Insetos - 20 Exercícios com gabarito

01. (FAU UNICENTRO) - Quais são as fases do desenvolvimento (metamorfose) do mosquito?
a) O desenvolvimento do mosquito ocorre através de metamorfose completa, compreendendo 4 fases: casulo, ovo, lagarta e adulto.
b) O desenvolvimento do mosquito ocorre através de metamorfose completa, compreendendo 4 fases: embrião, pequeno, médio e grande.
c) O desenvolvimento do mosquito ocorre através de metamorfose completa, compreendendo 4 fases: ovo, lagarta, borboleta e mosquito.
d) O desenvolvimento do mosquito ocorre através de metamorfose completa, compreendendo 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto.
e) O desenvolvimento do mosquito ocorre através de metamorfose completa, compreendendo 4 fases: inicial, intermediaria, borboleta e mosquito.

02. (IBADE) - Na anatomia externa de insetos existe uma parte que é uma das principais contribuintes para o sucesso dos Insecta. É uma camada inerte que produz o forte exoesqueleto do corpo e dos membros, os apódemas (suportes internos e pontos de fixação da musculatura), e as asas, além de atuar como uma barreira entre os tecidos vivos e o meio ambiente. Internamente, reveste os tubos traqueais, alguns ductos glandulares, e o estomodeu e o mesênteron do trato digestivo. Pode variar desde rígida e parecida com uma armadura, como a encontrada na maioria dos besouros adultos, até fina e flexível, como a encontrada em muitas larvas. A restrição à perda de água é sua função crucial, imprescindível ao sucesso dos insetos no ambiente terrestre. A tensão mecânica do exoesqueleto resulta tanto das características químicas e físicas, como também do formato de diversas partes (placas, segmentos apendiculares etc.), que podem ser curvadas, onduladas ou tubulares, e que em geral apresentam bordas fortalecidas, frisos ou outros reforços. É fina, mas sua estrutura é complexa e varia entre os diferentes grupos taxonômicos, assim como ao longo do desenvolvimento de um único inseto e também em diferentes partes do seu corpo. Essa parte da anatomia externa de insetos é chamada:
a) abdome.
b) cutícula.
c) segmentação.
d) tagmose.
e) tórax.

03. (ENEM) - Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas. Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da
a) proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis.
b) produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.
c) exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.
d) ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimentos do adulto.
e) utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.

04. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita corretamente o período geológico do planeta Terra quando apareceram os primeiros insetos.
a) Permiano
b) Jurrásico
c) Triássico
d) Ordoviciano
e) Carbonífero

05. (QUESTÃO) - Os insetos constituem o maior grupo de animais da Terra. Apesar de sua enorme diversidade, nesse grupo ocorrem apenas três padrões de desenvolvimento pós-embrionário:
I. direto, sem metamorfose.
II. indireto, com metamorfose incompleta.
III. indireto, com metamorfose completa.
Considere os três insetos a seguir:
a. barata;
b. besouro;
c. traça-dos-livros.
Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de desenvolvimento aos insetos citados.
a) Ia – IIb – IIIc
b) Ia – IIc – IIIb
c) Ib – IIa – IIIc
d) Ic – IIa – IIIb
e) Ic – IIb – IIIa

06. (COPESE UFPI) - Os Insetos constituem o grupo animal com o maior número de espécies descritas, aproximadamente mais de um milhão. Sobre as características gerais dos insetos, NÃO é correto afirmar:
a) O corpo do inseto divide-se em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça, encontra-se a boca, com apêndices adaptados ao tipo de alimento que o animal consome.
b) O tórax, que tem três segmentos, é o centro locomotor, prendem-se três pares de pernas, um por segmento. A maioria dos insetos possui um ou dois pares de asas.
c) O abdome apresenta importantes estruturas como o intestino, o coração, os órgãos excretores, o sistema genital e as aberturas do tubo digestório e das estruturas genitais.
d) Os insetos são os únicos artrópodes terrestres que excretam pelos túbulos de Malpighi, com uma extremidade fechada, no celoma, e outra que se abre no intestino.
e) Os insetos são dioicos e têm fecundação interna. Em relação ao desenvolvimento pós-embrionário, podem ser classificados em ametábolos e metábolos.

