01. (AVANÇA-SP) - A construção “tão … que” imprime ao contexto em que ocorre – “e a primavera é tão linda que eles esquecem” – um sentido:
A) consecutivo.
B) condicional.
C) causal.
D) final.
E) proporcional.
Amar
Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto eu, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o amar traz à praia, o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o áspero, um vaso sem flor, um chão de ferro, e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.
(Carlos Drummond de Andrade)
“Posto que tivesse sido repreendido pela situação, não teve iniciativas.” O termo destacado é classificado como oração subordinada adverbial:
A) causal.
B) consecutiva.
C) concessiva.
D) condicional.
E) temporal.
03. (FGV) - Assinale a opção em que se encontra uma oração subordinada adverbial concessiva.
A) Embora seja difícil encontrar um original, é fácil reconhecê-lo.
B) Basta uma oportunidade para que o maldizente se torne maléfico.
C) Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu pararei de dizer verdades a respeito deles.
D) Tenho opiniões próprias, opiniões fortes, mas nem sempre concordo com elas.
E) Só estou onde estou porque acredito em todas as possibilidades.
04. (FGV) - Assinale a opção que apresenta a frase que mostra uma oração concessiva.
A) A fantasia não tem limites, ainda que a arte os tenha.
B) Não devemos nunca nos acostumar com a vida, pois isso seria a morte.
C) Uma forma de expressão estabelecida é também uma forma de opressão.
D) É muito mais fácil perdoar um inimigo depois que acertamos as contas com ele.
E) Quanto mais tempo discutimos, tanto mais longe nos achamos do fim da discussão.
05. (INEPAM) - Temos uma oração subordinada adverbial temporal em:
A) O clima ficou tenso quando ele abriu a boca.
B) Se eu tivesse dinheiro, compraria uma casa.
C) Estudo para que eu saiba ler e interpretar textos de forma correta.
D) Treinou de forma tão pesada que lesionou o joelho.
E) Foi mal na prova, embora tenha estudado muito.
06. (FUNDATEC) - Assinale a alternativa que contém um exemplo de oração subordinada concessiva.
A) Mariano foi ao mercado, mas voltou sem comprar nada.
B) Pedroso, que estava cansado, decidiu ir dormir cedo.
C) O time de futebol perdeu o jogo, embora tenha jogado bem.
D) Marcela não gosta de comer carne nem peixe.
E) Lucas gosta de estudar, de maneira que se dedica muito aos estudos vespertinos.
07. (FGV) - Na conhecida frase “Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado”, a circunstância expressa pela oração subordinada é a mesma observada em
A) ao contrário do que se previa, conseguiu concluir seus estudos.
B) quando você chegar ao fim da corda, dê um nó nela e segure-se.
C) ao amanhecer, cada gota de orvalho parece uma lágrima.
D) todo ser humano evolui à proporção que se esforça para isso.
E) você pode ser o que quiser, contanto que seja bom.
08. (IBADE) - A oração grifada no
trecho “Embora pareça contraditório, o silêncio pode ser recheado de barulhos internos.”,
recebe a classificação de:
A) subordinada adjetiva restritiva;
B) coordenada adversativa;
C) subordinada substantiva objetiva direta;
D) coordenada conclusiva;
E) subordinada adverbial concessiva.
09. (NTCS) - Observe o seguinte período: “Divertiu-se tanto no parque aquático, que chegou tarde em casa”. Esse período é composto por:
A) Uma oração principal e uma oração subordinada adverbial final;
B) Uma oração principal e uma oração subordinada adverbial concessiva;
C) Uma oração principal e uma oração subordinada adverbial condicional;
D) Uma oração principal e uma oração subordinada adverbial consecutiva;
E) Uma oração principal e uma oração subordinada adverbial temporal.
10. (AVANÇA-SP) - Assinale a alternativa que apresenta uma oração com locução conjuntiva de proporcionalidade.
A) Contanto que me avise, poderá ir à festa, sem problemas.
B) Ela se foi antes que pudesse me explicar.
C) Mesmo que eu tente, não conseguirei superar esta dor.
D) À medida que o tempo passa, as coisas ficam ainda mais difíceis.
E) Não nos vemos desde que mudou de emprego.
11. (AVANÇA-SP) - Assinale a alternativa que apresenta uma oração adverbial que exprima sentido concessivo.
A) Enviarei a atividade ainda hoje, a menos que aconteça um imprevisto.
B) Ele ficou de castigo porque tirou notas ruins na escola.
C) Conforme o tempo passa, as pessoas amadurecem.
D) Sairei desta escola, mas não serei esquecida.
E) Embora sejam da mesma família linguística, o espanhol e o português têm diferenças.
12. (FUNDATEC) - Assinale a alternativa que classifica corretamente a oração subordinada presente no período abaixo:
“Embora estivesse chovendo, decidimos ir ao parque”.
A) Adverbial concessiva.
B) Adverbial causal.
C) Adverbial temporal.
D) Adjetiva restritiva.
E) Substantiva subjetiva.
13. (AVALIA) - “Embora estivesse atrasado, não apresentou uma justificativa plausível”. A oração citada pode ser classificada como:
A) Oração subordinada adverbial concessiva.
B) Oração subordinada adverbial condicional.
C) Oração subordinada adverbial final.
D) Oração subordinada adverbial comparativa.
E) Oração subordinada adverbial conformativa.
14. (AVALIA) - A oração “Fico feliz sempre que faço uma viagem diferente” pode ser classificada como:
A) oração subordinada adverbial condicional.
B) oração subordinada adverbial conformativa.
C) oração subordinada adverbial final.
D) oração subordinada adverbial proporcional.
E) oração subordinada adverbial temporal.
15. (FUNATEC) - “Como anoitecesse, recolhi-me pouco depois e deitei-me” (Monteiro Lobato). No caso, a primeira parte do trecho (destacada) pode ser classificada como:
A) Oração subordinada adverbial explicativa.
B) Oração principal.
C) Oração coordenada sindética explicativa.
D) Oração subordinada adjetiva explicativa.
E) Oração subordinada adverbial causal.
16. (FUNATEC) - Marque a alternativa em que há uma oração subordinada adverbial consecutiva:
A) Bebeu que ficou entorpecido.
B) Comentam que você não estuda.
C) Reclama-se demais que você não ajuda.
D) Diz-se que você não trabalha.
E) Quando tu for, estareis contigo.
17. (VUNESP) - Leia o texto a seguir.
Pelé, o reinventor
O Santos veio jogar em Porto Alegre, e o menino entrou no segundo tempo. Eu gostaria de dizer que identifiquei logo o gênio, mas não seria verdade. Só me impressionei com a sua pouca idade, ele parecia ainda não ter físico para jogar com gente grande.
Como o resto do Brasil, descobri que Pelé era um fenômeno apenas na Copa de 58. Quando morei no Rio de Janeiro, eu ia ao Maracanã ver o Pelé jogar. O Maracanã enchia para ver o Pelé jogar, não importava contra quem. Um caso raro no mundo de jogador que tinha sua torcida particular, muito maior do que a torcida do seu clube.
Ele era brilhante. Mas nunca se viu ele fazer uma brilhatura só pela brilhatura. A jogada espetacular do Pelé era sempre um meio para chegar mais rapidamente ao fim, que era o gol. Se para chegar ao gol adversário ele ia reinventando o futebol pelo caminho, melhor para nós.
(Luiz Fernando Verissimo. https://www.estadao.com.br)
A relação de sentido de comparação se estabelece entre as orações em:
A) O Santos veio jogar em Porto Alegre, e o menino entrou no segundo tempo.
B) Eu gostaria de dizer que identifiquei logo o gênio, mas não seria verdade.
C) Como o resto do Brasil, descobri que Pelé era um fenômeno apenas na Copa de 58.
D) Quando morei no Rio de Janeiro, eu ia ao Maracanã ver o Pelé jogar.
E) Se para chegar ao gol adversário ele ia reinventando o futebol pelo caminho, melhor para nós.
18. (IBADE) - As palavras “por mais” em “por mais que sejam legítimas as reivindicações dos alunos, algumas observações são estapafúrdias” estabelecem entre as orações o sentido de:
A) explicação.
B) concessão.
C) conclusão.
D) comparação.
E) consequência.
19. (AVANÇA-SP) - Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada adverbial concessiva.
A) Conforme avançavam, percebiam que a trilha desaparecia.
B) O evento será cancelado caso não haja verba.
C) A fim de acalmar seu cão, cantou uma canção de ninar.
D) O atleta não se inscreveu na competição, conquanto quisesse fazê-lo.
E) Decidi deixar o casaco em casa, porque não estava ventando.
20. (CETREDE) - Qual das orações subordinadas a seguir é adverbial final?
A) Orai, porque não entreis em tentação.
B) Fomos a pé, porque ficamos sem gasolina.
C) Vamos dormir porque é tarde.
D) Aquele é o cão por que fui mordido.
E) Mesmo que chova, iremos à praia.
21. (UFPR) - Considere o seguinte trecho de texto:
Quanto mais participam em redes sociais e chats online, veem vídeos na internet, baixam músicas ou fazem outras atividades do universo digital, mais os adolescentes tornam-se propensos a experimentar sintomas de TDAH.
Nesse trecho, estabelece-se entre as ideias expostas uma relação de:
A) causa.
B) finalidade.
C) temporalidade.
D) proporção.
E) comparação.
22. (UFPR) - Considere o seguinte texto:
Os autores da pesquisa afirmam que essa diferença pode causar problemas de autoestima e distorção na autoimagem, já que as pessoas se veem de uma forma diferente do que realmente são.
O trecho sublinhado exprime, em relação ao trecho anterior:
A) temporalidade.
B) causalidade.
C) condicionalidade.
D) finalidade.
E) proporcionalidade.
23. (FUNRIO) - Assinale a alternativa que mostra um período cuja segunda oração tem valor adverbial em relação à primeira.
A) Quando ela chegou, o público vaiou muito.
B) Segundo dispõe o contrato, a dívida vence amanhã.
C) Admitia-se que a construção não ficasse terminada a tempo.
D) Ainda que não tragam o nosso almoço, continuaremos o trabalho.
E) O espanto da plateia aumentava à medida que transcorria o seu discurso.
24. (ESA) - Em todas as alternativas, há Orações Subordinadas Adverbiais, exceto:
A) Estude bastante, porque amanhã haverá uma prova.
B) Estudou tanto que teve um ótimo desempenho na prova.
C) Você terá um excelente desempenho desde que estude.
D) Os alunos realizaram a prova assim que chegaram na escola.
E) Não compareceu à aula ontem porque viajou.
25. (MPMS) - Correlacione as orações subordinadas adverbiais abaixo com suas respectivas classificações:
I - Tantos problemas havia, que ela desistiu do projeto.
II - Quanto mais alto é o cargo, maior é a responsabilidade.
III - Conquanto houvesse barulho, ouvia-se bem a sua voz.
IV - Os portões abriram-se para que todos entrassem.
V - Quando acabou o debate, houve a votação.
(___) Concessiva.
(___) Consecutiva.
(___) Final.
(___) Temporal.
(___) Proporcional.
A sequência correta é:
A) I, II, IV, V, III
B) IV, II, III, V, I
C) II, I, IV, III, V
D) IV, I, V, III, II
E) III, I, IV, V, II
26. (IBADE) - Como se classifica sintaticamente a oração grifada no trecho abaixo, tendo em vista sua relação com a oração indicada entre os colchetes?
“E dá-me vontade de dizer-lhe: — A senhora, D. Camila, [amou tanto a mocidade e a beleza], que atrasou o seu relógio, a fim de ver se podia fixar esses dois minutos de cristal.”
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Uma senhora. In: Histórias sem data. Disponível em: http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista/itemlist/category/24-conto.
A) Oração coordenada assindética
B) Oração coordenada sindética conclusiva
C) Oração subordinada substantiva objetiva direta
D) Oração subordinada adjetiva explicativa
E) Oração subordinada adverbial consecutiva
27. (UFAL) - Dadas as orações,
I. Sempre que estava com raiva, Helena trincava os dentes.
II. Na semana passada, eu atingi meu melhor recorde na natação.
III. O jardineiro cortou as árvores antes que eu chegasse em casa.
IV. Mal entrei na casa, dei de cara com um morcego gigante e assustador.
é(são) classificada(s) como oração(ões) subordinada(s) adverbial(is) temporal(is)
A) II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
28. (QUADRIX) - Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada que expressa ideia de concessão.
A) Alguns permaneceriam insatisfeitos, visto que seus interesses fossem atendidos.
B) Alguns permaneceriam insatisfeitos, desde que seus interesses fossem atendidos.
C) Alguns permaneceriam insatisfeitos, por mais que seus interesses fossem atendidos.
D) Alguns permaneceriam insatisfeitos, a fim de que seus interesses fossem atendidos.
E) Alguns permaneceriam insatisfeitos, logo que seus interesses fossem atendidos.
29. (FGV) - A frase abaixo em que NÃO está presente qualquer oração de valor condicional, é:
A) Eu sou realmente fácil de lidar, uma vez que as pessoas aprendam a me venerar;
B) Um megalômano é um homem que pensa que se ele não tivesse nascido, o mundo precisaria saber por quê;
C) O mundo não gira em torno de você... Só quando você bebe demais;
D) Caso o diabo pense que pode fazer as pessoas piores, ele é um otimista;
E) Dê autoridade a um homem, desde que você queira conhecê-lo verdadeiramente.
30. (INAZPA) - Assinale a alternativa que apresenta uma oração subordinada que indica uma circunstância de finalidade.
A) Sempre digo que sou uma pessoa de sorte.
B) Muitas pessoas admiravam minha beleza quando eu era jovem.
C) Baixou o vidro para que entrasse um pouco de ar.
D) Maria relata lembranças de sua distante juventude, em que era perita em capoeira.
E) Abri as cortinas, que viviam fechadas, e fugi do quarto.
Poderá ver também:
|01 - A|02 - C|03 - A|04 - A|05 - A|06 - C|07 - E|08 - E|09 - D|10 - D|11 - E|12 - A|13 - A|14 - E|15 - E|16 - A|17 - C|18 - B|19 - D|20 - A|21 - D|22 - B|23 - E|24 - A|25 - E|26 - E|27 - D|28 - C|29 - C|30 - C|
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