Era Vargas - 15 Exercícios com gabarito

01. (Cesgranrio) O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao):
a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista, e pela Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.
b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento.
c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.
d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.
e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.

02. (FGV) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.” (VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)
A respeito desse período, podemos afirmar:
a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.
b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.
c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.
d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.
e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.

03. (UFSM) "No populismo, o principal motor e instrumento, o povo, é entendido como uma realidade homogênea, sem qualquer especificidade classista (...) o conceito de povo não é racionalizado, predominando sempre a emotividade. Isso possibilita, muitas vezes, a associação do populismo ao nacionalismo, bem como a existência de líderes carismáticos."

A partir desse conceito, pode-se dizer que Getúlio Vargas, em sua atuação de 1930-45,

a) inaugurou o populismo no Brasil como prática que desmobilizou politicamente a população apesar de buscar atender às suas necessidades mais imediatas.
b) contradiz o conceito, porque valorizou a organização popular e incentivou as manifestações dos diversos grupos da sociedade brasileira.
c) organizou o populismo através das atividades de diversos grupos, estimulando a unidade nacional a favor das nações européias.
d) atendeu ao populismo porque priorizou os interesses dos cafeicultores como grupo que assumiria o poder pós-1930, aproveitando a proximidade que esse grupo tinha com a população.
e) não foi um populista porque concedeu favores a determinadas classes, em detrimento de outras.

04.  (UFRGS) No ano passado, completaram-se setenta anos da ocorrência da Revolução de 1930, um momento de séria crise para o Estado oligárquico brasileiro. Neste sentido, analise as afirmações abaixo, relativas às repercussões políticas deste golpe de Estado.
I - O novo governo não teve nenhum grupo social hegemônico, o que abriu caminho para o fortalecimento do poder pessoal de Getúlio Vargas.
II - A ascensão de Vargas ao poder colocou o Rio Grande do Sul em posição hegemônica nacional, alterando o jogo de forças anterior, que beneficiava a oligarquia paulista e fluminense.
III - A parcela derrotada da oligarquia paulista inconformou-se com a dominação varguista na Revolução Constitucionalista de 1932, mas acabou reatando politicamente com o governo provisório.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. 
b) Apenas I e II. 
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

05.  (UFRGS) Analise as seguintes afirmativas referentes à atuação política de Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul.
I - Governou o Rio Grande do Sul durante cerca de um quarto de século, não ocorrendo neste período no Estado
nenhuma revolta que ameaçasse a dominação do Partido Republicano Rio-grandense.
II - Ao longo do seu governo houve somente repressão aos movimentos grevistas do operariado gaúcho, apesar das propostas de enquadrar os trabalhadores nos preceitos positivistas.
III - Em 1932, liderou, junto com Assis Brasil, a parte da oligarquia gaúcha que apoiou os paulistas durante a Revolução Constitucionalista.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. 
b) Apenas III. 
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

06.  (UFRGS) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945).
I- Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira)
e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).
II- O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.
III- Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?
a) Apenas III. 
b) Apenas I e II. 
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

07.  (UFRGS) A justeza de seu programa, difundido de extremo a extremo do País, conquistou vertiginosamente amplas camadas da população das cidades e dos campos. Em três meses de existência, essa frente popular acolhia, sob a bandeira heróica que desfraldara, cerca de 3 milhões de brasileiros. Seu quadro social estava, em maio de 1935, aumentando numa média de 3 mil membros por dia, ou seja, 90 mil por mês. Mantido esse ritmo, teria ultrapassado um milhão em um ano.

O texto anterior faz uma clara referência

a) à Ação Integralista Brasileira.
b) ao Bloco Operário e Camponês.
c) ao Partido Comunista Brasileiro.
d) ao Partido Democrático Paulista.
e) à Aliança Nacional Libertadora.

08. (UFRGS) Getúlio Vargas governou o Brasil de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que NÃO apresenta uma das instituições criadas por seu governo no primeiro período indicado.

a) DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
b) IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
c) IAA - Instituto do Açúcar e do Álcool
d) SUDENE - Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
e) MTIC - Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

09.  (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre o Estado Novo no Brasil:

I - Foi produto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), que estabeleceu um governo popular e cancelou a dívida externa.
II - Extinguiu os partidos políticos e objetivava um Estado Nacional centralizado.
III - Sua base de sustentação foi a legislação trabalhista, incorporando burocraticamente a classe operária.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. 
b) Apenas II. 
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.

10.  (Pucrs) Considere o contexto de polarização das forças políticas do Entre-Guerras no Brasil, relacionando as agremiações políticas mencionadas na coluna I com as características arroladas na coluna II.

COLUNA I
(1) Aliança Nacional Libertadora
(2) Ação Integralista Brasileira

COLUNA II
( ) Tinha como base política setores conservadores da intelectualidade, da classe média urbana, do exército e das elites.
( ) Defendia um Estado autoritário, nacionalista, corporativista, antiliberal e anticomunista, dirigido pelas elites esclarecidas.
( ) Tinha características de uma frente popular antifascista, composta por ex-tenentes, democratas, sindicalistas, socialistas e comunistas.
( ) Defendia a constituição de um governo popular nacional.
( ) Defendia o não-pagamento da dívida externa e a luta contra o imperialismo.

A correta numeração da segunda coluna, de cima para baixo, é

a) 1 - 1 - 2 - 2 – 2 
b) 1 - 2 - 2 - 1 – 2 
c) 1 - 2 - 1 - 1 - 1
d) 2 - 2 - 1 - 1 – 1
e) 2 - 1 - 2 - 2 – 1

11.  (Pucrs) Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava
a) a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.
b) a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais.
c) a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
d) a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.
e) a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.

12.  (Pucrs) Em março de 1931, o decreto número 19.770 criava, no Brasil, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Considerando-se o contexto histórico, pode-se afirmar que esse ato do Poder Executivo tinha como um de seus objetivos
a) promover a expansão do setor primário. b) desregulamentar o sistema de contratação e de impostos.
c) concentrar a renda nacional nas camadas médias urbanas.
d) acabar com a organização autônoma do movimento operário. e) intervir nas relações de trabalho no campo.

13.  (Pucrs) Em 1939, o Estado Novo criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às idéias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político. Entre esses meios de comunicação e propaganda, podemos destacar um novo meio, que, em especial, permitiu às idéias estadonovistas atingirem as classes médias urbanas e o operariado. Estamos nos referindo
a) à imprensa operária. 
b) ao rádio. 
c) à televisão.
d) ao cinema.
e) às revistas quinzenais.

14. (FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939), foi marcado por:

a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre o fascismo e o comunismo;
c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista na Europa;
d) prosperidade das economias capitalista e socialista e aparecimento da guerra fria entre os EUA e a URSS;
e) a coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

15. (UFRJ) A expressão Estado Novo foi empregada para identificar um fato histórico a partir do momento em que:

a) entrou em vigor a terceira Constituição brasileira, a de 1934;
b) foram reunidos num só os Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara;
c) Getúlio Vargas outorgou ao País a Carta de 1937, que lhe conferia plenos poderes;
d) assumiu a Presidência da república, Jânio Quadros;
e) assumiu a Presidência da República, João Goulart.


RESPOSTAS
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
A
B
A
C
B
D
E
D
E
D
C
D
B
A
C