Evolução - 30 Exercícios com gabarito

01. (FUVEST) - Ao longo da evolução dos vertebrados, a
a) digestão tornou-se cada vez mais complexa. A tomada do alimento pela boca e sua passagem pelo estômago e intestino são características apenas do grupo mais recente.
b) circulação apresentou poucas mudanças. O número de câmaras cardíacas aumentou, o que não influenciou a circulação pulmonar e a sistêmica, que são completamente separadas em todos os grupos.
c) respiração, no nível celular, manteve-se semelhante em todos os grupos. Houve mudança, porém, nos órgãos responsáveis pelas trocas gasosas, que diferem entre grupos.
d) excreção sofreu muitas alterações, devido a mudanças no sistema excretor. Porém, independentemente do ambiente em que vivem, os animais excretam ureia, amônia e ácido úrico.
e) reprodução sofreu algumas mudanças relacionadas com a conquista do ambiente terrestre. Assim, todos os vertebrados, com exceção dos peixes, independem da água para se reproduzir.

02. (FATEC) - As afirmações que se seguem são relativas às diferentes hipóteses e teorias que procuraram explicar a diversidade de seres vivos que habitam o planeta. 
I. As espécies vivas foram criadas por ato divino e com as características que apresentam hoje. 
II. A diversidade de espécies é resultado de um processo de duas etapas: a mutação e a recombinação gênica criam variantes genéticas sobre as quais atua a seleção natural. 
III. As características de um indivíduo se modificam em função do uso e desuso, e essas modificações são transmitidas aos descendentes. 
IV. A seleção natural favorece, ao longo de gerações, a permanência de características relacionadas com a melhor adaptação dos indivíduos às condições ambientais. 
Assinale a alternativa que contém as associações corretas. 
a) I – Fixismo; II – Darwinismo, III – Lamarckismo; IV– Teoria Sintética da Evolução 
b) I – Fixismo; II – Teoria Sintética da Evolução; III – Lamarckismo; IV – Darwinismo. 
c) I – Lamarckismo; II – Teoria Sintética da Evolução; III – Fixismo; IV – Darwinismo. 
d) I – Lamarckismo; II – Darwinismo; III – Fixismo; IV – Teoria Sintética da Evolução. 
e) I – Fixismo; II – Lamarckismo; III – Darwinismo; IV –- Teoria Sintética da Evolução.

03. (Albert Einstein) - Os textos a seguir exemplificam conceitos de evolução biológica. 
1. Uma espécie de ave voadora apresenta uma plumagem cinzenta muito semelhante às folhas secas que ficam no chão. Essas aves se alimentam de sementes que caem das plantas. A cor da plumagem surgiu para camuflar essas aves dos predadores. 
2. Em determinado bioma, um incêndio causou danos em uma pequena população de lagartos. De um total de 40 animais, 30 deles que tinham escamas cinzentas morreram, sobrando apenas 10 com escamas escuras e essa característica tornou-se predominante na região. 
3. As serpentes que apresentam a fosseta loreal, estrutura que detecta animais endotérmicos, possuem maior chance de sobrevivência e de geração de descendentes com essa mesma estrutura termossensorial. 

Os textos 1, 2 e 3 são casos relacionados, respectivamente, aos conceitos de: 
a) darwinismo, lamarckismo e efeito fundador. 
b) lamarckismo, oscilação gênica e darwinismo. 
c) neodarwinismo, darwinismo e lamarckismo. 
d) darwinismo, efeito fundador e lamarckismo. 
e) neodarwinismo, darwinismo e oscilação gênica.

04. (FCC) - Muitas evidências indicam que a história evolutiva da espécie humana teve início há cerca de 7 milhões de anos, quando as linhagens que deram origem à nossa espécie e aos chimpanzés se separaram. Após a separação, ocorreu diversificação em nossa linhagem, dando origem a diversas espécies atualmente descritas a partir do registro fóssil. Todas elas possuem, em comum,
a) os caninos grandes
b) o cérebro maior que 700 mL
c) o bipedalismo.
d) o uso e domínio do fogo
e) o uso de ferramentas líticas.

