Reino Animalia - 4 Exercícios Resolvidos

1. (FUVEST) Indique a alternativa que lista somente doenças que têm artrópodes como transmissores ou hospedeiros intermediários do agente causador:

A) amarelão, doença de Chagas, esquistossomose e teníase.
B) dengue, esquistossomose, febre amarela e malária.
C) amarelão, doença de Chagas, filariose e malária.
D) dengue, febre amarela, filariose e malária.
E) dengue, febre amarela, filariose e teníase.
2.  (UEMS) Grupo exclusivamente marinho cujo corpo, na fase adulta, apresenta simetria pentarradial, podendo apresentar espinhos na superfície do corpo, endoesqueleto composto por ossículos calcários, animais verdadeiramente celomados, que possuem sistema hidrovascular:

A) Poríferos
B) Tubelários
C) Cnidários
D) Moluscos
E) Equinodermos

3.  (UFG) Observe a tira abaixo:

O invertebrado, observado por Mafalda, pertence ao filo que, evolutivamente, é o mais próximo dos cordados, por apresentarem:

A) Hábitat marinho
B) Mesoderme
C) Deuterostomia
D) Fecundação externa
E) Simetria radial

4. (UEPB) A placenta é uma estrutura materno-fetal, característica dos mamíferos, que permite a passagem de nutrientes, gases respiratórios e excretas entre os dois organismos, durante o período gestacional.

Com base na ausência/presença rudimentar/desenvolvimento pleno da placenta, os mamíferos classificam-se em prototheria, metatheria e eutheria. Entre as ordens de mamíferos citados, assinale aquela onde os indivíduos não apresentam desenvolvimento placentário.

A) Chirópteros
B) Cetáceos
C) Marsupiais
D) Monotremados
E) Artiodáctilos
5.

  GABARITO  
1. D
2. E
3. C
4. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário