Revolução Francesa - 30 Exercícios com gabarito

01. (UDESC) Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções , ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa. Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.
A) As agitações e turbulências provocadas pela penúria aumentaram a desordem e contribuíram para que o tempo da colheita - que sempre fora motivo de preocupação - se tornasse tempo de perigo, naquele momento histórico.
B) No antigo regime o desemprego e a carestia dos víveres agravaram a mendicância no campo, a partir de 1788, o que contribuiu para as chamadas revoltas da fome , que deram corpo à revolução burguesa em curso.
C) A expressão Grande Medo de 1789 refere-se a um conjunto de revoltas camponesas que marcaram a entrada dos camponeses na cena revolucionária.
D) A Revolução Francesa foi a revolução das luzes (burguesa e aristocrática), que ocorreu totalmente separada da revolução popular: esta, um simples episódio no período.
E) O conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentado pelo poder real, contribuiu fortemente para dar às chamadas revoltas da fome um caráter social.

2-(UFMS)

    “[...] pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que outros fenômenos contemporâneos, e suas consequências foram, portanto, mais profundas. Em primeiro lugar ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. [...] Em terceiro lugar, entre todas as revoluções [...] foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas idéias de fato o revolucionaram.”
    (HOBSBAWM, Eric J. – A Era das Revoluções. 4ª edição. RJ: Paz e Terra, 1982, p. 72).

A respeito do evento revolucionário tratado no texto, assinale a(s) afirmativa(s) correta(s).
1) A enorme influência internacional dessa revolução está relacionada ao fato de ela ter sido a primeira experiência bem sucedida de coletivização das terras, de estatização dos meios de produção e de estabilização política por meio da implantação de um regime de partido único.
2) Com a revolução, e inspirados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, os camponeses e as classes populares francesas viram reconhecidas as suas principais reivindicações como, por exemplo, a partilha da terra.
4) Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, essa revolução pôs fim aos entraves que representavam, para o desenvolvimento econômico da burguesia, a estrutura de propriedade e os direitos da aristocracia do Antigo Regime.
8) A condução do processo revolucionário pelos membros da alta burguesia, após 1794 com o chamado “golpe do Termidor”, assegurou lhes a efetivação do projeto político mais moderado de sua classe, em detrimento do projeto político radical dos representantes da pequena burguesia e das camadas populares.
16) Dentre as ideias que revolucionaram o mundo, resultantes dessa revolução, podem ser arroladas a implantação de um tipo de codificação legal atualmente seguida por metade dos sistemas legais do mundo, o surgimento de Estados nacionais territoriais estruturados no modelo trazido ao mundo contemporâneo por ela, além do uso de um sistema métrico que ela criou e propagou.

3-(UFPB) A Revolução Francesa teve numerosos desdobramentos, possibilitando transformações políticas no Estado e na sociedade em vários países. Considerando os impactos sociais e políticos da Revolução Francesa, identifique as afirmativas corretas:
1) O fim do Absolutismo e a instauração de Monarquias e Repúblicas constitucionais, especialmente na Europa.
2) O fim da propriedade privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de clara inspiração socialista.
4) Uma base político-ideológica, a partir do jacobinismo, para os modernos movimentos de origem popular de contestação à ordem burguesa.
8) O fim da servidão e a afirmação da igualdade jurídica entre todos os cidadãos, independente da sua origem social.
16) O fortalecimento do domínio ideológico da Igreja, especialmente sobre o ensino, e a consolidação da sua hegemonia nas questões de Estado.

4-(Cesgranrio) Durante a Revolução Francesa, a radicalização, típica da "Época da Convenção" (1792-5), caracteriza-se pela:

a) Promulgação da "Declaração Universal dos Direitos do Homem";
b) aprovação da "constituição civil do clero" por Luiz XVI;
c) instituição de um regime político e social de caráter democrático - o Diretório;
d) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais;
e) pacificação da Europa, a partir da paz entre a França e a Inglaterra.

5-(Enem) Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra "restaurante". Desde o final da Idade Média, a palavra 'restaurant' designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos 'restaurateurs', que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual.
A mudança do significado da palavra restaurante ilustra

a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.
b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza.
c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia.
d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.
e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.