05. (FGV) - “Uma das figuras mais carismáticas da fauna amazônica vive debaixo da água doce dos rios, os botos. Apesar de não serem bichos pequenos nem particularmente discretos por onde passam, ainda existem lacunas importantes sobre a ocorrência e ecologia dos botos na bacia amazônica. Após um levantamento de dados, comprovou-se a ocorrência de populações de três espécies de botos do estado do Amapá”.
(O Eco, 30 de julho de 2021)
Se compararmos as nadadeiras dos botos com as patas de uma onça, podemos dizer que elas são estruturas
a) análogas, resultado da irradiação adaptativa.
b) homólogas, resultado da divergência evolutiva.
c) análogas, resultado da evolução convergente.
d) homólogas, resultado da convergência adaptativa.
e) análogas, resultado da divergência evolutiva.

06. (FGV-SP) - O fixismo, o lamarckismo e o darwinismo são formas de pensamento científico que propõem alternativas para a compreensão da existência das inúmeras espécies em nosso planeta, de que forma elas surgiram e como se relacionam com o ambiente. Essas teorias divergem em pontos importantes, como em relação ao papel do ambiente, que, 
a) para o fixismo, promove pressões negativas sobre os indivíduos iguais da população e impedem a manifestação de novas características desvantajosas para a espécie. 
b) para o darwinismo e o lamarckismo, interage com os indivíduos e possibilita a ocorrência de modificações das características predominantes na população ao longo do tempo. 
c) para o darwinismo, impõe dificuldades que devem ser superadas pelos indivíduos da população através de modificações que promovam características vantajosas para a espécie. 
d) para o lamarckismo, gera competição entre os indivíduos diferentes de uma população e favorece o predomínio de características compatíveis para a sobrevivência da espécie. 
e) para o lamarckismo e o fixismo, impõe alterações direcionadas aos indivíduos, que respondem positivamente ao adquirirem novas características favoráveis à sobrevivência.

07. (MACKENZIE) - ...pessoas portadoras de uma mutação genética chamada CCR5-delta32 estão protegidas da Aids, mesmo que tenham contraído o HIV, já que a mutação impede o vírus de atacar as células do sistema imunológico, ..., epidemias de febre hemorrágica viral que pouparam as pessoas afetadas pela mutação. Folha de São Paulo - 01/03/2005
O trecho acima está de acordo com a teoria 
a) neodarwinista, porque se refere a uma mutação que foi selecionada positivamente. 
b) lamarckista, porque as epidemias de febre hemorrágica provocaram a mutação. 
c) darwinista, porque se refere somente à sobrevivência do melhor adaptado. 
d) neodarwinista, porque as epidemias de febre hemorrágica provocaram o desenvolvimento de defesas contra os vírus nos indivíduos afetados. 
e) darwinista, porque os indivíduos afetados pelas febres hemorrágicas desenvolveram resistência contra o HIV.

08. (MACKENZIE) - O homem tem conseguido resolver seus problemas de sobrevivência criando mecanismos tecnológicos cada vez mais sofisticados. Na área médica, por exemplo, os transplantes permitem a sobrevivência de indivíduos que não teriam chances sem os recursos desenvolvidos. Toda essa ação humana, comparada à teoria evolucionista de Darwin, é: 
a) favorável, pois facilita a adaptação do homem ao meio ambiente. 
b) favorável, pois permite a concorrência do homem com outros seres vivos. 
c) favorável, pois possibilita ao homem adquirir características que podem ser transmitidas aos seus descendentes. 
d) desfavorável, pois impede a ação da seleção natural, que traria vantagens adaptativas. 
e) desfavorável, pois o homem vai adquirindo características mais adaptativas, mas prejudica os demais seres vivos.

09. (UFSCAR) - “O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”
O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao 
a) fixismo. 
b) darwinismo. 
c) mendelismo. 
d) criacionismo. 
e) lamarckismo

10. (FMABC) - Antes de as ideias embasadas na seleção natural tornarem- -se a principal explicação para o processo evolutivo, outras explicações, não tão completas, foram propostas por alguns cientistas. Um desses cientistas afirmou: “O meio ambiente cria a necessidade de determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes. A natureza não faz nada bruscamente”.
Esse pensamento evolutivo está associado
a) ao mendelianismo.
b) ao malthusianismo.
c) ao darwinismo.
d) ao neodarwinismo.
e) ao lamarckismo.

11. (IBADE) - Analise as afirmativas:
I - O uso e desuso é uma lei proposta por Lamarck que diz que o uso de determinadas partes do corpo faz com que elas se desenvolvam, e o desuso promove sua atrofia.
II - Neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, é o nome dado à teoria que reconhece a seleção natural, a recombinação gênica e a mutação como fatores evolutivos.
III - A Teoria Neodarwinista uniu os conhecimentos de Darwin aos conhecimentos obtidos em genética.
IV - A reprodução sexuada promove recombinação por permitir a mistura dos genes de diferentes indivíduos, frisando que a mutação e a recombinação agem de forma conjunta. Enquanto a mutação causa mudanças, a recombinação promove a reunião dessas mutações.
V - Segundo a Teoria Sintética da Evolução, proposta no século XX, dois fatores que contribuem para o surgimento da variabilidade genética das populações naturais são seleção natural e especiação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, IV e V.
b) II, III e IV.
c) II, III, IV e V.
d) I, II, III e IV.
e) I, II, IV e V.

12. (UEPB) - Darwin observou, durante sua viagem no Beagle, muitos espécimes de aves nas ilhas Galápagos. Hoje sabemos que há mais do que 12 espécies de tentilhões (aves), relacionadas entre si, vivendo nestas ilhas e se alimentando de itens diversos. Por exemplo, o tentilhão dos cactos (Geospiza scandens) tem um bico fino e afiado com o qual consegue rasgar e comer as polpas dos cactos. Já o tentilhão verde canoro (Certhidea olivácea) tem um bico pontudo, que facilita se alimentar de insetos. O tentilhão grande do solo dos Galápagos (Geospiza magnirostris) tem um bico grande com o qual quebra as semestres que caem das plantas.
A partir das informações apresentadas, é CORRETO afirmar que estas evidências sugerem que:
a) Os diferentes bicos e comportamentos descritos são adaptações aos alimentos específicos disponíveis nas ilhas que estas aves habitam, uma vez que as adaptações do ambiente e a origem de novas espécies são eventos fortemente relacionados.
b) As diferenças entre os bicos são decorrentes do processo de evolução de espécimes a partir dos seus comportamentos alimentares, já que as aves se adaptam ao ambiente e, consequentemente, transmitem estas características para os seus descendentes.
c) A seleção e o cruzamento de espécimes com características desejadas para se nutrirem de alimentos específicos explicam a variação dos bicos dos tentilhões e, portanto, estas gerações apresentam pouca semelhança com seus ancestrais selvagens.
d) As características descritas dos bicos é herdável e a população dos tentilhões de Galápagos é geneticamente homogênea, o que permite a evolução por seleção natural, já que os indivíduos são geneticamente idênticos para essa característica.
e) Os comportamentos descritos não são adaptações evolutivas, pois os fatores ambientais variam nas ilhas Galápagos ao longo do tempo e, portanto, uma característica favorável em certo espaço e tempo pode não ser importante em outros momentos e locais.

13. (ENEM) - Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os exemplificados a seguir:
Espécie 1 — As fêmeas produzem cerca de 5 000 gametas, que são fecundados na água, em lagoas temporárias de estação chuvosa. Todo o desenvolvimento embrionário, do ovo à metamorfose, ocorre, nesse ambiente, independente dos pais.
Espécie 2 — As fêmeas produzem aproximadamente 200 gametas, que são depositados em poças próximas a corpos-d'água. Os embriões são vigiados pelos machos durante boa parte do seu desenvolvimento.
Espécie 3 - As fêmeas produzem por volta de 20 gametas, que são fecundados sobre a superfície e folhas de plantas cujos galhos estão dispostos acima da superfície de corpos-d'água e aí se desenvolvem até a eclosão.
Espécie 4 — As fêmeas produzem poucos gametas que, quando fecundados, são “abocanhados” pelos machos. Os embriões se desenvolvem no interior do saco vocal do macho até a metamorfose, quando saem através da boca do pai.
Os padrões descritos evidenciam que 
a) as fêmeas influenciam o comportamento dos machos.
b) o cuidado parental é necessário para o desenvolvimento. 
c) o grau de evolução determina o comportamento reprodutivo.
d) o sucesso reprodutivo pode ser garantido por estratégias diferentes.
e) o ambiente induz modificação na produção do número de gametas femininos.

14. (ENEM) - O polvo mimético apresenta padrões cromáticos e comportamentos muito curiosos. Frequentemente, muda a orientação de seus tentáculos, assemelhando-se a alguns animais. As imagens 1, 3 e 5 apresentam polvos mimetizando, respectivamente, um peixe-linguado (2), um peixe-leão (4) e uma serpente-marinha (6).
NORMAN, M. D.; FINN, J.; TREGENZA, T. Dynamic mimicry in an Indo-Malayan octopus. In: Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, n. 268, out. 2001. Disponível em: www.researchgate.net. Acesso em: 15 mar. 2014 (adaptado).

Do ponto de vista evolutivo, a capacidade apresentada se estabeleceu porque os polvos
a) originaram-se do mesmo ancestral que esses animais.
b) passaram por mutações similares a esses organismos.
c) observaram esses animais em seus nichos ecológicos.
d) resultaram de convergência adaptativa com essas espécies.
e) sobreviveram às pressões seletivas com esses comportamentos.

15. (ENEM) - As mudanças evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns à maioria dos seres vivos. É um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados:
a) movimento de indivíduos ou de material genético entre populações, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos.
b) sobrevivência de indivíduos portadores de determinadas características genéticas em ambientes específicos.
c) aparecimento, por geração espontânea, de novos indivíduos adaptados ao ambiente.
d) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.
e) recombinação de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulação.

16. (Avança SP) - Como se sabe, uma das teorias evolutivas mais aceitas é a proposta por Darwin e Wallace. No que se refere aos princípios de tal teoria, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Atuação da seleção natural.
II – Invariabilidade da descendência.
III – Baixa capacidade reprodutora dos seres vivos.
a) Apenas o item I é verdadeiro.
b) Apenas o item II é verdadeiro.
c) Apenas o item III é verdadeiro.
d) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
e) Todos os itens são verdadeiros.

17. (ENEM) - A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015.

O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a
a) anagênese.
b) coevolução.
c) evolução alopátrica.
d) evolução simpátrica.
e) convergência adaptativa.

18. (ENEM) - Podemos esperar que, evoluindo de ancestrais que disputavam os mesmos recursos, as espécies tenham desenvolvido características que asseguram menor ou nenhuma competição com membros de outras espécies. Espécies em coexistência, com um potencial aparente para competir, exibirão diferenças em comportamento, fisiologia ou morfologia.
TOWNSEND, C. R.; BEGON, M.; HARPER, J. L. Fundamentos em ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).

Qual fenômeno evolutivo explica a manutenção das diferenças ecológicas e biológicas citadas?
a) Mutação.
b) Fluxo gênico.
c) Seleção natural.
d) Deriva genética.
e) Equilíbrio de Hardy-Weinberg.

19. (MACKENZIE) - O texto abaixo descreve um experimento com a mariposa Biston betularia, realizado, na Inglaterra em 1950, por um pesquisador chamado Kettlewell. 
Em um bosque poluído por fuligem, foram soltas 630 mariposas, das quais 137 eram claras e 493 escuras. Todas elas haviam sido marcadas por uma pequena mancha de tinta. Após algumas horas, o pesquisador procedeu a uma recaptura, com a ajuda de uma lâmpada ultravioleta, que atraía as mariposas para uma armadilha. Conseguiu recapturar 131 escuras e 18 claras. 
Esse experimento visou demonstrar 
a) o processo evolutivo segundo Lamarck e Darwin. 
b) a seleção natural, base da teoria evolucionista de Darwin. 
c) a lei do uso e desuso, base da teoria proposta por Lamarck. 
d) ocorrência da mutação, base da teoria sintética da evolução. 
e) o neodarwinismo, baseado na mutação e na seleção natural.

20. (UNIFESP) - Considere as seguintes proposições: 
I. Os mais fortes sobrevivem independentemente da situação e do ambiente. 
II. A seleção natural visa ao aperfeiçoamento da espécie e sua adaptação ao meio. 
III. Não é possível compreender adaptação desvinculada de informações sobre o ambiente e a descendência. 
Segundo os princípios do darwinismo e da teoria sintética da evolução, está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) I, II e III.

21. (UFLA) - A teoria sintética da evolução se fundamenta basicamente em três processos:
1. Processo que cria variabilidade,
2. Processo que amplia a variabilidade, e
3. Processo que orienta a população para maior adaptação.
São exemplos desses três processos, respectivamente:
a) recombinação gênica, mutação, seleção natural.
b) recombinação gênica, seleção natural, mutação.
c) seleção natural, mutação, recombinação gênica.
d) mutação, seleção natural, recombinação gênica.
e) mutação, recombinação gênica, seleção natural.

22. (ENEM) - A perda de pelos foi uma adaptação às mudanças ambientais, que forçaram nossos ancestrais a deixar a vida sedentária e viajar enormes distâncias à procura de água e comida. Junto com o surgimento de membros mais alongados e com a substituição de glândulas apócrinas (produtoras de suor oleoso e de lenta evaporação) por glândulas écrinas (suor aquoso e de rápida evaporação), a menor quantidade de pelos teria favorecido a manutenção de uma temperatura corporal saudável nos trópicos castigados por calor sufocante, em que viveram nossos ancestrais.
Scientific American. Brasil, mar. 2010 (adaptado)

De que maneira o tamanho dos membros humanos poderia estar associado à regulação da temperatura corporal?
a) Membros mais longos apresentam maior relação superfície/volume, facilitando a perda de maior quantidade de calor.
b) Membros mais curtos têm ossos mais espessos, que protegem vasos sanguíneos contra a perda de calor.
c) Membros mais curtos desenvolvem mais o panículo adiposo, sendo capazes de reter maior quantidade de calor.
d) Membros mais longos possuem pele mais fina e com menos pelos, facilitando a perda de maior quantidade de calor.
e) Membros mais longos têm maior massa muscular, capazes de produzir e dissipar maior quantidade de calor.

23. (CETREDE) - Numa aula de Biologia, um aluno fez a seguinte pergunta:
“Professor, eu li que as aves e os mamíferos têm sua origem ligada aos répteis. Qual a explicação para isso?”
Para responder à questão, o professor terá que explicar qual dos termos a seguir.
a) Convergência.
b) Competição intraespecífica.
c) Seleção natural.
d) Interação gênica.
e) Irradiação adaptativa.

24. (ENEM) - Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.
VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. Companhia das Letras, 2006 (adaptado).

Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é
a) transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características.
b) transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas.
c) determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.
d) determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.
e) determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.


