01. (PUC- RJ) Indique o grupo de vegetais que apresenta sementes:
a) Pinheiro, leguminosas e gramíneas.
b) Avencas, bromélias e cítricos.
c) Samambaias, pinheiros e orquídeas.
d) Leguminosas, algas e gramíneas.
e) Cítricos, cactáceas e cogumelos.
02. (Cefet-MG) Raízes, caules, flores, folhas, sementes e frutos estão presentes apenas nas:
a) Gimnospermas.
b) Coníferas.
c) Briófitas.
d) Pteridófitas.
e) Angiospermas.
03. (UDESC) As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:
a) presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
b) presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.
c) produção de sementes sem proteção de um fruto.
d) reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monóicas.
e) alternância de gerações e fase esporofítica haplóide.
04. (UEL-PR) - Certas plantas desenvolvem-se bem em lugares sombrios ou no interior de residências,
provavelmente porque
a) são muito competitivas em relação à luz solar.
b) têm pequeno porte ou são rasteiras.
c) têm baixo ponto de compensação.
d) a superfície de suas folhas é grande e delicada.
e) são características de campos cerrados.
a) são muito competitivas em relação à luz solar.
b) têm pequeno porte ou são rasteiras.
c) têm baixo ponto de compensação.
d) a superfície de suas folhas é grande e delicada.
e) são características de campos cerrados.
05. (MACK) Nas Angiospermas, ocorre dupla fecundação, pois um núcleo espermático se funde com a oosfera, formando um zigoto 2n, e o outro núcleo espermático se funde com
a) um núcleo polar, formando o endosperma secundário 2n.
b) um núcleo polar, formando o endosperma primário 2n.
c) dois núcleos polares, formando o endosperma secundário 3n.
d) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 2n.
e) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 3n.
06. (UNIFESP) No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.
II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.
III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.
IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.
Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
07. (MACK) Todas as plantas apresentam alternância de gerações, isto é, uma fase assexuada, seguida de uma sexuada. Nas Briófitas, a fase Gametofítica predomina sobre a fase Esporofítica. Nas demais plantas (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), a fase Esporofítica é a predominante sobre a Gametofítica. Células haploides de uma Angiosperma podem ser observadas
a) na parede do ovário e no grão-de-pólen.
b) no interior do óvulo e no grão-de-pólen.
c) no endosperma da semente e no tubo polínico.
d) no saco embrionário e na parede da antera.
e) no pistilo e no filete do estame.
08. (VUNESP) Os principais grupos de plantas que colonizaram o ambiente terrestre foram as gimnospermas e as angiospermas. Muitos autores acreditam que os insetos tiveram um papel importante no sucesso das angiospermas nesse ambiente. Uma característica das angiospermas que possibilitou a associação com os insetos é a presença de
a) fruto com mesocarpo carnoso, que impede a ingestão das sementes pelos insetos durante a polinização.
b) grãos de pólen com envoltórios resistentes, produzidos em estróbilos com áreas secretoras, que atraem os insetos polinizadores.
c) carpelos múltiplos não ovulados e anteras plumosas, que forçam insetos polinizadores a visitar muitas plantas.
d) flores com pétalas com cores, aromas ou secreções, que atraem insetos que atuarão na polinização da planta.
e) sementes descobertas, formadas em flores rudimentares, que facilitam sua dispersão pelos insetos.
09. (UEL) Na evolução das angiospermas desenvolveu-se uma estrutura única entre os vegetais, que está certamente relacionada com a ampla distribuição geográfica do grupo. Trata-se:
a) do tubo polínico.
b) dos grãos de pólen alados.
c) das sementes.
d) dos frutos.
e) dos nectários.
10. (UFPel – RS) Os vegetais vasculares que possuem raiz, caule e folhas, mas não são dotados de flores, frutos e sementes são:
a) algas, como as algas pardas.
b) pteridófitas, como as samambaias, avencas e os xaxins.
c) briófitas, como as hepáticas e os musgos.
d) gimnospermas, como os ciprestes, os pinheiros e o Ginkgo biloba.
e) fungos, como a orelha de pau, os cogumelos e as leveduras.
a) um núcleo polar, formando o endosperma secundário 2n.
b) um núcleo polar, formando o endosperma primário 2n.
c) dois núcleos polares, formando o endosperma secundário 3n.
d) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 2n.
e) dois núcleos polares, formando o endosperma primário 3n.
06. (UNIFESP) No planeta, são referidas aproximadamente 800 espécies de gimnospermas e 220.000 espécies de angiospermas. Sobre essa diferença numérica, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Em certo momento, no passado geológico, houve mais espécies de gimnospermas que de angiospermas. Porém, o surgimento da flor nas angiospermas conferiu um maior sucesso adaptativo a esse grupo.
II. O surgimento das sementes nas gimnospermas já representou um grande passo na conquista do ambiente terrestre. Porém, com a presença dos frutos, as angiospermas tiveram maior dispersão assegurada.
III. As angiospermas ocorrem nas regiões mais quentes do globo e as gimnospermas estão restritas às áreas não tropicais e mais frias. Como existem mais áreas quentes, há mais angiospermas que gimnospermas no planeta.
IV. A dupla fecundação, que surgiu nas gimnospermas, foi aperfeiçoada nas angiospermas com o surgimento do envoltório da semente. Isso também explica a maior dispersão e o maior número de angiospermas.
Considerando a evolução das plantas no ambiente terrestre, estão corretas somente:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
07. (MACK) Todas as plantas apresentam alternância de gerações, isto é, uma fase assexuada, seguida de uma sexuada. Nas Briófitas, a fase Gametofítica predomina sobre a fase Esporofítica. Nas demais plantas (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), a fase Esporofítica é a predominante sobre a Gametofítica. Células haploides de uma Angiosperma podem ser observadas
a) na parede do ovário e no grão-de-pólen.
b) no interior do óvulo e no grão-de-pólen.
c) no endosperma da semente e no tubo polínico.
d) no saco embrionário e na parede da antera.
e) no pistilo e no filete do estame.
08. (VUNESP) Os principais grupos de plantas que colonizaram o ambiente terrestre foram as gimnospermas e as angiospermas. Muitos autores acreditam que os insetos tiveram um papel importante no sucesso das angiospermas nesse ambiente. Uma característica das angiospermas que possibilitou a associação com os insetos é a presença de
a) fruto com mesocarpo carnoso, que impede a ingestão das sementes pelos insetos durante a polinização.
b) grãos de pólen com envoltórios resistentes, produzidos em estróbilos com áreas secretoras, que atraem os insetos polinizadores.
c) carpelos múltiplos não ovulados e anteras plumosas, que forçam insetos polinizadores a visitar muitas plantas.
d) flores com pétalas com cores, aromas ou secreções, que atraem insetos que atuarão na polinização da planta.
e) sementes descobertas, formadas em flores rudimentares, que facilitam sua dispersão pelos insetos.
09. (UEL) Na evolução das angiospermas desenvolveu-se uma estrutura única entre os vegetais, que está certamente relacionada com a ampla distribuição geográfica do grupo. Trata-se:
a) do tubo polínico.
b) dos grãos de pólen alados.
c) das sementes.
d) dos frutos.
e) dos nectários.
10. (UFPel – RS) Os vegetais vasculares que possuem raiz, caule e folhas, mas não são dotados de flores, frutos e sementes são:
a) algas, como as algas pardas.
b) pteridófitas, como as samambaias, avencas e os xaxins.
c) briófitas, como as hepáticas e os musgos.
d) gimnospermas, como os ciprestes, os pinheiros e o Ginkgo biloba.
e) fungos, como a orelha de pau, os cogumelos e as leveduras.
11. (PUC-PR) A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças deve ser interpretada como adaptação ao modo autotrófico de vida que caracteriza os vegetais, em oposição ao modo heterotrófico dos animais. Assim, podemos afirmar:
a) As células vegetais são formadas por parede espessa, que dão resistência e sustentação às diferentes partes da planta, constituindo os chamados tecidos de sustentação, representados pelos vasos condutores de seiva.
b) Revestindo os vegetais, há estruturas que fornecem proteção mecânica e, nas plantas terrestres, evitam a desidratação, como a epiderme (nas folhas e nas partes jovens do caule e da raiz) e o súber (nas células mais velhas do caule e da raiz).
c) As Briófitas, as Pteridófitas, as Gimnospermas e as Angiospermas desenvolveram um sistema de transporte de seiva bruta e elaborada através de tecidos condutores de seiva, representados pelos vasos lenhosos e liberianos.
d) A água e o gás carbônico usado na fotossíntese para produzir glicídios e outros compostos orgânicos, são distribuídos para todo corpo da planta, pelos vasos liberianos.
e) Há tecidos que fabricam diversas substâncias úteis à planta, como o néctar que atrai aves e insetos polinizadores, favorecendo a fecundação cruzada entre os indivíduos vegetais, permitindo, assim, a manutenção do padrão genético da espécie, sem provocar alterações fenotípicas.
12. (ENEM) Os frutos são exclusivos das angiospermas, e a dispersão das sementes dessas plantas é muito importante para garantir o sucesso reprodutivo, pois permite a conquista de novos territórios. A dispersão é favorecida por certas características dos frutos (ex.: cores fortes e vibrantes, gosto e odor agradáveis, polpa suculenta) e das sementes (ex.: presença de ganchos e outras estruturas fixadoras que se aderem às penas e pelos de animais, tamanho reduzido, leveza e presença de expansões semelhantes a asas). Nas matas brasileiras, os animais da fauna silvestre têm uma importante contribuição na dispersão de sementes e, portanto, na manutenção da diversidade da flora.
CHIARADIA, A. Mini-manual de pesquisa: Biologia. Jun.2004 (adaptado).
Das características de frutos e sementes apresentadas, quais estão diretamente associadas a um mecanismo de atração de aves e mamíferos?
A) Ganchos que permitem a adesão aos pelos e penas.
B) Expansões semelhantes a asas que favorecem a flutuação.
C) Estruturas fixadoras que se aderem às asas das aves.
D) Frutos com polpa suculenta que fornecem energia aos dispersores.
E) Leveza e tamanho reduzido das sementes, que favorecem a flutuação.
13. (PUC-MG) Nos musgos, uma divisão meiótica originará
a) anterozoides.
b) esporos.
c) oosferas.
d) óvulos.
e) zigotos.
14. (ENEM) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.
As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas.
b) Caules estreitos e retilíneos.
c) Folhas estreitas e membranosas.
d) Gemas apicais com densa pilosidade.
e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.
15. (UNEMAT) As angiospermas são as plantas com maior número de espécies e de indivíduos que ocupam o maior número de habitats. Assinale a alternativa que apresenta as características exclusivas desse grupo de plantas.
a) Plantas avasculares sem sementes e sem frutos; como exemplo podemos citar os musgos e as hepáticas.
b) Plantas vasculares com presença de flor, fruto e semente, como exemplo, podemos citar as árvores frutíferas e capins.
c) Plantas vasculares com sementes, porém sem frutos, como exemplo, podemos citar os pinheiros e os ciprestes.
d) Plantas vasculares sem sementes e sem frutos, como exemplo, podemos citar as samambaias e as avencas.
e) São todas as plantas que não apresentam flores.
16. (UFT) As briófitas são plantas avasculares de organização estrutural relativamente simples e apresentam alternância de gerações, na qual:
a) A geração diploide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
b) A geração haploide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
c) A geração haploide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
d) A geração diploide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
e) A geração haploide, denominada esporângio, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
17. (UCPel) Ao longo do processo evolutivo, a provável sequência temporal de aparecimento dos diversos grupos vegetais é:
a) Briófitas – gimnospermas – angiospermas – pteridófitas.
b) Briófitas – pteridófitas – gimnospermas – angiospermas.
c) Pteridófitas – briófitas – angiospermas – gimnospermas.
d) Pteridófitas – gimnospermas – briófitas – angiospermas.
e) Gimnospermas – briófitas – pteridófitas – angiospermas.
18. (PUC-SP) Vegetais terrestres que apresentam vasos condutores de seiva mas dependem da umidade ambiental para a realização de seu ciclo reprodutivo são:
a) as gimnospermas.
b) as pteridófitas.
c) apenas os musgos.
d) apenas as hepáticas.
e) todas as briófitas.