6-(FEI) Sobre o processo revolucionário francês, iniciado em 1789, é CORRETO afirmar que:

a) Foi um movimento conservador liderado pela aristocracia francesa, temerosa da ascensão das massas, principalmente parisienses.
b) Foi o movimento revolucionário que levou à universalização dos conceitos de "liberdade, igualdade e fraternidade".
c) Inspirou o movimento de libertação dos Estados Unidos da América, ocorrido anos depois.
d) Foi um movimento de inspiração socialista.
e) Levou a um aumento do poder real, inspirando o surgimento de teóricos do absolutismo.

7-(FGV) "Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia."
            (Discurso de Robespierre na Convenção)

A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se: 

a) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia Nacional.
b) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
c) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
d) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.
e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

8-(Fuvest-gv) Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:

a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
e) o impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.

9-(Puccamp) No contexto histórico da Revolução Francesa, o episódio denominado "O Golpe do 18 Brumário", aconteceu

a) quando se inicia o regime do Diretório, período que se caracterizou pelos desmandos políticos.
b) no momento em que a Conjura dos Iguais propõe a tomada do poder à força e o fim da propriedade privada.
c) quando Napoleão, apoiado pelo Exército e pela alta burguesia, derruba o Diretório e chega ao poder.
d) no momento em que os monarquistas tentam voltar ao poder através de golpe, que foi sufocado por Napoleão Bonaparte.
e) quando Robespierre, Saint Just e seus companheiros do Comitê de Salvação Pública são mortos na guilhotina, pondo fim ao Terror.

10-(Puccamp) No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deu margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:

a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Golpe do 18 de Brumário.

11-(UEL) Compõe o cenário em que se desenrolou a Revolução Francesa

a) o cercamento das terras públicas pelo Estado com a consequente expulsão dos camponeses para o trabalho na indústria.
b) o esgotamento da capacidade de ação da monarquia francesa frente às transformações vividas pelo país, assim como diante dos anseios políticos burgueses.
c) a defesa jacobina da manutenção dos monopólios coloniais com a impotência do Estado monárquico francês em atendê-los.
d) o apoio da monarquia francesa à Inglaterra por ocasião da guerra da independência americana, com o consequente desgaste interno do Estado.
e) a morte na guilhotina do rei Carlos I e de sua esposa, a rainha Maria Antonieta, depois de serem condenados por traição.

12-(UFMG) O Grande Medo de 1789 foi um dramático acontecimento histórico, ocorrido no interior da Revolução Francesa.
Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre o Grande Medo, EXCETO:

a) Fez parte de uma conjuntura marcada por numerosas agitações e insurreições urbanas e rurais.
b) Foi considerado pelos revolucionários e pelo povo, em geral, como um complô das hordas inimigas da ordem, do Rei e da Igreja.
c) Foi uma das faces da revolução camponesa que, durante os primeiros anos da Revolução Francesa, impulsionou e conduziu a revolução burguesa.
d) Foi um acontecimento fundamentado em reações coletivas de medo e pânico da população diante da divulgação de boatos.
e) Gerou fugas, medidas preventivas tais como ataques às propriedades aristocráticas e a decisão de armar a população para enfrentar os bandidos.

13-(UFRS) Na França pré-revolucionária, as pressões da aristocracia e dos "Parlements", assim como as brechas provocadas pela "Assembleia dos Notáveis" e pela convocação dos Estados Gerais, confirmam que

a) o absolutismo saiu fortalecido dessa conjuntura.
b) a revolução foi esvaziada pela ausência de um projeto político iluminista.
c) a revolução começou como uma tentativa aristocrática de recapturar o Estado.
d) o absolutismo foi substituído, em 1789, pela República dos "sans-culottes".
e) a revolução se radicalizou a partir da intervenção napoleônica.