25. (UNIFESP) - Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre a cor de pele na espécie humana.
A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D.
À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
(Scientific American Brasil, vol.6, novembro de 2002).
Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes ideias
a) da Teoria Sintética da Evolução.
b) darwinistas
c) neodarwinistas
d) lamarckistas
e) sobre especiação

26. (SCT) - Analise as afirmações feitas com relação a teorias evolucionistas:
I: Os indivíduos foram criados e não sofreram modificação através do tempo, apresentando as mesmas características desde a sua criação até os dias atuais.
II: Lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.
III: As espécies modificam-se ao longo do tempo em virtude da seleção natural.
IV: Junto as ideias de seleção natural, incorpora os processos de variabilidade, como a mutação e recombinação genética.
O Darvinismo, o Lamarquismo, a Teoria Sintética da Evolução e o Fixismo são respectivamente:
a) III, IV, II, I.
b) III, II, IV, I.
c) II, III, IV, I.
d) I, II, III, IV.
e) III, I, IV, II.

27. (ENEM) - Charles R. Darwin (1809-1882) apresentou em 1859, no livro A origem das espécies, suas ideias a respeito dos mecanismos de evolução pelo processo da seleção natural. Ao elaborar a Teoria da Evolução, Darwin não conseguiu obter algumas respostas aos seus questionamentos.
O que esse autor não conseguiu demonstrar em sua teoria?
a) A sobrevivência dos mais aptos.
b) A origem das variações entre os indivíduos.
c) O crescimento exponencial das populações.
d) A herança das características dos pais pelos filhos.
e) A existência de características diversas nos seres da mesma espécie.

28. (VUNESP) - Antes de 2020, pouco se falava dos coronavírus, pois esses vírus eram encontrados principalmente em aves e morcegos. Mas, em determinado momento, uma linhagem de coronavírus, provavelmente que infectava morcegos, sofreu uma variação (I) que propiciou a essa linhagem específica infectar humanos. Denominada Sars-CoV-2, essa é a linhagem responsável pela pandemia Covid-19. Ao longo da pandemia, foram aparecendo novas variantes – variantes do Reino Unido, da África do Sul, da Índia. No Brasil, surgiu a variante P1, com capacidade de se espalhar mais rapidamente. Detectada inicialmente em Manaus, é a que predomina atualmente no Brasil (II).
O descrito no texto pode ser considerado um exemplo de um processo biológico denominado
a) herança de caracteres adquiridos, sendo que (I) refere-se ao processo de seleção e (II), ao processo de adaptação.
b) lei do uso e desuso, sendo que (I) refere-se ao processo de seleção natural e (II), ao processo de aquisição de vantagem adaptativa.
c) fluxo gênico, sendo que (I) refere-se ao processo de adaptação e (II), ao processo de aquisição das características.
d) princípio do fundador, sendo que (I) refere-se ao processo de aquisição das características e (II), ao processo de adaptação.
e) evolução biológica, sendo que (I) refere-se ao processo de mutação e (II), ao processo de seleção natural.

29. (VUNESP) - O inglês Charles Darwin viajou a bordo do navio Beagle por quase cinco anos e, nessa viagem, observou e coletou materiais que lhe permitiram elaborar o conceito de seleção natural. Esse conceito foi o cerne da sua teoria evolucionista, que tem como premissa a
a) estabilidade dos genes em uma população após várias gerações.
b) inexistência de competição por recursos abióticos e alimentares.
c) deriva gênica nas populações mais fortes e com vantagens adaptativas.
d) formação de órgãos e características por meio da lei do uso e desuso.
e) existência de variabilidade entre os indivíduos da população.

30. (UFPR) - Em 1953, na Universidade de Chicago, EUA, Harold Urey e Stanley Miller realizaram um experimento que é reconhecido como um marco na pesquisa experimental sobre a origem da vida. Mostraram que moléculas orgânicas, no caso aminoácidos, podem se formar a partir de material inorgânico na presença de uma solução ácida, calor e descargas elétricas sem a presença de enzimas. Hoje há questionamentos entre os cientistas se Urey e Miller teriam simulado perfeitamente as condições da época do surgimento da vida, porque, ao contrário do aparato experimental, na Terra primitiva:
a) o ambiente não era ácido.
b) não havia descargas elétricas suficientes.
c) a temperatura era muito baixa.
d) não havia disponibilidade de oxigênio.
e) a atmosfera não era rica em amônia e metano.







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