19. (FATEC) Comparando-se o ciclo de vida de uma pteridófita (samambaia) com o de uma briófita (musgo), deve-se afirmar que:
a) tanto nas briófitas como nas pteridófitas a geração esporofítica é haploide e a gametofítica é diploide.
b) tanto nas briófitas como nas pteridófitas a geração esporofítica é diploide e a gametofítica é haploide.
c) nas briófitas a geração esporofítica é haploide e a gametofítica é diploide, ocorrendo o contrário nas pteridófitas.
d) nas briófitas a geração esporofítica é diploide e a gametofítica é haploide, ocorrendo o contrário nas pteridófitas.
e) nas briófitas não há geração esporofítica, enquanto que nas pteridófitas só ocorre a geração esporofítica.
20. (FUVEST) - Em que fase do ciclo de vida das pteridófitas há maior quantidade de DNA por núcleo celular?
a) Gametófitos
b) Gametângios
c) Gametas
d) Esporos
e) Esporófitos
21. (UFSC) - Com relação ao ciclo reprodutivo das briófitas e das pteridófitas, pode-se dizer que, em ambas:
a) os esporófitos são haploides.
b) a fase predominante é a diploide.
c) os gametófitos são fotossintetizantes e diploides.
d) é necessário água do meio para ocorrer a fecundação.
e) os esporos ficam grudados em estruturas especiais na face inferior das folhas.
22. (UNICAMP) - Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprodução, um pinheiro do Paraná pode ser diferenciado de um jequitibá pela:
a) ausência de sementes e presença de flores.
b) ausência de sementes e de frutos.
c) presença de sementes e ausência de frutos.
d) presença de frutos e ausência de sementes.
23. (FGV) A fotossíntese é realizada por uma grande variedade de organismos, incluindo representantes dos reinos Monera (cianobactérias), Protista (algas unicelulares) e Plantae (algas pluricelulares, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). São encontrados em todos os organismos fotossintetizantes:
a) membrana lipoprotéica e ribossomos.
b) membrana lipoprotéica e cloroplastos.
c) ribossomos e mitocôndrias.
d) ribossomos e cloroplastos.
e) mitocôndrias e cloroplastos.
24. (UNIFESP) - No ciclo de vida de uma samambaia há duas fases,
a) ambas multicelulares: o esporófito haplóide e o gametófito diplóide.
b) ambas multicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide.
c) ambas unicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide.
d) o esporófito multicelular diplóide e o gametófito unicelular haplóide.
e) o esporófito unicelular haplóide e o gametófito multicelular diplóide.
25. (PUC-SP) - Analise as seguintes características apresentadas pelas plantas:
I. As folhas, ricas em cloroplastos, garantem a realização da fotossíntese.
II. A ocorrência de meiose para a produção de esporos garante a variabilidade genética dos futuros gametófitos, dos gametas originados por essa geração haploide e dos futuros esporófitos.
III. O sistema vascular, composto por xilema e floema, garante a distribuição de substâncias por todo o corpo da planta.
Associando um pinheiro (gimnosperma) e uma samambaia (pteridófita) às características, é correto afirmar que
a) um pinheiro apresenta apenas as características I e II.
b) uma samambaia apresenta apenas as características II e III.
c) um pinheiro e uma samambaia apresentam as características I, II e III.
d) um pinheiro e uma samambaia apresentam apenas as características I e III.
e) um pinheiro apresenta apenas a característica III, enquanto uma samambaia apresenta apenas a característica II.
26. (PUC-SP) - A partir da germinação de um esporo de samambaia
a) origina-se a geração diplóide de seu ciclo de vida.
b) origina-se a geração duradoura de seu ciclo de vida.
c) ocorre uma divisão meiótica.
d) ocorre imediatamente a fecundação.
e) origina-se a geração haplóide de seu ciclo de vida.
27. (PUC-SP) - Analise as duas situações a seguir:
I. Em algumas espécies vegetais, os anterozoídes (gametas masculinos) dependem da água da chuva para atingir o órgão reprodutor feminino.
II. Há espécies vegetais que não dependem da água da chuva para a reprodução. Nesse caso, as elementos espermáticos deslizam pelo tubo polínico até alcançar o gameta feminino.
Hibiscos, musgos, samambaias e pinheiros estão relacionados, respectivamente, com:
a) I, II, II e I.
b) II, I, II e II.
c) II, I, II e I.
d) I, I, II e II.
e) II, I, I e II.
28. (UFABC-SP) - Plantas tóxicas Algumas plantas ornamentais podem causar problemas se forem ingeridas por animais e seres humanos. Veja alguns exemplos: Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta): apresenta folhas largas com manchas brancas e com nervuras reticuladas. As folhas são consideradas tóxicas. Azaléia (Rhododendron sp.): produz flores brancas e coloridas (róseas, vermelhas e arroxeadas). As folhas e flores produzem substâncias tóxicas. Samambaia-do-campo (Pteridium aquilinum): produz folíolos com esporângios, com rizoma e raízes adventícias tóxica para os bovinos. Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) produz brácteas vermelhas amarelas, brancas ou róseas envolvendo as pequenas flores. Produz um látex tóxico.
Pode-se afirmar que todas as plantas citadas no texto
a) produzem frutos e sementes.
b) realizam a fotossíntese durante o dia e a respiração durante a noite.
c) formam estróbilos e soros. d) são de espécies diferentes e pertencem ao mesmo reino.
e) apresentam tecidos condutores de seiva e formam prótalo duradouro.
29. (UFSM-RS) - Nas pesquisas da EMBRAPA, a melancia foi alterada geneticamente para a não-formação de sementes. Quando ocorre na natureza esse fenômeno é chamado de
a) anemocoria.
b) Fecundação cruzada.
c) mega ou macrosporogênese.
d) embriogênese.
e) partenocarpia.
30. (ESAF) - Em relação aos vários grupos de plantas, é correto afirmar que
a) palmeiras, musgos e leguminosas são plantas vasculares que se reproduzem sexualmente por meio de sementes.
b) pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas apresentam tubo polínico importante aquisição que possibilitou a independência da água para a fecundação.
c) as espécies de Pteridófitas apresentam diferentes formas, tamanhos e cores e podem ser componentes do fitoplancton.
d) nas Briófitas o caule costuma ser subterrâneo e as folhas formadas por folíolos com esporos na superfície inferior.
e) monocotiledôneas apresentam flores trímeras, pólen uniaperturado, um cotilédone, venação foliar paralelinérvia e crescimento secundário raro.
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A | E | A | C | C | A | B | D | D | B |
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B | D | B | D | B | C | B | B | B | E |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
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ExcluirGente não sei como corrigir com esse gabarito
ResponderExcluirtambém não. Burrice a deles fazer isso
ExcluirVITORIA, a união do algarismo da horizontal com o algarismo da vertical forma o número da questão. Exemplo: o nº 2 da horizontal com o nº 3 da vertical formam a questão 23, no caso letra A é a correta.
ResponderExcluirna verdade é vertical com horizontal, e não horizontal com vertical.
Excluirna questão 27 a resposta correta é a letra A pois, as gimnospermas não apresentam frutos e a questão pede justamente para que seja marcada a opção errada em relação a leitura do texto
ResponderExcluirTambém respondi essa... "A"
ExcluirA questão pede a errada e as gimnospermas são araucárias. Sem flor.
A Questão 4 , está errada.
ResponderExcluirPois as gimnospermas que tem 650 mil de espécies , ou seja as angiospermas ficam 2 lugar.
A Questão 4 , está errada.
ResponderExcluirPois as gimnospermas que tem 650 mil de espécies , ou seja as angiospermas ficam 2 lugar.
( foi o que vi no meu livro )
Oi, na verdade, as Angiospermas são as que tem mais espécies, cerca de 200.000 registradas. As gimnospermas apenas 800 espécies registradas. (Não li a pergunta apenas respondi que as angiospermas são mais abundantes)
ExcluirQual a resposta da questão 16?
ResponderExcluir(UFT) As briófitas são plantas avasculares de organização estrutural relativamente simples e apresentam alternância de gerações, na qual:
Excluira) A geração diploide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
b) A geração haploide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
c) A geração haploide, denominada gametófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
d) A geração diploide, denominada esporófito, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
e) A geração haploide, denominada esporângio, constitui a parte dominante do seu ciclo de vida.
Resposta: C
como se le esse gabarito em nome de jesussss
ResponderExcluirNão sei ver pelo gabarito me ajudem ???
ResponderExcluirqual a resposta da 18
ResponderExcluirEu sou bonito
Excluir