14-(UDESC) Alguns historiadores analisam que a Revolução Francesa (1789) comportou duas revoluções , ocorridas paralelamente: a burguesa e a camponesa. Assinale a alternativa incorreta, a respeito de algumas das questões que justificariam essa análise sobre a Revolução Francesa.

a) As agitações e turbulências provocadas pela penúria aumentaram a desordem e contribuíram para que o tempo da colheita – que sempre fora motivo de preocupação – se tornasse tempo de perigo, naquele momento histórico.
b) No antigo regime o desemprego e a carestia dos víveres agravaram a mendicância no campo, a partir de 1788, o que contribuiu para as chamadas revoltas da fome , que deram corpo à revolução burguesa em curso.
c) A expressão Grande Medo de 1789 refere-se a um conjunto de revoltas camponesas que marcaram a entrada dos camponeses na cena revolucionária.
d) A Revolução Francesa foi a revolução das luzes (burguesa e aristocrática), que ocorreu totalmente separada da revolução popular: esta, um simples episódio no período.
e) O conflito entre o Terceiro Estado e a aristocracia, sustentado pelo poder real, contribuiu fortemente para dar às chamadas revoltas da fome um caráter social.

15- A Revolução Francesa teve numerosos desdobramentos, possibilitando transformações políticas no Estado e na sociedade em vários países. Considerando os impactos sociais e políticos da Revolução Francesa, identifique as afirmativas corretas:

1) O fim do Absolutismo e a instauração de Monarquias e Repúblicas constitucionais, especialmente na Europa.
2) O fim da propriedade privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de clara inspiração socialista.
4) Uma base político-ideológica, a partir do jacobinismo, para os modernos movimentos de origem popular de contestação à ordem burguesa.
8) O fim da servidão e a afirmação da igualdade jurídica entre todos os cidadãos, independente da sua origem social.
16) O fortalecimento do domínio ideológico da Igreja, especialmente sobre o ensino, e a consolidação da sua hegemonia nas questões de Estado.

16-(UFPE) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes".
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

17-(FUVEST-SP) Durante a Revolução Francesa, na fase da Convenção Nacional, destacou-se, como líder revolucionário, Robespierre. Este assumiu a defesa do ideal democrático e se manifestou nestes termos: "Nos Estados aristocráticos a palavra pátria tem sentido unicamente para as famílias aristocráticas, isto é, para os que se apoderaram da soberania. Somente na democracia o Estado é realmente a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores, preocupados pela sua causa, tão grande quanto o número de seus cidadãos." Apoiando-se no texto e aplicando seus conhecimentos: 

a) Dê o nome do agrupamento político que Robespierre liderou nos momentos decisivos da Revolução. 
b) Copie o trecho do documento anterior que melhor corresponde à teoria da vontade geral e indique o nome do filósofo mentor desta teoria.

18- A "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", da Revolução Francesa, traz o seguinte princípio: "Os homens nascem e se conservam livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter por fundamento o proveito comum". Tal princípio é decorrente:

a) da incorporação das reivindicações da classe média por maior participação na vida política.
b) do reconhecimento da necessidade de assegurar os direitos dos vencidos, sem distinção de classes.
c) da incorporação dos camponeses à comunidade dos cidadãos com direitos sociais e políticos reconhecidos na lei.
d) da crença popular na perspectiva liberal burguesa de que a Revolução fora feita por todos e em benefício de todos.
e) da determinação burguesa de levar avante um processo revolucionário de distribuição da propriedade privada.

19- A Constituição da França de 1791, a partir dos princípios preconizados por Montesquieu, consagrou, como fundamento do novo regime,

a) a subordinação do Judiciário ao Legislativo, que passou a exercer um poder fiscalizador sobre os tribunais.
b) a identificação da figura do monarca, com a do Estado, que a partir desse momento se tornou inviolável.
c) a supremacia do Poder Legislativo, deixando de ser o rei investido de poder moderador.
d) o poder de veto monárquico, que se restringiu a assuntos fiscais, limitando, assim, a soberania popular.
e) a separação dos poderes até então concentrados, teoricamente, na pessoa do soberano.

20-(UFMT) A Revolução Francesa é um marco na história da humanidade por ter produzido rupturas com o Antigo Regime. Qual das alternativas apresenta as mais importantes?

a) O assassinato do médico Marat, editor do jornal Amigo do Povo, por Charlotte Corday, provocou a radicalização entre os jacobinos.
b) A participação das mulheres na queda da Bastilha e o surgimento do grupo radical dos Girondinos.
c) O fim da servidão e dos privilégios feudais, a declaração dos direitos do homem e do cidadão, o confisco dos bens do clero, a reforma do Exército e da Justiça.
d) O fim da escravidão, a declaração dos direitos do homem, o código de Napoleão com reforma judiciária que confiscou as terras da aristocracia.
e) A secularização do clero, a República Jacobina, o comitê de Salvação Pública que condenou à morte os próprios líderes da Revolução.

21- Sobre a Revolução Francesa, é INCORRETO afirmar que:

a) os dois clubes mais importantes foram a Sociedade dos Amigos dos Direitos do Homem e o Clube dos Jacobinos.
b) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime.
c) representou uma ruptura estrutural. A burguesia alijada do poder se sublevou, tornando-se senhora do Estado.
d) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade.
e) a Bastilha, antiga prisão do Estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes, lavadeiras e costureiras.

22-(UFRJ) Na História da França, o GOLPE DE 18 BRUMÁRIO significa:

a) o início da Revolução de 1789 com a abolição dos direitos feudais
b) o fim da Revolução com a subida de Napoleão ao poder com o apoio do exército e da alta burguesia
c) o fortalecimento da participação popular e dos embates entre Danton e Robespierre
d) o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei com a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

23- :Em 1796, Graco Babeuf, seguidor de Marat liderou a "Conjura dos Iguais", movimento popular que pretendia:

a) tomar o poder à força e abolir o direito de propriedade, estabelecendo uma sociedade comunitária, integrada por artesãos e camponeses, estabelecendo uma ditadura dos humildes.
b) estabelecer o direito à igualdade de todos perante a lei, à liberdade individual, à propriedade privada e a resistência à opressão.
c) abolir o feudalismo, estabelecer a liberdade de comércio, o voto censitário e confirmar o direito à propriedade privada.
d) concretizar os ideais iluministas em defesa dos interesses burgueses, direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade.
e) separar os poderes em executivo (administração), legislativo (elaboração das leis) e judiciário (aplicação das leis), afirmando que todos os homens são iguais e foram dotados pelo seu criador de certos direitos inalienáveis.

24- (UFPB) A abolição da escravidão nas Colônias, a criação da Lei do Máximo, o estabelecimento do sufrágio universal, a criação do Tribunal Revolucionário e o Comitê de Salvação Pública, foram instituídos na Revolução Francesa, na fase:

a) Assembléia Nacional Constituinte.
b) Convenção Nacional.
c) Diretório.
d) Reação Termidoriana.
e) Monarquia Constitucional.

25- :A Revolução Francesa insere-se em um conjunto de profundas transformações históricas ocorridas na sociedade européia da segunda metade do século XVIII. As etapas do processo revolucionário, entre 1789 e 1799, expressaram os conflitos sociais e os diferentes projetos políticos dos diversos grupos envolvidos na Revolução. Assinale a opção que relaciona corretamente a atuação de um desses grupos com uma etapa do processo revolucionário.

a) A reação armada do clero monarquista (refratário) contra os revolucionários determinou a instituição da Constituição Civil do Clero, em 1790, que garantiu o pagamento de indenizações e a devolução de suas propriedades confiscadas no início da Revolução.
b) A manutenção prolongada do Período do Terror, instituído pelos monarquistas, determinou a derrota dos segmentos revolucionários liderados pelos "sans-culottes" frente ao Golpe do 18 Brumário, em 1799, que elevou Napoleão Bonaparte à direção do Comitê de Salvação Pública.
c) A burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França, em 1791, durante a Assembléia Nacional, que instituiu uma monarquia constitucional baseada no sufrágio censitário e na divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
d) Os jacobinos extremistas, formados pela nobreza parisiense e provincial, retornaram ao poder com a Convenção Termidoriana, entre 1794 e 1795, anulando diversas conquistas revolucionárias, tais como a Lei do Preço Máximo e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
e) Os camponeses, representados pelo Partido Girondino, formavam uma poderosa facção, cujo apoio popular permitiu que controlassem politicamente a Revolução durante a fase da Convenção Montanhesa, entre 1793 e 1794, na qual aboliram os privilégios feudais e a escravidão nos territórios coloniais franceses.

26- (UFPI) Quando se trata da Revolução Francesa do Século XVIII, pode-se afirmar que

a) os "sans-culottes" lutaram vigorosamente pelo princípio de igualdade e liberdade.
b) a alta burguesia e a antiga aristocracia ansiavam pela democracia.
c) a população camponesa exigia a desapropriação das terras da nobreza para constituição de coletivos agrícolas.
d) a burguesia financeira comandou o processo revolucionário e transformou a estrutura político-social obedecendo o princípio da igualdade.
e) a alta burguesia aliou-se aos "sans-culottes" e aos camponeses e foram responsáveis pela publicação da Declaração dos Direitos Humanos.

27- Analise as afirmações sobre as causas da Revolução Francesa.

 I - A crise econômica francesa do período da revolução representou, do ponto de vista estrutural, o colapso do feudalismo, subvertido pelo crescimento demográfico e pelo desenvolvimento das forças de produção capitalista.
 II - A crise econômica, do ponto de vista conjuntural, foi marcada por uma série de problemas, tais como: problemas climáticos, que afetaram a agricultura; Tratado de Eden Rayneval entre França e Inglaterra, que afetou a indústria e o excesso de gastos, que afetou a saúde financeira do Estado.
 III - A crise também foi social, com a ascensão da burguesia, que passou a ter os mesmos privilégios que a nobreza e o clero, como a isenção de impostos.
IV - A crise política constituída pela adoção do absolutismo, cuja ideologia era baseada nas idéias iluministas.
 V - A Revolução Francesa representou a crise final do Antigo Regime, cujas estruturas foram abolidas e substituídas por outras apropriadas ao novo Estado Burguês. Está correta ou estão corretas:

a) apenas I, III e IV.
b) apenas I, II e V.
c) apenas II.
d) apenas III e V.
e) apenas II e IV.


28- Durante a Revolução Francesa, Luis XVI perdeu seus poderes absolutos; o feudalismo foi abolido e os bens eclesiásticos nacionalizados. Isso aconteceu:
a) No ano da Queda da Bastilha; 
b) Durante o período do Terror;
c) Quando Napoleão tomou o poder;
d) Na fase da Convenção;
e) No período do Diretório. 

29- A Constituição de 1791, na medida em que estabeleceu a liberdade de comércio, confirmou o direito à propriedade privada e adotou o voto censitário, apontou para o fato de que a Revolução Francesa representou: 
a) a vitória da burguesia no sentido de ocupar o poder e organizar o Estado de modo a favorecer seus interesses, afastando o povo das decisões políticas.
b) a canalização de todo o potencial e energia revolucionária das massas na defesa de um Estado democrático, participativo e de direito.
c) o estabelecimento dos princípios de igualdade civil e social consubstanciadas na função mediadora representada pelo Estado.
d) a conciliação dos interesses das diferentes classes, ao estabelecer o direito à liberdade para todas as camadas sociais.
e) o fracasso dos ideais filosóficos do liberalismo, ao valorizar o sistema da universalização do voto.


30- A luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789 possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns dos pilares do mundo contemporâneo.  
Entre esses direitos assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, podem-se destacar:  
a) liberdade, propriedade e resistência à opressão, como direitos naturais do homem. 
b) soberania, igualdade civil e autoridade, como direitos inerentes aos corpos privilegiados da sociedade.
c) distinção de nascimento, privilégio fiscal e hereditariedade do poder, como direitos sagrados do cidadão.
d) insurreição para o povo, direito à cidadania e igualdade social, como os mais elevados dos direitos do homem.


  GABARITO:  

1. D
2. 4-8-16
3. 1 - 4- 8
4. D
5. B
6. B
7. E
8. C
9. C
10. B
11. B
12. B
13. C
14. D
15. 1 - 4 E- 8
16. C
17. a) Jacobinos.  b)"... a pátria de todos os indivíduos que o compõem e pode contar com um número de defensores ..."; O filósofo mentor desta teoria foi Rousseau. 
18. D
19. E
20. C
21. B
22. B
23. A
24. B
25. C
26. A
27. B
28. A
29. A
30. A

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5 comentários:

  1. O nível das questões é muito bom, é sem dúvida um excelente suporte
    para que se reforce a aprendizagem, em relação ao assunto trabalhado (Digo Revolução Francesa)!!!!!!!!!!!!!. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!

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  2. Respostas
    1. Material que auxilia bastante o trabalho em sala de aula, quando se trata de Revolução Francesa.

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