinas-SP) Qual é a probabilidade de um casal duplo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos com segregação independente vir a ter um descendente com apenas uma característica dominante?  

a) 15/16
b) 9/16
c) 6/16
d) 3/16
e) 1/16

16. (FCC) Considerando-se T, G e R genes não alelos que se segregam independentemente, qual a proporção esperada de indivíduos TtGGRr resultantes do cruzamento TtGgRR X ttGgrr? 

a) 1/16 
b) 1/8 
c) 1/4 
d) 3/4 
e) 9/16

17. (UFPA) Na Drosophila melanogaster, a cor do corpo ébano é produzida por um gene recessivo (e) e o corpo de cor cinza, pelo seu alelo (E). A asa vestigial é produzida por um gene recessivo (v) e o tamanho normal da asa é determinado pelo seu alelo (V). Se moscas diíbridas são cruzadas entre si e produzem 256 indivíduos, quantas moscas desta progênie apresentarão o mesmo genótipo dos pais?

a) 144
b) 128
c) 64
d) 8
e) 16

18. (UFSE) A proporção fenotípica encontrada na descendência do cruzamento entre indivíduos heterozigotos para dois caracteres com dominância completa é:

a) 3:1 
b) 1:2:1 
c) 9:4:3 
d) 9:7 
e) 9:3:3:1

19. (FCChagas-BA) Sendo Aa, Bb e Cc três pares de gens com segregação independente, quantos tipos de gametas poderão ser formados por um indivíduo AA Bb Cc?

a) 3
b) 4
c) 6
d) 8
e) 12

20. (VUNESP-SP) A engenharia genética permitiu a introdução, em ratos, do gene humano para produção do hormônio de crescimento, levando à produção de ratos gigantes. Estes ratos são considerados:

a) isogênicos.
b) transgênicos.
c) infectados.
d) mutantes.
e) clones.





01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
ECCECBDDBE
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
C
DCBCBCEBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário