01. (URCA) - São características do Humanismo, EXCETO:
a) Momento em que o antropocentrismo ocupa o lugar do teocentrismo.
b) É o período entre a Idade Média e o Renascimento.
c) Tem em Fernão Lopes o grande cronista.
d) Predomina o teocentrismo.
e) Cancioneiro Geral é uma coletânea desta época.
a) O movimento foi importante pela introdução da prosa ocidental, com o marco inicial de Dom Quixote de la Mancha.
b) O teocentrismo é a visão de mundo predominante, pois havia uma hegemonia da Igreja Católica que controlava boa parte das obras artísticas.
c) O principal autor português foi Calderón de la Barca, que produziu suas obras em galego-português para agradar a corte.
d) Destacou-se no período o teatro vicentino, especialmente com a obra de teatro em versos chamada de "Os Lusíadas".
e) O foco no ser humano foi revolucionário, no sentido de afrontar questões sociais, como o papel da mulher, em "Farsa de Inês Pereira".
03. (UEMA) - O Auto da Barca do Inferno é uma das três peças que compõem a Trilogia das Barcas do teatro vicentino. Gil Vicente é autor do período literário português, conhecido como Humanismo.
Texto
ANJO: Que mandais?FIDALGO: Que me digais,pois parti tão sem aviso,se a barca do paraísoé esta em que navegais.ANJO: Esta é; que lhe buscais?FIDALGO: Que me deixeis embarcar;sou fidalgo de solar,é bem que me recolhais.[…]ANJO: Pra vossa fantasiamui pequena é esta barca.FIDALGO: Pra senhor de tal marcanão há aqui mais cortesia?[…]
VICENTE, Gil. Auto da Barca do Inferno. São Paulo: FTD, 1997.
Os diálogos entre o anjo e o fidalgo põem em discussão não só os valores de um mundo medieval, mas também do mundo contemporâneo. A atualidade dessa discussão decorre de que o homem de hoje, ainda, assume falsos posicionamentos semelhantes ao de uma das personagens da cena. Essa atualidade é apresentada, por meio de
a) limitações retóricas.
b) alianças subversivas.
c) falhas na comunicação.
d) atos de falas impositivas.
e) comportamentos antidemocráticos.
04. (URCA) - Marque a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico;
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal;
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula;
d) Só escreveu peças em português;
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
05. (UNEMAT) - Sobre o Auto da Barca do Inferno, do escritor português Gil Vicente, assinale a alternativa incorreta.
a) Personagens como o Onzeneiro, o Fidalgo e o Sapateiro, representam tipos sociais contra os quais o autor tece sua crítica, em forma de sátira.
b) O elemento religioso presente no auto é originário da rica tradição do teatro popular medieval.
c) A concepção de mundo cristã, marcada pela simplicidade e de forte teor popular, aproxima o auto de Gil Vicente do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
d) O uso de uma linguagem solene, austera e requintada caracteriza a personagem Diabo, diferenciando-a das demais personagens, cuja linguagem é coloquial, irônica e jocosa.
e) O recurso à alegoria pode ser percebido ao longo de toda a obra, como, por exemplo, na personagem Frade, uma alegoria à corrupção do clero português.
06. (PUCRS) - “Consagrai-vos a dois gêneros de estudos. Em
primeiro lugar deveis adquirir um conhecimento
das letras, não vulgar, mas sério e aprofundado....
Depois, familiarizai-vos com a vida e as boas
maneiras – aquilo a que se chamam de estudos
humanos, pois que eles embelezam os homens.
Neste domínio os vossos conhecimentos devem
ser extensos, variados e hauridos em todas as
espécies de experiências, sem nada negligenciar
daquilo que possa contribuir para a conduta da
vossa vida, para a vossa glória e a vossa
reputação. Aconselho-vos a ler os autores que
possam ajudar-vos, não somente pelo seu
assunto, mas também pelo esplendor de seu
estilo e seu talento literário, a saber: as obras de
Cícero e as de todos aqueles que se aproximam
do seu nível..., pois quereria que um homem
distinto seja muito erudito e capaz de dar aos
seus conhecimentos uma formulação elegante...
É por isso que não se deve somente seguir as
lições dos mestres, mas também instruir-se com
os poetas, os oradores e os historiadores, para
adquirir um estilo elegante, eloquente...”
BRUNI, Leonardo. “Correspondência”. In: FREITAS, Gustavo.
900 Textos e documentos de História. Lisboa: Bertrand, 1976.
p. 143.
Com qual dos movimentos intelectuais do período moderno o texto se relaciona?
a) Romantismo
b) Humanismo
c) Iluminismo
d) Idealismo
07. (PUCRS) - INSTRUÇÃO: Para responder à questão,
considere o seguinte texto, sobre um aspecto
essencial da cultura renascentista, no início da
Idade Moderna.
“A postura dos humanistas valorizava o que de
divino havia em cada homem, induzindo-o a
expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo
sobre o mundo para transformá-lo de acordo
com sua vontade e interesse.”
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, São Paulo: Atual,
1985, p. 16)
O autor destaca no texto especificamente a
característica do humanismo renascentista
denominada
a) Cientificismo.
b) Igualitarismo.
c) Antropocentrismo.
d) Materialismo.
e) Messianismo.
08. (IFRR) - O Humanismo foi um movimento com
desdobramentos filosóficos, políticos, culturais e
artísticos. Sobre o Humanismo, é INCORRETO
afirmar que:
a) Durante a Renascença se inspirou nos
conhecimentos da antiga civilização grecoromana;
b) Valorizava o saber crítico voltado para um
maior conhecimento do homem e uma cultura
capaz de desenvolver as potencialidades da
condição humana.
c) Difundiu ideias que se opunham ao
teocentrismo reinante, compreendendo o
Homem como maior obra divina.
d) Defendia a capacidade humana de criação e
transformação da realidade natural e social,
reafirmando a ideia de livre-arbítrio.
e) Defendia a necessidade da intervenção
religiosa em todas as áreas da vida humana a
fim de promover o progresso e a unidade dos
espíritos e indivíduos
09. (IDCAP) - O Humanismo, como movimento literário, ocorre no período entre a Idade Média e o início da Idade Moderna. Em Portugal, foram produzidos três tipos literários no Humanismo: prosa, poesia e teatro.
(Disponível em: https://curtlink.com/npZz3. Adaptado.)
O movimento humanista continha várias características, sendo uma delas:
A) Idealização do amor.
B) Perfeição subjetiva.
C) Beleza assimétrica.
D) Valorização do divino.
E) Antropocentrismo.
10. (ESFCEX) - A respeito do humanismo do século XV, pode-se afirmar que:
a) os humanistas estavam estritamente ligados à burguesia, que financiava suas obras.
b) o humanismo atribuiu uma absoluta importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, especialmente à racionalidade.
c) foi um movimento de filósofos céticos, cujo intuito era romper com os ensinamentos da Igreja Católica.
d) os humanistas pretendiam restabelecer o paganismo, pois acreditavam que essa cultura era mais elevada do que a cristã.
e) os humanistas voltavam suas críticas para o mundo concreto e humano. Por essa razão, defendiam ideais de igualdade entre ricos e pobres.
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