07. (UFGD) - Em relação aos insetos, considere as afirmativas a seguir.
I. São representantes da Classe Insecta: abelhas, baratas, moscas, aranhas, besouro, gafanhotos, entre outros.
II. Possuem substâncias químicas chamadas feromônios, que, quando secretadas, agem como mensageiros químicos, despertando diversos comportamentos como ataque, defesa, acasalamento, sinal de alarme, entre outros.
III. Alguns vivem em sociedade, sendo estes os insetos sociais (abelhas, formigas e cupins) e apresentam uma nítida divisão de trabalho e de cooperação entre eles.
IV. Têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, possuem quatro pares de pernas e um par de asas.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I e III
b) II
c) I e II
d) II e III
e) I, III e IV
  
08. (UNESC) - Em relação aos insetos, é CORRETO afirmar que:
a) Possuem dois pares de mandíbulas.
b) Apresentam musculatura formada por fibras musculares lisas.
c) Possuem o corpo dividido somente em cabeça e tórax.
d) Apresentam Simetria unilateral.
e) Possuem apêndices pareados e articulados.

09. (UNIFESP) - No quadrinho,

(Fernando Gonsales. Folha de S.Paulo, 08.07.2008.) 

a carapaça de quitina dos insetos é relacionada à sua função protetora. Nesses animais, a quitina também se encontra diretamente relacionada às funções de 
a) sustentação e respiração. 
b) transpiração e circulação. 
c) locomoção e digestão. 
d) respiração e circulação. 
e) sustentação e reprodução.

10. (Mackenzie) - De acordo com o desenvolvimento, os insetos são classificados em ametábolos (desenvolvimento direto), hemimetábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose incompleta) e holometábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose completa).
São exemplos de cada tipo, respectivamente:
a) traça-dos-livros, gafanhoto e mosca.
b) borboleta, barata e pulga.
c) formiga, libélula e abelha.
d) grilo, cigarra e besouro.
e) vespa, cupim e mariposa.

11. (QUESTÃO) - Você está vendo a figura esquematizada do corte longitudinal de um inseto.
As estruturas identificadas pelos algarismos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
a) gânglios cerebroides - coração - glândulas salivares.
b) cecos gástricos - intestinos - túbulos de Malpighi.
c) glândulas salivares - cordão nervoso - intestino posterior.
d) coração - túbulos de Malpighi - cecos gástricos.
e) coração - cordão nervoso - túbulos de Malpighi.

12. (UNISC) - Diversas doenças humanas são transmitidas por vetores. Marque a alternativa em que estão presentes somente doenças transmitidas por insetos.
a) Malária, doença de Chagas e febre amarela.
b) Giardíase, doença de Chagas e dengue.
c) Dengue, leishmaniose e teníase.
d) Chikungunya, malária e toxoplasmose.
e) Febre amarela, HPV e Chikungunya.

13. (FEPESE) - Assinale a alternativa que cita somente doenças adquiridas através da picada de insetos.
a) Hantavirose e salmonelose
b) Malária e doença de Chagas
c) Febre maculosa e leishmaniose
d) Dengue e filariose bancroftiana
e) Doença de Lyme e angiostrongilíase

14. (FGV) - “Um casal de Paulínia (SP), especialista em insetos, deixou o mundo corporativo para criar uma loja com kits educativos que permitem acompanhar a vida do inseto. (...) O kit de joaninhas é composto por 15 larvas que vão se tornar adultas. Todas são colocadas em um espaço no qual é possível se movimentar e manter a distância para que não tenha interação entre elas e evite casos de canibalismo, o que é natural da espécie, segundo os entomologistas.”
(https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2021/04/25/casal-especialistaem-insetos-cria-kit-de-joaninhas-para-estimular-contato-de-criancas-com-meioambiente.ghtml)

As joaninhas, que são classificadas na
a) ordem Hemiptera, apresentam queratina na composição do exoesqueleto. Elas realizam metamorfose completa, ou seja, são holometábolos.
b) classe Coleoptera, apresentam quitina na composição do exoesqueleto. Elas realizam metamorfose incompleta, ou seja, são holometábolos.
c) classe Hemiptera, apresentam quitina na composição do exoesqueleto. Elas realizam metamorfose completa, ou seja, são hemimetábolos.
d) ordem Coleoptera, apresentam quitina na composição do exoesqueleto. Elas realizam metamorfose completa, ou seja, são holometábolos.
e) classe Hemiptera, apresentam queratina na composição do exoesqueleto. Elas realizam metamorfose incompleta, ou seja, são holometábolos.

