Revolução Francesa - 30 Exercícios Gabaritado

01. (USF-SP) Durante o período do Diretório, fase final da Revolução Francesa, a França – cuja economia estava minada pela inflação, pela especulação e pela corrupção administrativa – estava mergulhada numa grande crise. (…) Diante desse quadro, a burguesia francesa buscou um líder capaz de estabelecer um governo forte e estável, a fim de consolidar sua posição de classe dominante. Foi escolhido Napoleão Bonaparte, jovem general do exército francês que se destacara por seus feitos militares desde a época da Convenção.

PAZZINATO, Alceu & SENISE, Maria Helena Valente. História Moderna e Contemporânea. Editora Ática, 6.ª ed., 1997, p. 129.

Quando Napoleão chegou ao poder, promoveu várias realizações que consolidaram as conquistas da burguesia. Analise as proposições corretas sobre as realizações de Napoleão Bonaparte.
I. Concordata com papa Pio VI, em 1801, estabelecendo a nomeação dos bispos pelo Consulado, a liberdade de culto, o reconhecimento do catolicismo como religião oficial da maioria dos franceses.
II. Código Civil Napoleônico, em 1804, garantindo a igualdade perante a lei, a liberdade individual a propriedade privada e proibindo a organização de sindicatos e greves.
III. Congresso de Viena, determinando que as colônias latino-americanas teriam direito de lutar pela independência política e econômica.
IV. Concordata de Worms, que reorganizou o ensino por meio da implantação de escolas primárias e de nível superior, controladas diretamente pelo Estado.

Assinale
a) se somente I e II forem corretas.
b) se I, II, III e IV forem corretas.
c) se somente I for correta.
d) se somente I e III forem corretas.
e) se somente III e IV forem corretas.


02. (FUVEST) - Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.

Graco Babeuf, citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette. 
Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado.

O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor
a) discorda dos propósitos revolucionários e defende a continuidade do Antigo Regime, seus métodos e costumes políticos.
b) apoia incondicionalmente as ações dos revolucionários por acreditar que não havia outra maneira de transformar o país.
c) defende a criação de um poder judiciário, que atue junto ao rei.
d) caracteriza a violência revolucionária como uma reação aos castigos e à repressão antes existentes na França.
e) aceita os meios de tortura empregados pelos revolucionários e os considera uma novidade na história francesa.

03. (FATEC) Na introdução de um panfleto publicado em 1789, quando a Revolução Francesa era iminente, o bispo Sieyès escreveu:
"Devemos formular três perguntas:
- O que é o Terceiro Estado? Tudo.
- O que ele tem sido até agora na ordem política? Nada.
- O que ele pede? Ser alguma coisa."

(SIEYÈS, E. J. Qu’est-ce que le Tiers État? In: História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2001. p. 19)

Durante a Revolução Francesa, uma das principais reivindicações do Terceiro Estado foi a:
a) instauração da igualdade civil, pondo fim aos privilégios.
b) limitação da participação popular nos assuntos do Estado.
c) criação de um novo estamento, formado só pela burguesia.
d) ascensão política dos nobres, em detrimento do poder real.
e) ampliação do poder real, em detrimento do clero e da nobreza.

04. (FAAP) Sobre a Revolução Francesa (1789), podemos dizer que:

a) teve como consequência a derrota da classe burguesa e de seus valores democráticos.
b) os países que  invadiram a França logo após a revolução de 1789 se inspiraram nos princípios iluministas que os norteavam.
c) a Tomada da Bastilha representou, simbolicamente, a revolta da burguesia frente ao avanço da revolução popular.
d) os sans-culottes, trabalhadores que formavam o grupo mais radical da Revolução Francesa, tiveram papel de destaque nos eventos revolucionários e são considerados os precursores dos trabalhadores  modernos.
e) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada na França no início da revolução, apesar do caráter inovador, defendia a legitimidade das monarquias absolutistas.

05. (ENEM) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra “restaurante”. Desde o final da Idade Média, a palavra restaurant designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos restaurateurs, que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual.

A mudança do significado da palavra restaurante ilustra
a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.
b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza.
c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia.
d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.
e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

06. (FUVEST) O Tratado de Viena, assinado em 1815, tinha por principal objetivo:

a) estabelecer uma paz duradoura na Europa, que impedisse as guerras e revoluções, consolidando o princípio da legitimidade monárquica. 
b) ratificar a supremacia da Prússia, no contexto político da Europa Ocidental, para garantir o triunfo de uma onda contra-revolucionária. 
c) assegurar ao Império Austro-Húngaro o controle da Europa Continental, assim como da impedir a expansão da Rússia. 
d) impedir a ascensão da classe média ao poder, que iniciara uma série de revoluções em vários países da Europa Ocidental. 
e) criar um sistema repressivo capaz de conter as primeiras vagas do movimento socialista na Europa, através da exclusão da influência da França. 

07. (UDESC) Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções , ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa. Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.

a)  As agitações e turbulências provocadas pela penúria aumentaram a desordem e contribuíram para que o tempo da colheita - que sempre fora motivo de preocupação - se tornasse tempo de perigo, naquele momento histórico.
b)  No antigo regime o desemprego e a carestia dos víveres agravaram a mendicância no campo, a partir de 1788, o que contribuiu para as chamadas revoltas da fome , que deram corpo à revolução burguesa em curso.
c)  A expressão Grande Medo de 1789 refere-se a um conjunto de revoltas camponesas que marcaram a entrada dos camponeses na cena revolucionária.
d)  A Revolução Francesa foi a revolução das luzes (burguesa e aristocrática), que ocorreu totalmente separada da revolução popular: esta, um simples episódio no período.
e)  O conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentado pelo poder real, contribuiu fortemente para dar às chamadas revoltas da fome um caráter social.

08.  (MACK) A Revolução Francesa eliminou privilégios do Antigo Regime, difundindo os princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Napoleão Bonaparte adotou medidas que violaram esses princípios. Assinale a alternativa que contém uma dessas medidas. 

a) A ratificação da reforma agrária realizada pela Revolução. 
b) O congelamento de preços, por meio da decretação da Lei do Máximo. 
c) A proibição, no Código Civil Napoleônico, de greves operárias. 
d) A manutenção do Consulado. 
e) O Tratado de Tilsit.

09. (EsPCEx) Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa.

I - Sua principal função social era defender a nação.
II - Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799.
III - Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780.
IV - Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário.

Os fragmentos I,II,III e IV referem-se, respectivamente, ao, a(s):
a) jacobinos, diretório, nobreza, jaqueries.
b) nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos.
c) diretório, jaqueries, jacobinos, nobreza.
d) nobreza, jaqueries, diretório, jacobinos.
e) jaqueries, jacobinos, nobreza, diretório.

10.  (VUNESP) Durante o império de Napoleão Bonaparte (1804-1814), foi instituído um Catecismo, que orientava a relação dos indivíduos com o Estado. O cristão deve aos príncipes que o governam, e nós devemos particularmente a Napoleão 1º-, nosso imperador, amor, respeito, obediência, fidelidade, serviço militar, os impostos exigidos para a conservação e defesa do império e de seu trono; nós lhe devemos ainda orações fervorosas pela sua salvação, e pela prosperidade espiritual e material do Estado. (Catecismo Imperial de 1806.) O conteúdo do Catecismo contradiz o princípio político da cidadania estabelecido pela Revolução de 1789, porque 

a) o cidadão participa diretamente das decisões, sem representantes políticos e comandantes militares. 
b) a cobrança de impostos pelo Estado impede que o cidadão tenha consciência de seus direitos. 
c) a cidadania e a democracia são incompatíveis com as formas políticas da monarquia e do império. 
d) o cidadão foi forçado, sob o bonapartismo, a romper com o cristianismo e o papado. 
e) o cidadão reconhece os poderes estabelecidos por ele e obedientes a leis.

11. (FAMEMA) Nosso atual modelo de Estado é fruto da Revolução Francesa, que, fascinada pela democracia grega, considerava que os atenienses criaram o princípio do Estado legal – um governo fundado em leis discutidas, planejadas, emendadas e obedecidas por cidadãos livres – e a ideia de que o Estado representa uma comunidade de cidadãos livres. Ao afirmarem que o governo era algo que as pessoas criavam para satisfazer as necessidades humanas, os atenienses consideravam seus governantes homens que haviam demonstrado capacidade para dirigir o Estado, e não deuses ou sacerdotes.

(Flavio de Campos e Renan G. Miranda. A escrita da História, 2005.) 

De acordo com o excerto e seus conhecimentos, é correto afirmar que
a) a concepção moderna de democracia deriva da Revolução Francesa e da Atenas antiga, embora nesta a cidadania estivesse limitada à minoria da população. 
b) a democracia ateniense, por fundamentar-se na comunidade de homens livres, não era compatível com a existência de trabalho escravo. 
c) a Revolução Francesa ampliou o conceito de democracia grega, ao tornar cidadãos todos os habitantes da comunidade, inclusive as mulheres e os estrangeiros. 
d) os gregos desenvolveram a noção de lei como uma emanação dos deuses, à qual os homens deveriam obedecer após discussão em assembleia. 
e) os atenienses vinculavam a política à religião e, por isso, seu Estado nacional dependia da razão divina e limitava a expressão política dos cidadãos.

12.  (VUNESP) ... a Revolução de 1789 não fez nada pelo operário: o camponês ganhou a terra, o operário está mais infeliz que outrora e os monarquistas têm razão quando afirmam que as antigas Corporações [de Ofício] protegiam melhor o trabalhador do que o regime atual. (Jornal Le Matin, 07 de março de 1885.) Com tal declaração, o escritor francês Émile Zola fazia um balanço dos efeitos sociais da Revolução de 1789, referindo- se:

a) aos confiscos dos bens dos nobres franceses emigrados e à política liberal implementada pelo Estado. 
b) à baixa participação dos trabalhadores urbanos nas lutas sociais na França do final do século XIX. 
c) ao apoio dos operários ao projeto de Restauração do absolutismo francês, como garantia de melhoria social. 
d) à liderança política dos camponeses franceses nas revoluções socialistas e comunistas do século XIX. 
e) à política de bem-estar social instituída pelo Partido Social Democrata francês ao longo do século XIX.

13. (UNIFESP) No preâmbulo da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas careciam de 

a) igualdade jurídica. 
b) direitos de herança. 
c) liberdade de movimento. 
d) privilégios coletivos. 
e) garantias de propriedade.

14. (EsPCEx) “... A Revolução Francesa foi a culminância de vários processos revolucionários e também a mais importante revolução ocorrida em toda a história mundial contemporânea, com exceção da Revolução Russa (1917). ...
Ela representou uma ruptura estrutural. A burguesia, alijada do poder político pela aristocracia, se insurgiu, tornando-se senhora do Estado.” (PEDRO, Antônio. História Geral. SP, FTD, 1995. p. 203)
Durante a Revolução Francesa, houve um período que foi o mais radical da revolução (1793-94). Cerca de quarenta e duas mil pessoas acusadas de “alta traição” foram guilhotinadas a mando de Robespierre. 

Este episódio faz alusão ao período do (da)
a) Grupo de Direita. 
b) Diretório. 
c) Terror. 
d) Consulado. 
e) Santa Aliança.

15. (PUC-PR) A Revolução Francesa foi um dos momentos mais importantes no processo de formação do mundo contemporâneo. Foi um movimento violento que sepultou o absolutismo na cena política e o mercantilismo na economia, tendo um papel de grande destaque a burguesia, interessada em instituir um regime que atendesse aos seus interesses. Durante a revolução tomou forma um corpo legislativo denominado Assembleia Nacional, que tomou parte central na consolidação das reformas objetivadas pela revolução. Dentre as principais reformas realizadas na fase moderada da Revolução Francesa (1789-1791), pela Assembleia Nacional, podemos citar CORRETAMENTE: 

a) Abolição dos privilégios especiais do clero e da nobreza; Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; subordinação da Igreja ao Estado; elaboração de uma constituição para a França; reformas administrativas e judiciárias; e ajuda à economia francesa. 
b) Declaração Universal dos Direitos Humanos; elaboração do Edito de Nantes, que dava liberdade religiosa para os não católicos; criação do Banco da França; legalização da anexação dos territórios da margem esquerda do Reno; elaboração do Código Civil Francês. 
c) Criação do Código Civil Francês; criação do Banco da França; elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão; elaboração das primeiras leis trabalhistas que proibiam o trabalho infantil; concessão do direito ao voto às mulheres. 
d) Direito de voto para todos os homens, independente da renda; favorecimento de legislação que incentivava o capitalismo comercial; reforma do sistema educacional com a criação dos liceus clássicos e de ofícios; maior autonomia para as províncias históricas da França; criação de uma estrutura descentralizada de governo na França. 
e) Regulamentação das leis trabalhistas na França; extensão do direito de voto para todos os homens e mulheres maiores de 18 anos; reconhecimento do direito de minorias; criação do Código Civil; a França se tornou uma confederação descentralizada, dividida em cantões com alto grau de autonomia política; elaboração da Constituição Civil do Clero. 

16. (MACK) Sobre a Revolução Francesa de 1789, é correto afirmar que, 

a) embora inspirada nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a revolução, ao final, criou uma estrutura social ainda mais rígida, na qual a burguesia fundava seu poder em privilégios feudais e em títulos de nobreza. 
b) às vésperas da revolução, a burguesia manifestava uma aguda insatisfação contra o absolutismo de Luís XVI, o qual, no entanto, contava com grande apoio da população pobre, favorecida pelas boas colheitas, salários estáveis e baixos preços dos alimentos. 
c) superada a ameaça de radicalização dos anos da Convenção Montanhesa (1793-1794), a alta burguesia assumiu o controle do processo revolucionário, garantindo as conquistas eminentemente burguesas e frustrando os anseios populares e realistas. 
d) ao defender o direito à propriedade privada e o dever de sujeição do cidadão ao Estado e à ordem, os filósofos iluministas formularam uma ideologia contrária aos interesses da burguesia, e conseqüentemente, favorável ao trono absolutista. 
e) a “reação termidoriana” (julho de 1794) levou ao poder os líderes da Montanha (jacobinos) que, adotando uma posição de radicalismo político, eliminaram seus adversários e deram à revolução seu traço definitivo, ou seja, o de uma revolução popular.

17. (FAMERP)  A Revolução é feita de sombra, mas, acima de tudo, de luz. 

(Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2007.) 

A frase apresenta a Revolução Francesa, destacando 
a) a aliança de setores católicos, associados à luz da revelação divina, com a ação revolucionária, que representava as trevas da morte. 
b) o contraste entre a obscura violência de alguns de seus momentos e a razão luminosa que guiou muitos de seus propósitos. 
c) a vitória do projeto aristocrático, que representava a luz, sobre as lutas burguesas, que representavam as sombras. 
d) o contraponto entre o esforço obscuro de impor o terror e a vontade iluminista de restaurar a monarquia parlamentar. 
e) a derrota do ideal republicano, que associava a revolução às trevas, e o sucesso da monarquia absoluta, liderada pelo Rei Sol.

18. (PUC-RJ) A Revolução Francesa foi vivenciada, por muitos dos atores envolvidos, como uma ruptura com o Antigo Regime. O próprio conceito de Antigo Regime era utilizado pelos revolucionários para nomear a organização social e política anterior a 1789. As alternativas abaixo apresentam transformações que representavam uma ruptura com essa organização. Assinale a alternativa INCORRETA: 

a) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, proclamando a igualdade de todos os cidadãos perante a lei. 
b) A sanção da Constituição Civil do Clero, transformando os sacerdotes católicos paroquiais em funcionários públicos. 
c) A eliminação do feudalismo, suprimindo os privilégios dos senhores feudais. 
d) A abolição dos dízimos e da propriedade privada como direito inviolável e sagrado. 
e) A supressão da Monarquia absoluta e a defesa do princípio da soberania do povo.

19. (UNIRIO) “Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo.” (Napoleão Bonaparte)

Sobre o Período Napoleônico (1799 – 1815), podemos afirmar que:
a) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;
b) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa;
c) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;
d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;
e) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito
de propriedade.

20. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

a) a Revolução dos Cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa

21. (UNESP) Durante o império de Napoleão Bonaparte (1804-1814), foi instituído um Catecismo, que orientava a relação dos indivíduos com o Estado. O cristão deve aos príncipes que o governam, e nós devemos particularmente a Napoleão 1º, nosso imperador, amor, respeito, obediência, fidelidade, serviço militar, os impostos exigidos para a conservação e defesa do império e de seu trono; nós lhe devemos ainda orações fervorosas pela sua salvação, e pela prosperidade espiritual e material do Estado.
(Catecismo Imperial de 1806.)

O conteúdo do Catecismo contradiz o princípio político da cidadania estabelecido pela Revolução de 1789, porque 
a) o cidadão participa diretamente das decisões, sem representantes políticos e comandantes militares. 
b) a cobrança de impostos pelo Estado impede que o cidadão tenha consciência de seus direitos. 
c) a cidadania e a democracia são incompatíveis com as formas políticas da monarquia e do império. 
d) o cidadão foi forçado, sob o bonapartismo, a romper com o cristianismo e o papado. 
e) o cidadão reconhece os poderes estabelecidos por ele e obedientes a leis.

22. (UFPR) Napoleão Bonaparte tornou-se Primeiro-cônsul da França em 1799. Sobre o período napoleônico, é correto afirmar: 

a) A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi uma vitória dos partidários da realeza, que desejavam o retorno da Monarquia na França. 
b) A origem aristocrática de Napoleão e o apoio da nobreza francesa foram decisivos para ele derrubar o Diretório e implantar o Consulado. 
c) No plano interno, o governo de Napoleão ficou marcado pela reestruturação da burocracia estatal e pelas obras de infra-estrutura realizadas. 
d) O imperador Napoleão governou a França difundindo a democracia republicana e fortalecendo a representação política nas assembleias do poder legislativo. 
e) No plano externo, o período napoleônico caracterizou-se pelo apoio militar à Áustria, contra os interesses expansionistas da Inglaterra.

23. (UEL) A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou 

a) a concentração do poder nas mãos da burguesia, que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais. 
b) a formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens, segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei. 
c) a formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas, organizadas a partir do campo e das periferias urbanas. 
d) convulsões sociais, que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas.
e) o surgimento da soberania popular, com eleição de representantes de todos os segmentos sociais. 

24. (UFTPR) A Revolução Francesa de 1789 foi diretamente influenciada pela Independência dos Estados Unidos da América e pelo Iluminismo no combate ao Antigo Regime e à autoridade do clero e da nobreza na França. Além do mais, a França passava por um período de crise econômica após a participação francesa na guerra da independência norte-americana e os elevados custos da Corte de Luís XVI, que tinham deixado as finanças do país em mau estado. Em 1791, os revolucionários promulgaram uma nova Constituição, a partir dos princípios preconizados por Montesquieu, que consagrou, como fundamento do novo regime: 

a) a subordinação do Judiciário ao Legislativo. 
b) a divisão do poder em três poderes. 
c) a supremacia do Judiciário sobre os outros poderes. 
d) o estabelecimento da soberania popular. 
e) o fortalecimento da monarquia absolutista. 

25. (PUC-SP) "O Terror, que se tornou oficial durante certo tempo, é o instrumento usado para reprimir a contrarrevolução(...) . É a parte sombria e mesmo terrível desse período da Revolução [Francesa], mas é preciso levar em conta o outro lado dessa política."
Michel Vovelle. A revolução francesa explicada à minha neta. São Paulo: Unesp, 2007, p. 74-75.

São exemplos dos “dois lados” da política revolucionária desenvolvida na França, durante o período do Terror,
a) o julgamento e a execução de cidadãos suspeitos e o tabelamento do preço do pão.
b) a prisão do rei e da rainha e a conquista e colonização de territórios no Norte da África.
c) a vitória na guerra contra a Áustria e a Prússia e o fim do controle sobre os salários dos operários.
d) a ascensão política dos principais comandantes militares e a implantação da monarquia constitucional.
e) o início da perseguição e da repressão contra religiosos e a convocação dos Estados Gerais.

26. (FATEC) Em agosto de 1789, a Assembleia Nacional Constituinte aboliu o dízimo eclesiástico e todas as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses. Em seguida, aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, composta de 17 artigos. 
 A Declaração estabeleceu a igualdade de todos os homens perante a lei e determinou que a liberdade, a propriedade privada, a segurança e a resistência a qualquer tipo de opressão eram direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem. 
ARARIBÁ Plus: História. 4.ª ed. São Paulo: Moderna, 2014. p.102
O texto se refere aos acontecimentos da 
a) Confederação do Equador. 
b) Independência do México. 
c) Guerra Civil Americana. 
d) Inconfidência Mineira. 
e) Revolução Francesa.

27. (ENEM) Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente —que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo. 
FORTES. L R. S. 0 Iluminismo e os reis filósofos.
São Paulo: Brasiliana, 1981 (adaptado). 

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a 
a) modernização da educação escolar.
b) atualização da disciplina moral cristã.
c) divulgação de costumes aristocráticos.
d) socialização do conhecimento científico.
e) universalização do princípio da igualdade civil.

28. (FGV) Na sua faceta mais radical, a Revolução Francesa promoveu uma certa redistribuição de terra, por meio de medidas como a venda dos bens nacionais. Entretanto, nesse processo de construção de uma ordem jurídica burguesa, o fim da escravidão não seria, no final das contas, incluído. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 trazia, no seu artigo 1º, o princípio segundo o qual “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. Mas a história revolucionária mostrou que essa fórmula clássica do liberalismo político foi capaz de gerar, de imediato, posturas contraditórias entre os diferentes atores históricos do período, que interpretavam os termos liberdade e igualdade à luz de suas próprias aspirações e interesses.

(Laurent Azevedo Marques de Saes. A Societé des Amis des Noirs e o movimento antiescravista sob a Revolução Francesa (1788-1802). Tese (Doutorado em História Social) – FFLCH, USP. 2013. Adaptado)
Nesse contexto, é correto afirmar que 
a) a Revolução Francesa, embora conduzida em nome de princípios universais de liberdade e igualdade, acabou incorporando a escravidão colonial na nova ordem jurídica, sem que essa instituição tivesse sido posta em discussão nem sequer no período mais radical do processo revolucionário, no momento no qual os jacobinos tentaram dirigir os rumos da revolução. 
b) os princípios de liberdade e igualdade, para a maioria dos homens nas assembleias revolucionárias, não encontravam fronteiras ou limites ditados pela condição da França de potência colonial, mas representavam valores universais a serem difundidos inclusive para a América a partir de Paris, ainda que a ascensão de Napoleão tenha freado a propagação das ideias revolucionárias. 
c) o império colonial francês à época girava em torno da “pérola das Antilhas”, São Domingos (futuro Haiti), colônia que havia projetado a França para o topo do mercado internacional de produtos tropicais e que transformou o sucesso da produção caribenha na base da riqueza burguesa dos portos franceses, o que não impediu que jacobinos e sans-culottes defendessem a abolição e a independência colonial desde julho de 1789. 
d) a questão colonial evidenciava, sob certos aspectos, os limites da Revolução Francesa, liberal e burguesa, pois dentro da ótica mercantilista que orientou a economia francesa desde o século XVII, a prosperidade da Nação dependia da balança comercial favorável e, nesse sentido, o papel do comércio com as colônias e da reexportação dos produtos proporcionados por esse comércio era visto como capital. 
e) a restauração da escravidão nas colônias, ocorrida em 1799 por ordem de Bonaparte depois da abolição em 1789, por exigência dos revolucionários, teve como desdobramento o levante negro no Haiti, em que se lutava simultaneamente pela abolição da escravidão e pelo rompimento dos laços coloniais com a França, resultando na independência do Haiti, primeiro a libertar os escravos no continente americano.

29. (Ufjf-pism) Em julho de 1789, houve a explosão de movimentos populares em Paris. Artesãos, operários e desempregados se envolveram fortemente com o processo revolucionário, que ocasionou a tomada da Bastilha, momento simbólico da Revolução Francesa. Os grupos populares que protagonizaram a revolução passaram a ser conhecidos como sans-culottes. Em relação aos sans-culottes, assinale a resposta que CORRESPONDA às suas reivindicações e atitudes. 

a) Desejavam tomar o poder do rei de forma moderada, mediante as decisões do Primeiro Estado. 
b) Defendiam o aprofundamento das reformas políticas e a tomada de poder por parte da aristocracia. 
c) Tinham um projeto político bem definido, cuja principal proposta era o alinhamento com grupos contrarrevolucionários. 
d) Exigiam melhores condições de vida e participação política dos setores sociais médios e pobres, saqueando armazéns e tomando edifícios governamentais. 
e) Defendiam que os preços fossem tabelados e o fim da exploração econômica, sem qualquer proximidade com os camponeses e suas reivindicações.

30. (FATEC) Se não têm pão, que comam brioches!
A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa.

Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução. 
a) Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média. 
b) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza. 
c) A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil. 
d) Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central. 
e) Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na África para a ampliação da produção agrícola.


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