15. (VUNESP) - O adulto de Aedes aegypti representa a fase reprodutora e também de dispersão do inseto. O corpo é dividido em:
a) cabeça, onde estão os principais órgãos dos sentidos (olhos, as antenas e os palpos); tórax e abdome.
b) cabeça, onde se encontram os apêndices especializados na detecção do calor como os palpos; tórax e abdome.
c) cabeça, onde se localiza a maior parte dos órgãos internos que definem o comportamento do inseto; tórax e abdome.
d) cabeça, onde estão o aparelho bucal mastigador e o cefalotórax repleto de espiculas.
e) cabeça, onde estão os órgãos principais (olhos, espiculas), e cefalotórax, onde se encontra um par de asas.

16. (VUNESP) - A maioria dos mosquitos passa por transformações metabólicas e anatômicas, denominadas de metamorfose, que no vetor da dengue é do tipo holometábola compreendendo as fases de:
a) ovo, quatro estágios larvais, pupa e adulto.
b) ovo, três estágios larvais, pupa e adulto.
c) ovo, dois estágios larvais, pupa e adulto.
d) ovo, ninfa, quatro estágios de larva, pupa e adulto.
e) ovo, três estágios larvais, pupa, ninfa e adulto.

17. (FUNDEP) - Os besouros (ordem Coleóptera) são os animais com maior diversidade de espécies entre os insetos.
Sobre as características dos besouros e de outros insetos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(  ) Os insetos, entre os quais os besouros, possuem três pares de patas articuladas.
(  ) Os besouros, assim como os outros insetos, possuem ciclo de vida ametábolo.
(  ) Coleópteros se assemelham a moscas e mosquitos no número de asas, apresentando um par dessas estruturas.
(  ) Os besouros, como a maioria dos insetos, não possuem antenas.
Assinale a sequência correta.
a) V V F V
b) F F V F
c) V F F F
d) F V V V
e) V V F F

18. (FEPESE) - Os mosquitos, também conhecidos como pernilongos, podem ser importantes vetores de doenças para o homem, como dengue, malária e febre amarela.
Assinale a alternativa que cita corretamente a ordem desses insetos.
a) Culicidae
b) Coleoptera
c) Hymenoptera
d) Lepidoptera
e) Diptera

19. (QUESTÃO) - A figura a seguir mostra o representante de um grupo de seres vivos bem adaptado à natureza.
Assinale a opção que indica três características responsáveis por esse “sucesso”.
a) Presença de quitina, capacidade de vôo, respiração traqueal.
b) Presença de quitina, formas hermafroditas, ovos com casca dura.
c) Formas hermafroditas, ovos com casca dura, respiração traqueal.
d) Pequeno número de ovos, dimorfismo sexual, fecundação externa.
e) Dimorfismo sexual, fecundação externa, capacidade de vôo.

20. (UELPR) - A respiração e a circulação nos insetos sustentam a alta demanda metabólica desses animais durante o vôo. Além disso, a respiração traqueal é uma importante adaptação dos insetos para a vida terrestre. Sobre as relações fisiológicas entre os processos respiratórios e circulatórios nos insetos, é correto afirmar:
a) O sistema circulatório aberto contém hemocianina, pigmento respiratório que facilita o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
b) O sistema traqueal conduz oxigênio diretamente para os tecidos e o dióxido de carbono em direção oposta , o que torna a respiração independente de um sistema circulatório.
c) O sistema circulatório contém hemoglobina e é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
d) O sistema traqueal conduz oxigênio da hemolinfa para os tecidos, o que torna a respiração dependente de um sistema circulatório.
e) O sistema circulatório aberto, apesar de não conter pigmentos respiratórios, é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.








01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
D
BCDDDDEAA
11
12
13
14
15
16
17181920
E
ADDAACEAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário